domingo, 25 de dezembro de 2016

Conversando - Cultura Brasileira?

A cultura brasileira - novamente a pergunta. O que é a cultura brasileira? 
Retornamos a conversar sobre o tema, porque é um pouco complexo e envolve várias questões. Quase conversamos conosco mesmo, para ordenar pensamentos, que são voláteis.
Escravos na moenda de açúcar - Salvador
 Gravura de Jean Baptiste Debret, 1835.
A cultura das duas primeiras capitais do Brasil – Rio de Janeiro e Salvador -  e seus hábitos e costumes baseados na colonização portuguesa que usou a mão de obra africana de maneira cativa? 

Sugerimos a leitura desta postagem: A Cultura alemã na Alemanha e no Brasil

O entrelaçamento dessas duas práticas culturais fez surgir hábitos e costumes nessas duas cidades a partir de suas primeiras décadas de história. Essas cidades recebiam pessoas do estrangeiro e era onde estava a elite nacional no período colonial e nas primeiras décadas do país liberto de Portugal. No entanto, essa história não se repetiu em outras regiões do continental país. A história de Blumenau e cidades da região, são muito diferentes destas duas capitais brasileiras. Aliás, o Estado de Santa Catarina, um dos muitos estados do Brasil, apresentam regiões com distintas culturas, estas alinhadas a sua história local, dentro de um recorte de tempo.
Serra Catarinense - Urubici SC - Década de 1950
Não tem como a prática cultural - o samba
Por que esta divagação?
Por que entramos em um estabelecimento comercial na nova rua "calçadão" - Rua Euclides de Castro - centro de Blumenau e lemos: “Authentic Brasilian". 
Destoante do que se faz na cidade. O que é "Autêntico brasileiro" em uma cidade com identidade e história próprias - diferente daquilo que "vendem" como "produto" brasileiro ao e para o estrangeiro?
É sugerido através da marca deste estabelecimento, que oferecem o "brasileiro", a partir de sua originalidade. O que é autêntico brasileiro em uma cidade com raízes da cultura alemã, em função de sua origem histórica?
Esse é um dos motivos, que como Arquiteta e Urbanista, nos tornamos blogueira da cultura local e regional - identidade local.
Rua XV de Novembro - 1900
O BRASIL é continental e multicultural. O Brasil não é terra onde somente se toca o sambageralmente com a presença de mulatas (presentes nas duas capitais, explicado inicialmente) e desde então, "produtos de exportação" embora neguem. Muitos representantes de outras culturas em solo brasileiro, quando se encontram na Europa, (àqueles que nunca sambaram no Brasil), sambam por lá, para mostrar o quanto são brasileiros. Nós vimos isso pessoalmente, acompanhando um grupo cultural de um centro cultural alemão - na Alemanha.  
 Rio de Janeiro Século XIX  - Gravura de Jean Baptiste Debret


















Colônia Blumenau - início do Século XX
Blumenau tem sua própria identidade, e nem com isso deixa de ser Brasil. Quando pesquisamos e publicamos, o fazemos como Urbanista e respeito à cidade de Blumenau e a toda sua história e tradição. A cidade tem alma própria e quem chega para morar, como nós chegamos, deve respeitar, enaltecer, valorizar sua identidade, a partir de sua paisagem, arquitetura, cultura, música, dança, gastronomia...

Momentos de comemorações do aniversário de 120 anos da S.R.D. Serrinha
Para reflexão – Nossa terra natal não foi fundada nem por alemães e nem por italianos, no entanto ninguém cultua o samba por lá...E também é Brasil. 
paisagem construída reflete a prática e interações culturais e sociais do local. Por isto, nunca, uma cidade poderá ser igual a outra cidade. Considerando que, no mínimo – o sítio não é o mesmo. A paisagem é o resultado das interações de uma sociedade no sítio/lugar. Lembramos que a sociedade pode ser um "coquetel" de etnias e o resultado final acontece a partir do intercâmbio das várias culturas presentes no local.  Portanto a cultura alemã em território brasileiro, não é a mesma com os mesmos resultados em todos os locais e regiões que fundaram cidades. Varia de região para região e também, da origem dos alemães na Alemanha, de que região que vieram. Lá também acontece este mesmo processo, portanto, nem todos os alemães da Alemanha, também tem os mesmos hábitos e costumes.


Aqui no Brasil, se as práticas forem semelhantes ou iguais, é porque algo não está dentro do processo natural do homem dentro do meio que vive. Este pode estar sendo “usado” por um sistema maior e individualista. É Produto!

Leituras Complementares:
Clicar sobre títulos
  1. Kulturverein - Die Colonie Blumenau 
  2. Natal na Comunidade - Itoupava Seca - Blumenau
  3. Construção sobre Antigo Porto Fluvial em Blumenau ...
  4. Enxaimel e História na paisagem
  5. Os Primeiros Caminhos no Vale do Itajaí e do interior
  6. A Prainha...Praça Juscelino Kubitschek de Oliveir...
  7. Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz
  8. As embarcações no Rio Itajaí Açú - Blumenau
  9. Rua das Palmeiras e o Museu da Família Colonial
  10. Técnica do Enxaimel
  11. Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
  12. Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas
  13. Refletindo...Cultura e o idioma alemão - Culto de Natal
  14. Por que o dia 25 de Julho é uma data importante - no sul do Brasil?
  15. Artigo da Revista de História - Biblioteca Nacional - Comentários e análise - Alemães para toda a obra
  16. 190 Anos de Imigração Alemã
  17. Voluntários da Pátria - Imigrantes alemães da Colônia Blumenau na Guerra do Paraguai







2 comentários:

  1. Parabéns aos organizadores deste trabalho.Sem medo e sem vergonha vamos mostrar que somos , também, brasileiros e temos uma cultura linda para ser preservada. precisamos deixar para trás, de uma vez por todas, a pecha que a segunda guerra mundial nos impingiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bullyng oficial brasileiro contra a cultura deste povo , junto de outras culturas e nações forma a nação brasileira teve início antes do iníco da 2º Guerra mundial. Foi durante o governo do Presidente Getúlio Vargas.
      Por favor, acesse: https://angelinawittmann.blogspot.com.br/2016/07/nacionalismo-no-vale-do-itajai-partir.html

      Excluir