domingo, 9 de abril de 2017

Último dia da 2° Edição da Semana da Língua Alemã - Blumenau SC

O último dia da 2° Edição da Semana Alemã, na cidade de Blumenau aconteceu no dia 8 de abril último, em espaço  anexo ao Museu dos Clubes de Caça e Tiro (Rua Dr. Pedro Zimmermann, 10.377) Itoupava Central - e não Vila Itoupava como é apresentado em alguns meios de comunicação.

A 2° edição da Semana da Língua Alemã - na cidade de Blumenau teve início no dia 31 de março último e terminou no último sábado - 8 de abril
A Equipe responsável pela organização foi formada por representantes da:
  • Fundação Cultural de Blumenau;
  • Secretaria Municipal de Educação;
  • Consultado Honorário da Alemanha;
  • Consulado Honorário da Áustria;
  • Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA);
  • Conselho Municipal da Língua Alemã;
  • Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau;
  • Câmara de Vereadores de Blumenau;
Acompanhamos o encerramento da Semana da Língua Alemã em Blumenau, no último sábado.
O evento nacional envolveu mais de 350 outros sub eventos, em todo o Brasil. Nas cidades fundadas por alemães, como é o caso da cidade de Blumenau, trata-se do resgate de uma realidade "tirada" em recortes de períodos históricos (Leitura sugerida - no final dessa postagem) na região.
No local do último encontro dentro dessa iniciativa - 2° edição da Semana da Língua Alemã - na cidade de Blumenau, aconteceu a assinatura de um Termo de Apoio Cultural entre a Fundação Cultural de Blumenau FCB e Instituto Cultural Brasil Alemanha ICBA, com duração de um ano. 
Também houve a apresentação da Banda Musical Anita Garibaldi sob a batuta do Maestro Marcos Melchioretto que apresentou peças de composições alemãs.

Vídeo

Na sequência, houve a apresentação de coreografias de alunos da Escola Municipal Machado de Assis, antes da campanha de Nacionalização na região era conhecida como Escola Alemã Altona de Itoupava Seca. O alunos dançaram coreografias acompanhando canções do Volksmusik alemão atual.  Nessa escola estudaram 3 gerações da Família Wittmann, sendo que a primeira geração estudou na Escola Alemã Altona. Também apresentamos os vídeos no final da postagem.

Logo após a apresentação dos alunos da E. M. Machado de Assis houve apresentações dos alunos da Escola Municipal Erich Klabung - os quais recitaram textos no idioma alemão

Vídeos



Para terminar, houve uma demonstração do Show dos Velhos Camaradas, apresentado pelo Coro  Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau, sob a batuta do Maestro José Carlos Oechsler acompanhado pelo músico Hans Jurgen Jopp no Teclado.

Vídeos



















Após o término das apresentações, todos foram convidados a visitar o Museu dos Clubes de Caça e Tiro, localizado em anexo à Sociedade de Atiradores Concórdia. Faremos uma segunda postagem sobre o assunto e as instalações anexas ao museu, com uma pitada de história. Nas próximas postagens.
Na sequência - as imagens dos momentos do último dia da 2° edição da Semana de Língua Alemã na cidade de Blumenau.

As imagens comunicam...













Banda Musical Anita Garibaldi

Ao centro - Maestro  Marcos Melchioretto
Banda Municipal Anita Garibaldi





Fundo da Edificação que guarda o Museu dos Clubes de Caça e Tiro

Alunos da E. M. Machado de Assis - Itoupava Seca


Merenda para os presentes

Edificação pertencente ao Patrimônio Histórico municipal  que guarda o Museu dos Clubes
de Caça e Tiro de Blumenau
"Umbrelone" na frente de choperias e
sorveterias não agride a
 "Arquitetura" - Alemanha
Um dos poucos exemplares da Arquitetura Backsteinexpressionismus, construída pelo imigrante alemão na cidade de Blumenau, escondida por uma intervenção desprovida de conhecimento e gosto está localizada aos fundos do Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau. O espaço poderia ser aproveitando para o mesmo uso atual - uma chopperia - que poderia tirar partido dessa originalidade histórica, como foi feito antes, após o seu restauro e como também, é usado na Alemanha atualmente - mesas com "Umbrelone". Foi usado material de gosto duvidoso que interfere na visualização do patrimônio histórico arquitetônico - de maneira negativa.
Na edificação da frente - Museu dos Clubes de Caça e Tiro. aos fundos a choperia, edifício antes da intervenção - Arquitetura Backsteinexpressionismus - Com a presença do  "Umbrelone" (Correto)
Para maior informação: Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos ou expressionismo em ladrilho - é uma arquitetura característica do norte da Alemanha que surgiu a partir da segunda década do século XX. Foi marcante e contribuiu muito para a formação da identidade da paisagem daquela região após a 1° Guerra Mundial. 
Em uma temática recente de uma postagem, na qual abordamos a Catedral de Blumenau e a obra de seu arquiteto - Dominikus Böhm, percebemos que este arquiteto alemão foi um dos expoentes e criadores desta arquitetura. Herr Böhn estudou na Universidade de Ciências Aplicadas de Augsburg e se formou em 1900. Lecionou entre os anos de 1908 até 1926 na Hochschule für Gestaltung Offenbach. Foi um dos principais arquitetos e nomes da Arquitetura Backsteinexpressionismus. 
Esta arquitetura também foi trazida pelos imigrantes alemães, para o Brasil. Um exemplo - Seminário de Corupá SC.
Para ler mais - Clicar sobre o título escolhido:
Intervenção em um das poucas tipologias Arquitetônica de Backsteinexpressionismus na cidade de Blumenau - fundos do Museu de Clubes de Caça e Tiro de Blumenau.













