quinta-feira, 23 de março de 2017

História - Instalação do Município de Indaial - 47° FIMI - Momentos do dia 19 de março

47º FIMI - Show da Banda D'Fiebes
No último dia 19 de março estivemos conferindo as atividades e festividades da 47° FIMI - Festa de Instalação de Indaial. 
No ano de 1934, Indaial teve seu território desmembrado de Blumenau - a partir de um ato de represália política do presidente brasileiro Getúlio Vargas - explicado na postagem (Clicar sobre)  Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas.
Getúlio Vargas, o interventor de Santa Catarina Nereu  Ramos, militares e programação cívica em Blumenau.

A História de Indaial - desde a formação do primeiro núcleo urbano até seu desmembramento de Blumenau,  tem ligação com a história da Colônia Blumenau e Blumenau.
Indaial foi o "Caminho" natural das incursões  de reconhecimento dos primeiros pioneiros do território da Colônia, das expedições do engenheiro agrimensor Emil Odebrecht, e caminho para acessar as povoações do interior de grande Colônia Blumenau, fundada em 1850, por Hermann Blumenau - leitura (Clicar sobre) Colônia Blumenau.

Emil Odebrect e sua equipe, em expedição
Com todas as movimentações políticas no que foi o antigo território da Colônia Blumenau, foi decretado a existência do município de Indaial no dia 21 de março de 1934.

Ata da sessão solene de Instalação do Município de Indaial: 
“Aos vinte e um dias de março de mil novecentos e trinta e quatro, presentes os srs. Dr. Ivens de Araújo, representante do Exmo. sr. Cel. Interventor Federal no Estado, Erich Kleine, Prefeito provisório deste Município, Cap. Antonio Martins dos Santos, Prefeito provisório de Blumenau, Dr. Oscar Barcellos, Diretor da EFSC Tte. Asteroyde Arantes, Delegado Especial de Política de Blumenau, Jacob Schmitt, Carlos Blaese Sênior, por si e pelos Srs. Rodolfo Vitor Titzmann e João Luiz Berte, Amphiloquio Nunes Pires, por si e pela direção de “O Pharol” de Itajaí, outras pessoas que assinam esta ata, depois de longa oração que expôs as razões que determinaram a criação do Município de Indaial, e empossado o Sr. Erich Kleine no cargo de Prefeito provisório. O Sr. Leopoldo Schramm, prefeito provisório de Gaspar, fez-se representar no ato pelo Sr. Erich Kleine. Nada mais havendo a tratar e nem havendo quem quisesse usar da palavra, foi encerrada a sessão e lavrada a presenta ata que vai por mim escrita e assinada pelas pessoas presentes”.
“Decreto-Estadual n. 526, de 28 de fevereiro de 1934: “O Coronel Aristiliano Ramos, Interventor Federal no Estado de Santa Catarina, no uso das suas atribuições e Considerando que o distrito de Indaial possui população, território e rendas suficientes e desenvolvimento econômico que justificam a sua elevação a município. - Não está de acordo com a verdadeira história - 
Considerando que mais se constituindo município, o seu território trabalhado e administrado pelo seu povo laborioso e honesto, maiores possibilidades de progresso e desenvolvimento advirão para o município, pois que as rendas municipais serão aplicadas diretamente em seu benefício decreta:
Art° 1° – Fica elevado à categoria de Município a denominação de Indaial, os distritos de Indaial, Ascurra. (…)
Art° 2° – A Sede do novo Município será o povoado de Indaial que é elevado à categoria de Vila.
Art° 3° – Para sua instalação, é designado o dia 21 de março vindouro.
Art° 4° – Revogam-se as disposições em contrário.
Palácio do Governo em Florianópolis 28 de fevereiro de 1934. aa Aristiliano Ramos. Plácido Olimpio de Oliveira”.
De acordo com o IBGE, a colonização de Indaial teve início no ano de 1860 (parte da Colônia Blumenau), a partir da chegada de famílias oriundas de Armação, Itajaí, Camboriú e Porto Belo. Seus primeiros habitantes eram os índios carijós. Isso foi constatado em 1863, quando o Engenheiro  Emil Odobrecht subiu o Rio Itajaí Açu eté a confluência dos rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste, constatando e registrando a existência de habitações na barra do rio Benedito, onde, atualmente está localizada a cidade de Indaial.
Indaial - SC - Início do século XX
Quando chegaram as primeiras famílias de imigrantes alemães e italianos (entre elas, as famílias de Júlio Stadoli, Guilherme Schroeder, Augusto Rechberg e outros), esses se fixaram no local onde estava os primeiros pioneiros oriundos do litoral. Com a chegada de mais famílias de imigrantes alemães, o núcleo urbano se desenvolveu a partir da cultura desses e, os primeiros foram buscar novos lugares. Ou seja, as famílias dos primeiros pioneiros oriundos do litoral catarinense, mudaram-se para outras terras ainda não ocupadas.
Em 1886 foi criado o distrito de Indaial. Esse foi elevado a Município, no ano de 1893 e extinto em 1897.
Indaial - SC - Início do século XX
Indaial - SC 

