sábado, 1 de outubro de 2016

Uma voltinha na Vila Germânica e os últimos acontecimentos - Palco do Oktoberfest Blumenau 2016

Faltando 4 dias para iniciar a 33° edição do Oktoberfest Blumenau, resolvemos dar uma volta na Vila Germânica, palco da festa blumenauense, dos catarienenses, brasileiros, de todos. 
Afinal a euforia, murmurinhos, preparativos também fazem parte da festa. Ontem o coro que participa da Abertura e também do Encerramento do Oktoberfest Blumenau, dentro do Show dos Velhos Camaradas, fez a primeira apresentação do repertório do Oktoberfest Blumenau 2016 na primeira Sociedade de Tiro de Blumenau e do Vale do Itajaí, fundada pela fundador, Sr. Hermann Blumenau - Schützengesellshaft Blumenau. Foi um "Esquenta para o Oktoberfest".
Lembramos que o Schützengesellshaft Blumenau foi instituído por um grupo de imigrantes, integrantes e voluntários na organização da comuna, criada pelo Sr. Blumenau. Esta iniciativa resultou na primeira de muitas Sociedades de atiradores, centros esportivos e culturais que foram fundados na Colônia e depois, no município de Blumenau.
Os estatutos da Sociedade foram aprovados em 1863.

 Em função da 1° Guerra Mundial , a Sociedade teve suas atividades encerradas no período entre 1917 e 1921. Em 1938, adotou o nome de Sociedade de Atiradores de Blumenau. De 1939 a 1940, aconteceu o aquartelamento do 32° Batalhão de Caçadores no Clube. Em 1944, adotou-se o nome de tênis Clube Tabajara e em 1946, passou-se a chamar Tabajara Tênis  Clube.
Algumas imagens do Esquenta do Oktoberfest Blumenau - dia 1° de setembro no   Schützengesellshaft Blumenau.





Na tarde de hoje, dia 2 de outubro, registramos a festa durante o preparo da festa. Para você que está se preparando para vir para a Oktoberfest Blumenau 2016, de regiões próximas e de longe. Muitos vem  da Alemanha. Um pouco destes preparativos, registrados hoje, durante a tarde - na Vila Germânica - Blumenau.































































































Estaremos captando um pouco dos principais momentos, para fazer registros históricos desta festa que está em sua 33° edição - ano  2016.

 Por que fazemos? 

A festa tem a capacidade de reunir grupos culturais da região, do país e até, de outros países - que praticam a cultura alemã durante todo ano (e não somente em outubro, como muitos imaginam) e mostram no palco do Oktoberfest um pouco da identidade da cidade de Blumenau e região fundados por imigrantes alemães. 
Centro de Blumenu - primeira metade do Século XX
 As cidades tem alma e, uma é  diferente da outra, de acordo com sua história. Não são todas as cidades do Brasil que tem a mesma cultura das duas primeiras capitais do Brasil (Rio de Janeiro e Salvador), fundadas por portugueses que usavam a mão de obra escrava para funcionar. A "cultura do samba e da mulata" - "produto" explorado e que "vende" a imagem do Brasil internacionalmente, não está em todo lugar do território nacional. Cada região do continental país tem sua própria história e cultura - do Amazonas até o Rio Grande do Sul. Infelizmente, fato ignorado na abertura das Olímpiadas Rio 2016.

Outra questão - O Oktoberfest Blumenau, também resgatou um pouco da auto estima das pessoas nascidas na região e descendentes de alemães e italiano, que sofreram Bulling oficial e também de outros tipos, antes e depois da 2° Guerra Mundial, durante os governos de Getúlio Vargas e Nereu Ramos, governos brasileiro e estadual respectivamente.
Para entender este fato histórico leia a sugestão número 1 da lista de "Leituras Complementares" abaixo.














Ein Prosit!!

Leituras Complementares - Para acessar - clicar sobre o título escolhido...
  1. Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas
  2. Schützengesellshaft Blumenau
  3. Oktoberfest Blumenau - Desde 1984 - Um pouco de sua História
  4. Programação das Bandas Oktoberfest Blumenau 2016
  5. Conversando ...O Traje da Realeza do Oktoberfest Blumenau
  6. O que é "Traje Típico" ?





















Nenhum comentário:

Postar um comentário