quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Tributo a Marcos Liesenberg - Cantate Domino Motetos Sacros através da História


 No último dia 06 de novembro assistimos e registramos o segundo, de dois concertos em Homenagem ao tenor blumenauense Marcos Liesenberg. O primeiro, aconteceu no dia 16 de outubro, não por acaso, na Comunidade de Marcos - Igreja do Salvador - Itoupava Central.

 Este dia - 16 de outubro -  é a data do surgimento do Coro Vocal Consort Blumenauensis, que de acordo com o  atual regente e Diretor do Coro, Roberto Fabiano Rossbach, é a data de aniversário, na qual aconteceu a primeira apresentação do coro (na época ainda não batizado) no ano de 2011 - idealizado por (Clicar sobre) Marcos Liesenberg.
Marcos Liesenberg - o segunda à esquerda (Atrás) - Coro Vocal Consort Blumenauensis - neste momento
Igreja de Testo Salto
O segundo concerto aconteceu na Igreja Luterana de Testo Salto.
Neste concerto - O Concerto Cantate Domino - Motetos secros através da história -  apresentou um repertório de músicas sacras de diversos períodos. A primeira canção, por exemplo, emocionou quando os cantores do coro se dirigiram ao local destinado ao coro a partir de diversas partes do recinto cantando uma canção do ano de 1750, composta por escravos da Virgínia - Estados Unidos. A primeira vez que se tomou conhecimento desta canção publicada, foi em um livro de cantos do ano de 1909. As obras seguintes cantadas pelo Vocal Consort Blumenauensis foram obras do renascimento musical na Europa - obras do século XVI - Período de 1550 até 1600. Dentre estas canções, duas foram do renascimento alemão. 
Apresentaram canções cantadas em português, alemão e latim.





Sra. Isa e Sra. Ingelore - mãe e irmã respectivamente do tenor
Marcos Liesenberg
Estavam presentes no concerto, membros da família do homenageado - Marcos Liesenberg: Sua mãe - Sra. Isa Liesenberg, sua irmã Ingelore e a sobrinha. 
Também registramos a presença de muitos amigos e pessoas que apreciam e admiram o legado artístico musical do tenor, que agora é dirigido com continuidade feita pelo Regente Roberto F. Rossbach.

Roberto Rossbach e Marcos Liesenberg - C.C. 25 de Julho de Blumenau
Projeto junto com os coros do centro cultural


Roberto Fabiano Rossbach, seu amigo e companheiro em alguns projetos, Dirige e é regente do Coro de Câmara idealizado por Marcos Liesenberg. Ao lado de outros músicos, cantores que trabalharam ao lado de Marcos Liesenberg - integrantes do Coro de Câmara Vocal  Consort Blumenauensis - muito suavemente, com respeito, amizade e admiração prestaram esta homenagem à memória do interprete, músico, compositor, amigo e mentor - Tributo à Marcos Liesenberg - Contate Dominó - Motetos Sacros através da História - na passagem de um ano de sua partida.

Um pouco da 2° récita.
"Somos um grupo formado por cantores de Blumenau e região e temos como meta realizar um trabalho em canto coral na cidade de Blumenau. Este concerto é dedicado ao Marcos Liesenberg que foi o nosso grande mentor, nosso líder, nosso preparador vocal, nosso amigo, nosso empresário e que tinha este sonho de oferecer para a sua cidade natal um trabalho musical sério e de qualidade. Por isso dedicamos este concerto ao Marcos Liesenberg, que há um ano e dois meses nos deixou tão precocemente. Eu saúdo também aos familiares do Marcos, especialmente a Dna. Isa e a toda a comunidade, ao público que nos prestigia." Roberto Fabiano Rossbach
As imagens comunicam...

Vídeos
"Primeira canção foi um Negro Spiritual Americano: Lord, I want to be a Christian. O texto é um pedido a Deus para que, em nossos corações, sejamos realmente cristãos, mais santos, mais amorosos e que sejamos como Jesus. Possivelmente foi composta na década de 1750, na Virginia, pelos escravos afro-americanos. Foi publicada pela primeira vez em um livro de canções em 1907." 

Texto preparado e apresentado antes e durante a apresentação das peças apresentedas, de autoria de Roberto Fabiano Rossbach e Lucas Speck.

