sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Schützenverein Harmonie - 120 anos de História - Momentos e História - (S.R.D. Serrinha)

O nome original do primeiro grupo da Sociedade era Schützenverein Harmonie
S.R.D. Serrinha não existia - segue a história.
No dia 11 de dezembro de 2016 - domingo, a comunidade e sócios do Schützenfest Harmonie - Associação Recreativa Desportiva do Serrinha, localizado na Vila Itoupava - Blumenau, comemorou seu 120° aniversário de fundação, junto com sua tradicional Schützenfest Festa de Rei e Rainha. A data de sua fundação é comemorada no dia 6 de dezembro - dia de São Nokolau.
Antes de apresentar um pouco dos registros destes momentos de comemorações do aniversário de 120 anos da S.R.D. Serrinha, apresentamos um pouco dessa história, a qual teve início no final do Século XIX.
É público que o fundador da Colônia Blumenau - Hermann Blumenau - e os primeiros imigrantes aportaram às margens do Rio Itajaí Açu no ano de 1850 para fundar a Colônia Blumenau. Também é público, que na região já viviam algumas famílias alemãs que forneceram apoio a estes imigrantes que chegaram com o fundador. Esses pioneiros trouxeram consigo, práticas sociais que deram origem às tradições locais do Vale do Itajaí, antiga Colônia Blumenau.

Relembrando um pouco dessa história
Chegada dos primeiros 17 imigrantes  alemães - 2 de setembro de 1850.
O governo brasileiro, para estimular a vinda dos imigrantes europeus, desenvolveu intensa campanha propagandista. O Brasil vivenciava, nesse tempo, as dificuldades de um país recém-declarado independente que buscava a sua consolidação política. Era necessário colonizar áreas no Sul do país, como também preencher os grandes vazios demográficos nas regiões de fronteiras, as quais assegurariam a manutenção da integridade geográfica do Império. 
Testo Salto - Início do século XX.
A ocupação e a transformação do solo no Vale do Itajaí, bem como em outras regiões, que adotaram a política de colônias foi trabalhosa e com muitos desafios a serem vencidos. Os primeiros imigrantes ocuparam um território desconhecido, sem muito apoio da administração da província, do governo brasileiro e desprovidos de qualquer infra-estrutura básica, além da limitação do idioma, pois não falavam português ou guarani, com raras exceções.
Os obstáculos, nos primeiros momentos, não impediram que buscassem alternativas de lazer e manutenção cultural familiar.
Eram filhos e contemporâneos dos conflitos armados que deram forma a nova configuração geográfica europeia da época. Tinham habilidade no manuseio de armas e muitas de suas atividades de lazer envolviam as armas, como tiro ao alvo. 
No Vale do Itajaí, os imigrantes trouxeram as práticas da sociedade de tiro - Schützenverein. Aqui, como na Alemanha atualmente a tradição continua e ainda praticam as atividades do Schtzenverein. Não é algo exclusivo da região local e criado aqui, como alguns historiadores insistem defender.
Encontramos Sociedades de tiro - ou Schtzenverein na Alemanha, em algumas regiões, na atualidade.
Schützverein da cidade alemã de Niederalbertsdorf - 2016.



Lembramos da característica do perfil social dos imigrantes e dos alemães de apreciar o convívio e lazer nas Sociedades e ao ar livre e não compreendido no Brasil sob a ótica da antropologia.
Schützenverein Blumenau com alguns de seus sócios.
Na Colônia Blumenau - no século XIX e início do século XX, sua rotina de atividades era bem definida. Aos domingos e feriados, eram comuns as disputas de tiro. Na época, por serem praticadas ao ar livre, representavam um perigo para as  pessoas.
Em 1859, após a doação de um espaço de terra de 2.500m2 para a prática de tiro, foi fundada a primeira sociedade recreativa da Colônia Blumenau - o Schützenverein Blumenau - atual Tabajara Tênis Clube. A doação das terra foi feita por Hermann Blumenau - fundador e idealizador da Colônia Blumenau. Repassou parte das terras que possuía reservada para comercializar à comunidade da colônia.
Schützenverein Blumenau.
Para ler mais sobre - Clicar sobre: Schützengesellshaft Blumenau

