terça-feira, 20 de setembro de 2016

História e Cultura na Região - Momentos 48° Aniversário do G. F. Alpino Germânico




No dia 18 de setembro de 2016, parte da comunidade, familiares, amigos e integrantes do Grupo Folclórico Alpino Germânico se reuniram no Clube Desportivo Testo Central - Pomerode SC Brasil - para comemorar uma data espacial - seu aniversário - compartilhar e vivenciar um pouco da cultura local, entre amigos. 
Passamos uma tarde, sem cunho comercial, participando, fotografando e assistindo uma das práticas culturais presentes na região há muito tempo - a dança folclórica e a música.
Mesmo no período da nacionalização, a chama da dança e demais práticas culturais não se perderam totalmente. Período no qual foi praticado o (Clicar sobre) Bullyng  oficial contra as famílias que vieram da Alemanha e seus filhos, já nascidos no país, portanto brasileiros - Imigrantes e descendentes que fundaram as principais cidades da região - quase sozinhos. Suas práticas foram retomadas, como é este exemplo do Alpino Germânico, na década de 1960 - que comemora o seu 48° aniversário.

Práticas comuns em muitas regiões do multicultural Brasil. 
Brasil que não tem em seu espaço somente o que foi praticado nas suas duas primeiras capitais -  Salvador e Rio de Janeiro como imaginam e tentam "vender" atualmente no exterior. Brasil não é somente formado por uma ou duas culturas - que também chegaram ao continente, como todas as demais. Isto foi muito visível recentemente na abertura das Olimpíadas Rio 2016 que, novamente, apresentou o país muito restrito em relação a sua grandiosidade territorial e multidiversidade cultural.
Um exemplo do que acontece  na região, que outrora fora a Colônia Blumenau, e que também é reflexo do (Clicar sobre) Nacionalismo, foi o equacionamento territorial. Mas, sem perder sua identidade, pois desta "retalhação" surgiram inúmeras cidades com as mesmas práticas culturais e frutos da mesma história, que solidificam a identidade comum presente no inconsciente coletivo local e regional. 

Lembramos que escrevemos sobre este assunto, tão intenso e de certa maneira complexo, como Arquiteta Urbanista, pois este tem ligação direta com os espaços onde vivem as pessoas e suas práticas, portanto parte relacionada a identidade e características da cidade - sua alma.  


Bancada na qual estavam expostos lembranças e "história" do Alpino Germânico no dia 18 de setembro - Destaque: Brasil Multicultural
Na tarde do dia 18 de setembro último, sem qualquer cunho comercial (como muitos que ignoram, alegam desdenhando apresentações deste perfil em festas locais), foi comemorado com bons momentos, o aniversário de um grupo folclórico fundado em um Clube de Caça e Tiro de Blumenau e que depois continuou atuando, sem perder suas características originais, na cidade de Pomerode.
"Há 48 anos, exatamente no dia 28 de setembro de 1968, foi acesa a chama do Grupo Folclórico Alpino Germânico pelo Sr. Franz Zmazek. Aqui estamos hoje para manter acesa esta chama que ilumina com alegria e responsabilidade, a cultura germânica no Brasil.Durante as quatro décadas e meia de história, o Grupo Folclórico Alpino Germânico viveu momentos de alegria e integração assim como momentos de dor e constrangimento. Estes momentos devem ser guardados com amor e carinho, como espaço de crescimento pessoal de cada um dos dançarinos e fortalecimento do grupo como uma grande equipe onde, cada um só está bem, se o grupo estiver bem." Cerimonial - G.F.  Alpino Germânico
O G. F. Alpino Germânico foi fundado na sede do Clube de Caça e Tiro Testo Central, próximo ao limite entre Blumenau e Pomerode

Manfredo Bubeck e Rita Bubeck
Sr. Manfredo Bubeck, a quem agradecemos, esclareceu-nos que antes  da fundação oficial do grupo folclórico, existia um trio musical  formado pelo fundador do idealizador do Alpino Germânico, Sr. Franz Zmazek (Canto e violão), ex maestro do Coro Masculino Liederkranz - Sr. Manfredo Bubeck (Acordeon) e sua esposa - Sra. Rita Bubeck (Canto). O Trio se apresentava em muitos eventos da época, como: Encontro de Corais e concertos. Conta o Sr. Bubeck, que participaram, como uma das atrações, da inauguração do Bela Vista Country Club - Blumenau. 
Após algum tempo, Sr. Bubeck saiu do trio e assumiu, com o acordeon - o Sr. Roland Findeiss, quando surgiu também, o Grupo Foclórico Alpino Germânico no dia 29 de setembro de 1968, sob a coordenação do Sr. Franz Smazek
Nesta mesma data, sob orientações do Coordenador  - Sr. Franz ou Friedrich Zmazek, foi elaborado o estatuto e regimento do grupo folclórico, este voltado para a prática de danças folclóricas de caráter amador. Também ficou definido que o Sr. Zmazek seria o Presidente do grupo. Neste momento, também batizado como Alpino Germânico. Na Ata desta primeira reunião consta os seguintes nomes - fundadores: Franz Zmazek, Ari Egger, Roland Findeiss, Ruth Dehner, Reiwald Findeiss, Wilson Bruch, Isadora Wagner, Osni Hermann, Rosita Burkhart e Renata dos Reis.
"Após a saída do  Manfredo, o Roland Findeiss assumiu o acordeon,  quando se formou definitivamente o Grupo Alpino Germânico - sempre sob a direção do abnegado e idealista das tradições Alpinas Austríacas Sr. Franz Zmazek. Sua sede sempre foi o C. C. T. Testo Salto. O Grupo está vivo até hoje e sua sede atual fica na cidade de Pomerode. Uma linda história." Manfredo Bubeck
Agradecemos importante contribuição do Sr. Manfredo Bubeck e que esclareceram alguns pontos desta linda história.

Dando sequência...
Grupo Folclórico Alpino Germânico
Contam aqueles que estiveram presentes no ato de fundação do grupo, que durante oito meses os folcloristas: Ruth Dehner, Ari Egger, Renata dos Reis, Osni Hermann, Rosita Burkhart, Wilson Bruch, Isadora Wagner e Reiwald Findeiss aprenderam a coreografia da dança com o casal Zmazek. Sra. Linda Zmazek ensinava os passos e o Sr. Franz Zmazek o Schuhplattler. O Acompanhamento musical, corretamente, era feito sob o som de um acordeon e de um violão, tocados pelo Sr. Roland Findeiss e pelo Sr. Franz Zmazek respectivamente.
Os primeiros folcloristas do Alpino Germânico foram pioneiros em adotar o "lederhosen", traje típico da Bavária, não conhecido por todos na cidade de Blumenau. Foi uma tentativa de usar algo semelhante, uma vez que não se tinha acesso à original calça de couro bávara.  Desta maneira o traje foi confeccionado e providenciado dentro do próprio grupo.
Sr. Franz Zmazek possuia uma Lerderhosen, a qual foi o modelo do Sr Arno Krueger - alfaiate que confeccionou 4 calças como o Lederhosen, só que de brim. Os suspensórios masculinos foram feitos pela Sra. Linda Zmazek que recebeu o figuras de flores de edelweiss desenhados pelo Sr. Franz e pintados por Rosita Jung. A Sra. Linda Zmazek fez o traje feminino completo. Ambos os trajes buscaram representar o traje das festas tradicionais da região dos Alpes. 

primeira apresentação oficial do  Grupo Folclórico Alpino Germânico aconteceu  no dia 5 de maio de 1969 - durante o 15º aniversário do C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Ainda no ano de 1969 o G. F. Alpino Germânico se apresentou na 2° Festa da Cerveja de Blumenau e após passou  a ser umas das atrações do Restaurante Frohsinn, no qual se apresentou entre os anos de 1969 até 1976. Nesta época faziam duas apresentações semanais para os visitantes. Em 1970, surgiu o primeiro trabalho gravado, onde Sr. Zmazek e Sr. Findeiss gravaram um disco com canções da região dos Alpes. Mais tarde, fez parte do grupo, o músico da localidade de Testo Central - Sr.  Ivo Raduenz (Acordeon).


