segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Momentos - O Coro Masculino Liederkranz no Ancionato Lar Elsbeth Koehler - Blumenau


 Em plena Oktoberfest Blumenau 2016, quando quase todos os cantores do Coro Masculino Liederkranz ocupavam o palco do Setor 4 da Vila Germânica com o seu Show dos Velhos Camaradas, um casal com uma certa idade e residentes do ancionato Lar Elsbeth Koehler questionava, como poderiam prestigiar e assitir uma de suas apresentações, sentados. Perguntavam a  pessoas ligadas ao Show dos Velhos Camaradas, como os "velhos" poderiam assistir o Show - sentados,  cujo espaço do Setor geralmente é totalmente ocupado durante as apresentações.
Resultado de imagem para show dos velhos camaradas angelina wittmann
Show dos Velhos Camaradas - Oktoberfest Blumenau 2016
Esta história chegou até a Diretoria do centenário coro. Não demorou, consultando os cantores, agendaram uma visita para o dia 12 de novembro, último sábado.
Dos 35 cantores do Coro Masculino Liederkranz, compareceram 13 cantores, o maestro José Carlos Oechsler e dois músicos - Osni Neumann - baterista e o tecladista Hans Jurgen Jopp (Spitz), que fizeram uma apresentação com o coração.
 No momento que o Pastor do Ancionato fez uso da palavra para agradecer o grupo,  disse: 
Pastor
"Vocês trouxeram alegria e não a levarão consigo. A alegria que vocês trouxeram, ficará em nossos corações."
Para quem não conhece,  o Lar Elsbeth Koehler, foi maternidade, atualmente não mais. Quando era maternidade funcionava no antigo e histórico prédio do Restaurante Cavalinho Branco, atual Casa do Comércio.
O edifício aonde funcionava o Restaurante do Cavalinho Branco, é um dos pontos focais relevantes na paisagem urbana de Blumenau
Sua história teve início na década 20 do século passado. O local, de propriedade da Sociedade Evangélica de Senhoras - SESB, foi no princípio, a sede do terceiro local próprio para obstetrícia na cidade de Blumenau, conhecido como Maternidade Blumenau ou também Johannerstift. A maternidade primeiramente, funcionava em uma casa alugada. Com a grande procura dos serviços prestados, houve a necessidade natural de um espaço maior. Em 1920, a Senhora Joahanna Hering doou à Sociedade, um terreno na Alameda Rio Branco, no Bairro Jardim Blumenau. 
No dia 27 de abril de 1922 iniciou-se a construção do prédio cujo partido arquitetônico apresentava fortes traços da arquitetura neocolonial e um programa de necessidades moderno, para a época. O conjunto final foi uma tipologia rica em detalhes e adornos resultando uma concepção única, onde houve a prioridade da função do programa de necessidades. O arquiteto da primeira fase, Sr. Kaulich Senior, procurou criar um espaço agradável que lembrasse o ambiente familiar, ignorando o aspecto hospitalar. A forma e os detalhes da tipologia lembram a casa da família. 
A inauguração da maternidade, em uma primeira etapa, aconteceu no dia 30 de Setembro de 1923, como Johannastift (Fundação Johanna). 
Mais tarde, o Arquiteto e Engenheiro Franz von Knoblau projetou e construiu a nova ala em uma ampliação integrada à primeira parte da construção, seguindo e respeitando o partido arquitetônico já existente. Aparentemente a ampliação passa despercebido para os olhos menos atentos. O conjunto ficou simétrico e integrado. Atualmente, no local está instalado a Casa do Comércio do Blumenau.

























A maternidade não existe mais. Atualmente Sociedade Evangélica de Senhoras - SESB coordenam e são responsáveis do Lar - ancionato - espaço recebe e cuida das pessoas com um pouco mais de idade, que não pode mais permencer só em sua residência e, ou requer cuidados.
A sede está localizada na Rua Pastor Stutzer, N° 319 - Bairro Jardim Blumenau - Blumenau.
Localização do ancionato Lar Elsbeth Koehler
Na sequência - os Momentos em Imagens.

As imagens comunicam

Vídeo

Fotografias
Garniuns na chegada do local



















A Senhora de traje azul, nos cumprimentou com alegria e logo comunicou que tinha exatos 100 anos

Sr. Rolf Odebrecht - neto do pioneiro Emil Odebrecht e sua esposa Renate Odebrecht.





























Emoção...































Padre que reside no Lar - Responsável por tocar o sino no horários das refeições
























































































Helga Krieck de Rio do Sul - recebendo cumprimentos do Maestro José Carlos Oechsler - Sra. Helga tem 100 anos de idade





























O corpo é finito. A  alma? Não...
Somos os mesmos...
Só quem nos olha, percebe.

Foram bons momentos...
Ein Prosit!














Nenhum comentário:

Postar um comentário