segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Entrega da obra de restauração das pinturas murais da capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Warnow - Indaial























Recebemos um convite e confirmamos presença e registros de uma ação positiva envolvendo o patrimônio histórico arquitetônico da região.
O convite partiu do Arquiteto Fabrício José Barbosa - Arquiteto do Departamento de Planejamento da Prefeitura Municipal de Indaial
Acontecerá uma cerimônia de entrega da obra de restauração dos murais da histórica igreja localizada na Estrada Geral do Warnow, no dia 4 de outubro de 2016, às 11:00h.

























Pinturas Murais

Pintura mural é aquela pintura executada diretamente sobre o fechamento ou parede. É a pintura que maior relação tem com a Arquitetura e é a mais antiga conhecida. No Renascimento foi que a pintura mural saiu da parede e foi para os quadros e telas, para sua melhor locomoção de uma edificação para outra ou mesmo, para a sua comercialização. São conhecidas como obras das  culturas  grega e romana, mas é muito mais antiga e oriunda do Vale do Nilo e da região na Suméria - considerando somente sua origem no ocidente ocidente.

Pinturas da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

 Um pouco sobre a Capela...

A Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro lembra muito a arquitetura construída no Seminário de Corupá. Poderíamos até apostar que fora construída pela mesma ordem religiosa.
Seminário de Corupá
Para ler mais - Clicar sobreSeminário de Corupá - Santa Catarina - Uma visita







A linguagem arquitetônica da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e também do Seminário de Corupá é conhecida como Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos. É uma arquitetura característica do norte da Alemanha que surgiu a partir da segunda década do século XX. Foi marcante e contribuiu muito para a formação da identidade da paisagem daquela região após a 1°Guerra Mundial. O Backsteinexpressionismus é uma das muitas linguagens da arquitetura que utilizava tijolos maciços comuns ou Klinkern nas vedações ou paredes - elevações das edificações - norte da Alemanha. Os Klindern, são tipos de tijolos com queimas diferenciadas do tijolo comum - adquirindo colorações mais intensas e vibrantes e muitas vezes com nuances diferentes nas peças. Com a queima sob altas temperaturas, os tijolos ficam mais densos, menos porosos e também mais resistentes. 
O nome faz alusão ao impacto de dois destes tijolos - o som resultante é alto. 
A linguagem arquitetônica do Backsteinexpressionismus se desenvolveu no mesmo período - contemporâneo à Escola da Bauhaus. Ao mesmo tempo que a Bauhaus defendia e implantava a "limpeza" das fachadas - retirando os adornos e o decorativismo, os arquitetos do Backsteinexpressionismus desenvolviam uma linguagem ornamental no design de suas fachadas, passando a sensação de movimento e inquietude, como que, além de expressar a dinâmica do tempo, também apresentava a sua gravidade e tensões.












Para ler mais sobre esta técnica construtiva - Clicar sobre: Arquitetura - Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos

Conta a história que a capela recebeu autorização para ser construída no dia 22 de setembro de 1902. Sua localização seria outra - distante 100 metros  do local atual. A capela começou a ser construída mesmo, no ano de 1924, pelo alemão Júlio Stoy. Por certo teve contato com a arquitetura do norte da Alemanha conhecida Backsteinexpressionismus. Se tivesse sido construída em 1902 - sua linguagem seria outra.
O conjunto do patrimônio histórico arquitetônico é composto pela capela (Que contém a sacristia, campanário contendo um sino -  dentro da forma retangular com duas águas)

A iniciativa e coordenação do restauro das pinturas murais foi do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que realizou, além da recuperação da pintura mural a recuperação da estrutura e imunizou a madeira contra ataque de cupins e prevenção contra infiltrações. A edificação histórica foi tombada pelo IPHAN e pelo Estado de Santa Catarina, no ano de 2007.


Bela iniciativa e esperamos que a comunidade tenha consciência do valor histórico e da importância do patrimônio histórico para a formação da paisagem de Indaial e de toda região - ilustrando um pouco da identidade trazida pelos pioneiros do norte da Alemanha.

Estaremos lá, registrando para a História.

Dia 4 de outubro 
 Estrada Geral de Warnow
Às 11:00h.



Leituras Complementares 
Clicar sobre o título escolhido para ler

  1. Arquitetura - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm
  2. Seminário de Corupá - Santa Catarina - Uma visita
  3. Arquitetura - Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos
  4. Arquitetura religiosa - Sob a ótica da cultura regional - Vale do Itajaí








Nenhum comentário:

Postar um comentário