sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Árvore de Natal - Sua História - Período de montar e desmontar

árvore de natal - tradicionalmente usado - é um  tipo de pinheiro, em função de sua origem histórica -  inverno de muitos períodos históricosno norte do continente europeu, desde muito tempo antes do nascimento de Jesus.
Germânicos
Desde há muito tempo antes de Cristo haviam civilizações no continente europeu, as quais cultuavam outras religiões. Isto até o momento que grande parte destes povos foram convertidos ao cristianismo trazido pelos romanosdurante a dominação de uma grande parte da região, formando o maior império de todos os tempos da história humanidadePara estas civilizações antigas do continente europeu e também  asiático - entre eles, os povos germanos - as árvores eram consideradas símbolo divino, a partir de sua religião e mitologia. Entre estes povos, a presença da árvore em seus rituais religiosos e festividades era muito frequente e quase sempre estava relacionada à religião, colheita, fertilidade e ao plantio. 
Nesta época, tinha-se uma visão da árvore, a partir de sua projeção vertical, desde as raízes (e seus significados) sob o nível do solo, até a sua parte aparente, acima dele, inspirando-os a relacionar esta com a conexão entre o divino e a terra ou à Mãe Terra.

Para ler mais sobre os Germanos: Clicar sobre os título:
Estivemos no sul da Alemanha e percebemos, que em várias
cidades, as pessoas , como faziam na religião primitiva,
sepultam seus mortos junto às raízes das árvores.
Vimos esta prática nas cidades de Rödelsee e Ruhpolding
Na região localizada próxima ao Mar Báltico, antes do cristianismo chegar no local, as pessoas cortavam pinheiros e levavam para suas casas e os enfeitavam, sem a conotação religiosa atual.
São Bonifácio.
Há algumas versões, sobre a primeira árvore  de natal decorada, com o significado dos dias atuais. Algumas fontes afirmam que a primeira foi decorada em Riga - Letônia, em 1510. Haviam muitos conflitos entre os primeiros cristãos e a prática de enfeitar árvores era considerada prática pagã. Contam que no início do século XVIII, São Bonifácio - religioso católico pertencente à Ordem Beneditina - quis exterminar esta "prática pagã" na região de Turíngia. Não foi feliz em seu intento. Mas  não desanimou. Resolveu, então, encampar esta crença à Igreja Católicaconsiderada "pagã", às práticas da Igreja da época. Associou o formado triangular do pinheiro à "Santíssima Trindade" e os seus ramos, considerados resistentes e perenes, comparou a eternidade de Jesus. 
Martinho Lutero, na véspera de natal com a família
Cantam hinos perto da árvore de natal
Gravura de Bernhard Plockhorst - 1887
Há pesquisadores que defendem a versão de que quem decorou a primeira árvore de natal foi o ex religioso católico e fundador da Igreja Luterana - Martinho Lutero. Lutero viveu em um tempo marcado por muitos conflitos e embates, em nome de Deus. É, portanto, conhecido que a Igreja Luterana é uma dissidência de Igreja Católica Romana esta criada no Império Romano e muitas das festividades religiosas católicas continuam sendo praticadas na religião Luterana, como também o natal. Em uma outra versão, contam que a primeira árvore de natalcom o significado atual, foi decorada por Martinho Lutero, na Alemanha. Parece-nos a versão mais coerente, considerando todo o contexto histórico-cultural daquele tempo  e também nos tempos "primitivos",  naquela região.
Martinho Lutero, antes de ser um homem que ensinava assuntos da espiritualidade, era um professor conhecedor da filosofia e mitologia.
É sabido e propagado que vislumbrou o céu estrelado entre as copas dos pinheiros, na Alemanha. Ao percebeu o céu intensamente estrelado pareceu-lhe este, um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Contam que ficou tão extasiado com o espetáculo natural que decidiu arrancar um galho do pinheiro e levou para sua casa, na qual, tentou reproduzir o que viu ao ar livre.
Colocou o pequeno pinheiro em um vaso com terra e chamou sua esposa e filhos e decorou a pequena árvore com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Para a árvore ficar mais bonita e alegre, arrumou papéis coloridos para enfeitar seus ramos. Sobre a copa, representou a estrela cadente, segundo a história, guiou os reis Magos ao local onde estava o menino Jesus, na cidade de Belém.
A família Lutero ficou maravilhada com a árvore acesa, o que lhes parecia ter adquirido vida. Martinho Lutero quis reproduzir a noite de natal dentro de sua casa, fora era muito frio, para mostrar aos seus filhos, como deveria ser o céu na noite do nascimento do Menino Jesus.
Este é um dos motivos, pelos quais, muitos países católicos não aceitavam a árvore de natal e somente o presépio natalino - motivos religiosos.
"Os católicos zombavam do culto a Lutero da mesma forma que do costume da árvore de Natal", explica Döring. Aliás, uma das expressões sarcásticas com que denominavam o protestantismo era "a religião da árvore de Natal". Alois Döring- Etnólogo de Bonn.

Atualmente a
tradição vai além das práticas das 
religiões cristãs. A tradição, também tem o aspecto comercial, nas muitas cidades do Ocidente e até mesmo do Oriente - onde não tem a tradição cristã. É praticada a tradição de montar a árvore de natal para motivar as vendas durante o período que antecede o Natal, durante o mês de dezembro e muitas vezes, presente nos cenários, já no mês de novembro, quase sempre, sem o significado original explicativo de sua existência, antes e depois de Cristo.

Dia de Montar a Árvore de Natal
Na grande maioria dos países que praticam religiões cristãs, acompanham e respeitam o período de Advento, o qual tem ligação com a árvore e decoração de natalcom início no domingo mais próximo do dia 30 de novembro. No ano de 2016, era o dia 27 de novembro, ou seja, o dia de montar ou iniciar a montagem da árvore de natal deve acontecer neste domingo. O tradicional, de acordo com os antigos que iniciaram a prática desta tradição, juntamente com a tradição do Advento - contar 4 domingos, até chegar o dia de natalcomemorado em 25 de dezembroNeste período  deve acontecer a preparação para a grande festa espiritual, nas casas e no coração das pessoas que seguem esta tradição a partir da religião cristã. Em casa, iniciar o processo de decoração da árvore de natal aos poucos, durante as 4 semanas de advento, sendo que na última semana, onde, de fato, é feito os acabamentos e repassado todos os detalhes, não somente do término da decoração da árvore de natal, mas também, os preparativos para a grande festa espiritual.
 
Em algumas localidades da Alemanha, onde se prima pela tradição, a árvore é buscada pelos homens da família na floresta (reflorestamento), na véspera da noite de natal, enquanto as mulheres se ocupam com os preparativos da festa.

Dia de desmontar a árvore de Natal

Em 6 de janeiro, comemorado pelos católicos - dia dos Reis Magos. Data da chegada dos Reis e príncipes no local onde estava o menino Jesus, que, segundo transcreve a tradição, seguiram a estrela cadente. Encerramento dos festejos natalinos, com o desmonte da árvore de natal e o recolhimento de todas as demais decorações..

















Conhecer é importante...
Para sabermos o que realmente estamos repetindo...
Dentro da tradição

 

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)











 




Nenhum comentário:

Postar um comentário