segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Georg Jann - Mestre construtor de órgãos na Europa e no Brasil

Momento em que Georg Jann, em 2015, foi homenageado na cidade do Porto, pela passagem dos 30 anos de inauguração do Grande Órgão da Sé Catedral do Porto, Portugal, por ele construído.








Conhecemos Georg Jann devagarinho, e não tínhamos ciência do tamanho de sua obra e do seu conteúdo artístico, técnico/musical, camuflados por sua simplicidade de ser e estar.
Vamos conhecer a história deste renomado mestre organeiro conhecido na Europa e na América, onde, atualmente, suas firmas ainda produzem, administradas pelos filhos que seguiram seus passos. Jann viveu muito próximo dos blumenauenses e do C.C. 25 de Julho de Blumenau, como cantor do Coro Masculino Liederkranz, e trabalhou na região, construindo e recuperando órgãos. Tentou, mas não conseguiu ficar longe de seu trabalho.
Momentos registrados por nós de sua participação em eventos do C.C. 25 de Julho de Blumenau, no qual foi um dos cantores do Coro Masculino Liederkranz.
Coro Masculino Liederkranz.







Georg Jann mudou-se para o Brasil com sua esposa para descansar. O mesmo motivo que o fez ir para Portugal, um tempo antes de se mudar para o Brasil. No Brasil, como aconteceu em Portugal, foi descoberto e sempre reconhecido como um dos grandes organeiros da Europa. Não foi diferente e o trabalho chegou. Descoberto no Brasil, teve sua história contada na Deutsche Welle. Também acompanhamos uma visita do Coro Masculino Liederkranz ao Mosteiro São Bento, Vinhedo, Estado de São Paulo, onde assistimos e registramos Georg Jann tocando o órgão que havia construído para a igreja projetada pelo arquiteto Hans Broos, na cidade.

Georg Jann tocando um órgão feito por ele no Mosteiro São Bento - Vinhedo - interior de São Paulo.
Momento - registrado para a história, quando - emocionado - falou de seu trabalho. Era de poucas palavras.
Capela do novo Mosteiro de São Bento, projetada pelo Arquiteto Hans Broos – Vinhedo SP.
Registro de janeiro de 2012, dos coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, em uma das obras religiosas projetada pelo arquiteto Hans Broos - Estado de São Paulo - Mosteiro de São Bento, localizado na cidade de Vinhedo, que abriga um dos órgãos projetado e construído por Georg Jann. Foi algo majestoso registrar estes momentos de encontro da música e da arquitetura.
Coros do C.C. 25 de Julho, Frei Paulo - Mosteiro de São Bento; Wellington Pereira – organista, e Georg Jann – mestre organeiro e cantor.