1 - Passamos agora para um conjunto de seis obras do período do Renascimento Musical na Europa, que compreende obras compostas no século XVI. As duas primeiras fazem parte do Renascimento Alemão, duas obras do compositor Hans Leo Hassler. A primeira é Cantate Domino canticum novum, em latim, ou seja, Cantai ao Senhor um cântico novo, com texto do Salmo 96: 1-3, obra que dá nome ao nosso concerto. E na sequência, In te Domine Speravi, parte de um texto maior, que é o Te Deum, um cântico de louvor para festividades e ação de graças. O trecho desse texto que faremos diz em latim: Em Ti Senhor, esperarei: que eu não seja jamais confundido. Livra-me pela Tua justiça. Então, com vocês Hans Leo Hassler: Cantate Domino e In te Domine speravi.
2. Hans Leo HASSLER (1564-1612) – Cantate Domino (publicado1601 – Sacri Concentus, nº 6)
“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor toda a terra. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome, anunciai a sua salvação de dia em dia. Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas”. (Salmo 96:1-3)
3. Hans Leo HASSLER (1564-1612) – In te, Domine Speravi
“Em Ti Senhor, esperarei: que eu não seja jamais confundido. Livra-me pela Tua justiça.”
---------------------------------------------------------
2 - Agora teremos uma obra do Renascimento da região da Bélgica, denominada também de região Flandres, apresentando um compositor bastante desconhecido, chamado Jacob Clemens non Papa. A obra é um Sanctus, ou Santo, trecho que faz parte do ordinário da Missa. E na sequência, o compositor do Renascimento inglês, Thomas Tallis, com o moteto If Ye Love Me, cujo texto em inglês diz: Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos, baseado em João, capítulo 14, versículos 15 ao 17.
4. Jacob CLEMENS non PAPA (c. 1510/15-1555/1556) – Sanctus (Cânones de Flandres) – Renascimento Belga (Séc. XVI)
Santo, Santo, Santo.”
5. Thomas TALLIS (c.1505-1585) – If Ye Love Me – Renascimento Inglês (Séc. XVI)
"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade.” (João 14: 15-17)
-------------------------------
3 - As próximas duas obras são do compositor italiano Giovanni Pierluigi da Palestrina, que ostenta o título de “Príncipe dos compositores” e deixou uma infinidade de obras sacras. Foi também considerado o compositor da Contra Reforma na Igreja Católica. Ele foi mestre de capela em Roma, inclusive atuou na Capela Sistina e nesses espaços não eram permitidos os instrumentos. E como Palestrina foi um compositor basicamente desse contexto sacro, ele escreveu somente música vocal. Por isso que a música vocal sem acompanhamento de instrumentos é chamada de música a capella. Vamos cantar um Gloria Patri e depois um famoso moteto desse compositor, o Sicut Cervus.
6. Giovanni Pierluigi da PALESTRINA (c.1525-1594) – Gloria Patri – Renascimento Italiano (Séc. XVI)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém.”
7. Giovanni Pierluigi da PALESTRINA (c.1525-1594) – Sicut Cervus (publ. 1584 – Motectorum liber secundus, 4vv, Venice) – Renastº Italiano (Séc. XVI)
“Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira minha alma por ti, ó Deus!” (Salmo 42:1, ou na Vulgata Latina, 41:1).
-----------------------------------------------------------------------------
4 - A peça seguinte é um cânone, sobre um Aleluia, do compositor do barroco alemão, Michael Praetorius. Esse compositor era muito versátil e foi bastante significativo para o desenvolvimento das formas musicais baseadas em hinos protestantes – escreveu mais de mil. Ele, inclusive, buscava com suas obras, melhorar a relação entre protestantes e católicos.
-------------------------------------------------------------------------------
5 - Logo na sequência, mais um compositor do barroco italiano, Antonio Lotti, com o moteto Crucifixus. Esta obra é baseada no texto do Credo Niceno, especificamente no recorte onde contempla que “Cristo foi crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, padeceu e está sepultado. A peça é construída em um enlace polifônico de oito vozes e suas dissonâncias simbolizam o sofrimento de Jesus na cruz até sua morte, sendo então sepultado.

8. Michael PRAETORIUS (1571-1621) – Aleluia (Canon)
“Aleluia”
9. Antonio LOTTI (1667-1740) – Crucifixus
Ele foi crucificado também por nós sob Pôncio Pilatos: padeceu e foi sepultado.”
----------------------------------------------------------------
6 - Conhecemos Martin Luther como o grande Reformador e também como a música ocupou um lugar importante em seu conceito de Reforma. A partir de 1566 Luther trabalhou para adequar melodias de canto gregoriano à língua alemã, melodias estas que chamamos de hinos. Na próxima obra, o texto foi escrito por Martin Luther no século XVI e a composição é de outro compositor protestante, do século XIX, o alemão Felix Mendelssohn Bartholdy, composta originalmente para coro e orquestra em 1831. Esta é uma adaptação para coro a capella do maestro sueco Per Ekedahl.
----------------------------------------------------------------
7 - E seguindo a linha dos compositores alemães do século XIX, temos Josef Rheinberger. Rheinberger foi um compositor, organista de igreja, professor e regente que atuou na Sociedade Coral de Munique (Alemanha) na segunda metade do século XIX. Suas composições para órgão e suas obras sacras, especialmente as posteriores a 1877, demonstram domínio dos conceitos formais e polifônicos tradicionais, permanecendo distante das concepções modernas da época. O moteto sacro “Abendlied” é baseado em Lucas, capítulo 24, versículo 29, da Sagrada Escritura.

