sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Momentos da 34º Festa Pomerana - dias 20 e 21 de janeiro


Acompanhamos o Coro Masculino Liederkranz - do C.C. 25 de Julho de Blumenau em sua segunda apresentação na cidade de Pomerode durante sua festa maior e no dia de aniversário de sua emancipação política.
No dia 21 de janeiro - Pomerode tradicionalmente festeja sua emancipação política de Blumenau. A Festa Pomerana surgiu há 34 anos, mas seu "embrião" surgiu há 58 anos - a partir das festividades de aniversário de emancipação do município.
Parabéns aos moradores de Pomerode. Na essência, consideramos todos, filhos da mesma história cultura. 
Hermann Blumenau
Relembrando, Pomerode foi uma colônia estrategicamente criada em 1861, no caminho entre a Colônia Blumenau e a Colônia Dona  Francisca -  Atual cidade de Joinville - e também acesso ao Porto de São Francisco do Sul, por onde chegaram inúmero imigrantes.
Os primeiros imigrantes a ocupar esta região, foram os pomeranos. Conta a história que foi Hermann Blumenau que organizou e incentivou a formação desta colônia, criando, além de um novo núcleo urbano entre as colônias de Blumenau e Dona Francisca, também mais um núcleo comercial e consumidor. Os primeiros imigrantes pomeranos - oriundos da mistura de povos germanos (cristãos convertidos) e eslavos - que povoavam o atual território do norte da Alemanha e parte da Polônia, recebiam lotes, a partir de um primeiro parcelamento do solo, onde cultivavam arroz, batata, fumo, aipim, feijão e criação de rebanhos.
Demarcação dos lotes coloniais - Colônia Blumenau - Segunda metde do século XIX
Durante a edição da Festa Pomerana 2017, entre os dias 20 e 21 de janeiro, próxima a meia noite, os ambientes da Festa Pomerana pararam e todos assistiram o show pirotécnico para celebrar a história do município. Estávamos no Pavilhão Cultural - onde acontecia o Show apresentado pelo Coro Masculino Liederkranz, interrompido, mas que retomou após a homenagem colorida e festiva. 
Também registramos canções do Hausmusikanten. Registramos uma histórica integração entre cantores do Coro Masculino Liederkranz e o tradicional Grupo Musical. Registramos vídeo. Maestro José Carlos Oeschler estava presente.
Hausmusikanten
Nesse dia 20 de janeiro encontramos inúmeros líderes de comunidades do Rio Grande do Sul ligados à cultura alemã. Entre eles, o prefeito da cidade de Lagoa dos Três Cantos - Dionísio Pedro Wagner, acompanhado de assessor e também, do folclorista Diego Alexandre Jost
Prefeito Dionísio Pedro Wagner à esquerda e o folclorista Diego Alexandre Jost - ao centro
Lagoa dos Três Cantos  - Linda cidade




Também encontramos pessoas ligadas a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul. Conversamos com essas pessoas e houve trocas de pareceres, idéias e de maneira efetiva, o intercâmbio cultural. Também efetuamos apresentações entre os visitantes e pessoas da cultura local.
Visitantes de Santa Crus do Sul - RGS e o Maestro do Coro Masculino Liederkranz - José Carlos Oeschler
Lideranças de Lagoa de Três Pontas e o coordenador do Grupo Folclórico Alpino Germânico de Pomerode - André Cristiano Siewert
No dia 21 de janeiro almoçamos em um dos restaurantes da Festa Pomerana - localizado no Pavilhão Principal, onde, finalmente encontramos as Realezas da festa, que também almoçaram no local.
Vestiam um antigo traje e não a nova versão 2017. Fomos cumprimentá-las, e perguntamos suas opiniões sobre o novo traje da edição 2017. Uma das princesas respondeu - "É diferente"! O acompanhante oficial da Realeza na 34º Festa  Pomerana respondeu; "Com o clima que tem a cidade durante a festa, é muito difícil ter somente dois trajes para usar durante o período da mesma." 
De fato o é e também, de fato, é diferente. Pomerode fez história ousando mudar. Principalmente, por ter dado espaço para o início de debates sobre o que realmente uma realeza da Festa Pomerana deva usar nas próximas edições. Esse debate saiu de Pomerode e está acontecendo em outras regiões e também, estados. 
A equipe que teve essa iniciativa de apresentar outra opção de traje para a realeza, foi ousada e corajosa. Quebrou paradigmas
Realmente, 2 trajes são poucos para tantos dias de festa, onde os dias são extremamente quentes. Mas já existem dois trajes, muitas idéias e opiniões. É preciso que esse trabalho não se perca a partir da comodidade de continuar fazendo a "mesmice" sem reflexões e base histórica.

As fotos da realeza com o novo traje? Ficamos devendo, pois não tivemos oportunidade e a sorte de encontrá-las vestidas com o mesmo.

Uma sequência de imagens, que comunicam...
Momentos da 34º Festa Pomerana











Realeza da Festa de Guabiruba SC

















































Historiador e Professor Dietrich Drews


Folcloristas do Grupo Folclórico Pomerano 


Prefeito da cidade gaúcha Lagoa dos Três Cantos - Dionísio Pedro Wagner










































































































Rainha da Schüzentfest – Festa dos Atiradores de Jaraguá do Sul - Alice Vogel Bast e seu noivo Edson Persike. Na foto - Alice Vogel Bast está com a Faixa da Sociedade que representou no concurso da Realeza da Schüzentfest.
Curiosidade: O traje usado pela Rainha da Schüzentfest na 34º Festa Pomerana foi pesquisado e confeccionado pela própria Rainha. Além da beleza, a Rainha  da Schüzentfest de Jaraguá do Sul é interessada na pesquisa e habilidosa com trabalhos manuais.









 Vídeos...














Ein Prosit!
Parabéns Pomerode!






Nenhum comentário:

Postar um comentário