quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Blumenau e Brasil nas páginas da revista alemã - edição 2 - 3 Weltruf 2016


A Revista Weltruf é uma publicação alemã que propaga arte, economia, cultura e História de alemães e descendentes de alemães em volta do mundo - que vivem longe da Alemanha. Em sua publicação N°3 - (Weltruf 1  2016), apresentamos um artigo sobre a técnica construtiva Enxaimel - resultado de uma Palestra apresentada no XIII CAAL - Encontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina - na cidade de Joinville SC - Brasil, em setembro de 2015.
Dr. Konrad Bedal e Dr. Wolfgang  Betz - in loco - Museu a ceu aberto na cidade de  Bad Windsheim - Alemanha.























Em função desta publicação, o Editor da Revista Weltruf - Dr. Wolfgang Betz - promoveu nosso encontro com técnicos na Alemanha, em maio último, onde tivemos a oportunidade de conversar com um dos principais especialista sobre enxaimel na Alemanha - principalmente na Francônia - e que foi o responsável pela recuperação e montagem de centenas de exemplares, onde seu trabalho mais importante está localizado na cidade de Bad Windsheim onde está o Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim.
Encontramos o Dr. Konrad Bedal - responsável por vasta pesquisa, reconstrução, restauro de tipologias centenárias pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico de algumas cidades da Francônia, sul da Alemanha, no estado da Baviera.
 "... Am Donnerstag, 12. Mai, erwartet uns um 10 Uhr im Freilandmuseum Bad Windsheim Prof. Dr. Konrad Bedal - der beste Kenner des fränkischen Fachwerks weit und breit, Verfasser des Buches dazu (siehe Anhang). Er ist gleichzeitig Stadtheimatpfleger von Rothenburg und wird uns weitere Tipps geben.Seine Zusage freut mich sehr und Euer Besuch ebenso." Wolfgang
Também tivemos oportunidade de visitar, sob a orientação de Herr Betz, uma cidade totalmente original e murada - Dinkelsbühl. Apresentou-nos o arquiteto Holger Göttler -responsável por restauros, reformas de tipologias centenárias e muitas vezes, responsável por suas adequações e estruturações para o uso atual com foco da adoção de toda a tecnologia disponível - Em sua companhia, também esteve o Stadtheimatpfleger  (Curador da cidade de Dinkelsbühl) - Rudolf Weigel.
Com Dr. Wolfgang Betz - de Neuendettelsau, Stadtbauamtes arquiteto 
Holger Göttler (Engenheiro da cidade) e Stadtheimatpfleger 
Rudolf Weigel (Curador da cidade) - de Dinkelsbühl
Para ler sobre nosso encontro com o editor e idealizador da revista na Alemanha, cuja sede está localizada em um cidade universitária e onde está grande parte da coordenação de trabalhos internacionais da Igreja Luterana, na Alemanha (Que também visitamos), disponibilizamos os link's a seguir. Para ler, basta escolher um título e clicar sobre.
Dr. Wolfgang Betz

Acabamos de receber a revista N° 4 e 5 da Weltruf, com muitos artigos sobre atividades de alemães e também de descendentes de alemães em torno do mundo. Além de publicar sobre  nosso encontro com o Dr. Bedal no museu de Bad Windsheim, escreve sobre outros tantos assuntos relacionado à cultura, história e antropolgia que envolve a cultura dos alemães e de seus descendentes que residem longe do país.
O editor da Weltruf, edição n° 4 e n° 5, apresenta a revista dando destaque para o aniversário de Blumenau. 












































Também achamos interessante, o espaço destinado à Arquitetura Modernacom destaque para a obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer em Minas Gerais, com muitas imagens da Pampulha.
Destina também um espaço para o Texto de Ullrich Schierz de Porto Alegre, o qual  comenta sobre o XIV CAAL realizado na cidade de Blumenau, em setembro último. 
Não participamos desta edição do CAAL, realizado em Blumenau, porque não fomos confirmados e convidados, mesmo sinalizando o forte desejo de participar, como já tínhamos feitos nas duas últimas edições - nas cidades de Nova Petrópolis e Joinville. Nosso plano era de apresentar à comunidade do CAAL, nossa experiência na Alemanha em maio último, no que tange  - restauro, recuperação e adequações das edificações históricas construídas em técnica enxaimel com tecnologias atuais.

Vamos colocar as páginas da edição da 2-3  2016 da Weltruf neste espaço. Não temos a tradução. É uma revista publicada na Alemanha, em idioma alemão. Recebemos a revista via correio, gentilmente enviada pelo seu editor -  Dr. Wolfgang Betz.

Boa leitura...































































"Relatório" de nosso encontro promovido pelo editor da Revista, que nos recebeu muito bem e possibilitou que conversássemos com o Dr. Bedal - ums dos maiores pesquisadores e entendidos do enxaimel na Francônia. Apresentou-nos tipologias originais únicas, nas quais trabalhou com sua equipe.

Dr. Betz também nos apresentou a equipe técnica da Prefeitura de Dinkelsbühl, onde conhecemos técnicas de recuperação e restauro de tecnologias centenárias, bem como suas adequações ao uso contemporâneo, sem agredir o patrimônio. Escrevemos sobre este assunto nas postagens listadas anteriormente.







































































Outras  publicações de Weltruf:
(Para ler - clicar sobre o título escolhido)
Impressum

Herausgeber:
Dr. Betz GmbH, Fliederstraße 14, 91564 Neuendettelsau,
Deutschland, Telefon: +49 9874-776946, Fax: +49 3221-1373061
E-Post: kontakt@weltruf.eu
Verantwortlicher Redakteur:
Dr. Wolfgang Betz
Gestaltung und Herstellung:
druckpunkt tübingen, Jopestraße 8, 72072 Tübingen
Jahresabonnement:
WELTRUF erscheint sechsmal jährlich. Der Jahresbezugspreis einschließlich
Versand beträgt in Deutschland 36 Euro, im Ausland
48 Euro. Die Zustellung ins Ausland erfolgt per Luftpost.
Mit vollem Namen gezeichnete Beiträge geben nicht unbedingt die
Meinung der Redaktion wieder. Für unverlangt eingesandte Manuskripte
und Fotos keine Haftung. Rücksendung nur gegen Rückporto.
Der Inhalt dieser Zeitschrift ist urheberrechtlich geschützt.
Nachdruck, auch auszugsweise, nur mit schriftlicher Genehmigung
der Redaktion.

ISSN 2366-5467






Nenhum comentário:

Postar um comentário