Em 1862, foram enviados os estatutos do primeiro Schützenverein para o Governo da Província, a fim de serem aprovados, o que aconteceu em 1863, um ano depois. Na época, o Presidente provincial estava localizada na cidade de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis. 
Nossa Senhora do Desterro -  Inicio século XIX - Atual Florianópolis.
O Presidente da Província aprovou os estatutos com algumas observações:
- O stande de tiro deveria estar localizado distante da vila e cercado, para evitar perigos ao transeuntes;- Era proibida a presença de pessoas estranhas no local;- Restringir o número de armas à 10 e as munições apenas ao necessário.
À partir de 1875, começaram a surgir outras Sociedades de Tiro, seguindo o modelo do Schützenverein Blumenau. Os núcleos urbanos dentro da grande Colônia de Blumenau eram distantes uns dos outros, o que muito contribuiu para o surgimento dos novas sociedades.
As sociedades de amigos é uma realidade e faz parte da cultura e do lazer de grupos, nos dias atuais na Alemanha. Hoje, após esta constatação durante nossas viagens para a Alemanha, podemos desmistificar outra lenda local, ou lendas locais.

Quem já não ouviu, na cidade de Blumenau, a seguinte justificativa?
"O alemão é teimoso e competitivo e isso explica o número de clubes de tiro na cidade."
Sociedades...

Ouvimos outras tantas justificativas de origem empírica. Lendas! Naquele tempo e nos dias atuais, na Alemanha, tal como funcionam os grupos de Stammtisch, também funcionam as sociedades. Culturalmente a organização faz parte da formação do indivíduo. Se há um grupo de amigos, que joga cartas, ou joga futebol, ou joga Bocha, ou pratica tiro, ou skat, ou....Etc...etc...Sempre será criado uma sociedade ou associação para organizar essa atividade e resgatar uma pequena verba para quitar contas básicas, como bier, local, e outros...
Esta prática foi trazida para nossa região, pelos imigrantes alemães que chegam à região até os dias atuais. Onde há pessoas mais antigas, em grupos culturais, existirá uma diretoria e maneira de resgatar fundos, com a coordenação de seu tesoureiro.
Um grupo de amigos no norte da Baviaria - sociedade - reunidos para praticar Boule na cidade Erlenbach - para ler mais sobre - Clicar sobre: Erlenbach - Conhecendo Spiel Boule - 2016.
Na Alemanha atual existem muitas sociedades de práticas culturais e esportivas. Muitas. Basta formar um grupo de amigos, formalizar uma pequena sede e definir o dia semanal do encontro. A sociedade se faz necessário para formalizar o grupo e para dividir despesas para se divertir - com bier, sede e material. Vimos alguns de várias naturezas em nossas viagens por lá. É uma pequena organização formalizada de amigos. Estes amigos se encontram para praticar seu lazer, que poderá ser até de tiro dentro de um Schützenverein.

Brasões de Schützenverein de cidades de diferentes regiões da Alemanha atual. Há muitas sociedades desta natureza em todo o país - Não é coisa do passado. É tradição.

Também, na cidade de Blumenau, há um Schützenverein centenário - O Schützenverein Harmonie (S.D.R. Serrinha) - fundado em 1896, seguindo o exemplo do grupo de amigos que fundou o Schützenverein Blumenau (conhecido Tabajara Tênis Clube), oficializado em 1875.
Na época, e mesmo até os dias atuais, um dos acontecimentos mais aguardados nas sedes das Sociedades de Tiro foi, e é, os Schützenfest, Festa do Rei.
A festa era realizada uma vez ao ano, geralmente no mês de maio e durava três dias.
O primeiro dia era reservado ao festejo religioso, o segundo dia era de competições de tiro, aonde os atiradores, se reuniam para dar início ao desfile e seguir conforme a programação. Neste dia, como ainda acontece hoje, valiam os prêmios de "rei do alvo" e "rei do pássaro". 
No terceiro dia, após a finalização do "tiro ao pássaro" e a entrega da bandeira da sociedade acontecia a proclamação dos vencedores do tiro de "rei do alvo" e "rei do pássaro" e seus cavalheiros que eram os classificados a partir da colocações: em segundo e terceiro lugar com melhor tiro. Após, o início do grande baile social.
 do Site Associação do Clubes de Caça e Tiro
Mais tarde, além da festa do Rei, os clubes adotaram também, a escolha da Rainha.
Ciente desta tradição e conhecendo um pouco de sua origem vamos apresentar um pouco da História do Schützenverein Harmonie - S.D.R. Serrinha que completou 120 anos de história no dia 06 de dezembro e teve seu Schützenfest no último dia 11 de dezembro junto com as comemorações de seu aniversário.

Um pouco da História do Schützenverei Harmonie

O Schützenfest Harmonie - S.R.D. Serrinha -  foi a 5° Sociedade de tiro fundada, após a Sociedade Blumenau, ou Shüntzemverein Blumenau, na Colônia Blumenau. Suas atividades tiveram início no dia 6 de dezembro de 1896 na localidade de  Untere Itoupava Rega - atual Vila Itoupava. 






















Como já mencionado, a prática de tiro existia na Alemanha e em outros países, prática que mantinham a pontaria dos homens em dia - geralmente soldados dos exércitos - quase sempre, em permanentes conflitos. Do exercício desta prática, criaram competições em seus momentos de lazer. Estes hábitos foram trazidos com os imigrantes. Por iniciativa do fundador da Colônia Blumenau, antes de completar uma  década, a colônia possuía seu Schüntzenverein para os momentos de lazer dos homens locais. A colônia fundou outros tantos núcleos urbanos ao longo de seu vasto território e também nestes locais, foram surgindo as sociedades de tiro.
Parte da história da região e que teve grande impacto, foi o período da implantação da Campanha de Nacionalização,que iniciou antes da 2° Guerra Mundial por iniciativa do presidente brasileiro Getúlio Vargas. Fato sobre o qual, escrevemos e recomendamos sua leitura. Este período, suas consequência e ações explicam muito das lacunas da história e da paisagem localExplicam por exemplo, porque o Schützenverei Blumenau passou a se chamar Tabajara Tênis Clube e porque o Schützenverein Hamonie passou a se chamar S.R.D Serrinha.

Para ler - Clicar sobre
Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas

Getúlio Vargas de bombacha - não é
considerada da cultura nacional, mas
gaúcha, existente também no Uruguai
e na Argentina.
Campanha da Nacionalização aconteceu durante Estado Novo do Governo de Getúlio Vargas, que através de medidas truculentas buscava a construção de sujeitos patriotas, com intuito de criar um "sentimento nacional", desconsiderando o papel do imigrante e sua identidade que ajudaram a construir vilas e cidades do interior do Estado de Santa Catarina. Getúlio Vargas tinha como objetivo, eliminar as diferenças culturais existentes no país, de território continental, e com povoações de migrações distintas, em diferentes períodos históricos. Não encontramos em nenhuma comunicação oficial, a definição da cultura oficial do Brasil - se: a gaúcha dos pampas, ou de Salvador da Bahia, ou ainda, carioca, do Rio de Janeiro - culturas distintas em solo brasileiro - terra natal do presidente e das duas primeiras capitais do país respectivamente. Ou talvez, a implicância era mesmo, somente com os imigrantes alemães.


Dentro deste cenário hostil à cultura dos imigrantes alemães, qual foi o destino do Schützenverein?

Dentro destas sociedades ou Clubes de Caça e Tiro estavam a manutenção e a tradição das práticas culturais trazidas pelos imigrantes e que o governo brasileiro pretendia acabar e de que maneira fosse, não tinha importância. Aconteceu o Bullyng institucionalizado de maneira oficial e disseminado pela sociedade brasileira.
Em 1937, com a  institucionalização do Estado Novo, foi proibido aos imigrantes alemães, o seu direito de falar no idioma alemão - poucos  falavam português, pois viviam isolados - e o direito de praticar atividades com origem na cultura alemã. Dentro dessas,  atividades como a prática do tiro.
Muitas sociedades de tiro, escolas alemãs foram fechadas ou encampadas pelo estado, roubo oficial, pois foram feitas na forma de mutirão, dentro das comunidades de imigrantes alemães. Também tiveram seus nomes burilados. Receberam novos nomes "abrasileirados". Documentos históricos, objetos de família, fotografias e livros foram queimados - como no tempo da inquisição.
A proibição do idioma dos imigrantes, que não era somente alemão, mas também o italiano, foi muito corrosivo na manutenção da identidade cultural local, e também na autoestima dos filhos, e dos filhos dos filhos destas famílias. Há inúmeras teses e estudos sobre esse período de Bullyng oficial praticado e incentivado pelo governo federal brasileiro  nas regiões de cidades fundadas por alemães e italianos, em um país multicultural. É interessante que muitos desses trabalhos, apresentam resquícios desse Bullyng contra a cultura dos imigrantes. Percebemos isso quando fomos pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina - é quase uma prática inconsciente. Para dribla-los, encontramos uma fonte bibliográfica segura, respeitada dentro do cenário acadêmico, que abordava fatos e números reais sobre a região do Vale do Itajaí. Comunicava-nos através de seu material teórico, para não ter reações contrárias ao nosso trabalho, cujo tema era o Vale do Itajaí. Nessa época não compreendíamos a aversão que tinham sobre a região, em comentários formais e informais. A fonte é a publicação do geógrafo Paulo Lago.

Prosseguindo...

Não foi proibido falar o idioma dos europeus, exceto o português (que também é europeu) como citam algumas fontes. O português também é um idioma europeu. Foram proibidos determinados idiomas.
Desse período e seu movimentos políticos/sociais tiveram seus ecos na Schützenverein Harmonie - S.R.D. Serrinha.
"...E da maneira impositiva como foi feito resultou em traumas, porque abruptamente a comunidade ficou privada de suas festas, de suas bandinhas, de seus jogos, de seus livros e suas cerimônias religiosas em língua alemã, do colégio alemão. A crise piorou com a assinatura do Governador Nereu Ramos no dia 13 de janeiro de 1938 do Decreto nº 35 que criou leis repressivas e proibiu o uso de nomes estrangeiros em sedes e clubes. Consequentemente os Schützenverein passaram a ter novas denominações, agora, brasileiras." ACCTB - Associação do Clube de Caça e Tiro de Blumenau e Região - página do S.R.D. Serrinha.
Depois deste momento, Schützenverein Harmonie passou a se chamar Sociedade de Atiradores Harmonia - isto foi no ano de 1939. Neste mesmo ano,  iniciou a 2° Guerra Mundial na Europa, com o envolvimento direto da Alemanha. Isto piorou muito a situação dos imigrantes alemães no Brasil e na região. Já sofriam o Bullyng oficial e generalizado antes, depois desse período - a situação se agravou. As atividades nas sociedades de tiro e também no Schützenverei Harmonie foram totalmente encerradas pelos órgãos oficiais brasileiros.
"...Pois muitos dos seus frequentadores portavam armas para a pratica do esporte e talvez este motivo inquietava o governo da época. Na ocasião a fiscalização foi feita pelo 32º Batalhão de Caçadores (hoje o 23º BI). Foi nesta época que muitos documentos, utensílios e materiais dos clubes foram escondidos e até queimados por sócios para não sofrer sanções criminais por parte do governo. Pois muitos foram obrigados a tomar óleo lubrificante quando pronunciavam palavras na língua alemã. Apenas a espada do comandante, bandeira, uma placa de madeira da fundação, faixas dos homenageados e poucas fotos foram salvas." ACCTB - Associação do Clube de Caça e Tiro de Blumenau e Região - página do S.R.D. Serrinha. 
Os frequentadores da Sociedade Atiradores Harmonia - que foi Schüntzenverei Harmonie não aceitavam a decisão do fechamento de sua sociedade. No dia 3 de janeiro de 1943 se mobilizaram e fundaram a Sociedade Desportiva Cruzeiro do Sul, para organizar e praticar o futebol, sem o tiro.
No dia 30 de junho de 1948, a partir de um ofício oficial encaminhado ao Estado de Santa Catarina, foi solicitado a abertura da sociedade, ao molde antigo. Esta foi reaberta com uma pequena modificação em seu nome. Voltou  a funcionar como Sociedade Recreativa Harmonia.

Como esta histórica sociedade tornou-se S.R.D. Serrinha? 

Isto aconteceu no dia 10 de outubro de 1948, em Assembleia Geral Extraordinária, quando foi feita a união da Sociedade Recreativa Harmonia e a Sociedade Desportiva Cruzeiro do Sul. Surgiu então, a Sociedade Recreativa Desportiva Serrinha. 

Após conhecer essa história, seria muito bom que houvesse uma nova reformulação. Uma nova alteração de nome da sociedade, ou melhor, um resgate do nome original e histórico - Schüntzenverei Harmonie
Neste dia, se poderia fazer a apresentação de todos os troféus, guardados na sede da sociedade para a apreciação da comunidade. Entre estes troféus, está a história da sociedade. Poderia-se ter feito isso -  a apresentação desses troféus, nesse momento festivo.
Troféus históricos poderiam ser melhores admirados e apresentados - vimos também outros tantos em uma pequena sala ao lado do palco.



Dentro dessa história, neste período, foi retomadas as atividades das Schüntzenfest, prática de tiro (100 e 50 metros), futebol, skat e tiveram início as atividades de faustbal (punhobol), Grupo de Canto e Theategruppe Die Deustche Bauernbühne (Palco Típico Rural Alemão). 
Também eram realizados Bailes de Chopp, Masken Ball (Baile de Máscaras) e exibição de filmes (cinema).
Em 9 de julho de 1954,o S.R.D. Serrinha se filiou à Liga Blumenauense de Futebol - LBF.
As atividades de bolão iniciaram no mês de fevereiro de 1960, quando foi inaugurado uma cancha de duas pistas. Em 21 de junho de 2003, foi inaugurada a cancha de quatro pistas. Antes deste tempo, os sócios praticavam o bolão em pista rústica.
O Skat tinha muito espaço na sociedade. O jogo de xadrez com cartas.

Para ler mais sobre este jogo - Clicar sobre: 

A Federação Catarinense de Skat foi fundado na Sociedade, no ano de 1975 e em seu espaço foi  realizado o primeiro Torneiro de Skat de Blumenau.
E para terminar,  a dança folclórica que tão bem embeleza traz melodias das regiões de onde vieram os primeiros imigrantespara o espaço da sociedade. Nesta atividade a sociedade conta com a continuidade - a presença dos jovens que emprestam seus momentos de folgas em ensaios semanais, de forma voluntária e embasado em pesquisas sérias, que resultam nos trajes usados em suas apresentações, como o fizeram neste evento do dia 11 de dezembro de 2016, quando homenagearam a S.R.D. Serrinha.
Trachtenverein Eintracht da  Associação Cultural Eintracht é uma ramificação de um grupo maior que foi filiado ao Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia - fundado no dia 3 de maio de 1987, por rapazes e moças da Juventude Evangélica da Itoupava Central (JEIC) - Blumenau SC
Desde junho de 2003 o grupo de danças folclóricas é filiado à sociedade, local onde acontecem seus ensaios e suas principais práticas e eventos. Muito bonita sua Homenagem à S.D.R Serrinha - sociedade de seus antepassados que fizemos questão de registrar.
Esta é a história resumida do nobre aniversariante - Schützenverei Harmonie - S.R.D. Serrinha.
"...Atualmente acontecem na Sociedade quatro festas Sociais de Rei e Rainha (duas aos sábados, Tiro e Bolão, e duas aos domingos, Mini Bolão e Pássaro). Noite Cultural com apresentações de canto e peças teatrais. Festividades nas datas comemorativas. Participação da equipe de bolão em campeonatos regionais. Passeios de bicicleta e caminhadas para e integração dos sócios. E demais eventos realizados pelos departamentos." ACCTB - Associação do Clube de Caça e Tiro de Blumenau e Região - página do S.R.D. Serrinha.









Chegamos à sede do Schützenverein Harmonie por volta das 10:30hs, do dia 11 de dezembro. A Programação foi intensa e movimentada. Esta iniciou com a busca tradicional do Rei, acompanhada, em desfile, dos sócios e convidados. Após, todos participaram de um almoço festivo que foi seguido pela apresentação do Show dos Velhos Camaradas - com a presença do Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau. O momento musical teve uma duração de aproximadamente uma hora e meia. Na sequência foi entregue uma Menção Honrosa aos sócios beneméritos e amigos da Sociedade. 
Faltou na lista de homenageados o grupo folclórico Trachtverein Eintracht, que tem ligação à sociedade e faz um resgate da dança folclórica alemã, durante seus horários de folga. Respeitosamente, Trachtverein Eintracht preparou uma Homenagem e dançou coreografias exclusivas especialmente preparadas para o momento. Foi elaborada detalhada pesquisa de cada uma das duas apresentações. O público presente se emocionou ao ver o jovem bandoneonista entrando dançado com seu instrumento que emitia a melodia dos antepassados. Contou-nos que observou o mestre veterano do bandoneon músico local - Ingo Schroeder, e conseguiu repetir sua coreografia com o instrumento.
Dando sequência às comemorações do 120° aniversário do Schützenverein Harmonie, foi servido um completo café com as iguarias da mesa do imigrante alemão. Após, seguiu o baile, abrilhantado pela Banda Musical XV. 

As imagens Comunicam...
Vice-Presidente Liane Maren Völtz Roters
 e Presidente Erno Bublitz.
Presidente Erno Bublitz e o Sócio mais antigo Fernando Rothbarth.
10:30h do dia 11 de dezembro de 2016.






























Vídeo 




















A busca do Rei...
Vídeo
Fotos...



























Chegada do Rei e da Rainha à sede da Sociedade






  Almoço




Show dos Velhos Camaradas 
Vídeo

Fotos


Coro Masculino Liederkranz - C.C. 25 de Julho de Blumenau.















 














Dança com Banda da XV






 Novo Rei e nova Rainha - Coroação da Rainha




Homenagens






















Homenagem do Trachtenverein Eintracht

Ficamos tão encantados com a apresentação do Trachtverein Eintracht que ficamos devendo melhores registros. Vai ficar esses que temos. 
Parabéns ao Volkstanzgruppe, parte viva da cultura dessa região. Acompanhamos seu trabalho e demonstram muita seriedade e respeito com o que fazem. Nossa homenagem a vocês - também parte do S.RD. Serrinha. 

Vídeo


Fotos

















Café...














Acreditamos nos jovens














Ao final desses momentos festivos, fazemos uma reflexão. A sociedade, após 120 anos, demonstra de maneira prática, que superou turbulências sociais, políticas e econômicas dentro da comunidade blumenauense, ao longo de sua centenária história.Que tal uma homenagem aos pioneiros que fundaram o Schützenverein mediante o resgate do nome que estes batizaram a sociedade?
Schützenverei Harmonie!

Zum Geburstag!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário