segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Culto de Natal - Comunidade Luterana Itoupava Seca - Blumenau

Igreja Luterana Martin Luther - Culto de natal com a presença da árvore de natal e do presépio.
Igreja projetada pelo arquiteto Hans Broos

É uma cerimônia comunitária de oração, agradecimentos e também, é uma tradição trazida pelos imigrantes alemães a partir da metade do Século XIX. A religião do Brasil colonial era 99,9% católica e a Igreja Católica também tinha o papel de Estado e autoridade de Estado. No início da história local - Colônia Blumenau, dentro do cenário nacional, houve muitos conflitos entre católicos e luteranosMuitas vezes causados pela política estabelecida vigente da época.
Resultado de imagem para Colônia Blumenau angelina wittmann
A primeira igreja católica de Blumenau foi construída afastada do Stadtplatz - centralidade da colõnia Blumenau - foi contruída na Wurststraße, atual Rua XV de novembro - atual centralidade
O governo brasileiro colonial também era a Igreja Católica. O fundador da Colônia Blumenau e a maioria das famílias que a fundaram eram luteranos. As colônias alemãs estabelecidas no litoral, onde havia grande proximidades com vilas fundadas por portugueses, forçosamente frequentavam a igreja católica. Isso, quando os imigrantes alemães eram luteranos. Um exemplo citado por nós - (Clicar sobre) a Família Wagner - São Pedro de Alcântara. O mesmo, não aconteceu na Colônia Blumenau e nas suas nucleações espalhadas por seu grande território - Atual Vale do Itajaí -  porque eram isoladas e distantes de nucleações urbanas portuguesas pré existentes..
Colônia Blumenau e suas nucleações urbanas - Mapa feito pelo agrimensor alemão José Deeke

Explicando: haviam imigrantes alemães católicos, principalmente aqueles oriundos do sul da Alemanha - estado da Bavaria e também, na Colônia Blumenau, imigrantes italianos católicos, que chegaram algumas décadas mais tarde que os primeiras famílias alemãs.

A tradição do Natal com a presença da árvore de Natal, cuja primeira árvore foi decorada por Martinho Lutero (líder religioso alemão - ex padre católico - responsável pelo Luteranismo - Reformador), foi trazida pelos imigrantes alemães luteranos para a região do Vale do Itajaí. Nas regiões povoadas pelos portugueses e seus descendentes, católicos em sua quase totalidade, cultuava-se somente o presépio, o mesmo instituído por São Francisco de Assis.  
Martinho Lutero, na véspera de natal com a família
Século XIX
Contam que a primeira árvore de natal, decorada por Martinho Lutero, na Alemanha, tentou reproduzir o céu estrelado na noite que nasceu o menino Jesus.
Martinho Lutero, antes de ser um homem que ensinava assuntos da espiritualidade, era um professor conhecedor da filosofia e mitologia. É sabido e propagado que vislumbrou o céu estrelado entre as copas dos pinheiros, na Alemanha. Ao perceber o céu intensamente estrelado pareceu-lhe este, um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Contam que ficou tão maravilhado com o espetáculo natural que decidiu arrancar um galho do pinheiro e levou para sua casa, na qual, tentou reproduzir o que viu ao ar livre.
Colocou o pequeno pinheiro em um vaso com terra e chamou sua esposa e filhos para ajudar a decorar a pequena árvore com velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Para a árvore ficar mais bonita e alegre, arrumou papéis coloridos para enfeitar seus ramos. Sobre a copa, representou a estrela cadente, segundo a história, guiou os reis Magos ao local onde estava o menino Jesus, na cidade de Belém.
A prática foi repetida, posteriormente, no seio de outras famílias, ainda no Século XIX.





Também tornou-se uma tradição entre as famílias de imigrantes alemães do Vale do Itajaí - território da antiga Colônia Blumenau. Não foi propagada pela mídia e nem por fabricantes de panetones e chocolates.
Prosseguindo...

No Culto de Natal da Comunidade Luterana de Itoupava Seca - Igreja Martin Luther, em oração e em comum unidade vimos o procedimento de Martinho Lutero se repetir. A Tradição de Natal entre os imigrantes sempre foi uma data especial  e festiva. Desde os seus preparativos para a comemoração do aniversário do menino Jesus, até a reunião familiar e comunitária.
Estivemos no culto da comunidade, dia 24 de dezembro último, às 19:00h. Este foi celebrado pelos Pastores Renato Creutzberg e Luciano Miranda Martins.

Alguns momentos  -  em imagens, que comunicam...
Árvore de Natal


Presépio









 












 Pastores Luciano Miranda Martins e Renato Creutzberg 
 






 












 


árvore de natal - tradicionalmente usado - é um  tipo de pinheiro, em função de sua origem histórica -  inverno de muitos períodos históricos, no norte do continente europeu, desde muito tempo antes do nascimento de Jesus.
Desde há muito tempo antes de Cristo haviam civilizações no continente europeu, as quais cultuavam outras religiões. Isto até o momento que grande parte destes povos foram convertidos ao cristianismo trazido pelos romanos, durante a dominação de uma grande parte da região, formando o maior império de todos os tempos da história humanidade. Para estas civilizações antigas do continente europeu e também  asiático - entre eles, os povos germanos- as árvores eram consideradas símbolo divino, a partir de sua religião e mitologia. Entre estes povos, a presença da árvore em seus rituais religiosos e festividades era muito frequente e quase sempre estava relacionada à religião, colheita, fertilidade e ao plantio. 
Tinha-se uma visão da árvore, a partir de sua projeção vertical, desde as raízes (e seus significados) sob o nível do solo, até a sua parte aparente, acima dele, inspirando-os a relacionar esta com a conexão entre o divino e a terra ou à Mãe Terra.
Estivemos no sul da Alemanha e percebemos, que em várias
cidades, as pessoas , como faziam na religião primitiva,
sepultam seus mortos junto às raízes das árvores.
Vimos esta prática nas cidades de Rödelsee e Ruhpolding
A tradição faz parte da identidade e das práticas religiosas, sociais e políticas no espaço da e na cidade.
Em breve - vídeos

Leituras Complementares
Clicar sobre o título escolhido para ler.
    1. Árvore de Natal - Sua História - Período de montar e desmontar
  1. Refletindo...Cultura e o idioma alemão - Culto de Natal
  2. Bolo de Natal (Bolo de Mel) - Receita de Família - Família Annusecke
  3. Plätzchen - Docinhos de Natal
  4. Natal - Sua origem Histórica
  5. Perchta - Da Mitologia Germânica à tradição dos festejos de Natal
  6. Receita de Stollen da Dona Alda Niemeyer
  7. Honigkuchen - Bolo de Mel - Culinária alemã
  8. Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte 1
  9. Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte 2
  10. O Culto da Colheita - Mitologia Germânica
  11. Primavera entre os antigos povos germânicos - Mitologia
  12. História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: "Deutschland"
  13. Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito




2 comentários:

  1. Natal na Igreja Antiga.

    Clemente de Alexandria (150dC) chegou a declarar que os teólogos Cristãos do Egito “não guardavam nenhum dia do ano a não ser o Natal do Senhor” [conf. o Stromata (I.21)]1. Esses cristãos na Antiguidade já celebravam.
    Alguns Cristãos Antigos Comemoravam o Natal 6 de Janeiro.foi no Seculo IV que o Natal passou a ser comemorado 25 de Dezembro.

    ResponderExcluir