Em 1934, novamente foi restaurado o município, esse, instalado no mesmo ano de 1934.
Seu nome tem origem na palavra indígena “Indaiá”, que é o nome de uma palmeira muito comum na região,  na época que Indaial ainda fazia parte da Colônia Blumenau.

 47° FIMI - Festa de Instalação do Município de Indaial

Esclarecendo...

As comemorações do aniversário da instalação do Município de Indaial aconteceram pela primeira vez, há 47 anos atrás. Ao longo destas quase cinco décadas do evento, o perfil deste não praticado em 2017. O evento tinha o perfil cívico com a presença de competições (tipo gincana) e um baile.
Após o sucesso e a visibilidade do Oktoberfest Blumenau, algumas festividades regionais, não somente na cidade de Indaial, mas em outras cidades, adotaram  seu modelo, que é uma prática muito recente e nova na comunidade local indaialense. Para isso recebem assessoria de pessoas que já trabalharam na organização do Oktoberfest Blumenau.
Lançamento da 47° FIMI no gabinete do Prefeito de Indaial - André Moser.
A programação da festa foi lançada oficialmente no dia 22 de fevereiro de 2017 em entrevista coletiva concedida à imprensa pelo prefeito André Moser, no Gabinete da Prefeitura. Também participaram da coletiva: comissão organizadora da Fimi, vereadores e os presidentes da Acidi - Harrybert Howe Junior,  da CDL  - Fernanda Campos do Rosário. Foto: Divulgação

Parabenizamos a iniciativa da cidade de Indaial, pelos seus esforços em resgatar a prática cultural  de parte de seus pioneiros, dentro desse palco festivo.

A 47° FIMI aconteceu entre os dias 17 a 21 de março de 2017 - com o slogan: Celebrando Tradições. O evento aconteceu no Parque Municipal Jorge Hardt – Ribeirão das Pedras. 
Parque Municipal Jorge Hardt - Ribeirão das Pedras

A edição 2017 teve espaço para gastronomia, música, parque de diversões, jogos, etc.
A estrutura da festa teve um  Biergarten, jardim da cerveja artesanal com gastronomia local e ponto de encontro dos amigos. Também contou com um Bar nas Alturas, maior bar suspenso de Santa Catarina a 40 metros do nível do chão; jogos tradicionais, disputas dos Clubes de Caça e Tiro com provas de estilingue, pássaro, lenhador e martelo e um Parque de diversões
Também inspirado no Oktoberfest de Blumenau, a organização da 47° FIMI adotou a ideia do Bierwagen. Essa ideia foi materializada nas primeiras edições da festa blumenauense  pelo Secretário de Turismo de Blumenau Antônio Pedro Nunes que fez a 1° Oktoberfest de Blumenau. 
Antônio  Pedro Nunes foi um conhecedor - por intermédio de sua empresa de Turismo - do Oktoberfest de München e outras festas na Bavaria. Também foi adotado as retretas, igualmente atrações no período da festa blumenauense.
Recebemos a seguinte contribuição via redes sociais
"Angelina Wittmann, desde sua criação a FIMI não tinha apenas o "aspecto cívico somente", tanto é que foi ideia do clube do estudante universitário de Indaial - CLESUNIN - e desde o começo já tinha atrações variadas, entre elas uma famosa ginkana, bailes, competições ...etc...Procure pelo Indaial Conhecendo Sua História Tomo II nº1."  Luiz Carlos Henkels
Nossa resposta...
Percebemos muita semelhança à festa criada por Antonio Pedro Nunes, e sentimos que deveria ter o registro, pois daqui a 100 anos, as crianças podem imaginar que o modelo FIMI, como vimos, é mais antigo que o Oktoberfest de Pedro Nunes. O Oktoberfest está na sua 35° edição e a Fimi na sua 47° edição e ambas as festas têm as mesmas atrações, como também a Festa Pomerana. Antonio Pedro Nunes, por conhecer muito bem a Alemanha (Tinha uma empresa de turismo com viagens para a Alemanha), foi quem criou esse modelo de festa. Percebemos, até mesmo, uma deliberada intenção de tirá lo dessa história. Por isso, batemos na tecla. De qualquer maneira, a Fimi tinha outro perfil e não tinha semelhança com a Oktoberfest, como o tem, agora. Abraços Luiz Carlos Henkels. Agradecemos sua importante contribuição.
 A Programação do 47° FIMI
Festa de Instalação do Município de Indaial

