segunda-feira, 27 de março de 2017

Ostern in Pomerode - Páscoa em Pomerode - Parte 1

Osterbaum de Pomerode com 82404 casquinhas de ovos de galinha coloridos. 












Nesse período que antecede a Páscoa - início da Primavera no continente Europeu, não por acaso - vamos apresentar um pouco da Páscoa em duas cidades, que no início do Século XX, faziam parte de uma só colônia alemã - a Colônia Blumenau. Vamos apresentar os preparativos para a páscoa da cidade de Pomerode e da cidade de Blumenau, em duas partes - parte 1 e parte 2.

Para ler - Clicar sobre: Ostern in Blumenau  - Páscoa em Blumenau  - Parte 2

Já escrevemos sobre a origem da páscoa, que nesse ano será comemorada no dia 16 de abril.
Já fizemos as perguntas em postagens anteriores: Por que comemoramos a páscoa e qual sua origem
A páscoa conhecida no ocidente teve sua origem na região onde viviam os antigos germanos, mesmo antes de chegar o cristianismo à região pelo domínio do Império Romano.
O significado da Páscoa - Ostern - no alemão - foi assimilado, modificado e disseminado pelo ocidente, pelos cristãos, que poderia-se dizer, ser uma tradição que sobreviveu por séculos.

Um pouco desta História - Ostern...

Os antepassados dos povos que vivam na região onde estão atualmente os povos germânicos, cultuavam a natureza e tinham uma mitologia própria (mitologia germânica/céltica), antes da chegada do cristianismo à região - religião antiga - consideradas pelos conquistadores, de religião pagã.
Suas festividades, para este período do ano, eram dedicadas à Deusa da Primavera - Ostara (Páscoa no idioma alemão  é Ostern). Esta questão, também foi estudada, entre outros inúmeros estudos dos hábitos e costumes destes povos - por Jacob Grimm – um dos Irmãos Grimm.  Disse ele que o termo “páscoa” –Ostern é uma derivação de Ostara – Deusa Germânica da Primavera.
Ostara

A religião e a vida desta comunidade antiga giravam em torno das estações do ano e ciclos naturais. As festividades antigas, geralmente aconteciam durante o equinócio de primavera  - no hemisfério norte. As festividades à Deusa Ostara, aconteciam no primeiro dia da primavera. Para este povo, o equinócio da primavera tem muita importância, porque marca o retorno do sol – energia máxima da vida e com ligação direta a manutenção da vida, através da colheita do alimento. 
Na mitologia grega, o coelho representava a fertilidade. Ficou conhecido como "coelho da Páscoa" no norte da Alemanha, somente, há cerca de cem anos. Mitologicamente, o coelho é o animal sagrado atribuído tanto à Afrodite, a Deusa do Amor - na mitologia romana, como também, à a Deusa Ostara  - na mitologia germânica.
Para ler mais sobre a Origem da Pascoa e seus significados - Clicar sobrePáscoa - Ostern - Relembrando sua origem.

No último dia 25 de março, fomos à cidade de Pomerode, conhecida por manter parte de sua tradição de Páscoa.





Para relembrar...

Pomerode foi uma colônia estrategicamente criada em 1861, no caminho entre a Colônia Blumenau e a Colônia Dona  Francisca -  Atual cidade de Joinville - e também acesso ao Porto de São Francisco do Sul, por onde chegaram inúmero imigrantes.
Os primeiros imigrantes a ocupar esta região, foram os pomeranos. Conta a história que foi o fundador da Colônia Blumenau - Hermann Blumenau que organizou e incentivou a formação dessa colônia, criando assim, além de um novo núcleo urbano entre as colônias de Blumenau e Dona Francisca, e por conseguinte, mais um núcleo comercial e consumidor. Os primeiros imigrantes pomeranos - oriundos da mistura de povos germanos (cristãos convertidos) e eslavos - que povoavam o atual território do norte da Alemanha e parte da Polônia, recebiam lotes, a partir de um primeiro parcelamento do solo.
O primeiro contato com a região aconteceu no anos de 1863, quando alguns colonos decidiram explorar a região do Vale do Testo

 Os pioneiros chegaram pelo Rio do Testo.
Foto feita durante nossa visita - Centro de Pomerode - Rio do Testo
Apresentamos - Ostern in Pomerode - Através das imagens e comentários  pontuais ao longo da apresentação
O ponto alto da Páscoa em Pomerode é a Osterfest, que está na sua 9° Edição. Na edição 2017, foi montada uma árvore de páscoa - Osterbaum, com 82.404 casquinhas de ovos de galinha e com isso, entrou para o livro dos record's Guinnes Book.


















Também encontramos muitas outras atividades, impressões e trabalhos, desde artesanato, música, gastronomia, evidenciando a participação e envolvimento de uma grande parte da comunidade local. Percebemos muitos visitantes de outras cidades e estado, além dos próprios pomerodenses que vivenciam o momento como parte de uma tradição e herança cultural herdados daqueles que fundaram sua cidade na segunda metade do Século XIX. Também registramos a presença de visitantes da Alemanha.
As imagens comunicam...

O acesso ao local da 9° Osterfest foi isolado e não foi permitido acesso de veículos motorizados ficando o trânsito somente para bicicletas e pedestres. Por um lado foi excelente, mas não foi criado opções para o "estrangulamento" o que gerou grande confusão às pessoas que chegavam de automóvel e ônibus à Pomerode, criando engarrafamentos. Pomerode tem uma população estimada de 31.760 pessoas.



































Detalhes da grande Osterbaum - com 82404 cascas de ovos de galinha.


Fuxicos caprichosamente decorando o cercado do Osterbaum




Fuxicos caprichosamente decorando o cercado do Osterbaum














Em torno do Osterbaum - muitas fotografias














Artesanatos...

Arte de Silvana Pujol - pesquisadora e artista - ovos de páscoa coloridos. Silvana pintava ovos de páscoa no local da 9° Osterfest onde montou uma pequena exposição de ovos coloridos de várias partes do mundo - pertencente aos cinco continentes. Pinta os ovos intuitivamente sem regras para compor a partir das cores. Utiliza ovos naturais e de várias aves. Faz isso há mais de 50 anos. Aprendeu com sua Oma. O nome da família Punjol é da família do pai de seus filhos e é um nome catalão.
Silvana Punjol


Vídeo














Ostern -  Páscoa em alemão, tem sua origem no nome da Deusa Ostara - Mitologia Germânica.
A religião e a vida das comunidades antigas na região onde atualmente se encontra a Alemanha giravam em torno das estações do ano e ciclos naturais. As festividades antigas, geralmente aconteciam durante o equinócio de primavera - no hemisfério norte. As festividades à Deusa Ostara, aconteciam no primeiro dia da primavera. 


Atividades na 9° Osterfest












Mais uma vez, encontramos os trabalhos de tornearia feitos na Drechslershule - por alunos e ex alunos. Escola que tem um papel importante na comunidade local e regional, para o resgate dessa prática cultural.

Para ler mais sobre - Clicar sobre: Pomerode - Drechslerschule - Escola de Tornearia























Vídeo




































Mais fotografias...



Local da Gastronomia na 9° Osterfest




Detalhes...



As árvores novamente - Importante para as religiões antigas, muito importantes. Entre outras coisas deram origem ao Tannenbaum e Osterbaum.












Entorno do 9° Osterfest



Teatro Municipal de Pomerode


Música Alemã - Keine Samba (Música do Rio de Janeiro e de Salvador - as duas primeiras capitais do Brasil)


Vídeo

Osterbaum - novamente










Páscoa, tradições repassada por gerações!











Nenhum comentário:

Postar um comentário