terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Honigkuchen - Bolo de Mel - Culinária alemã

Visitamos a Senhora Hamann, em Blumenau SC, sabendo que estava para terminar o processo de fazer o tradicional bolo de mel -  Honigkuchen. A mesma receita usada em muitas famílias, por gerações na região e, na Alemanha. O aroma da casa, quando acontecem os preparativos para o natal despertam saudades, lembranças, alegrias, fome, vivências, viagens no tempo, na sua história, felicidade e novamente, o convívio.
Sempre que buscamos estes momentos para colocá-los neste espaço, temos o objetivo de mostrar que temos identidade a partir de nossas famílias, a partir de nossa cidade. Escrevemos como arquiteta urbanista.
Sabendo que Frau Hamann já tinha a massa do Honigkuchen pronta desde há 5 dias atrásrepousando, curtindo, com toda a paciência do resultado de seu sabor.
Fomos convidados a participar destes momentos, cujo resultado é aguardado por toda a família há décadas. Também assim aconteceu na casa de sua mãe e de sua Oma. 
Através dos retornos que tivermos nas redes sociais, percebe-se que também, assim acontece nas casas de muitas famílias. 
A identidade de um povo também tem sabor e aroma.  

A história da receita do Honigkuchen de Frau Hamann

A receita do Bolo de mel se chama Honigkuchen da Modesta e não é por acaso. A Modesta, amiga de Frau Hamann (76 anos), é uma senhora, que quando era uma jovem de 13 anos de idade foi “dada” à família Odebrecht de Rio do Sul. 
A Frau Odebrecht de Rio do Sul ensinou tudo sobre a culinária para a jovem. Preparada e sabendo cozinhar muito bem ela foi encaminhada para a casa da filha da Frau Odebrecht, em Blumenau. A filha de Frau Odebrecht foi casada com um dentista da família Dorigatti. A Modesta trabalhou para esta família até o dia de seu casamento. A Frau Hamann, há muito tempo atrás pediu e recebeu a receita da amiga , que é uma tradição na sua casa.
A família Odebrecht de Rio do Sul é parente do pioneiro Emil Odebrecht, imigrante prussiano que chegou na Colônia Blumenau, na década de 1850.

Continuando...

A receita é muito simples e rápida de fazer. Em um primeiro momento é feita a massa que depois de bem misturada deve descansar por um, dois, três, até quase uma semana. Este tempo é necessário para que todos os ingredientes "curtam" juntos (segredinho). Não precisa ir para o refrigerador.
Foi nesta etapa que encontramos a massa, no dia de hoje.

Massa
600gr de mel;
400gr de açúcar (pode variar para menos);
2 ovos;
1 kg de farinha de trigo;
1 copo de água;
2 colher de café de bicarbonato de sódio;
Frutas cristalizadas;
Castanhas;

Após  aquecer o mel, acrescentar o açúcar, bicarbonato, frutas e castanhas. Após, colocar a farinha e adicionar a água suficiente para dar o ponto da massa de pão que não seja sovado – massa mole. Se preferir, colocar uma pitada de sal. Amassar bem. Colocar em uma bacia e cobrir com pano. Reservar para descansar, no mínimo 4 dias ou mais.
2º Etapa

Creme
2 claras;
2 Xícaras de açúcar refinado (Açúcar comum “batido” no liquidificador);
Meio limão;
¼ gelatina branca;

Separar 2 claras e mexendo as mesmas em um vasilhame de maneira uniforme, sem bater e ir colocando aos poucos e delicadamente, o açúcar. Mexendo sempre até ficar um creme firme e bem branco. 
























Adicionar o suco de meio limão e mexer mais um pouco. Colocar a gelatina branca e mexer até deixar um creme homogêneo. Separar.
Suco de meio limão




















1/4 de gelatina branca






































Untar tabuleiros médios – neste caso foram três. Separar a massa em três partes iguais e colocar, uma camada fina, no tabuleiro. Levar para assar como, se faz com as cucas, em forno quente. Outro segredinho que Frau Hamann nos mostrou: molhar as mãos com água limpa. Para isto, sempre deixar um vasilhame ao lado, quando for manusear a massa. As mãos molhadas não permitem que a massa  cole nas mesmas. Melhor para trabalhar.













































Dividir a massa em três partes iguais. Pote de água para molhar as mãos para manusear a massa























Molhando as mãos para manusear a massa.














Camada fina no tabuleiro










































Frau Hamann com a mão na massa.






















































Mexer o creme mais um pouco.









































Ao perceber que o bolo de mel está assado (teste do palito é válido), tirá-lo do forno e imediatamente cortá-lo em retângulos do mesmo tamanho - antes de esfriar. 


















Cortar o bolo ainda quente que retângulos com tamanhos regulares

Marcas para cortar o boo - ainda quente.








































Chimiar o creme sobre o bolo quente e cortado, com uma camada bem fina para aderir bem.

Chimiar o creme sobre o bolo cortado - ainda quente para melhor aderência.














Chimiar o creme sobre o bolo cortado - ainda quente para melhor aderência.













































Após, recortar sobre o corte anterior, agora com o creme. Deixar esfriar no tabuleiro. Quando estiver frio, pode ser guardado em vidro com tampa. O bolo de natal dura muito muito tempo.

















Provamos este pedacinho neste momento e ficou muito bom.  




Nem todos da família apreciam a cobertura - o motivo de alguns
estarem sem o creme.





Guten Appetit und... 
Frohe Weihnachten!
Em construção...





2 comentários: