terça-feira, 4 de abril de 2017

Ostern in Blumenau - Páscoa em Blumenau - Parte 2



Para escrever e apresentar a Parte 2 do Ostern in RegionOstern in Blumenau - no último dia 25 de março visitamos a Osterfest na cidade de Pomerode e no dia 2 de abril visitamos a Osterdorf na cidade de Blumenau, mostrando os preparativos de páscoas nas duas cidades, que tem a mesma origem cultural e foram duas cidades da mesma Colônia Blumenau
Pomerode - Osterfest - março 2017
Mostramos esses preparativos, principalmente para aqueles que nos acompanham e se encontram muito longe da região. A páscoa em 2017, será comemorada no dia 16 de abril.
A páscoa conhecida no ocidente teve sua origem na região onde viviam os antigos germanos, mesmo antes de chegar o cristianismo à região pelo domínio do Império Romano.
O significado da Páscoa - Ostern - no alemão - foi assimilado, modificado e disseminado pelo ocidente, pelos cristãos, que poderia-se dizer, ser uma tradição que sobreviveu por séculos.
Os antepassados dos povos que vivam na região onde estão atualmente os povos germânicos, cultuavam a natureza e tinham uma mitologia própria (mitologia germânica/céltica), antes da chegada do cristianismo à região - religião antiga - consideradas pelos conquistadores, de religião pagã.
Suas festividades, para este período do ano, eram dedicadas à Deusa da Primavera - Ostara (Páscoa no idioma alemão  é Ostern).
Deusa Ostara apreciava o coelho - representava a festilidade

A religião e a vida desta comunidade antiga giravam em torno das estações do ano e ciclos naturais. As festividades antigas, geralmente aconteciam durante o equinócio de primavera - no hemisfério norte. As festividades à Deusa Ostara, aconteciam no primeiro dia da primavera. Para este povo, o equinócio da primavera tinha muita importância, porque marcava o retorno do sol – energia máxima da vida e com ligação direta a manutenção da vida, através da colheita do alimento.
Imagem relacionada
Na mitologia grega, o coelho representava a fertilidade. Ficou conhecido como "coelho da Páscoa" no norte da Alemanha, somente, há cerca de cem anos. Mitologicamente, o coelho é o animal sagrado atribuído tanto à Afrodite, a Deusa do Amor - na mitologia romana, como também, à Deusa Ostara  - na mitologia germânica.

Para ler mais sobre a Origem da Pascoa e seus significados - Clicar sobre: Páscoa - Ostern - Relembrando sua origem.

Chegamos a Vila (Dorf) Germânica, palco das últimas Osterdorf em Blumenau e ficamos surpresos que este evento ligado às tradições tenha sido deslocado para os porões laterais do Ginásio de Esportes Galegão, ficando longe de uma Vila realmente - Dorf, considerada a sala de visitas, na atualidade, de Blumenau. 
Se há outros eventos nos espaços da Vila Germânica, esses poderiam  "conviver" com esses momentos de tradição e seu público poderia, igualmente, prestigiar os preparativos do Ostern in Blumenau. 
Os espaços da Osterdorf estavam lindamente decorados e preparados, mas, talvez, pelo local no qual foi preparado, sem muito público.
A organização está de parabéns. O trabalho ficou muito bonito, e merece estar no átrio da Vila= Dorf Germânica.

As Imagens Comunicam...

































































 Frohe Ostern!!
Feliz páscoa!




















Sugerimos a leitura dos Post´s - Clicar sobre o título:

18 out. 2013 ... Algum tempo após o primeiro século de nossa Era (Um pouco de História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: “Deutschland” ) - Idade ...

18 out. 2013 ... Foram o historiador romano Tácito e o imperador Júlio César que forneceram os primeiros dados sobre os hábitos e costumes dos germanos.

18 out. 2013 ... Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte I ... de maneira muito simples e inteligente, a mitologia dos germanos através de seus ...

18 out. 2013 ... Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte II ... crenças, das quais originaram nossos antepassados – As tribos dos germanos.
18 out. 2013 ... O Culto da Colheita - Mitologia Germânica · Primavera entre os antigos povos germânicos - Mitologia · História...A páscoa na cultura alemã

21 out. 2013 ... Muitos dos descendentes destes, comemoram e repetem a tradição dapáscoa dentro do seio de sua família 
1 abr. 2014 ... As crianças pequenas e grandes se divertem com esta brincadeira e tradição, do período da páscoa. Também é conhecido por jogo dos Ovos

O melhor da festa é sempre seu preparativo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário