quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Secretariado dos Prefeitos Félix Theiss e Napoleão Bernardes (Blumenau) - e de Pomerode

Stadtplatz - Blumenau - Centralidade da colônia Blumenau e do Vale do Itajaí, nas suas primeira décadas de História - Boulevard Hermann Wendeburg - Rua das Palmeiras, com a casa mais antiga do Vale do Itajaí e o fluxo de ônibus urbano na sua frente - Blumenau  SC

Um registo e uma reflexão para a história de Blumenau, região e Brasil.
Depois da bonança do país, surgem momentos instáveis em muitas áreas e isso tem "respingos" na cidade de Blumenau e em outras tantas cidades da região e do Brasil.
Esse momento ruim não tem relação com a crise do petróleo, nem às consequências de uma guerra (como muitos dos pioneiros passaram), ou mesmo algum fenômeno natural histórico ou um ato terrorista - como já lemos e vemos imagens em telejornais de várias partes do mundo atual. Tem relação à ações de corrupções intermináveis em todos os escalões e departamentos públicos. Quebraram um país que tem uma das maiores reservas naturais do planeta e para não se dizer, um dos maiores territórios - 8.516.000 Km2, sendo que a Europa toda, tem 10.180.000Km2. 

País que apresenta uma diversidade cultural e de vocações, que atrai olhares do mundo, não devidamente interpretados. Imaginemos as consequências globais diante de uma Europa, se essa fosse igualmente tão mal gerida como o foi o Brasil nas últimas décadas. Esse é o Brasil República, que iniciou esse modelo com um golpe de estado - colocando esse tipo de praticantes de política no poder. Isso é muito bem explicado no link - (Para ler - Clicar sobreProclamação da República do Brasil - Golpe Militar no Governo Imperial brasileiro.
Foi o positivista Benjamin Constant, Ministro da
 Guerra do novo regime, que aprovou o desenho de
 Teixeira Mendes, também positivista.
Dados geográficos do Brasil

No último ano - 2016, o número de desempregados no Brasil aumentou para mais de 12 milhões de pessoas. Enquanto isso, uma classe política faz manobras mirabolantes para esconder o mal feito, como se o gigante agonizante não existisse. Há tantas outras prioridade importante para as pessoas, para o contribuinte, que não estão sendo levadas em conta nesse momento - lembradas nos discursos no momento certo para essa classe o são.  Mas é só.

As manobras políticas no cenário nacional, estadual e municipal existem, mas não mais com o mesmo foco de algum tempo atrás. As ações políticas tem três percepções ou versões, que toda pessoa bem esclarecida conhece e consegue delinear e distinguir: 
  • o verdadeiro objetivo dos atores da ação - outras intensões que não é do interesse da sociedade;
  • o discurso dentro do qual, serão apresentadas "as benfeitorias e vantagens" à história formal, parecendo ser do interesse da sociedade, mas quase sempre não o é;
  • e a real situação, essa perceptível e sentida "na pele" pela grande massa  - sociedade -  que quase sempre não tem tempo de estudar de se instruir, se politizar, o suficiente, para perceber as "manobras", seja ela de qualquer partido, pois a maioria que faz parte dessa sociedade, corre atrás da sobrevivência e que muitas vezes só tem tempo de ouvir e ver o discurso (segundo da lista) da "histórica oficial" e acredita no que dizem os responsáveis pela situação social em que vivem. É um círculo vicioso
Criam-se slogan's, grupos ideológicos afins, sorrisos bonitos e belas frases e enchem o "horário nobre", único momento no qual, a maioria das pessoas, depois de um dia de trabalho, quilômetros de transporte público de baixa qualidade, encontram para ver a "realidade desenhada" quase igual a novela que assistem em seguida, cheiinha de mensagens sublimares. 
Quem não compreende muito bem o que vê, acredita. E quem compreende, faz de conta que acredita . E quem tem intenção, quase acaba acreditando também. Só perceberão a realidade nas suas contas, no final do mês e nesse caso, a lei está do lado do algoz que fez as leis, geralmente formado por aqueles candidatos que essa mesma sociedade elegeu e pelos quais,  se deixou iludir a partir dos discursos e mensagens subliminar assistidos no horário nobre.

Isso é uma rede e tem seus tentáculos em todos os recôncavos do país, está presente nos municípios e também, este quadro, em escala menor segue a mesma receita do que acontece na escala federal brasileira. Também na região, mesmo que o assunto foi "encerrado".
Nesse "momento de crise", também é usado para justificar a inoperância de alguns governos locais - cidades quebradas, estados quebrados, e a palavra de ordem é conter gastos na folha de pagamento do município, quando possível. 
Algumas prefeituras regionais do Vale do Itajaí, como a Prefeitura da cidade de Pomerode, por exemplo, cortou gastos, diminuindo o valor da verba pública em sua folha de pagamento.
Em Blumenau, 100 dias depois da apuração do resultado da reeleição do Prefeito Napoleão Bernardes - 2017, foi enfim, anunciado a equipe do primeiro escalão de seu segundo mandato. Vamos apresentar os nomes para nossa reflexão e registro histórico. Em seguida, apresentamos a equipe do governo do ex Prefeito Félix Theiss - 1974, cujo governo trouxe o Planejamento Urbano aos moldes modernos e uma equipe de arquitetos para planejar a cidade de Blumenau
Também, para referenciar dentro dos moldes atuais, apresentamos a nominata dos Secretários da cidade vizinha Pomerode - mandato do Prefeito Ércio Kriek e da vice Prefeita Gladys Dinah Sievert.

Governo de Blumenau  Napoleão Bernardes 2017

O prefeito   Napoleão Bernardes (PSDB) anunciou os nomes do primeiro escalão em 8 de janeiro -  38 dias após tomar posse e 100 dias após sua vitória na eleições 2016. A nova composição foi encaminhada a Câmara de Vereadores de Blumenau.
 Há nomes de antigos políticos da cidade e do próprio partido e nomes sem legenda (entre os sem legendas, alguns antigo e experientes políticos locais)
De acordo com a administração - "O objetivo da mudança é adequar a estrutura do governo às necessidades e demandas apontadas pela sociedade ao longo da última campanha, por meio de debates, encontros com a comunidade nos bairros, reuniões com entidades e lideranças representativas dos diversos segmentos sociais." - discurso.
A novidade, foram criadas duas novas Secretarias.

As secretarias da administração pública de Blumenau 2017:
Prefeito Napoleão Bernardes - Vice Prefeito Mário Hildebrandt
Napoleão Bernardes quando  falava como conquistar o eleitor - Link -Clik RBS: Fotografia

1 - Chefe de Gabinete
Jean Henrique Havenstein (PSDB)
Ex chefe do Gabinete Parlamentar na Câmara de Vereadores de 2009 a 2012. Braço direito de Napoleão Bernardes e seu amigo pessoal.

2 - Procurador geral do município
Rodrigo Diego Jansen (DEM)
Procurador geral do município desde 2014. Mestre em Ciência Jurídica, Especialista em Direito Imobiliário e em Direito Processual e Material Civil. 

3 - Secretaria de Administração
Anderson Rosa (sem partido)
Ex diretor de Controle Interno na Prefeitura de Blumenau em 2015. Direção Geral da Secretaria de Administração e desde agosto de 2016 ocupa o cargo de Secretário da pasta. Especialista em Administração de Materiais e em Gestão Universitária. (Administração Napoleão Bernardes). 

4 - Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais.
Marco Antônio Gonçalves Mendes Wanrowsky (PSDB)
Médico, possui especialização em Ginecologia e Obstetrícia, mestrado em Cirurgia e pós-graduação em Administração Hospitalar. Ex vereador de Blumenau.

5 - Secretaria de defesa do cidadão
Rodrigo Agostinho Quadros (DEM)
Presidente estadual da ala jovem do Democratas. Administrador e pós-graduado em Gestão Pública Municipal.

6 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Inovação e Empreendedorismo
Moris Cleber Kohl (DEM)
Pós-graduado em Estratégia Empresarial, com MBA em Recursos Humanos. Ex diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Blumenau - 2013 a 2017 (Governo Napoleão Bernardes).

7 - Secretaria de Desenvolvimento Social
Oscar Guilherme Grotmann Filho (PSB)
Ex chefe de gabinete do presidente do Legislativo em Blumenau. Ex diretor geral da Semudes.

8 - Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Isso era Planejamento Urbano - literalmente tirado fora)
Ivo Bachmann Junior (sem partido)
Engenheiro agrônomo práticas na área de cartografia, cadastro.  Diretor de Cartografia e Cadastro na Prefeitura de Blumenau de 1993 a 1998 - período do IPPUB - Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbanos de Blumenau - foi um de seus técnicos na área de cartografia; 

9 - Secretaria de Educação
Patrícia Lueders (sem partido)
Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar. Servidora de carreira da Secretaria de Educação de Blumenau desde 2007. 

10 - Secretaria Executiva do programa Bid e Projetos Especiais
Mário Hildebrandt (PSB)
Vice-prefeito de Blumenau, ex vereador.

11 - Secretaria de Gestão Financeira
Ronaldo Rogério Wan Dall (PP)
Formado em Administração.  Secretário de Administração de Blumenau entre 2015 e 2016 (Administração Napoleão Bernardes). 

12 - Secretaria de Governo e Transparência
Paulo Eduardo de Oliveira Costa (sem partido)
Formado em Comunicação Social. Especialista em Ciências e Técnicas de Governo e Mestre em Desenvolvimento Regional. Secretário de Gestão Governamental de Blumenau desde 2013 (Administração Napoleão Bernardes).

13 - Secretaria de Infraestrutura Urbana
Régis Evaloir da Silva (PMDB)
Engenheiro Elétrico com pós-graduação em Desenvolvimento. 

14 - Secretaria de Manutenção e Conservação Urbana
Marcelo Schrubbe (sem partido)
Graduação técnica em processamento de dados. Mesmo sem partido, foi vereador por dois mandatos, de 2004 a 2012, e Presidente do Democratas Jovem de Santa Catarina. Ex Secretário Municipal de Defesa do Cidadão do município entre 2013 e 2017 (Administração Napoleão Bernardes).

15 - Secretaria de promoção da Saúde
Maria Regina de Souza Soar (PSDB)
Administradora com pós-graduação em Administração Hospitalar, ex gerente de Saúde na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Blumenau; Gerente Geral do Hospital Santo Antônio; ex Secretária de Saúde de Pomerode e atualmente está a frente da pasta em Blumenau desde 2013 (Administração Napoleão Bernardes).

16 - Secretaria de Regularização Fundiária e Habitação
Juliano Gonçalves (PV)
Engenheiro Civil especializado em Avaliações e Perícias de Engenharia e Gestão de Projetos. Ex diretor e secretário da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano de Blumenau (Administração Napoleão Bernardes);

17 - Secretaria de turismo e Lazer - PROEB
Ricardo Stodieck (PSDB)
Empresário na área de administração, ex presidente da Acib, do Instituto Blumenau 150 anos, trabalhou no Blumenau Convention Bureau. Presidente da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. Desde 2013 ocupa a presidência do Parque Vila Germânica e é secretário de Turismo de Blumenau (Administração Napoleão Bernardes).

18 - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto  - SAMAE
Alexandro Fernandes (PSDB)
Formado em Administração; ex Secretário da Fazenda de Blumenau entre 2013 e 2016 (Administração Napoleão Bernardes). Foi um dos coordenadores das campanhas eleitorais de Napoleão Bernardes - a partir de Florianópolis, onde residia na época. 

19 - Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau - SETERB
Carlos Lange (PSDB)
Graduado em Direito, pós-graduado em Direito Público e Direito Tributário e mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela Univali.
Desde agosto de 2015 é presidente da autarquia (Administração Napoleão Bernardes).

20 - Fundação do Bem Estar da família Blumenauense (Pró-Família)
Cristiane Loureiro (PSB)
Graduada em Fisioterapia, atuou em clínica particular. Presidente da Associação das Empresas de Fisioterapia do Estado de Santa Catarina desde 2015 e suplente de vereadora pelo PSB, na gestão 2017.

21 - Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu)
Rodrigo Rogério Ramos (sem partido)
Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo, especialista em Arte-Educação, produtor cultural e professor. Está à frente da Fundação desde abril de 2016 (Administração Napoleão Bernardes).

