domingo, 23 de abril de 2017

Correspondência Oficial 1868 - Relacionada a chegada de 391 colonos - Navio Lord Brongham

Data do Ofício - 1868 - O que era o Stadplatz da Colônia Blumenau


Estudando o material que resgatamos  - em  pesquisa - no Setor de documentos raros da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, encontramos um ofício muito interessante e esclarecedor, o qual  decidimos compartilhar.

Na história oficial de Blumenau sempre procurou-se apontar a quase deslealdade do imigrante alemão residente na capital da Província - Nossa Senhora do Desterro - e sócio do fundador da Colônia Blumenau em um primeiro momento, Hermann Blumenau. Seu nome é Fernando (ou Ferdinand) Hackradt.

Será que foi realmente  assim?

Fernando (ou Ferdinand) Hackradt foi mencionado nesse ofício do Diretor Interino da Colônia Blumenau - Hermann Wendeburg - ao Presidente da Província de Santa Catarina, na época - no ano de 1868 - 20 anos após - Hackradt e Blumenau terem tido estado pela primeira vez no local onde seria fundada a Colônia Blumenau.
Transcrição

Ilmo  _______
Presidente da Província de  Santa Catharina, 26 de Junho de 1868.
Ilmo e Exmo Sr. Para socorrer as despesas da  reo_jação de 391 colonos recém chegados pelo navio hamburgues, Lord Brongham, venho respeitosamente rogar a Vsa. Exma. Digne-se mandar ao meu procurador Sr. Fernando Hackradt a quantia de dezenove contos de réis (: Rs 19:000:000 :),  concedida a Colônia Blumenau conforme ofício do Governo da Província do 26 de março p.p. Deus guarde a Va. Excia Ilmo e Exmo. Sr. Comendador Francisco José de Oliveira____Presidente da Província.
Etc.               etc.                   etc.    
 Diretor interino da Colônia Blumenau 
H. Wendeburg

Hermann Wendeburg - Diretor Interino Colônia Blumenau
Na correspondência, Hermann Wendeburg - no cargo de Diretor  interino da Colônia Blumenau chama o ex sócio de Hermann Blumenau - Fernando Hackradt - de "meu procurador". Isso é muito interessante. Pois, como já mencionado - Fernando Hackradt foi quase hostilizado por retornar à  cidade de Nossa Senhora de Desterro - atual Florianópolis, após longa espera do fundador de Blumenau e sem vê-lo retornar.

Relembrando...
História de Fernando (ou Ferdinand) Hackradt e Blumenau.

Hermann Blumenau
fundador da Colônia Blumenau - mais ou
menos na época de sua fundação
A Colônia Blumenau nasceu de uma empresa particular idealizada por Hermann Blumenau que, em um primeiro momento, teve como sócio o imigrante alemão Fernando ou Ferdinand Hackradt, que residia na cidade de Nossa Senhora de Desterro - Capital da Província de Santa Catarina. A empresa de  Blumenau e Hackradt se chamava Blumenau & Hackradt. Era uma "Firma" na forma de colônia agrícola. Em 1848 fizeram a primeira viagem juntos até a foz do Ribeirão da Velha. 
Nesse tempo visitaram a família de Pedro Wagner que já residia na região e coletaram informações.

Na época, o Presidente da Província de Santa Catarina, concedeu à firma, por compra, uma gleba de terras, na qual viera, posteriormente, incorporar-se outras. 
A firma operou como empresa particular de agricultura e indústria. Na época, nos primeiros tempos, enquanto Hermann Blumenau retornou à Europa para buscar os imigrantes, Ferdinand (Ou Ferando) Hackradt permaneceu nas terras, preparando o local, construindo ranchos, efetuando plantações e preparando o local para as primeiras acomodações dos colonos - no caso - imigrantes alemães. 
Hermann Blumenau foi para a região, onde atualmente é o território da Alemanha, buscar os primeiros imigrantes que residiriam na colônia. Depois de um longo período de tempo, quando já retornava da Europa, Blumenau recebeu uma carta de Hackradt informando-o que estava deixando a sociedade - ano de 1850. Ferdinand Hackradt retorna a  Nossa senhora do Desterro - capital da província onde tinha negócios. Nesse tempo, o filho de Pedro Wagner - pioneiro da Colônia Blumenau - Eugen Wagner torna-se procurador da Firma de Ferdinand Hackradt. 
Também, Ferdinand Hackradt tem ligação com a história de Pomerode - ex Colônia Blumenau e atualmente - município vizinho - Pomerode. 
Colônia Blumenau abrangia quase o mesmo território do Vale do Itajaí atual.
A atual cidade de Pomerode, na época tem ligação direta com a história do sócio de Hermann Blumenau. Mesmo quando já estava em Desterro, Hackradt teve participação importante na fundação da povoação de Pomerode. Em 1863, cinco anos antes desse ofício, alguns colonos liderados por Hackradt, decidiram explorar um dos afluentes do Rio Itajaí-Açú desde o bairro Badenfurt, em Blumenau.
Grande Colônia Blumenau - Local demarcado - Vale do Testo

O grupo abriu caminhos para os lado do Testo. Foram abertas picadas ao longo do curso do rio que também foi chamado de Testo. A partir de então, a penetração na mata, seguiu, abrindo os primeiros caminhos e passo para a fundação da povoação a qual resultou na cidade de Pomerode.
Demarcação dos lotes coloniais - Colônia Blumenau - Segunda metde do século XIX
É muito interessante existir um documento oficial entre a Colônia Blumenau e a capital da província Nossa Senhora do Desterro que reconhece Ferdinand Hackradt, ex sócio de Hermann Blumenau, como Procurador Oficial da Colônia Blumenau - no ano de 1868
Pode-se dizer que esse foi uma personalidade histórica de influência na Colônia Blumenau, mesmo sendo maldito no início de sua história. Também foi tio do grande empresário e construtor naval em Desterro - Carl Hoepke - ex colono da Colônia Blumenau. Escrevemos sobre Hoepke nesse Blog e o link está disponibilizado abaixo. É história.
Parte dessa história, igualmente é a data e o porto, no qual chegou o navio à vapor Lord Brougham, com imigrantes que tinham como destino, a Colônia Blumenau. Desembarcaram no porto de São Francisco do Sul, próximo a Colônia Dona Francisca e foram convencidos a permanecer nessa colônia. O Vapor chegou ao porto de São Francisco no dia 3 de junho de 1868.

História documentada - história contada!



Leituras Complementares
Clicar sobre o título escolhido

  1. História de Pomerode e Momentos - 33° Festa Pomerana
  2. Johann Peter Wagner / Pedro Wagner - O pioneiro
  3. Hermann Bruno Otto Blumenau - De 1819 até 1846 - Sua carta.
  4. Carl Franz Albert Hoepcke
  5. Hermann E. L. Wendeburg
  6. Fritz e Hermann
  7. Fundação de Blumenau e sua formação a partir
Setor de documentos raros da Biblioteca Central da 
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
































Nenhum comentário:

Postar um comentário