quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Coro Masculino Liederkranz e C.C. 25 de Julho de Blumenau - Amigos da Cultura - Fundação Cultural de Blumenau

O Coro Masculino Liederkranz e C.C. 25 de Julho de Blumenau foram lembrados como - Amigos da Cultura - Fundação Cultural de Blumenau. 
Receberão o Certificado de Amigos da Cultura de Blumenau -  Hoje às 20:00h na Fundação Cultural de Blumenau. - No Stadtplatz da Colônia Blumenau, junto ao antigo porto fluvial - atual Praça Hercílio Luz. 
Próximo ao local onde se reuniram pela primeira vez, em 1909.
Coro Masculino Liederkranz  (Fundação) - Vídeo

Tietagem do Prefeito ao Coro Masculino Liederkranz

Maestro do Coro Masculino Liederkranz - José Carlos Oeschler





















 
Mais de 100 anos de História.

Tudo começou no carnaval de 1909, há 105 anos, quando um grupo de amigos, amadores do canto, reuniram-se para fundar uma sociedade de canto. Naquela época, era assim que chamavam um grupo de cantores. O primeiro nome que foi batizado  era "Club Unter Uns"(Clube entre nós). 
Hotel Holetz e Confeitaria e Padaria S. Katz
Confeitaria e Padaria S. Katz

Imagem: acervo de Carl Heinz Rothbarth
Tudo foi formalizado oficialmente em assembleia no dia 26 de maio de 1909, no antigo salão da Confeitaria S. Katz, a qual estava situada na esquina  da Rua VX de Novembro com a Alameda Rio Branco. A título de curiosidade, a casa de dois pavimentos da Confeitaria S. Katz deu lugar  à Mercearia Kieckbusch, que deu lugar para o estacionamento da Casa Flamingo. Também,  lembramos da inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro Santa Catarina, ocorrido 23 dias antes deste dia 26 - dia 03 de maio de 1909. A cidade com transformações e movimentações.
3 de maio de 1909 - Inauguração do Primeiro trecho da EFSC
Primeiros cantores do Liederkranz eram contemporâneos desta  época
Quem lavrou a ata da primeira reunião - de fundação - do Coro Masculino Liederkranz foi o jornalista, poeta e tradutor - Sr. Rodolfo Damm. Neste momento, foi empossada a primeira diretoria. Esta era composta pelo Presidente - Sr. Ricardo Max Grothe e pelo Secretário - o próprio Sr.Rudolf Damm.
Rua XV de Novembro em 1909
Cenário familiar do primeira formação do Coro Masculino Liederkranz
O Coro Masculino passou a se chamar  Liederkranz que quer dizer Círculo Coral.
Os regentes do Coro Masculino Liederkranz até o período do Maestro Heinz Geyer, no momento que o Coro fez parte da formação da Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes, foram:
Sr. Carl Flesch;
Sr. Josef Schwartz;
Sr. Josef Teichmann;
Sr. Ernst Drawin;
Sr. Kurt Boettner e 
Sr. Heinz Geyer.

Os Presidentes neste mesmo período foram:
Sr. Ricardo Max  Grothe;
Sr. Richard Meyer;
Sr. Luwig Reinhardt e 
Sr. Franz Becker.

Para saber mais sobre o Show dos Velhos Camaradas e o Coro Masculino Liederkranz, ou -Männerchor Liederkranz - basta  clicar no link abaixo. Há uma série de postagens sobre, elancados.

Para acessar - Clicar sobre: Show dos Velhos Camaradas - Liederkranz


Durante as comemorações de 50 anos no C.C. 25 de Julho de Blumenau - 2012

107 anos de História.

  Parabéns!!

Encerramos esta postagem - lembrando de outro nome dentro do C.C. 25 de Julho de Blumenau - sempre presente na Fundação Cultural de Blumenau durante a Homenagem aos antepassados, junto ao Monumento do Imigrante - Paulo König
A homenagem ao Imigrante foi uma iniciativa que surgiu na Administração do Sr. Félix Theis juntamente com o C.C. 25 de Julho de Blumenau. A primeira fotografia ilustra uma das primeiras homenagens, em 1971 - Entre os presentes está Sr. Rossmark, Sr. Bethe e o Sr. Paulo König. Na 2° fotografia de 1974, está novamente o Sr. Paulo König , também o Sr. Harry Dickmann - (neste período - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau) e o Sr. Félix Theis - Prefeito de Blumenau. Emocionamo-nos nesta última homenagem ocorrida no último sábado, quando reconhecemos novamente, a presença do Sr. Paulo König - meio anônimo - acompanhado de longe, meio afastado, observando, com o silêncio de respeito, o ato cívico de homenagens aos primeiros imigrantes e colonos de Blumenau. Pedimos, e ele gentilmente nos atendeu, um registro fotográfico junto ao monumento, do qual foi fotografado há 44 anos atrás e também há 41 anos. Nosso respeito a estas pessoas que construíram os elos desta tradição, história e cultura. Foi muito bom encontrá-lo nesta ocasião, Sr. Paulo.
1971



Homenagem - Julho de 2015































































Um povo sem memória e tradição... 
É um povo sem identidade! 














Nenhum comentário:

Postar um comentário