22 - Fundação Municipal de Desportos (FMD)
Egídio Beckhauser (SD)
Ex treinador de diversos times amadores da modalidade de futebol. Atuava como coordenador das categorias de base do Clube Metropolitano.

23 - Fundação Municipal do Meio Ambiente (FAEMA)
Alexandre Baumgratz (PP)
Advogado, com habilitação na área de Direito Público e especialista em Direito Constitucional. Ex procurador Geral do município de Pomerode.

24 - Intendência Distrital da Vila Itoupava (IDIVI)
Erno Bublitz
Empresário do setor de panificação, ex-presidente do Sindicato dos Panificadores de Blumenau. Ex vereador - Gestão  1993 e 1996. Intendente da Vila Itoupava desde 2013 (Administração Napoleão Bernardes).

25 - Intendência Distrital do grande Garcia (IDIGG)
Airton Maçaneiro (PMDB)
Líder comunitário, ex chefe de unidades administrativas na Sesur e Faema.

26 - Companhia Urbanizadora de Blumenau (URB)
Michael Raul Schneider (PP)
Graduado em Direito.

27 - PROCON
Cezar João Cim (PP)
Formado em Direito, especialista em direito do consumidor e Procurador de Justiça aposentado. Presidiu o Procon, a Comissão Municipal de Defesa ao Consumidor e a Ouvidoria Geral de Blumenau. Foi suplente de deputado Estadual, Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda em 2006, ex vereador - gestão  2013 a 2016.

Blumenau - 27 Secretarias!!!

Governo de Pomerode 2017

As secretarias da administração pública de Pomerode  2017
Prefeito Ércio Kriek  - Vice Prefeita Gladys Dinah Sievert
Ércio Kriek Link - Foto: Jornal de Pomerode
Paralelamente - uma administrações atual e de uma cidade vizinha de Blumenau, Pomerode - apresentou seu quadro de secretários em 9 de dezembro de 2016, logo após o final da apuração das eleições. A administração é do prefeito Ércio Kriek (DEM) e da Vice Prefeita Gladys Dinah Sievert (PSDB).
Curiosamente, a somatória das secretárias municipais de Pomerode somam menos da metade das secretárias da prefeitura de Blumenau.
Houve a redução de número de Secretarias e alguns secretários acumularão cargos, como é o caso da vice-prefeita Gladys Dinah Sievert, que assumirá as Secretaria de Turismo e Lazer e Desenvolvimento Econômico e Planejamento.

1 - Chefe de Governo
 Arlindo Ewald
Ex vereador, Ex Chefe de Gabinete durante a gestão da ex-prefeita Magrit Krueger da primeira gestão de Ércio Kriek. Nos anos de 2009 a 2012, foi presidente da Funpeel.

2 - Secretaria de Turismo e Lazer 
Gladys Dinah Sievert (Vice Prefeita)
Graduada em Odontologia, atuou como dentista entre 1983 a 1998. Pós-graduada em Turismo e Lazer e Gestão Pública. Ex Secretária de Turismo e Lazer - 1998 até 2006. De 2009 a 2012 - vice-prefeita , ex Diretora na Secretaria de Desenvolvimento Regional em Blumenau - 2013 e 2014. Vice prefeita - atual gestão.

3 - Desenvolvimento Econômico e Planejamento
 Gladys Dinah Sievert(Vice Prefeita)
Graduada em Odontologia, atuou como dentista entre 1983 a 1998. Pós-graduada em Turismo e Lazer e Gestão Pública. Ex Secretária de Turismo e Lazer - 1998 até 2006. De 2009 a 2012 - vice-prefeita , ex Diretora na Secretaria de Desenvolvimento Regional em Blumenau - 2013 e 2014. Vice prefeita - atual gestão.


4 - Secretaria de Administração e Fazenda 
Genrado Riemer
Graduado em Ciências Contábeis pela Furb, especialização em Gestão Pública e Administração Fazendária. Ex professor de ensino médio. Ex Secretária de Administração e Fazenda em Pomerode de 2009 até até 2012. Em 2013, ex Secretária de Administração e Fazenda em Apiúna, cargo que ocupa até os dias atuais.

5 - Secretaria de Obras
Wilhelm Zilz
Ex funcionário da  Indústria e Comércio Hermann Weege e também na Indústria de Cerâmica Zilz. 
Ex vereador entre os anos de 1983 e 1988, Presidente da Câmara de 1987 a 1988. Vice-prefeito nos anos de 1989 a 1992. Ex Diretor de Obras. Ex Secretário de Obras - 1997 a 1998 e entre 1999 a 2000, assumiu a Secretaria de Agricultura.
No Samae - anos de 2002 a 2008, foi Diretor. Em 2009 -  Chefe da Divisão Administrativa. Entre 2009 a 2012 - Diretor de Resíduos.

6 - Secretaria de Agricultura 
Wilhelm Zilz
Ex funcionário da  Indústria e Comércio Hermann Weege e também na Indústria de Cerâmica Zilz. 
Ex vereador entre os anos de 1983 e 1988, Presidente da Câmara de 1987 a 1988. Vice-prefeito nos anos de 1989 a 1992. Ex Diretor de Obras. Ex Secretário de Obras - 1997 a 1998 e entre 1999 a 2000, assumiu a Secretaria de Agricultura.
No Samae - anos de 2002 a 2008, foi Diretor. Em 2009 -  Chefe da Divisão Administrativa. Entre 2009 a 2012 - Diretor de Resíduos.

7 - Procurador do Município
Luciano Debarba
Graduado em Direito pela Furb, Especialista em Direito Empresarial e pós-graduado em Direito Processual Civil, atuando nas áreas de Direito Empresarial, Administrativo e Civil.
Ex  Procurador do Município no primeiro mandato do prefeito Ércio.

8 - SAMAE
Ricardo Campestrini
Engenheiro Industrial Elétrico, possui especialização MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-graduado em Gestão Pública.
Funcionário Público efetivo, ex vereador por dois mandatos - Presidência da Casa por duas oportunidades. Ex  Secretário de Agricultura - 2006 e 2007, Ex secretário da Indústria e Comércio. Entre os anos de 2013 e 2014, foi Secretário de Governo, além de ter atuado no Samae por dois anos. Ex vice prefeito - último mandato.

9 - Secretaria de Saúde
 Rafael Ramthun
Graduado em Economia pela Furb - Trabalho no Transportes Ramthun, desde 1994. atual  gerente comercial da empresa.
Ex  presidente da AD Pomerana. Ex presidente da Associação Pomerode Futsal. Entre os anos de 2007 e 2010, foi presidente do Hospital e Maternidade Rio do Testo. Na gestão seguinte, de 2011 a 2014, foi vice-presidente.
Atual presidente da APF Futsal e vice-secretário Hospital e Maternidade Rio do Testo.

10 - Secretaria de Assistência Social 
Renata dos Santos Klee
Graduada em Serviço Social e especialista em Políticas Públicas, Conselheira Tutelar, no ano de 1997. Em 1999 foi nomeada como Assistente Social da Prefeitura de Pomerode. Em 2003, Assistente Social da Prefeitura de Pomerode e trabalha na secretaria desde 2008.

11 - Controladoria 
Marcos Radünz
Bacharel em Ciências Econômicas pela Furb e ex bancário.


12 - Secretária de Educação
Neuzi Schotten
Graduada em Pedagogia em 1985, possui especialização em Psicopedagogia e Mestrado em Educação pela Univali, 2004. Professora no curso de licenciatura em Pedagogia, autora de duas disciplinas do Curso de Pedagogia à Distância da Associação Educacional Leonardo da Vinci (Uniasselvi) e professora em cursos de especialização.

Pomerode - 12 Secretarias!!

Governo de Blumenau  1974

As secretarias da administração pública de Blumenau 1974
Prefeito Félix Theiss  - Vice Prefeito Alfredo Iten
Félix Christiano Theiss.
E para terminar nossa reflexão - vamos conhecer as secretarias e secretários do ex prefeito Félix Theiss.

O ex Prefeito de Blumenau Evilásio Vieira1972/1973 apresentou o primeiro plano diretor da cidade de Blumenau, em 1973. Ficou ao cargo de seu sucessor -  Félix Christiano Theiss, implantá-lo, administração  pioneira na História de Blumenau. Contratou uma equipe técnica para a missão que tinha a sua frente e na sua administração aconteceram inicio de embriões de grandes projetos urbanos que não tiveram sequência nas administrações seguintes.
Para ver maior - clicar sobre a fotografia - o nome "Vilmar" escrito à mão sob Assessoria de Planejamento tem relação ao nome do Arquiteto Vilmar Vidor - contratado pelo Prefeito Félix Theiss - formado em Porto Alegre - para implantar o primeiro Plano Diretor da cidade de Blumenau na cidade. O cargo não foi ocupado por uma filiado de partido.
Durante o ano de 1974, a nova equipe de arquitetos, discutiu o novo Plano Diretor com a população, ao mesmo tempo que coordenava sua aplicação na cidade. Momentos conflituosos entre a necessidade de organizar a partir do planejamento urbano e interesses de grupos pertencentes a todas as classes sociais da cidade. Natural. Nem para isso, criou novas secretarias.


Total - de 9 Secretarias muito bem definidas.
O ex Prefeito Félix Theiss, ao tomar posse, já tinha sua secretaria formada com o nome dos 9 secretários, bem como, cada um recebeu um livreto contendo a Estrutura Pública de governo de Blumenau, em forma de lei, no qual todos deveriam se referenciar em suas atividades públicas. As imagens a seguir, é do livreto que pertenceu ao Doutor Arquiteto Vilmar Vidor, contratado pelo prefeito de Blumenau para coordenar a implantação do primeiro Plano Diretor de Blumenau.


















Arquiteto Vilmar Vidor contratado no governo de Félix Theiss para coordenar a implantação do primeiro Plano diretor de Blumenau e também foi o primeiro  Presidente do Instituto de Pesquisas de Planejamento de Blumenau - gestão seguinte - do ex Prefeito Renato de Melo Viana.


Em síntese após as reflexões:

Prefeitura de Blumenau - 2017 - Napoleão Bernardes - 25 Secretarias e estruturas.
Prefeitura de Blumenau - 1974 - Félix Christiano Theiss - 9 Secretarias e estruturas.
Prefeitura de Pomerode - 2017 - Ércio Kriek - 12 Secretarias e estruturas.
Casarão Comercial Sallinger - Propriedade da FURB - Blumenau SC


----------------------------------

Um dia após a publicação dessa postagem e dois dias após apresentação da lista de nomes do primeiro escalão do governo em sua segunda administração....

14 de Fevereiro de 2017
Mesmo toda a arrecadação estando no limite para quitar compromissos tem explicação para o aumento de Secretarias.
Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido
  1. Arquiteto Vilmar Vidor - Idealizador do Curso Arquitetura e Urbanismo - FURB e do IPPUB
  2. Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
  3. Blumenau - Crescimento desordenado e aparente ausência de critérios
  4. Um passeio pelo Bairro de Itoupava Seca e um pouco de sua História
  5. Um passeio pelo Bairro Victor Konder - Blumenau
  6. As cidades brasileiras estão doentes
  7. Revitalização Urbana: Tendências contemporâneas
  8. Edifícios novos no centro de Blumenau - Verticalização
  9. Urbanismo
  10. A Plano de Mobilidade Urbana e a cidade de Blumenau
  11. A Cidade - Organismo vivo no dia do Meio Ambiente
  12. Rua das Palmeiras (Boulevard Wendeburg) e o Museu da Família Colonial
  13. Kulturverein - Die Colonie Blumenau 
  14. Construção sobre Antigo Porto Fluvial em Blumenau ...
  15. Os Primeiros Caminhos no Vale do Itajaí e do interior
  16. Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz
  17. As embarcações no Rio Itajaí Açú - Blumenau
  18. Um dos grandes nomes da História de Blumenau Hermann Wundeberg



















2 comentários:

  1. Angelina, o cargo nº13 do Napoleão é "Engenheiro Eletricista". Engenheiro elétrico é o engenheiro que põe o dedo na tomada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim estava especificado na fonte - JSC....Tem toda razão, Fabrício. Abraços.

      Excluir