segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Brasão da cidade de Blumenau

Desenho histórico original - brasão da cidade de Blumenau
Desenho atual - Brasão de Blumenau com modificações visíveis e grosseiras
Exemplo: cores alteradas e traço preto muito forte no contorno das figuras.
Brasão família Wittmann
da Alemanha
O brasão, de uma maneira abrangente, tem sua origem na Europa medieval. É uma composição feita a partir de um desenho que segue critérios determinados, obedecendo regras da heráldica. Essa composição em forma de desenho tem o objetivo de identificar grupos familiares, clãs, corporações, cidades, estados, países, regiões, etc.
Esta miniatura medieval ilustra a ideologia das três ordens 
sociais (os que rezam, os que guerreiam, os que trabalham). 
A que guerreia segura um escudo







A composição de um brasão é assentada em uma forma que lembra um escudo – arma de defesa dos cavalheiros medievais. Pode também ser representados em bandeiras, vestimentas, edificações, objetos pessoais.
Com o declínio do feudalismo na Europa – Ascensão da burguesia e declínio da aristocracia e do clero, também o brasão perdeu um pouco de sua importância na sequência histórica, mas não na Alemanha, de onde vieram os pioneiros para a região de Blumenau. Para os alemães, a Idade Média e seu estilo, hábitos e costumes sempre foram consideradas características do estilo nacional alemão (Ver os contos dos eruditos Irmãos Grimm) e até nos dias atuais existem seus adeptos. 
Além disso, no Século XX, novamente houve uma busca dos símbolos do brasão, como aconteceu na cidade de Blumenau, para identificar de maneira cívica, municípios, estados e países. Essa prática nunca foi interrompida em regiões da Alemanha dentro de sua sequência histórica.
Affonso d'Escragnolle Taunay
O brasão de Blumenau foi idealizado no ano de 1936 por Affonso d'Escragnolle Taunay - biógrafo, historiador, romancista, heráldico e professor nascido em  nossa Senhora do Desterro - capital da Província de Santa Catarina.
Na época, o brasão criado por Affonso d'Escragnolle Taunay não pode ser usado publicamente em função da Constituição Federal de 1937 - Período crítico para a região e explicado na postagem sobre a Nacionalismo no Vale do Itajaí. A Constituição Federal proibia o uso dos brasões  e bandeiras estaduais e municipais. O brasão de Blumenau, somente foi instituído em 1948, através da Lei Municipal Nº 19, do dia 21 de junho. 
Frederico Guilherme Buch Jr.
Passou, então, a ser usado de maneira oficial no timbre de documentos oficiais da Prefeitura Municipal de Blumenau e da Câmara Municipal, igualmente. Isso aconteceu no mandato do Prefeito Frederico Guilherme Buch Jr..


O brasão de  Blumenau é formado por um escudo sobre o qual, há uma coroa mural amarela com três torres visíveis  e três subentendidas fora da visão - as quais  representam a gloria e nobreza de Blumenau.

O brasão apresenta as figuras de dois homens - denominados tenentes - Figuras que suportam o escudo. O primeiro  representa o fundador - Hermann Blumenau (Reproduzido de uma imagem feita no ano de 1860, e o segundo, um lenhador com seu machado, reproduzido a partir de uma fotografia de um colono que residia na Colônia. Lembramos que todos que residiam em uma colônia era denominado colono.
Desenho original do Brasão de Blumenau
Brasão cidade natal do
 fundador de Blumenau
Cidade de Hasselfelde
Com essas figuras, pretendia-se mostrar a origem do primeiro grupo de colonizadores de Blumenau, embora é sabido e já publicado nesse Blog, que já existiam famílias de imigrantes alemães residindo na região do Bairro Vorstadt, no momento que chegou o primeiro grupo de imigrantes junto com o fundador.


O escudo é divido em sete partes. Em algumas partes do escudo há as representações de regiões existente e que faziam parte da Alemanha unificada em 1871 - de onde vieram um maior contingente de imigrantes para a região. Por exemplo, na parte localizada no escudo - ângulo superior esquerdo - existe a  presença do leopardo heráldico, parte do brasão da cidade alemã de  Braunschweig, cidade onde o fundador de Blumenau - Hermann Blumenau residiu seus últimos dias e faleceu. Lembramos que Hermann Blumenau nasceu na cidade de Hasselfelde, cujo brasão tem o destaque de uma folha. 
Trancelim - Saxônia
Outra parte do escudo do brasão de Blumenau, tem a presença da águia vermelha segurando o cetro e o gládio (espada) que representam a Prússia e o Tirol e em outra parte (canto inferior esquerdo), está o trancelim - uma faixa verde, representando a bandeira da Saxônia. No canto inferior direito, o leão azul representa a Bavaria.
Leão azul - Bavaria

Águia vermelha
Prússia
No centro do escudo - ocorre parte da junção das duas culturas - misturando elementos da cultura germânica com partes das armas do Brasil e do estado de Santa Catarina. No lado esquerdo do ângulo central, sobre um fundo azul, está parte das Armas Nacionais do Brasil e na sua direita, o símbolo do antigo escudo de Santa Catarina (Roda navalhada de Santa Catarina, a âncora e a chave de cruzada em cor prata).

Antigo escudo de Santa Catarina
Na parte central do escudo está a presença do Cruzeiro do Sul, lembrando o firmamento brasileiro, junto a um campo florido e um rio branco - o grande Rio Itajaí Açu, vida e acessibilidade a Blumenau. O conjunto lembra o nome do município - Blumenau -  que significa "Várzea florida".
Todo o conjunto do escudo está sobre uma faixa azul com os dizeres: "Pro Sancta Catharina Et Brasilia" - Por Santa Catarina e Pelo Brasil. A roda dentada presente  atrás da faixa, faz alusão a engrenagem de ferro - a indústria local que fomentou e iniciou, junto à Colônia Dona Francisca, a industrialização no estado de Santa Catarina.
"Blumenau"
Margens do Rio Itajaí Açu atual - área central de Blumenau



















Muito antes da Oktoberfest - Blumenau e região tinham laços muito estreitos com regiões da Alemanha. Sua história e cultura apresentam características fortes a essas questões e isso está ligado à identidade da cidade. Isso é o Brasil multicultural.

Para terminar...
O Brasão de Blumenau é muito visualizado, embora não prestemos atenção em seus símbolos, cores e detalhes. Está no centro da bandeira de Blumenau.
Bandeira de Blumenau na fachada da Prefeitura de Blumenau - durante a passagem de seu aniversário - dia 2 de setembro.




















Conhecer é importante.
Bandeira de Blumenau

Leituras complementares...
Clicar sobre o título escolhido
















Nenhum comentário:

Postar um comentário