Um pouco de História – Georg Jann
Georg Jann nasceu em 17 de janeiro de 1934, em Kalkberge, antiga comunidade próximo a Berlim, atualmente conhecida como Rüdersdorf. 
Rüdersdorf bei Berlin está situada no distrito de Märkisch-Oderland, no Estado de Brandemburgo. Possui 70,11 km² de área e sua população em 2019 foi estimada em 15.812 habitantes.
Rüdersdorf bei Berlin, antiga Kalkberge.
Em setembro de 1948, com 14 anos de idade iniciou seus estudos em Potsdam, com o construtor de órgãos Alexander Schuke. Em 1961, Georg Jann e sua família se mudam para a Suíça, Berlim Ocidental e Regensburg. Pode-se dizer que nesse período trabalhou na Suíça, na Áustria e em diversas fábricas na Alemanha, onde fez a prova para mestre organeiro. Com o certificado de mestre em mãos, assumiu a oficina do renomado construtor de órgãos Eduard Hirnschrodt, em 1974. Assumiu também uma herança tradicional em órgãos. Eduard Hirnschrodt foi filho de outro construtor de órgãos, que também tinha o nome de Eduard Hirnschrodt Sênior, com o qual aprendeu o ofício e mantinha viva a tradição do ofício da família. Após passar no exame de mestre artesão em Passau, e da morte de seu pai, assumiu o negócio em 1933, até que, em 1974, o negócio foi assumido pela empresa de construção de órgãos Georg Jann. O primeiro trabalho, após a oficina estar sob responsabilidade de Georg Jann, aconteceu em 1975. Foi a construção de um órgão para a comunidade de Etzelwang. A firma contava com 5 funcionários. Na sequência vieram outros e outros pedidos, com os mais diversificados tipos e tamanhos de órgãos. Os pedidos aumentaram muito, e foi necessário que procurasse espaço maior para o trabalho e também para colocar mais maquinário. Georg Jann adquiriu um espaço físico maior, uma antiga marcenaria que recebeu reforma e foi ampliada para a criação de um grande salão de montagem de órgãos. Este novo espaço estava localizado em Allkofen, ao Sul de Regensburg, na comunidade de Laberweinting, em Niederbayern – Baixa Baviera, para onde se mudou com a família.
Localização da nova oficina de órgão de Georg Jann.
Georg Jann com parte de família.
Na nova oficina foram concluídos novos órgãos, como, por exemplo, o órgão para a Catedral do Porto, em 1985 (considerado o maior órgão da Península Ibérica), que lhe rendeu uma homenagem no aniversário de 30 anos de sua construção; três órgãos para a basílica em Waldsassen; o órgão de concerto de quatro manuais com 74 registros para o Bamberg Orquestra Sinfônica, em 1993; e dois órgãos em 1994 - entre eles, o órgão principal para a Catedral de München.
Foi encomendado em 5 de maio de 1991 e em maio de 1995 foi inaugurado o maior órgão da Península Ibérica, construído por Georg Jann na Catedral do Porto e um dos que mais marcaram o mestre organeiro - foi o país que escolheu para morar após sua “aposentadoria”. O maior tubo do órgão é de madeira e mede 10,12 metros de altura. O tubo menor é de metal e mede 9 milímetros.
Fonte: Instagram de Felipe Veríssimo - organista titular.
“Os estudos e os trabalhos subsequentes conduziram à instalação definitiva do novo órgão ali edificado, aproveitando o enquadramento da rosácea da catedral e que ainda hoje constitui um ícone da catedral e da cidade. O grande órgão de tubos foi inaugurado em 19 de outubro de 1985, sendo já bispo do Porto D. Júlio Tavares Rebimbas, com um grande concerto pelo organista alemão Franz Lerhndorfer. A bênção e inauguração do novo órgão, construído na Alemanha e instalado na catedral do Porto sob a orientação de Georg Jann (1934-2019), era considerada na primeira página da Voz Portucalense de 24 de outubro de 1985 como ‘verdadeiro acontecimento cultural e eclesial para a cidade e a diocese do Porto’. No dia seguinte celebrou-se um solene pontifical de manhã e um concerto ‘non stop’ durante toda a tarde. ” Voz portucalense, 2019.

 Recebido pós publicação - em 12 de agosto de 2023.

Filipe Veríssimo na Catedral da Lapa - Porto Portugal.
"Querida Angelina, estou muito grato pelo magnífico artigo que escreveu sobre o mestre organeiro Georg Jann. Tenho o privilégio de ser, desde 2002, o organista titular do monumental órgão da Lapa, no Porto, Portugal, instrumento que o próprio considerou como sendo a sua obra prima. Ainda para mais, na igreja, cujo o coração de D. Pedro se encontra depositado e, fundada por um sacerdote paulistano, também músico, Padre Ângelo Siqueira. Muito obrigado." Filipe Veríssimo - Organista titular do órgão da Catedral de Porto - Portugal.

