quarta-feira, 12 de abril de 2017

Momentos - 5º Café Típico Associação Cultural Freundeskreis



No dia 8 de abril de 2017 aconteceu o 5º Café Típico da Associação Cultural Freundeskreis na Associação Atlética dos Empregados da Haco, na Vila Itoupava - Blumenau SC. Recebemos o convite e presenciamos um trabalho cultural e de intercâmbio, a partir da presença  de outros grupos de Volkstanz de Blumenau e também,  de outras cidades da região.
Os preparativos do encontro foram preparados pelos integrantes do grupo de Volkstanz anfitriãoque segundo o depoimento de alguns, iniciaram os trabalhos bem cedinho - desse dia de sábado. O encontro teve início às 18:30h.
Dentro dos preparativos, entre outros, estão trabalhos como: decoração, salgados, doces, recepção, etc.














"A proposta do nosso café, é fortalecer os laços entre estas entidades culturais e promover o encontro de famílias e amigos, realizando uma noite agradável onde todos se divirtam e conheçam um pouco mais da nossa cultura." Organização
Representantes de várias gerações dançam o folclore alemão juntos
Associação Cultural Freundeskreis - Oktoberfest Blumenau 2014


Os grupos culturais que estiveram presentes na tarde-noite foram:
  • Blumenauer Volkstanzgruppe - Blumenau
  • Grupo Folclórico Badenfurt - Blumenau
  • Grupo Folclórico Grünes Tal - Blumenau
  • Grupo Folclórico Edelweiss - Pomerode
  • Tanz-und Spielgruppe Gartenstadt - Blumenau
  • Volkstanzgruppe Blauer Berger - Timbó
  • Volkstanzgruppe Tanz Im Tal - Benedito Novo
Após o café, alguns dos grupos presentes apresentaram coreografias do Volkstanz, terminando com um momento de  integração, onde todos tiveram a oportunidade de participar e dançar. Em seguida, foram sorteados  brindes e presentes aos presentes feitos por integrantes teen da Associação Cultural Freundeskreis.

Lembrando...

Associação Cultural Freudeskreis foi fundada no dia 5 de agosto de 2005 e faz parte da Associação dos Grupos Folclóricos do Médio Vale do Itajaí -  AFG. Tem como objetivo maior, promover o resgate e a preservação das tradições representadas na música e na dança daqueles que deram identidade e povoaram a região de Vila Itoupava, uma das regiões mais tradicionais da cidade de Blumenau. 
Freudeskreis está sediado no espaço da Associação Recreativa Desportiva e Cultural dos Empregados Haco, localizado na Intendência da Vila Itoupava - Blumenau, local onde aconteceu o 5º Café Típico Associação Cultural Freundeskreis.














Momentos do 5º Café Típico 
As imagens comunicam

























































































O futuro...

Vídeos








Cultura local, em um final de semana - dentro das comunidades locais. Cultura que mantém intercâmbio até os dias atuais com a Alemanha, em uma cidade que também é Brasil. Brasil não necessariamente, com o perfil cultural das duas primeiras capitais do país - Rio de Janeiro e Salvador. Brasil da Região do Vale do Itajaí - na qual, dentro das comunidades, festas como essa, são muito comuns. O período de Nacionalização de Getúlio Vargas e de Nereu Ramos é passado! Isso faz parte da identidade das cidades, junto com a arquitetura. 
Para ler sobre o Nacionalismo - Clicar sobreNacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas

A educação e identidade passam pela cultura!




Nenhum comentário:

Postar um comentário