No ano de 1982, o casal Zmazek viajou para a Áustria e para o sul da Alemanha, com o objetivo também, de complementar, a partir de uma pesquisa, a indumentária dos trajes do grupo folclórico. Ao retornarem para o Brasil, trouxeram na mala uma relação de acessórios, que no mesmo ano de 1982, foram doados pela Cia Karsten de Blumenau. A Karsten doou seis lederhosen e suspensórios de couro, correntes, chapéu com a pena de águia e coletes para as focloristas.
Herr Eugênio Zimmer

Grupo Folclórico Alpino Germânico permaneceu em Blumenau por mais de 14 anos. 
Em 1983, durante a grande enchente - que teve início em julho -o Prefeito de Pomerode - Sr. Eugênio Zimmer convidou o grupo, prometendo apoio  necessário ao grupo se este transferisse para a cidade de Pomerode e representasse o município em festividades e encontros culturais
 Na época, a Prefeitura de Pomerode ofereceu ajuda de custo para o transporte.


Esta passagem histórica esclarece e explica porque que a cidade de Pomerode, fundada por pomeranos, passou a ter um grupo de danças folclóricas com tradições bávaras. 



Em  1986, o Grupo Folclórico Alpino Germânico foi registrado no Ministério da Cultura e seus estatutos foi aprovado e registrado no ano de 1988. 
Nos anos de  1989 e 1995, o grupo recebeu Lederhosen e suspensórios  de couro doados pela Embaixada da República Federal da Alemanha, localizada em Curitiba. Em 1991, Sr. Henrique Drews Filho - Prefeito de Pomerode - trouxe da Alemanha para o grupo, chapeus de feltro masculino, para completar o traje do G. F. Alpino Germânico.
Seu traje oficial é o Miesbacher Tracht. O traje masculino é composto por seis peças e o feminino, por onze peças.

Fazem parte do G. F. Alpino Germânico:
  1. Cleiton Dieter König
  2. Martin
  3. Roberto Carlos Maske
  4. André Blunk
  5. André Cristiano Siewert
  6. Andréia Patricia Siewert
  7. Andreza Luize
  8. Arthur Dalke
  9. Bruno
  10. Camila Maria Kurth
  11. Carla Andréia Maske
  12. Christofer Henkel
  13. Cristian Hermann Jaepelt
  14. Cristopher Zimmer
  15. Darlan
  16. Djamyne
  17. Gabriela Ott
  18. Jeferson
  19. Kamila Mau
  20. Leticia Sasse
  21. Line
  22. Scheila Sell Jandre
  23. Sheila Mara Largura
  24. Sigmar Albin Woide
  25. Tayna Zimmer
  26. WillliaTayna Zimmern Woide
  27. Yasmin Rahn
Leitura Complementar: Clicar sobre - Grupo Folclórico Alpino Germânico - 48° Aniversário - AFG

A Programação teve início às 11:00h, com a recepção dos grupos folclóricos presentes que vieram prestigiar o momento festivo. Às 11:30h, começou a ser servido um churrasco, batizado pelos visitantes à região como "churrasco alemão", o mesmo "churrasco de igreja". Às 13:30h iniciou as apresentações de danças folclóricos apresentadas pelos grupos folclóricos presentes. Registramos a presença do cônsul austríaco na região e sua esposa, Sr. Mauro Kirsten e Sra. Sofia Kirsten.
Também abrilhantou o momento do almoço, a Banda Municipal de Pomerode - Die Originalen Rega  Bläser sob a regência do Sr. Rafael Liandro Pinto Nemézio. 
Die Originalen Rega Bläser



Casal Kirsten recebendo lembrança do momento festivo










 Os momentos em imagens - as quais comunicam...

Bruno...

Banda Musical de Pomerode...

Recordações e Homenagens


História...




Os Primeiros anos do G. F. Alpino Germânico - Blumenau
























A primeira canção tocada pela Banda Municipal de Pomerode não foi "Samba"
e também não tinham turistas, portanto o evento  não era comercial - é parte da cultura local. 

Roberto Carlos - Músico do Alpino Germânico (Bandoneon)




G. F. Volkstanzgruppe Blauer Berg - Timbó SC


Banda Municipal de Pomerode - Die Originalen Rega Bläser sob a regência do Sr. Rafael Liandro Pinto Nemézio.

G. F. Alpen Bach - Pomerode SC








Vale um Churrasco - Almoço

Revitalizações do edifício do Clube - Muito bom -
 nova estrutura sem modificar a tipologia característica - Identidade.

Revitalizações do edifício do Clube - Muito bom -  nova estrutura sem modificar a tipologia característica - Identidade. Paisagem original aos fundos do palco - imagens de Pomerode.

André Siebert - Coordenador do grupo aniversariante, Roland Findeiss (Um dos fundadores do Alpino Germânico e o Cônsul da Áustria na região


Banda Musical de Pomerode 









Regente Rafael Liandro Pinto Nemézio






























Os dois vocalistas de uma das grandes bandas do Oktoberfest Blumenau da década de 1990 - Die Odenwälder Fidele Buan. O primeiro - Hans Jurgen Jopp (Spitz) e o segundo, Michael Lochner. Ambos são grandes músicos e são naturais da Baviera - Sul da Alemanha. O intercâmbio com o país de origem dos pioneiros nunca foi rompido. Os dois músicos bávaros residem na região há alguns anos e atualmente, trabalham juntos em um novo projeto. Aguardemos. 
Hans Jurgen Jopp und Michael Lochner







G. F. Volkstanzgruppe Blauer Berg - Timbó SC









Três gerações





Intercâmbio cultural é continuo - Dois músicos: Um descendente de imigrantes alemães e um dos fundadores do G. F. Alpino Germânico e outro nascido na Bavaria, músico - co regente do Show dos Velhos Camaradas .











Cônsul da Áustria Sr. Mauro Kirsten


Cônsul da Áustria Sr. Mauro Kirsten




































Folcloristas do Alpino Germânico Moacir Glatz e Sheila Mara Largura esperam seu bebê - 7 meses de gestação - comemorando juntos,  os momentos.







Família Folclorista



Ao lado direito - Traje com a cor violeta - Folclorista Sheila Mara Largura com 7 meses de gestação



























































































Comentário: 
Estava correto, quando o Sr. Roland Findeiss sonorizava a dança do Alpino Germânico. A música era feita com Acordeon. O bandoneon, usado atualmente, é um instrumento trazido pelo imigrante pomerano - oriundo do norte da Alemanha.
Na Bavaria a sonorização das apresentações de um grupo de dança de Plattler é feito a partir de alguns instrumentos, como violão, flauta, tuba e o principal, o Acordeon(Gaita). O bandoneon usado para sonorizar as danças do grupo folclórico de Pomerode tem sua origem na região norte da Alemanha - de onde vieram os imigrantes pomeranos. Percebemos que também outros grupos de Plattler da região se apresentam com a sonorização do bandoneon - até mesmo, como forma de enaltecer e identidade através deste instrumento dos antepassados oriundos do norte da Alemanha.
Exemplo do Plattler no sul da Alemanha e sua música - no vídeo a seguir:

Continuando...












Após toda a programação...
Bolo, cheio de flores e frutas para todos - estava delicioso.



Família de Folclorista do Alpino Germânico























Desejamos um Viva ao Grupo Folclórico Alpino Germânico e que esta data se repita por muitas vezes, levando alegria, lazer, referencial cultural e possibilitando o encontro entre amigos, durante uma tarde de domingo. Estas imagens, já são parte de sua história. Abraços.



Em Construção...........



Leituras Complementares:
Franz Zmazek


Comentário:

Nesta época, década de 1960, exisitia muitas famílias e seus descendentes, oriundos da Bavaria - sul da Alemanha, residindo em Blumenau. O Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau fundado na década de 1950, tinha entre seus fundadores muitos bávaros e descendentes.

Sugerimos a leitura das postagens abaixo. Para acessar, basta clicar sobre o título.

  1. Biografia - Max Mayr - da Baviera para o Vale do Itajaí
  2. História do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
  3. Música - Hans Jurgen Jopp - Spitz












Nenhum comentário:

Postar um comentário