Esteve à frente de sua firma Georg Jann Orgelbau Meisterbetrieb até o ano de 1995, quando resolveu se mudar para Portugal e entregou-a ao seu segundo filho e também, construtor de órgãos - Thomas Jann. A firma passou a se chamar Jann Orgelbau Gmbh e atualmente se chama Orgelbauwerkstätte Jann.
O atual diretor administrativo da firma Orgelbauwerkstätte Jann, Thomas Jann. Thomas, como seu pai Georg, é igualmente mestre organeiro e começou a trabalhar na firma paterna em 1986, após concluir seus estudos em Lauffen am Neckar. Em 1990, ele passou no exame de mestrado em Ludwigsburg. Desde 1999 Thomas Jann também é restaurador de órgãos e harmônios. Em 1999, foi nomeado especialista no ramo pela Câmara de Artesanato da Baixa Baviera-Alto Palatinado, sendo o atual presidente do Bund Deutscher Orgelbaumeister e.V. desde 2013.
Segunda esposa de Georg Jeann, Gerhild Jann cantava
  no  Coro Misto do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Quando passou a firma para Thomas e se mudou para Portugal, montou uma firma de construção de tubos para órgãos - para oportunizar a acessibilidade à mão-de-obra, que em Portugal estava mais em conta. Montou a firma Orguian, que logo se tornou conhecida e procurada, pois fornecia tubos de todos os tipos e materiais. Manteve a fábrica de tubos de órgãos nesse país por 11 anos.
Jann Georg se casou em segundas núpcias com Gerhild, que tinha filhos e netos residindo no Brasil. O filho de Gerhild estudou o ofício de organeiro na empresa de Jann. Gerhild havia emigrado para o Brasil com o primeiro marido, na década de 1960, e em 2005 convidou seu marido Georg Jann para morar no País. O mestre organeiro entregou a firma de Portugal, conhecida como “Orguian", para seu filho mais velho, Detlef Jann. Até a atualidade ele mantém o nome da firma com o nome do pai, e se apresenta somente como responsável.
Empresa fundada em Portugal em 1996. Seu filho Detlef Jann mantém o nome do pai na firma.


Georg Jann e Gerhild se mudaram para o Brasil em 2006, e assim teve início sua história em Blumenau e na região, como também, no Brasil, onde ele dizia se sentir muito bem. Desejava descansar; mas isso, novamente, não aconteceu. Durante um culto, resolveu que tinha muito a fazer também aqui e não conseguiu, mais uma vez, descansar. Voltou a trabalhar. Isso aconteceu quando estava no culto da Igreja do Espírito Santo – Comunidade luterana Centro, Blumenau, e ouviu o órgão eletrônico. Sugeriu, então, que se reformasse o antigo órgão mecânico da paróquia que estava em desuso. Em outubro de 2007 iniciou o trabalho de restauro do órgão da Igreja Luterana Centro - Igreja Espírito Santo. Foi um trabalho voluntário de aproximadamente 3200 horas de trabalho e também a busca de peças que necessitavam serem substituídas, algumas vieram da Alemanha. Em 5 de abril de 2009, o órgão de tubos voltou a ser tocado na igreja projetada por Heinrich Krohberger e para a alegria do mestre organeiro Georg Jann, que frequentava a igreja.

Restauro do órgão da centenária Igreja do Espírito Santo - Blumenau, no ano seguinte que chegou à Blumenau.

Órgão da Igreja do Espírito Santo restaurado por Georg Jann.


Mais sobre o restauro - em vídeo - Restauro da Igreja do Espírito Santo
"Quando um organeiro está sentado na igreja e escuta o som de um órgão eletrônico, algo acontece dentro dele. Tive de insistir, porque órgão não é uma coisa tão presente aqui como na Alemanha. Há pouco entendimento sobre o instrumento. Muitas pessoas nunca viram ou escutaram um órgão de tubos." Georg Jann – Deutsche Welle
Em entrevista dada à Deutsche Welle em 2011, o organeiro disse que enquanto na Alemanha há cerca de 170 fábricas de órgãos, no Brasil conhece somente três organeiros profissionais. E assim fundou a firma “Sonoridade Organi”, no Brasil, quando o objetivo era descansar. Nesse tempo restaurou três órgãos, entre eles o da Catedral de Porto Alegre, que estava sem uso há mais de 30 anos. De acordo com o mestre organeiro, a pouco conhecimento sobre este instrumento está relacionado ao pouco número de organistas, no Brasil.
 Para o artesão, a demanda por novos órgãos seria maior se houvesse mais organistas no país.
"Sempre trabalhei como organeiro, nunca fiquei sem serviço e espero continuar construindo e restaurando órgãos por muito tempo”. Georg Jann – Deutsche Welle
Mosteiro São Bento, de Vinhedo-SP.
Os coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau chegaram a Vinhedo-SP no dia 26 de janeiro de 2012. O encontro foi marcado pela emoção, através do canto, da arte, fé, da arquitetura e lembranças. A emoção do mestre organeiro Georg Jann, quando tocou o órgão que construiu para a igreja do mosteiro
No início da década de 1970, a comunidade de Vinhedo contratou o arquiteto Hans Broos, que projetou o novo Mosteiro de São Bento, definitivamente, na cidade de Vinhedo, e onde ele, enfim, se estabeleceu. Para finalizar, com o comprometimento de muitos, em 2011 foi inaugurado o órgão de tubos construído por Georg Jann. A construção do órgão durou 2 anos e meio. Ele tem 5 metros de altura e 7 metros de largura, com 80 cm de profundidade. Para mostrar toda a sua sonoridade, foi feito com mil tubos e 17 registros
Detalhe, de acordo com o Frei Lauro, ele intercedeu no aluguel de um espaço para sediar a oficina de Georg Jann em Santa Catarina e onde foi construído esse órgão de Vinhedo. Coincidentemente, também, foi uma velha marcenaria, tal como em München.
Frei Lauro - Rodeio SC - Incentivador e um dos responsáveis pela efetivação da construção do Órgão de Vinhedo e Wolfang Krueger.
Órgão de tubos - projetado e construído pelo Mestre Georg Jann.

Georg Jann e a sua criação - Órgão de tubos no Mosteiro São Bento - Vinhedo.
Georg Jann com seu discípulo e aprendiz - o músico Wellington Pereira - Passou conhecimento para seu jovem aprendiz, como era hábito em sua terra natal por séculos.



Lágrimas com sorrisos quando conversava com o Maestro José Carlos Oechsler do Coro Masculino Liederkranz.




Georg Jann tocando o órgão que construiu no Brasil.

Órgão de tubos - projetado e construído pelo Mestre Georg Jann.


Na volta de uma viagem de São Paulo, com os coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau no qual, Georg Jann e Gerhild eram cantores, em 28 de janeiro de 2012, tivemos oportunidade de conversar com Frei Lauro, que nos contou, de maneira informal, como aconteceu a construção da oficina de Georg Jann em Rodeio. Nesse momento, também conversamos com Georg Jann e com seus colegas de coro. Veja no link abaixo.
Vídeos - órgão Mosteiro São Bento





Em agosto de 2013 foi feito um pequeno documentário para TV, pela passagem do 163° aniversário de Blumenau.
Na fotografia: a repórter Patrícia Auth, Manoel Tavares, Gerhild e Georg Jann.
“No dia em que Blumenau comemora 163 anos, o Jornal do Almoço da região lança a série de reportagens Herança Germânica, que resgata histórias sobre a imigração alemã no Médio Vale do Itajaí. De 2 a 5 de setembro, a RBS TV Blumenau vai valorizar os alemães que escolheram Blumenau e região para viver e mostrar quais as semelhanças e diferenças entre os dois países, como as empresas do Médio Vale importam metodologias de trabalho da Europa, como as crianças de Blumenau se familiarizam com o idioma e os costumes dos ascendentes desde a escola, além de curiosidades sobre a colonização da região. 
A série de reportagens, que também faz alusão ao Ano da Alemanha no Brasil, é uma produção de Fabio Rosso e Patricia Auth, com reportagem de Patricia Auth, imagens de Manoel Tavares, arte de Filipe Pfeiffer e edição de André Rodrigues dos Santos."  Fabio Rosso
Homenagem em Porto - Portugal

O mestre organeiro foi homenageado em Porto, Portugal pela passagem do 30° aniversário do órgão da Catedral da cidade
“No dia em que se comemoram 30 anos da inauguração do Grande Órgão da Sé Catedral do Porto e, ao mesmo tempo, que decorre o Festival Internacional deste instrumento, Georg Jann, o organeiro responsável pela peça foi homenageado, nos Paços do Concelho, numa cerimónia que contou com a presença de Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto e do Cónego Dr. Ferreira dos Santos.
O trabalho de Georg Jann é uma marca na história da música do Porto e de Portugal, na área dos Órgãos de Tubos. Agora com 81 anos, o organeiro alemão foi o responsável pela construção do Grande Órgão da Sé Catedral do Porto (na altura, o segundo grande órgão em Portugal e o primeiro no Norte do País), um órgão neo-barroco, inteiramente mecânico, com três teclados, pedaleira completa, 3500 tubos e com um "toque ibérico".
Este instrumento foi inaugurado a 19 de outubro de 1985 comemorando, precisamente, no dia de hoje, 30 anos. De salientar também que, este ano, o Órgão de Tubos da Igreja da Lapa comemorou 20 anos.
Depois de ter alcançado reconhecimento em Portugal, Georg Jann deixou a Alemanha e fundou uma oficina de construção de órgãos perto da cidade do Porto. 
Para além do grande órgão da Sé Catedral, destacam-se da sua obra enquanto organeiro, o Grande Órgão de Tubos da Igreja da Lapa, os órgãos da Igreja de S. Francisco, das Igrejas dos Grilos, da Senhora da Esperança, da Trindade, do Senhor de Matosinhos, de Mafamude e da Capela das Almas.
Em paralelo com esta homenagem, relembra-se também o evento "Órgão. Festival Internacional do Porto e Grande Porto" que decorre desde o dia 11 e termina já amanhã. Esta é uma iniciativa que tem decorrido em algumas das Igrejas mais emblemáticas da cidade, bem como, em espaços públicos e privados, como a Câmara do Porto, a Metro da Avenida dos Aliados, o Aeroporto do Porto e a Estação de São Bento, entre outros.”

Momentos da Homenagem - Porto

Georg Jann faleceu em 12 de fevereiro de 2019 e está sepultado no histórico Cemitério Luterano Centro da cidade de Blumenau. Cidade fundada pelos imigrantes alemães - e que nunca teve o intercambio interrompido com a Heimat dos pioneiros
"O mundo perdeu um dos maiores mestres organeiros já visto. Tive o privilégio de trabalhar com ele em 2011 durante a construção do órgão dos Beneditinos de Vinhedo onde aprendi a construir flautas de metal, depois trabalhamos junto na restauração do órgão Cavaillé Coll da catedral de Campinas SP. No início de 2019, Jann me enviou seu último esboço de um órgão de tubos destinado a um futuro trabalho para a Catedral de Nossa Senhora das Dores de Limeira SP, um mês depois ele nos deixou e foi para a glória de Deus. O mundo chora sua partida mas no céu tem muito trabalho a ser feito por ele. Obrigado Georg por todos os momentos e por tudo que me ensinou" ...Geraldo Sergio Botardo, em 24 de setembro de 2021.




Uma história uma obra e dois continentes.
Georg Jann vive no seu legado e no trabalho de sua família.

Algumas obras de Georg Jann para ilustrar, a partir de quase 300 órgãos construídos
Stadtpfarrkirche Maria Himmelfahrt - 1978  - Fonte: Wikipédia.
Regensburg  - Heilig Kreuz - 1978 - Fonte: Wikipédia.
Scheyern Klosterkirche - Heilig Kreuz und Mariä Himmelfahrt - 1979 - Fonte: Wikipédia.
Gerzen - St. Georg  - 1983 - Fonte Wikipédia.

Porto  - Kathedrale  - 1985 - Fonte Wikipédia.
 Waldsassen - Stiftsbasilika  - 1989 - Fonte Wikipédia.
       München Liebfrauendom 1994 - Fonte Wikipédia.
Vinhedo SP  - Mosteiro São Bento - 2011.


Um registro para a História.

Parabéns  pelo seu trabalho biográfico  sobre Georg Jann, mestre organeiro com quem me relacionei e colaborei aqui em Portugal. António Simões - Portugal, em 10 de agosto de 2023.

Referências

  • FREY, Luisa. Perfeição musical. Deutsche Welle -  6 de setembro de 2011. Disponível em https://www.dw.com/pt-br/mestre-alem%C3%A3o-de-77-anos-constr%C3%B3i-%C3%B3rg%C3%A3o-em-mosteiro-no-brasil/a-15368170 
  • Georg Jann Orgelbau. History. Disponível em:  https://www.jannorgelbau.de/en/history . Acesso em: 7 de agosto de 2023 – 8h52.
  • Porto. Cultura - Georg Jann, o organeiro, 19 de outubro de 2015. Disponível em: https://www.porto.pt/pt/noticia/homenagem-a-georg-jann-o-organeiro-responsavel-pelo-grande-orgao-da-se-catedral-do-porto . Acesso em 6 de agosto de 2023 – 22h16.
  • Orguian. Georg Jann Mestre Organeiro Lda. Portugal - 1996. Disponível em: http://orguian.com/index.html . Acesso em 7 de agosto de 2023 – 16h13.
  • Wikipédia. Eduard Hirnschrodt. Disponível em: https://de.wikipedia.org/wiki/Eduard_Hirnschrodt . Acesso em: 7 de agosto de 2023 – 8h28.
  • Wikipédia. Rüdersdorf bei Berlin. Disponível em: https://de.wikipedia.org/wiki/R%C3%BCdersdorf_bei_Berlin. Acesso em: 7 de agosto de 2023 – 2h07.
  • Voz portucalense. Georg Jann: faleceu o autor dos órgãos da Sé do Porto e da igreja da Lapa  23 Fevereiro, 2019 Cultura. Disponível em: https://www.vozportucalense.pt/2019/02/23/georg-jann-faleceu-o-autor-dos-orgaos-da-se-do-porto-e-da-igreja-da-lapa/ . Acesso em: 6 de agosto de 2023 – 23h22.

Leituras Complementares - Clicar sobre:

 

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)











































































2 comentários:

  1. O mundo perdeu um dos maiores Mestres Organeiros já visto , tive o privilégio de trabalhar com ele em 2011 durante a construção do orgão dos Beneditinos de Vinhedo , onde aprendi a construir flautas de metal , depois trabalhamos junto na restauração do orgão Cavaillé Coll da catedral de Campinas Sp , no início de 2019 Jann me enviou seu último esboço de um orgão de tubos destinado a um futuro trabalho para a catedral de Nossa Senhora das Dores de Limeira SP , um mês depois ele nos deixou e foi para a glória de Deus . o mundo chora sua partida mas no céu tem muito trabalho a ser feito por ele . Obrigado Georg por todos os momentos e por tudo que me ensinou ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio.
      Que lindo depoimento. Recebeste um presente na forma de esboço para a catedral Nossa senhora das Dores - Limeira SP. Envia a foto de uma parte, para ilustrar e enriquecer ainda mais esta postagem, em homenagem a ele. Se desejar enviar - por favor - envia para o e mail - angewitt@hotmail.com
      Abraços,

      Excluir