sábado, 25 de fevereiro de 2017

Santo Amaro da Imperatriz SC - Cidades Brasileiras e o Urbanismo

Santo Amaro da Imperatriz - SC - Via pública de acesso a Igreja católica. 
Santo Amaro da Imperatriz - SC.
Desde a década de 1960 vem ocorrendo transformações no modo de viver e de morar nas cidades brasileiras devido o célere adensamento em detrimento da migração de parte da população rural para as cidades - fenômeno que atingiu e atinge, principalmente, as cidades médias.
O resultado disso? 
A agressiva modificação do meio ambiente das cidades  (Meio ambiente é formado pelas Paisagens natural e construída), a qual, quase sempre, interfere na qualidade de vida das pessoas.
Centro de Santo Amaro da Imperatriz.


O adensamento das cidades sem o devido planejamento e medidas para que esse ocorra de maneira organizada – observando critérios com foco em uma cidade para todos e não somente, rentável para grupos, tem como resultado principal - a degradação do ambiente dessa. Dever-se-ia ter um acompanhamento técnico – a partir do planejamento urbano – observando os seguintes quesitos: uso e ocupações do solo, modificações climáticas e ambientais (geográficas) patrimônio histórico arquitetônico, patrimônio cultural, integração entre paisagens natural e construídas, entre outras.
Santo Amaro da Imperatriz - SC.
Até, mais ou menos, o início desse processo no Brasil, a cidade, independentemente de sua densidade demográfica, população, área e malha urbana, era estruturada, como o fazemos quando projetamos uma edificação, com setores muito bem definidos e um planejamento mínimo para a organização e ocupação de seus espaços - adequada a cultura da população predominante
Santo Amaro da Imperatriz - Cidade estruturada  seguindo o modelo das cidades europeias - Quadro óleo sobre tela   inspirado em fotografia antiga do acervo dos fotógrafos Sílvio Knaben e Juliano Souza da Silva.
Foto: Sebastião da Cruz.

Era inimaginável uma cidade, sem o espaço público bem caracterizado, resolvido e com humanização, como por exemplo, uma praça - local de interação e contemplação, além de atividades sociais e econômicas diversas - praticadas em seu espaço.
Também haviam os edifícios públicos mais importantes - pontos focais dentro da cidade - referencias visuais - como por exemplo a igreja localizada no ponto mais elevado e visível. A cidade era organizada com inspiração nas  estruturação das milenares cidades da Europa, continente da maioria das etnias que ocuparam e fundaram as cidades brasileiras. 
Santo Amaro da Imperatriz durante a visita da Família Imperial do Brasil à região.
Santo Amaro da Imperatriz 2017 com uma
população menor que 20 mil habitantes - igreja
 quase sem visibilidade.
Salientamos que esse fenômeno do adensamento das cidades através da migração do campo para  a cidade, também aconteceu nas cidades do continente europeu - na virada do século XIX para o século XX,  mas ocorreu e foi observado de maneira diferente que no Brasil. Por lá surgiram especializações técnicas, fóruns, estudos e projetos para minimizar o impacto negativo nos espaços urbanos.

Leitura Complementar - Clicar sobre - Arquitetura - Siedlung - Hufeisensiedlung Britz - Berlin

No Brasil, nas últimas 7 décadas, ocorre um processo de degradação céleres na maioria das cidades, fomentada pela economia "tudo vale" a especulação em torno de seus espaços, sem a reflexão adequada por parte dos órgãos oficiais de maneira prática e efetiva - pela ótica social (Não no sentido político) mas como espaço para todos e não somente como uma empresa lucrativa - desconsiderando demais espaços, como espaços de: lazer, morar, se locomover e descansar. 
Transporte público que transporta bicicletas dos passageiros sem adicional no custo da passagem - Stuttgart - Alemanha.

Königsplatz - Stuttgart - Foi construído em 1841 (Antes da visita da família Imperial do Brasil à cidade de Santo Amaro da Imperatriz) - para as comemorações do 60° aniversário e o jubileu de 25 anos do Rei Wilhelm I de Württemberg, na Schlossplatz - Foi preservada e não tem edifícios que agridam sua paisagem em seu entorno. Nas horas de lazer - as pessoas ocupam a praça, com segurança - "sem vagabundos" - principal desculpa para "fechar" um espaço público no Brasil e entregar aos "parceiros". Essa praça é pública, como tanta outras e quase todas as cidades do velho continente - origem de nossas cidades.




Há falta de conscientização, políticas urbanas e fiscalização de fato, funcionando. O assunto é apropriado, enquanto discurso, politicamente correto, pois sensibiliza o cenário internacional, passando a falsa imagem de que há uma preocupação, mas que, nos espaços, efetivamente, não acontece nada, no sentido de planejamento e ordenação espacial, considerando com a paisagem pré existente. Há raríssimas exceções.
Apresentaremos algumas
reflexões a partir da cidade  pertencente à Região Metropolitana de Florianópolis - Santo Amaro da Imperatriz - Uma cidade de porte pequeno - no entanto com problema espaciais de cidade grande. Nem sempre foi assim.Estivemos na cidade de Santo Amaro da Imperatriz na década de 1990 e no mês de janeiro de 2017. Observamos esse fenômeno que acabamos de mencionar em sua paisagem.
A cidade de Santo Amaro da Imperatriz foi entreposto comercial importante localizado no caminho dos tropeiros entre a serra catarinense e a capital da Província de Santa Catarina - Nossa Senhora do Desterro, mais tarde Florianópolis
Mapa original feito pelo imigrante alemão da Colônia de Blumenau, em 1870, - Emil Odebrecht
Caminho das Tropas em Santa Catarina e as nucleações urbanas do período  - alterado por nós - Santo Amaro da Imperatriz - marcação vermelha.




