quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Capela de Águas Brancas - Urubici SC

Estivemos observando a Capela de Águas Brancas localizada no município serrano de Urubici - Santa Catarina, sul do Brasil, em algumas de nossas visitas in loco. É uma tipologia importante dentro do conjunto do patrimônio histórico arquitetônico local, regional e catarinense.
A povoação da comunidade na qual está localizada - Águas Brancas aconteceu quando, ao longo da primeira metade do Século XX,   chegaram  mais de 50 famílias descendentes ou imigrantes letos. Na época, o local era um Distrito de Bom Retiro, atualmente pertencente a Urubici - SC. Esses imigrantes e seus descendentes deixaram sua marca na tipologia da histórica capela, mesmo que a grande maioria das pessoas dessa época pertenciam a outra religião, que não a da qual o templo pertence. É uma igreja católica. A maioria das famílias letas pertenciam a religião  Igreja Batista Leta do Brasil - grande responsável por manter a cultura e identidade desse povo em regiões no país, mesmo em Urubici. 
Recomenda-se ler postagem indicada no final dessa.


Algumas famílias de migrantes: 
Andermann, Auras, Elbert,  Feldman, Freibergs, Frischenbruder, Karkle, Karkling,  Klava, Klawinch, Lanka, Leepkaln, Legsdins, Leimann,  Pägle, Sahlit, Zeeberg, Slengmanis, João Karklis,   Ungurs, Linde, Briedit, Ozols, Ricardo Feldsberg, Ricardo Maissim, João Zalit, Oscar Karps, Gustavo Grikis, Verner Grikis, Karlis Karklis, Bruvers, Átis Slengmann,  Bumbiers, Ochins, entre outras.
A origem da
maioria dessas famílias na Letônia era da capital do país - Riga e da cidade de  Ventspils - também uma cidade portuária localizada no Báltico e atual bairro de Riga.
Agricultor leto, preparando a terra para plantio - Urubici Foto do Blog - Colônia Rio Nov
Também descendentes de outras etnias chegaram em Águas Brancas, cuja vocação ao longo de seu período histórico, foi a agricultura familiar. O clima e a terra locais contribuem para isso e os letos do início do Século XX, observaram essas questões, que os motivaram subir a serra e também construir  o caminho da Serra do Corvo Branco.
Águas Brancas - Final da Década de 1960
Essa capela, em especial,  conhecemos no ano de 1970 e também a escolinha isolada na proximidade da capela. Igualmente uma tipologia do patrimônio histórico arquitetônico local.
Antiga Escola isolada de Águas Brancas - Urubici SC
Em 1970, tivemos a oportunidade de participar de uma festa da comunidade (7 anos de idade) e também entrar nas salas de aula da pequena escola (Há registro fotográfico). Na época estudavam duas turmas por sala de aula, em um total de duas salas. A professora ministrava aula para duas turmas (Primário).
Introduzimos esse texto com a história da migração dos letos, para  fazer uma reflexão sobre a arquitetura da capela. Durante esses mais de 45 anos que separam a data que conhecemos a capela e a data atual, podemos afirmar que o patrimônio histórico arquitetônico de Urubici não sofreu intervenções que o descaracterizasse e muito menos avarias. A tipologia da capela tem influência da cultura leta, pela presença do telhado em duas águas, pontiagudos e com os panos "quebrados" apresentando inclinações diferentes. A porta frontal da capela é protegida por um pequeno "alpendre" inserido na construção e este, está localizado no meio de duas janelas, com uma rosácea sobre sua entrada. O material usado na construção é alvenaria de tijolos e argamassa - um luxo, dentro desse período histórico, dentro dessa comunidade e região. Nessa época, muitos templos no interior de Santa Catarina eram construídos de madeira, material extraído do local e muito acessível, mediante o baixo custo da madeira. O campanário da capela de Águas Brancas, também é original e está localizado externamente ao corpo da capela. Foi construído de madeira. A capela foi construída no local mais elevado da região da comunidade Águas Brancas, como era tradição em quase todas as culturas dentro de um recorte de período histórico. A cidade se desenvolvia em torno da igreja - e para isso a igreja, principal ponto focal e de referência visual, era construído no local mais elevado.
Observamos que a capela não possui um acesso definido, com teria uma igreja com as mesmas características - um caminho com acesso para a estrada, ladeado por palmeiras ou outra espécie de árvore, terminando com uma escadaria e com o ajardinamento. A cruz de maneira, faz lembrar essa ausência, pois estaria ao lado desse caminho. A paisagem natural e o paisagismo tornariam esse conjunto muito mais completo em sua linguagemessência histórica e mais bonito, consequentemente.

Ao lado esquerdo, sempre existiu um pequeno campo de futebol, onde garotos e jovens da comunidade de várias gerações, jogavam futebol.
No lado direito, tinha a escolinha isolada com linhas retas e telhado quatro águas. A escolinha tem mais ou menos a mesma idade que a capela - referência na comunidade por décadas e gerações e no entanto, não teve o mesmo cuidado que capela de Águas Brancas. Apresenta somente a "casca" de sua edificação original e  no mais, está descaracterizada e quase abandonada. Se o patrimônio é da municipalidade, seria um bom lugar para começar a organizar um local a memória da cidade - como sugestão.

Fica o registro e as imagens...

Que comunicam.











Campanário
Rosácea


Campinho de Futebol e Comunidade de Águas Brancas


Campanário



Escolinha isolada






Flores ao lado da capelinha.



Interior do templo




Campinho de futebol, onde gerações de jovens praticaram esporte. 




Solo da região

Localização no ponto mais alto da região.

Nova escola - agora Centro Educacional


História abandonada...

O interior da escolinha teve seu lay out mudado. A estrutura do telhado é a mesma e original de madeira. Estrutura de madeira de pinheiro nativo. As imagens comunicam - feitas com celular e a partir de buracos existentes na porta.













Frente da capela - Rodovia SC 110



Em Construção...


Leituras complementares - Clicar sobre o título escolhido.
  1. Os Letos em Urubici
  2. Corvo Branco - Urubici - Santa Catarina
  3. Arquitetura - Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens - Urubici SC







Nenhum comentário:

Postar um comentário