quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Um pouco do Aachener Domchor - Da catedral de Aachen para a catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau


No último dia 16 de outubro, o milenar Coro da Catedral de Aache - Alemanha, musicou a missa dominical ministrada pelo Padre João Bachmann, na Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau.
O Coro já havia se apresentado em outras igrejas da cidade, no Teatro Carlos Gomes e em outras cidades, como: Pomerode, Joinville e Florianópolis. 
Aachener Domchor - o Coro da Catedral de Aachen foi criado a partir de uma escola de canto coral, na histórica catedral de Aachen - uma cidade alemã. O coro também é conhecido por cantar em latim. Sua origem remonta uma história de mais de 1200 anos. Foi fundado pelo Imperador Carlos Magno, como uma escola de canto coral - cantorum scuola. Carlos Magno fundou ao lado de São Alcuíno de York e no seu tempo era conhecida como Sculoa Palatina ou Palatinate Choir.
Catedral de Aachen
Fizemos o registro de sua apresentação no Teatro Carlos Gomes - Blumenau.
  A apresentação foi no dia 9 de outubro e foi sua primeira apresentação em Blumenau - de um total de quatro, do Coro da Catedral de Aachen. 
O "palco" da última apresentação do Coro da Catedral de Aachen, na cidade de Blumenau, é uma  arquitetura de expressão com origem histórica na Alemanha - é um dos pontos focais da cidade - Catedral São Paulo Apóstolo.
catedral de Blumenau foi inaugurado no dia 25 de janeiro de 1958. Seu projeto foi assinado pelo arquiteto alemão Sr. Dominikus Böhm - recomendado pelo Papa, e por seu filho, também arquiteto, Sr. Gottfried Böhm
Final da década de 1950 e início da década de 1960 - Sem o campanário que foi inaugurado no ano de 1963.


Gottfried Böhm nasceu em uma família com gerações de arquitetos - na cidade de Offenbach - Hessen, no dia 23 de janeiro de 1920. Dominikus Böhm, seu pai ficou conhecido por ter construído inúmeras igrejas em toda a Alemanha. De algumas, acompanhou o projeto, como foi o caso da Catedral de Blumenau - seu pai idealizou o projeto, mas faleceu três anos antes de sua inauguração. 
Sr. Berthold Botzet e Sr. Markus Blumenschein
Durante a apresentação do Coro de Aachen no dia 16 de outubro, Sr. Markus Blumenschein comentou conosco  que o regente do antigo coro, mencionou conhecer outras igrejas projetadas pelos arquitetos Böhm.
Recomendamos a leitura sobre os arquitetos Gottfried e Dominikus Böhn e suas obras, entre elas - a Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau, local onde o Coro da Catedral de Aachen fez sua última apresentação na cidade. Para isto, basta clicar sobre o título a seguir:

Arquitetura - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm
Croqui original, perspectiva interna da Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Fonte: www.vitruvius.com.br



























Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Obra acabada - Foto 2016










Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Aachener Domchor - Coro da Catedral de Aachen

A catedral estava com todos os seus espaços tomados e parte da área externa também - proximidade do batistério. O coro se posicionou ao lado esquerdo do altar projetado pelo arquiteto Dominikus Böhn. Antes da missa, aqueceram as vozes e estudaram a sonoridade do local. O templo é conhecido pela alta reverberação. 
Após o término do culto católico, o Padre João pediu para que todos permanecessem em seus lugares, anunciando que o coro visitante apresentaria outras peças (religiosas). Muitas pessoas saíram. Outras, levantaram-se e com os celulares "smart" efetuaram registros bem próximos de onde estavam os cantores, bloqueando a visão dos demais que permaneceram sentados. A apresentação não foi prejudicada. Os meninos cantores continuaram atentos à orientação do Regente, Sr. Berthold Botzet.
Nós gostaríamos de fechar os olhos e ouvir a "voz dos anjos". Mas o desejo de registrar foi mais forte. Ligamos a máquina e focalizamos a arquitetura sob o efeito da melodia do canto coral - nesta, arte passada de uma geração para outra, desde o século IX. 
Após a apresentação, atendendo nosso pedido, os meninos se posicionaram à frente do altar -  registro para a história da catedral de Blumenau. Muitos oportunizaram para também fazer o seu registro. Os cantores do coro foram até o final, perto à porta de saída do templo para mais um registro. 
Alguém, com o desejo de que deixássemos o templo, apagou as principais luzes e depois, todas
Agradecemos a iniciativa. Jamais imaginaríamos o "rendilhado" que as paredes e colunata recebem, a partir do efeito da luz externa nos vitrais que estão em quase todas as paredes. Foi um encantamento. Os meninos  permaneceram na forma, sempre muito disciplinados. Oportunamente,  fizemos o registro do Coro da Catedral de Aachen na Catedral São Paulo Apóstolo (às escuras).

Para nossa surpresa e alegria, os meninos saíram da forma, sem iluminação e descontraidamente, nos permitiram que os fotografassem. Fizemos com muito prazer - pelo local, pelas pessoas, pela arte, pela história e pelo simples fato de sermos presenteados com esta oportunidade dentro de um fragmento histórico. 

Percebemos que as crianças, com toda sua espontaneidade, sempre estiveram presentes, mesmo dentro da disciplina do corpo do coro.
Danke Shön!!
As imagens comunicam...
Vídeos
Ao fazermos os vídeos, buscamos complementar com a arquitetura dos Böhn´s - poesia.


Hallelujah - Händel. Melodia - canto - arquitetura - emoção.

Neste último vídeo, o Regente Sr. Berthold Botzet junto com o Coro da Catedral de Aachen, formaliza o encerramento da turnê pelo Brasil - na cidade de Blumenau e agradece os momentos.

Fotografias
Aquecimento








Arquitetura







Momentos...











Arquitetura - novamente...














Registros para a História...
















Apagaram as luzes...
A arquitetura, o coro e a despedida.





A Arquitetura manifestando-se a partir da luz e sombra.




Últimos registros formais...


As crianças, sempre estiveram presentes.




































As  artes (arquitetura, plásticas, musicais, literatura, cênicas...) se complementam e fazem bem à alma quando estão integradas e sob a batuta da harmonia natural.  São atemporais e não escolhem  o lugar, a cultura, o povo, a classe social, para emocionar.






















Es war großartig mit Ihnen zu sein, Aachener Domchor.
Alles  gut.















O Coro da Catedral de Aachen se apresentando em um momento no qual estava presente o Papa Francisco.



Leituras Comlementares - Clicar sobre título escolhido:





Nenhum comentário:

Postar um comentário