Outubro de 1814, quando índios  bororenos venciam melícias federais ou
descendentes de portugueses que estavam no comando do Brasil -
Pintura de Debret.
Santo Amaro da Imperatriz faz parte da região metropolitana de Florianópolis – capital do estado de Santa Catarina. No último senso do IBGE, somou uma população de 19.823 habitantes.
De acordo com os dados do IBGE, foi no ano de 1795, que chegaram as primeiras famílias pioneiras no local e denominaram a localidade pelo nome de  Nossa Senhora de Santana. As primeiras famílias foram as famílias: Andrade, Neves,  Abreu, Ferreira e Souza. Virando para o século XIX, houve pouco desenvolvimento na região, até ser descoberto  as águas termais de Caldas. Viviam tribos indígenas nas redondezas. 
A partir da descoberta e estudos das águas termais na fonte, foram trazidos tropa de milícia para afugentar os índios que viviam no local
Povoação de São José SC.





O primeiro hospital de
águas termais do Brasil.
As pessoas viajavam do Rio de Janeiro para a região, pelo mar - via Nossa Senhora do Desterro (Capital da Província de Santa Catarina -  e São José. Em 1845, o Imperador e a Imperatriz - D. Pedro II e  Dona Maria Cristina, seguindo conselho médico, chegaram à região das termas. Antes de chegar ao local, passaram alguns dias na povoação de São José, mais precisamente entre os dias 29 e 31 de outubro de 1845. Conta a história local que foram necessários 16 homens para conduzirem a barcaça que fez a travessia do Rio Cubatão, rio que corta a cidade de Santo Amaro da Imperatriz e que tinha mais correnteza do que hoje. O povoado - atual Santo Amaro da Imperatriz festejou a presença da família imperial brasileira na região. Foi construído o primeiro hospital com águas termais do Brasil. O edifício original do hospital não existe mais. Ainda existe a edificação onde onde D. Pedro II e a Imperatriz se hospedaram. O local, atualmente é um hotel, no qual, também funciona um restauranteàs margens do ribeirão onde se banharam. 
Hotel Imperador Caldas da Imperatriz.
Corredor dos quartos.

Águas termais.

A paisagem mudou... 


A igreja era visível e o ponto focal da cidade - edificações unifamiliares com características - específicas - jogos de telhados.


Atual Prefeitura Municipal - início Década de 1980.


Edificação grande na frente da igreja,compete a paisagem com a mesma.

Mesmo local fotografado por nós - 2017 -  foto abaixo.


Igreja sem a vista da cidade e a cidade sem a vista da igreja - Característica de outros tempos.

Até o ano de 1943, o núcleo urbano ficou conhecido como Santo Amaro do Cubatão - passando a ter o nome de Cambirela até o ano de 1947, quando foi finalmente chamado de Santo Amaro da Imperatriz - nucleação pertencente até então, ao município da Palhoça. No ano de 1845, foi elevada a Distrito, com o nome de Santo Amaro. No ano de 1958, se emancipou de Palhoça.

Dados Geográficos 
IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Área da unidade territorial 2015: 344,049 km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 6 estabelecimentos
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal: 2010 (IDHM 2010) 0,781
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.996 matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 957 matrículas
População residente: 19.823 pessoas



Santo Amaro da Imperatriz 2017
As imagens comunicam...











Rua Central - Rua major Joaquim de Campos.














Cemitério ao lado da Igreja.

Vista do cemitério.







Patrimônio histórico Arquitetônico - principal ponto focal da cidade.












Paisagem "Quebrada".









Local onde residia o Frei Hugolino - que trabalhou no Colégio Santo Antônio de Blumenau - Próxima postagem - sua biografia.



Resquícios de uma cidade de outros tempos.


Vista de pedaço de cidade nova - crescimento desordenado.

Local onde residia o Frei Hugolino.











Local onde frei Hugolino trabalhava após sua morte o local se transformou em Secretaria do Turismo - sua equipe foi desmantelada e o local de atendimento não existe mais.

Capela junto ao conventinho do Frei Hugolino.


Escreveremos sobre a história do Frei Hugolino Back e também, sobre sua morada na cidade de Santo Amaro da Imperatriz. Para acessar - Clicar sobre: Frei Hugolino Back - A cura pelas mãos





























Rio Cubatão






























Para reflexão...
Nossas cidades estão se tornando espaços feios, "insalubres", agressivos e desconexos. Estão interferindo na qualidade de vida das pessoas, comprometendo o meio ambiente e tornando o quadro, irreversível. Que cidades queremos deixar para as futuras geraçõesLembremos que, na Europa, existem cidades com história milenar, ainda refletida suas paisagens e as cidades brasileiras tem sua origem histórica lá. Ninguém pode mudar e negar isso - é História

Leituras sugeridas:
  1. Urbanismo
  2. Um passeio pelo Bairro Victor Konder - Blumenau
  3. As cidades brasileiras estão doentes
  4. Revitalização Urbana: Tendências contemporâneas
  5. Edifícios novos no centro de Blumenau - Verticalização
  6. A Cidade - Organismo vivo no dia do Meio Ambiente
  7. Frei Hugolino Back - A cura pelas mãos







Nenhum comentário:

Postar um comentário