terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Václav Havel na metamorfose da Europa - Exposição de fotografias de Oldřich Škácha - em Blumenau

O Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e o Consulado Honorário da República Tcheca em Blumenau, juntamente com o apoio da FURB – Universidade Regional de Blumenau, Fundação Cultural de Blumenau e  Prefeitura Municipal de Blumenau estão apresentando para a comunidade de Blumenau e região, a exposição de fotografias assinada pelo fotógrafo tcheco Oldřich Škácha, conhecida  Václav Havel na metamorfose da Europa.
Oldřich Škácha e Václav Havel

Oldrich Škácha
Oldrich Škácha - foi um fotógrafo tcheco que nasceu no dia 16 de outubro de 1941 na cidade de Praga e partiu no dia 29 de março de 2014






Škácha ficou conhecido por fotografar personalidades de seu país ligadas à política e à cultura. Entre essas personalidades está Václav Havel GColL ou somente Václav Havel - escritor, dramaturgo tcheco e o último presidente da Tchecoslováquia e o primeiro presidente da República Tcheca.
Václav Havel






Václav Havel nasceu em Praga no dia 5 de outubro de 1936 e partiu no dia 18 de dezembro de 2011. Defendeu reformas em seu país sem o uso da violência. Permaneceu preso por defender suas idéias  e foi um dos líderes Revolução de Veludo em 1989. Em 1990, recebeu o colar da Ordem da liberdade de Portugal.
Praga
Havel defendia a preservação da federação entre tchecos e eslovacos durante a dissolução da Tchecoslováquia. Em 3 de julho de 1992, através do parlamento federal - foi o único candidato a presidente - devido à falta de apoio dos deputados eslovacos. Após a declaração de independência da Eslováquia, Havel renunciou à presidência no dia 20 de julho, quando foi criada a República Tcheca. Candidatou-se ao cargo de presidente e venceu as eleições no dia  26 de janeiro de 1993.
Foi reeleito presidente no ano de 1998, permanecendo no cargo até o ano de 2003.
Václav Havel
 Esta amostra fotográfica apresenta um pouco da vida pública dessa personalidade contemporânea tcheca. 
Oldřich Škácha e Václav Havel
O fotógrafo Oldrich Škácha estudou entre os anos de  1959-1963  na Escola Estadual de Artes Gráficas de Praga. Iniciou sua carreira como jornalista fotográfico em uma revista (1964-1966). Após esse período, trabalhou como jornalista fotográfico freelance para várias editoras e instituições (estúdios de cinema Barrandov, liberdade de expressão, World Young, flores etc.). Depois de 1969, em função da política, não pode atuar com muita liberdade e passou a fotografar personalidades que faziam parte do círculo de Václav Havel, quando em 1990 tornou-se seu fotógrafo pessoal.

 De acordo com os Consulados Geral da República Tcheca em São Paulo e  Honorário da República Tcheca em Blumenau, as fotografias expostas apresentam os principais momentos da vida e o trabalho de Václav Havel, desde a sua atividade política, mas também, como escritor e dissidente durante as décadas de de 1970 e 1980.
Havel foi uma das personagens de oposição ao regime comunista, sendo reconhecido internacionalmente como defensor dos direitos humanos, da paz e da liberdade de expressão. 
O fotógrafo também registrou, através de suas imagens, o lado escritor e dramaturgo de   Václav Havel e parte de sua vida privada.

No Brasil há três publicações traduzidas da obra de Václav Havel. 
Em 2010 foi publicada a coletânea de Poesia e Teatro (Editora Annablume) que inclui os dramas: Confraternização de Jardim e Largo Desolato. também contém a compilação de poemas concretos Anticódigos
Em 1992 foi publicada a tradução de Cartas a Olga (Editora Estação Liberdade) -  uma coleção de cartas de Václav Havel escritas na prisão e enviadas à sua esposa.
Em 1991 foi publicada a tradução da Entrevista à distância (Editora Siciliano) trabalho em parceria com o jornalista Karel Hvížďala, adquirida nos anos 1985-86.





Sra. Lucie Lachoutová Natal da Luz.
Blumenau poderá conferir um pouco do trabalho de Oldrich Škácha sobre a vida de Václav Havel  na FURB - Blumenau, a partir do dia 2 de fevereiro até o dia 18 de março.
Acontecerá a abertura da Václav Havel na metamorfose da Europa para convidados, no dia 1º de fevereiro e o evento contará com a presença do Consulesa da República Tcheca em São São Paulo - Sra. Lucie Lachoutová Natal da Luz.
Oldřich Škácha e Václav Havel
Momentos dessa exposição em Porto Alegre RGS:

 Detalhes importantes...

Exposição
Václav Havel na metamorfose da Europa
Série de fotografias de Oldřich Škácha

Abertura:
01 de Fevereiro de 2017 – às 19 horas
de 02 de Fevereiro a 18 de Março de 2017

Local:
FURB – Universidade Regional de Blumenau
Salão Angelim, na Biblioteca Universitária

Organização:
Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo
Consulado Honorário da República Tcheca em Blumenau
FURB – Universidade Regional de Blumenau
Fundação Cultural de Blumenau
Prefeitura Municipal de Blumenau

Contato:
Consulado Honorário da República Tcheca em Blumenau
Cônsul Honorário Sr. Rafael Thales de Freitas
Fone: (47) 3231-0050
Cell: (47) 99908-2710 Fabiana
blumenau@honorary.mzv.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário