sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Iphofen - Roteiro Alemanha 2016

Porta de Rödelsee - Iphofen
Importante - Não é cenário!!!  É de fato - H I S T Ó R I A com mais de 700 anos. Para ter uma história de mais de 700 anos é necessário passar pela história de 100, 200, 300...anos.









Seguindo o Roteiro Alemanha 2016, instalados na cidade de Rödelsee e a partir desta cidade, onde temos amigos, seguimos para conhecer a cidade murada de Iphofen, a qual tínhamos visto somente em uma noite de maio do ano de 2013. Seguimos para a cidade no dia 5 de junho à tarde. Dia chuvoso, que tirou um pouco da cor das imagens, mas que também, aumentou a nuvem de mistério que toda cidade murada apresenta a partir de seu conjunto.
Vamos conhecer um pouco de Iphofen, a partir de sua história milenar e de nossas imagens. Sempre fazendo um paralelo com nossa realidade.
Iphofen é uma cidade da Baixa Francônia, localizada no distrito de Kitzingen - no estado da Bavaria. A cidade é conhecida na Alemanha, por sua produção de vinho e também pelo patrimônio histórico arquitetônico preservado. A cidade ainda mantém originalmente, seus muros, como também, edificações históricas intramuros, o que a faz ser muito visitada
Comentário: 
Muitas vezes, em algumas cidades do Brasil, por exemplo, não existe a sensibilidade para observar, o quanto as pessoas de outros locais apreciam passar suas férias em contexto históricos originais e munidos de lastro histórico. Permite-se que a história da paisagem das cidades, muitas vezes responsáveis por sua identidade, seja trocada por vidro temperado e concreto banalizando os ambientes de todas as cidades, sem referencial e dentro de uma arquitetura duvidosa. Nestas cidades alemãs, observamos que, quando um edifício não apresenta mais função para um determinado uso, ele fica vazio, mas não é demolido e retirado da paisagem de todos - do conjunto histórico. Em outro momento poderá ser usado, mas nunca retirado, pois é uma ação sem volta dentro da continuidade histórica na paisagem. Um exemplo nesta cidade de Iphofen - a igreja luterana. 
Área central da cidade de Blumenau próximo ao local onde chegaram os primeiros imigrantes alemães e onde está localizado o Centro Histórico de Blumenau - o Stadtplatz da Colônia Blumenau - atual  Vale do Itajaí -Área que vem sendo degradada, verticalizada paulatinamente - muitas vezes por "empreendedores" de outras centralidades brasileiras que encontram "aliados" na administração pública local - legislativo e executivo - que atualizam a legislação de acordo com os objetivos dos grupos.
 Continuando...

A cidade está localizada aos pés do Schwanberg, ao sul de Rödelsee; sudoeste do distrito de Kitzingen da Bavaria. Mais precisamente, está distante aproximadamente 9km de Kitzingen - pela Bunesstrasse 8 .

A publicação mais antiga que menciona Iphofen é do  ano de 741. Esta, explica que Iphofen foi uma Diocese de Würzburg. É um documento ligado à igreja e menciona que nesta época foi registrada, entre as 25 igrejas que respondiam ao Bispo Karlmann, a igreja batismal Johannis baptistae real de Iphofen. Durante os séculos XIV e XV, Würzburg adquiriu os direitos de outros nobres  que tinham boa posição social na cidade, como os Hohenlohe e os Condes de Castell. Em 1325, a família Castell vendeu suas propriedades para Ulrich von Hanau, que em 1331, vendeu para o Bispo de Würzburg.
Würzburg recebia o dízimo da propriedade real local. Sua transferência foi encontrada na Igreja de Iphofen Kirch  Johannes der Täufer. 
No ano de 1293Iphofen foi elevado ao status de cidade pelo Bispo Manegold de Neuchatel de Würzburg.
Durante este tempo, a cidade se desenvolveu dentro de uma fortificação. A primeira fase do muro foi concluída em 1331. Os muros da cidade foram totalmente concluídos somente no ano de 1421. A construção da Igreja Paroquial St. Vitus começou no ano de 1414. 
Torre mais alta atrás do muro da cidade - Igreja  paroquial St. Vitus

Bispo Julius Echter von Mespelbrunn
Durante a segunda metade do século XVI, a religião predominante na cidade foi quase totalmente luterana. Foi um período.
Com as políticas confessionais e intervenções a partir do bispado de Würzburg - cujo titular foi o Bispo Julius Echter von Mespelbrunn, e numerosas conversões forçadas, sob violência, ao catolicismo, fez mudar os números e esta realidade. A quantidade de católicos aumentou consideravelmente e de maneira constante. Aliado a esta questão histórica, outra que contribuiu foi que, boa parte da elite luterana local faleceu durante o período da peste negra entre os anos de 1582 e 1586. 
No ano de 1650 só existia a religião católica na cidade de Iphofen
Desde o ano de 1620, a cidade sofria invasão de mercenários, junto com as consequências da Guerra dos 30 anos, entre outros. Tudo devidamente registrado nos arquivos municipais – nas atas do Conselho. A construção da Câmara Municipal em estilo barroco, teve início no ano de 1716
O Barroco foi o estilo que nasceu a partir de uma reação da igreja católica à reforma protestante. Esta questão explica que a cidade de Iphofen tenha inúmeros edifícios no estilo barroco, uma vez, que durante um período de tempo, "erradicaram" todos os representantes da igreja luterana.
Rathaus Iphofen - estilo barroco.
Portão de Rödelsee
 Em 1803, a cidade saiu do comando do Bispado de Würzburg, sob influência do Franco Império e passou a fazer parte do Reino da Bavaria
Em 1º  de janeiro de 1972, seis municípios independentes foram anexados a Iphofen. Em 1905, a produção de vinho teve uma grande queda o que foi recuperada durante o século XX. Durante a 2° Guerra Mundial foi poupada porque tornou-se um "Hospital". Ruppert Schneider e Karl Heinz Spielmann tornaram Iphofen uma base hospitalar para os feridos.


Igreja St. Vitus

Igreja St. Vitus é a maior igreja de Iphofen e está localizada na parte antiga da cidade - intramuros, ao norte, região onde está a praça, espaço público muito importante, onde acontecia os eventos sociais importantes da sociedade medieval.

 Em publicação encontrada há o registro  que no ano de 1293 existia uma capela no local da atual igreja. Era uma capela particular de propriedade do Conde Castell.  Em 1303, foi usado pela primeira vez o termo “ecclesia” para a edificação. Em 1349, a capela teve o primeiro pároco, que deu início a sua construção – como uma edificação maior. Foi consagrada sobre os Santos Vitus, Nikolaus, Jodocus, Helena, Barbara, Nossa senhora e a cruz. No ano de 1414, o coro recebeu sua aparência atual e a torre foi construída – isto é antes do descobrimento do Brasil.
Igreja Hl Blut
 Em 1465, após grandes avarias – resultados de guerras da região, passou por reformas, sempre interrompidas por mais conflitos e guerras. As obras findaram somente no período de 1581-1612.
Isso foi possível, graças a interferência direta de Würztburg através do bispo Julius Echter von Mespelbrunn e também , em 1586, por conta da conversão à força, da maioria protestante da cidade ao catolicismo. Quem esteve à frente das obras foi Jobs Pfaff de Würzburg.
No ano de 1598, houve o aumento do volume do telhado localizado antes da torre. Foi colocado um telhado com maior inclinação – conhecida torre Echter.  Em 1680 foram unificadas a paróquia desta igreja com a paróquia da igreja Hl Blut, resultando em mais melhorias no edifício da igreja, executadas em 1701-1706.
A igreja sofreu um grande restauro em 1965-1965 e está registrada e no Departamento de Conservação do Estado da Bavaria sob o número D-6-75-139-52.

Detalhe da praça da Igreja
A igreja apresenta fortes características do gótico tardio – período de sua reconstrução, pelas presenças da colunata e monumentalidade e alto pé direito.
O órgão foi construído no ano de 1751 pelo famoso construtor de órgãos Johann Philipp Seuffert. O organista construiu órgão para muitas igrejas de diversas cidades alemãs, até mesmo, para igrejas da cidade de Würzburg. Este, foi restaurado e ampliado em 1985-1986 pelo de órgãos Gebr. Mann.
 Na parte externa, sobre a entrada sul, há uma escultura de uma criança com St Anne que foi feita no ano de 1529.

Capela de St. Michael
Igreja de St. Michael

Porta capela
É uma capela, também construída na cidade murada e está localizada ao lado da igreja paroquial de St. Vitus. Sob sua edificação está localizada o ossuário da cidade. Em 2013, chegamos a ver o local à noite. Em 2016 não conseguimos efetuar a visitação. Em 2013, através de uma pequena janela, vislumbramos ossos humanos, perfeitamente organizados em prateleiras no porão da pequena capela. Séculos passados, os fiéis acreditavam que as almas quando partiam, seriam protegidas pelos santos da igreja. Isto explica também a existência de cemitérios juntos das igrejas, até mesmo no Brasil.
É curioso, que foi este fato que deu origem à capela, conhecido também pelo ossuário, construídas quando houve a remoção das sepulturas do cemitério existente junto à igreja. Este ossuário foi mencionado pela primeira vez no ano de 1380. Perdeu esta função no ano de 1690 e foi reconstruído um cemitério junto a igreja St. Vitus. O local foi degradado. Em 1960 foram tirados o ossuário do local e depositado em um local - poço - nos arredores da cidade. 
Em 1998, houve um resgate histórico e o local foi transformado em uma capela mortuária e houve o resgate do ossuário, este locado em  seu porão.
Historicamente a capela foi criada juntamente com o ossuário. Houve sua profanação no ano de 1670.  No ano de 2005 foi reconsagrada e aberta ao público. Seu número no Departamento de Conservação de Estado da Baviera é o D-6-75-139-53.

Spitalkirche St. Johannes der Täufer

A igreja do hospital São João Batista ou  Spitalkirche St. Johannes der Täufer, é um dos principais pontos focais da cidade Iphofen. Está localizada ao norte da Praça Julius Echter von Mespelbrunn e hoje oferece à comunidade protestante da cidade um lugar de salas de culto e da comunidade.

O primeiro prédio caiu no século XVI, o mesmo Bispo de Würzburg que já tinha feito benfeitorias nas igrejas, também auxiliou no Spitalkirche St. Johannes der Täufer. Em 1607, o bispo Julius Echter von Mespelbrunn sugeriu sua reconstrução e ampliação. E assim aconteceu e a obras duraram até  o ano 1615. O original da primeira parte desta história, o coro. Tudo o resto foi substituído. A Guerra dos Trinta Anos  levou o conjunto e sua função ao declínio como edifício hospitalar, mas não como igreja. Novamente, após a guerra, foi preciso reconstruir. Em 1725, foi retirado o teto plano. O desaparecimento total da Fundação como hospital aconteceu em 1977, quando foram retiradas as duas últimas freiras, com isso, também o lar de idosos foi dissolvido. Após muitos anos sem, em 1983, o local novamente foi ocupado. A comunidade luterana da cidade de Iphofen recebeu autorização da cidade fazer uso do espaço.
Após reformas o espaço foi reinaugurado no dia 29 de março de 1987.

Os muros da cidade são totalmente preservados e tem as portas de Rödelsee (construída em 1455/1466), a porta principal Bernheimer (1533-1548), o portão Heimer. As torres são: Mittagsturm , Bürgerturm , Eulenturm und Henkersturm
Portão Bernheimer - Principal portão da cidade







As imagens Comunicam...
Chegamos em Iphofen com uma chuve leve - Portão de Rödelsee











Parte externa do Portão de Rödelsee

Manutenção - por parte do poder público - do fosso


Mittagsturm


Detalhe do Portão de Rödelsee - Técnica mista - autoportante de pedra junto
com Enxaimel ou Fachwerk


Porta pivotante de madeira - técnica muito antiga adotada para dar movimento nas grandes portas medievais

Porta do Portão de Rödelsee - pivotante


Dentro dos vários períodos históricos e variando de região para região existem muitas maneiras de fazer uma estrutura enxaimel. Também são variáveis seu decorativimos e fechamentos. Alguns "especialistas" no Brasil afirmam que o "Enxaimel é assim!". Depende. As variações são muitas e existem desde o período neolítico, com origem em várias partes do mundo. A sequência histórica vingou melhor em países do norte da Europa, por diversos motivos. Um deles é a Identidade! Isso perdura até os dias atuais, em algumas regiões. Não houve interrupção na construção com técnica enxaimel, por exemplo. Não é "coisa velha".






Bürgerturm





"Respiração" de um "Keller" - Uma das características das edificações históricas e modernas na Alemanha. No Keller, guardam a bebida, alimentos. Entre as bebidas podem estar sucos feitos na residência, com o envolvimento de toda a família, a partir da colheita de pomares que as famílias possuem nos arredores das cidades. Também guardam conservas de frutas e "Schmier" - abrasileirado no sul e conhecido como "chimia" - que é um doce - a partir do cozimento das frutas com açucar - até ficar um creme ou geleia. Nós vimos alguns porões munidos desta produção caseira e não é nada de "pobre' como se ouviria no rico Brasil ...é cultural e atividade repassada de uma geração para outra. Visitamos alguns.
Este Keller da fotografia, que apresentamos somente o detalhe da abertura, tem mais de 500 anos.



Mittagsturm

Grande edificação com estrutura mista. Pavimento térreo autoportante construído com alvenaria de pedras rebocadas e primeiro pavimento em estrutura enxaimel e fechamento rebocado - podendo ser feito de pedra ou taipa. Telhado com a presença da mansarda.

Rua a frente da capela St. Michael e da Igreja St. Vitus

Aos fundos torre da maior igreja da cidade - St. Vitus



Contexto do detalhe  - Paisagem da cidade com continuidade e harmonia - desprovida de quebras abruptas e elementos destoantes, ou ainda, com uma torre de 35 pavimentos. por exemplo.





Igreja St. Vitus

Infelizmente - abriu-se um precedente - e é muito difícil de encontrar um exemplo negativo como este nas cidades históricas alemãs - Agressão e impacto visual ao conjunto do patrimônio histórico intramuros da cidade de Iphofen - Uma construção atual, com materiais atuais que cabia muito bem fora dos muros da cidade - em local apropriado. É uma infeliz exceção qua agrediu o conjunto histórico a partir da paisagem. Pinacoteca da cidade





Interior da Capela St Michael










Interior da Igreja St. Vitus








Interior da Igreja Spitalkirche

Evidentes características barrocas o oposição à reforma
 protestante - parte da história local.










Cidade novamente...

Arquitetura que impactou com a paisagem histórica



Perspectiva em harmonia














Torre Einersheimer

Torre Einersheimer - Madeira e pedra estruturavam as edificações
 do século VIII, IX até os séculos XII e XIII. 
Passagem no interior do muro da cidade de Iphofen.


Parte do muro da cidade  e torre Eulenturm.


Seteria do muro de Iphohen - fendas estreitas por onde os arqueiros
medievais atingiam o intruso não bem quisto que 

ameaçasse as muralhas da cidade ou do schloss.

Aos fundos - a imagem da torre Eulenturm








Muro original da cidade de Iphofen

Tradição nos detalhes da arquitetura. Detalhe do cacho de uva no
mastro dos estandartes - adoram bandeiras e cores de bandeiras.
Suas festas são multicoloridas. Região produtora de vinho,
 ainda para aqueles que erroneamente imaginam que
 alemães só bebem cerveja.







A presença da matéria prima do vinho é uma constante na paisagem natural e construída



Repetindo uma história - Há algum tempo atrás, uma pessoa ligada à cultura local de Blumenau fez o comentário - "Afinal alemão não bebe vinho!!" comentando um evento anual que ocorre no C.C. 25 de Julho de Blumenau no mês de maio - onde muitos de seus fundadores são oriundos da Francônia - norte da Baviera - região produtora de vinho. Também a cidade de Iphofen, que é desta região, produz vinho. Não somente isto - decora o processo de produção do vinho - ilustrado - nas fachadas de suas casas.







Detalhe - Para elementos móveis não chocarem contra os cantos das edificações.





Fachwerk - Enxaimel - Iphofen. Reforma - troca de material seguindo os critérios de segurança e originalidade sob ponto de vista de material.
Os profissionais não usam o "Kluft".

O que é Kluft?
Acesse este link (Clicar sobre) , explica um pouco...Kluft




















Portão Meinbernheimer




Acesso aos altos do muro junto ao portão Meinbernheimer em detalhes da parte construída com estrutura enxaimel, juntamente com estrutura de pedras.







Porta do portão do Meinrbernheomer













































Caminhos dos vinhedos entre Iphofen e Rödelsee


Rödelsee - Unterfranken - Bavaria - Alemanha



Fábrica da Knauf gesso - Iphofen

Rödelsee - Unterfranken - Bavaria - Alemanha



Lady a frente do carro nos caminhos dos vinhedos entre Iphofen e Rödelsee







Para ler mais sobre nossas pesquisas e percepções  - Roteiro Alemanha 2016
Escolher um título e Clicar sobre o mesmo:
Para ler - escolher um título e Clicar sobre o mesmo.

  1. Momentos do Musikwoche Kiefersfelden - Rosenheim
  2. O Som do órgão da Igreja St. Jacob de Miltenberg
  3. Momentos em Miltenberg e um pouco sobre esta cidade
  4. Erlenbach - Conhecendo Spiel Boule - Roteiro Alemanha
  5. Momentos em Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  6. Momentos da Frühlingsfest - Großkarolinenfeld
  7. Momentos em Neuendettelsau 1 - Kirche St. Nikolai 
  8. Momentos em München - Roteiro Alemanha 2016
  9. Momentos em Neuendettelsau 2 - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Roteiro Alemanha 2016
  10. Momentos em Neuendettelsau 3 - Mission Eine Welt
  11. Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
  12. Dinkelsbühl - Site
  13. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
  14. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera - 
  15. Siegsdorf e Inzell - Pelos caminhos da Alemanha
  16. Igreja Sankt Peter - Müchen - Roteiro Alemanha - 2016
  17. Neues Rathaus München - Roteiro Alemanha 2016
  18. Hofbräuhaus - München - Roteiro Alemanha 2016
  19. Estátua Bavária - Roteiro Alemanha 2016
  20. Montanha Watzmann - Lenda da Família real - Berchtesgaden - 
  21. Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV - Alemanha 
  22. Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  23. Schlossplatz Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  24. Königstrasse - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  25. Höhenpark Killesberg - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  26. Schloss Hohenzollern - Baden Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  27. Limes - Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  28. Kloster Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  29. Fachwerk - enxaimel - em Schorndorf - Baden - Württemberg - 
  30. Winterbach im Remstal - A terra dos antepassados 
  31. Kirchheim unter Teck - A terra dos antepassados
  32. Caminho para Unterfranken - Rödelsee
  33. Chegada e 1° Dia em Rödelsee
  34. Uma volta em Rödelsee e Fröshtockheim


Em Construção...







Nenhum comentário:

Postar um comentário