10. Felix MENDELSSOHN Bartholdy (1809-1847) – Verleih uns Frieden gnädiglich (extrato do WoO 5, MWV A11 – 1831)
Texto: Martin Luther (1483-1546)– Adaptação para Coro a capella: Per Ekedahl
Concede-nos paz, graciosamente, Senhor Deus, ao nosso tempo. Sim, não existe outro que poderia lutar por nós, senão somente Tu, Senhor.
11. Josef RHEINBERGER (1839 – 1901) – Abendlied – Opus 69, n. 03 (Lucas XXIV – 29)
Fica conosco, porque já é tarde e o dia já declinou.
-------------------------------------------------------------
8 - Não poderíamos deixar de fora uma obra de um compositor brasileiro. Laudate Dominum, do compositor de Petrópolis Ernani Aguiar, nascido em 1950, é cantado por coros do mundo inteiro. Esta obra tem como característica, a vivacidade e a dificuldade articulatória, cujo texto em latim apresenta o Salmo 150, composto em 1993. É um salmo que fala da música, do louvor a Deus com instrumentos de sopro, corda e percussão.
12. Ernani AGUIAR (1950) – Laudate Dominum (Brasil, 1993)
Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes. Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.
------------------------------------------------------------
9 - Nesse momento apresentamos ao público outro compositor contemporâneo, o americano Paul Basler. Ele trabalhou em 1993 e 1994 como professor de música na Universidade da República do Kenya, período em que foi influenciado pela música daquele país. Como resultado dessa influência ele compôs a Missa Kenya, em 1995, do qual cantaremos o Gloria e teremos como solista nosso colega Tiago Pereira.
------------------------------------------------------------
10 - E na sequência, uma obra bastante recente, composta em 2001, pelo norueguês Ola Gjeilo: é o moteto, que apresenta o texto do famoso hino gregoriano, Ubi Caritas (Onde há a caridade). Sua música conta com reminiscências gregorianas desenvolvidas através de harmonia contemporânea, estilo que marca este compositor.
13. Paul BASLER (1963) – Gloria from “Missa Kenya” (Estado Unidos, 1995)
Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por vossa imensa glória. Senhor, Jesus Cristo Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós, o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
14. Ola GJEILO (1978) – Ubi Caritas (Noruega, 2001)
Onde há caridade e amor, Deus aí está. Congregou-nos em Um, o amor de Cristo. Exultemos, e nEle alegremo-nos. Temamos e amemos ao Deus vivo (à Ele) nos dirijamos, de coração sincero! (Texto gregoriano tradicional).
--------------------------------------------------------------
11 - O Spiritual, ou Negro Spiritual, é um gênero musical que apareceu nos Estados Unidos no final do século XVIII, originalmente interpretado pelos escravos negros, cujas canções eram acompanhadas de movimentos do corpo e com palmas. Alguns Spiritual são canções em andamentos alegres, mas a maioria tem andamento lento e estilo meditativo, permitindo que os escravos pudessem cantar sentados e a capella. Os textos têm entoação religiosa e política, objetivando a libertação da escravidão. Muitas dessas canções mascaram a luta pela liberdade em versos que fazem referência ao cristianismo. Os autores, muitas vezes abolicionistas ou escravos já libertos, inseriam códigos ou expressões que mostravam aos escravos, caminhos para a sua fuga e meios de localizá-los. Assim como a primeira música que cantamos neste concerto, apresentaremos mais um negro spiritual chamado Down By the Riverside.
15. Negro SPIRITUAL
Down By the Riverside (publ. 1918)
Arranjo: Clarence C. White
Eu vou baixar a minha espada e o meu escudo, tirar meus sapatos de guerra, colocar a minha longa túnica branca e encontrar o meu Salvador. Desço à margem do rio e não quero a guerra nunca mais.










Fotografias











Sra. Isa Liesenberg















































Presente à comunidade de Testo Salto, do Casal Manfredo e Rita Bubeck
Ele - Primeiro maestro do Coro Masculino Liederkranz - período do
C.C. 25 de Julho de Blumenau














Regente Roberto Fabiano Rossbach

































Regente Eusébio Kohler - Regente Roberto Rossbach
























Coro Vocal Consort Blumenauensis












Direção e Regência -  Roberto Fabiano Rossbach
Doutorando em Música - UNESP
Professor do Curso de Música - FURB
Coordenador e Maestro da Orquestra da FURB
Regente do Coro do Espírito Santo da CEB Centro
Regente do Coro de Câmara Vocal Consort Blumenauensis

 Leituras afins - Clicar sobre o link escolhido.

Em construção...


























Nenhum comentário:

Postar um comentário