Momentos antes do início do Programa.









No pasto


Professora de Língua alemã na rede municipal Sueli Völtz 

Presidente do Coro Masculino Liederkranz - Clay Schultz


Arquitetura Backsteinexpressionismus




Termo de apoio Cultural assinado nesse momento FCB e ICBA

Maestro Marcos Melchioretto em ação







Banda Musical Anita Garibaldi

Banda Musical Anita Garibaldi

Banda Musical Anita Garibaldi

Banda Musical Anita Garibaldi

Banda Musical Anita Garibaldi

Banda Musical Anita Garibaldi


Banda Musical Anita Garibaldi













Apresentação do Show dos Velhos Camaradas com a presença de parte dos coralistas do Coro Masculino Liederkranz.




Crianças de todas as idades  assistindo atentamente - futuros coralistas - de repente.





Presidente do Conselho da Língua Alemã em Blumenau, o alemão Markus Blumenschein - cantando junto com o Coro Masculino Liederkranz.
Como presidente do Conselho da Língua Alemã em Blumenau desde junho de 2016, Markus Blumenschein, comentou em entrevistas:
“Buscamos a melhora na qualidade do ensino da língua alemã na cidade. Temos o objetivo de inserir uma cultura bilíngue em Blumenau, português e alemão”. 
Blumenschein solicitou à Câmara de Vereadores de Blumenau, incentivo à cultura bilíngue na cidade. Disse:
“Assumi a presidência em junho do ano passado, desde então, já executamos uma série de atividades. Acompanhamos as aulas de várias escolas de ensino de língua alemã. Realizamos reuniões com professores e autoridades com o objetivo de criar diagnósticos para melhorar o ensino. Buscamos apoio para os professores da língua alemã. Incluímos no calendário oficial de eventos do município o Dia da Língua Alemã”.
Continuando - Imagens do Show dos Velhos Camaradas...


























































Após o término do evento aconteceu o convite para a visita ao Museu de Clubes de Caça e Tiro. Observamos uma bandeira histórica no museu, com um brasão da época do Império Alemão - aquele que surgiu imediatamente após a unificação - no ano de 1871. Escreveremos uma postagem especial sobre essa relíquia histórica de Blumenau, nas próximas postagens.

O museu...


























Traje do comandante do cortejo da tradição local, de busca ao rei do tiro. Tradição trazida pelos primeiros imigrantes alemães, muitas vezes ex soltados das guerras napoleônicas, prussianos que lutaram em busca da unificação dos muitos Ducados, muitos deles membros do antigo Império Romano. As canções, geralmente de sopro, eram tocadas por bandas marciais e os desfiles, lembravam muitos os desfiles militares. Lembramos que, quando a Alemanha surgiu como Estado - no ano de 1871, com o surgimento do Império Alemão. Lembramos da bandeira histórica exposta no museu.

Para entender melhor essa história - Clicar sobre o  título escolhido:



Brasão do Império Alemão.


Fotografia da bandeira histórica aberta com o brasão do Império alemão tampado por um alvo bordado (Foto abaixo) - época do Nacionalismo e das perseguições ao imigrante e pioneiro do Vale do Itajaí. Usavam a criatividades para salvaguardar seus símbolos e objetos de práticas culturais. Logo mais - mais detalhes sobre.


Alvo bordado que cobria o brasão do Império Alemão na bandeira histórica
Intervenções no patrimônio público atual.
Logo após o restauro - com dinheiro público.

Temos responsabilidades sobre a cidade que pretendemos deixar...
 para as futuras gerações!

Em Breve - Vídeos


Leituras:
Para ler mais - Clicar sobre o título escolhido:
























Nenhum comentário:

Postar um comentário