17/03 – sexta-feira
18:00h – Abertura dos portões
19:00h – Solenidade de abertura
20:00h – Apresentações culturais
21:00h – Deco Dalponte

18/03 – sábado
8:00h – Torneio de Futebol Suíço (categorias Sub 10, Sub 13, Sub 15 e Sub 17)
10:00h – Abertura dos portões
12:00h – Grupo de Viola Caipira
14:00h – Patinação Artística e Grupos Folclóricos Infantil e Juvenil
17:00h – Musical Lucas Heiderscheidt
20:30h – Grupo Folclórico Alemão Bogenbrücke
21:00h – Banda Vox 3
23:00h – Tropical Band

19/03 – domingo
8:00h – Torneio de Futebol Suíço (categoria Adulto Masculino) e Finais Vôlei de Areia e Futevôlei
8:30h – Desafio Vale Europeu das Estações de Mountain Bike
9:00h – Desafio de 6 km Corrida Cross Country
10:00h – Abertura dos Portões
11:00h – Encontro de Cervejeiros de Indaial e convidados (produção de cerveja alusiva ao aniversário da cidade)
11:00h – Grupo Sonat
13:00h – Grupo Haus Musikantem
15:30h – Apresentações culturais
16:00h – Banda D’Fiebes
19:00h – Grupo Folclórico Alemão Bogenbrücke
19:30h – Show doss Velhos Camaradas

20/03 – segunda-feira
13:00h – Tarde da Melhor Idade com Carlos Show
18:00h – Apresentações Gospel
21:00h – Banda Gospel Revolução Music

21/03 – terça-feira
09:00h – Desfile Comemorativo no Centro
11:00h – Abertura Pavilhões – K Entre Nós
14:00h – Alex e Willian, Sabrina Custódio, Jociele e Josiane, Léo Junior, Gustavo e Gustavo, Larissa França, Gabriel Borges, Banda Mary Jane e Banda Meteora
16:00h – Corte do Bolo
18:00h – Grupo Sonat
20:00h – Concurso Soberana das Festas com UmBanda

Estivemos prestigiando as atividades da 47° FIMI no dia 19 de março.

Parabéns a cidade de Indaial.















As imagens comunicam...
47° FIMI - Dia 19 de março













































































































































































Werner Frischknecht e Horst Holetz - dois coralistas do Coro Masculino Liederkranz no palco da 47° FIMI - Indaial. Estes dois cantores do canto coral blumenauense completaram nesse ano de 2017, 50 anos de prática de canto coral ininterrupto. Ambos participaram do grupo de canto regido pelo grande Maestro Heinz Geyer, e também, junto com Hercílio Stahnke, que também está entre nós, participaram de reformulação do Coro Masculino Liederkranz dentro do C.C. 25 de Julho de Blumenau - na década de 1960. Participam, junto com seus amigos do Show dos Velhos Camaradas. Nossa homenagem e respeito. Exemplos a nova geração de cantores do canto coral.





































Vídeos























Ein Prosit!!

Leituras Complementares - clicar sobre título escolhido...



























Nenhum comentário:

Postar um comentário