segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Georg Niels Rudolf Kahrbeck – do teatro alemão à performance do Show dos Velhos Camaradas

Georg Niels Rudolf Kahrbeck - imigrante alemão do século XX, foi intenso ao viver, a partir da arte e cultura, na cidade de Blumenau ao longo de seus 92 anos de existência.


Uma das atrações locais do Oktoberfest Blumenau é o Show dos Velhos Camaradas. Esse show é praticamente a representação de um Stammtisch de amigos - cantores do Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau - sobre o palco. Os amigos cantam e bebem em um Die Kleine Kneipe. As canções variam de clássicos do cancioneiro alemão até, composições inéditas, exclusivas para a apresentação do grupo.
Um dos destaques deste show – com fãs presentes – foi Georg Kahrbeck. Mas sua participação no Coro Masculino Liederkranz é bem recente. Sua estreia no Show dos Velhos Camaradas aconteceu na edição do Oktoberfest Blumenau 2015, sendo que ingressou nos coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau em 2014. Nesse tempo já cantava no Coro Misto Stimmen es des Hertzens, desde o ano 2000.
Estreia de Georg Kahrbeck no Show dos Velhos Camaradas – Oktoberfest Blumenau 2015, em 7 de outubro de 2015, ao lado de Alfredo Schossland e Márcio Keunecke.
A estreia nos palcos, em 2015, não significa que ele não tenha tido intensa experiência no canto e no teatro desde sua juventude. Atuara ao lado de Alda Niemeyer no teatro, entre outras práticas culturais. Atualmente, chamava atenção por sua performance cênica sobre o palco, sendo ele uma pessoa silenciosa e reservada, como um bom hamburguês culturalmente o é. Vamos conhecer um pouco sobre a vida deste artista de Blumenau, que faleceu em 11 de setembro de 2023, faltando somente 23    dias para o início do Oktoberfest Blumenau 2023, onde costumava brilhar ao lado dos cantores do Coro Masculino Liederkranz – dando vida ao Show dos Velhos Camaradas.

Em cena, representando em um dos quadros do Show dos Velhos Camaradas, no ano de sua estreia no Oktoberfest Blumenau, contando com a idade de 84 anos.

Um pouco sobre a vida e trajetória do coralista de Georg Niels Rudolf Kahrbeck
Georg Kahrbeck.



Georg Niels Rudolf Kahrbeck foi filho do alemão Werner Otto Kahrbeck e da brasileira Margarida (Solteira Iken) Kahrbeck. Nasceu em Hamburg - Alemanha, em 20 de agosto de 1931. Sua mãe, natural de Porto Alegre e filha de imigrantes alemães, foi estudar na Alemanha, ocasião em que conheceu seu futuro marido - Werner Kahrbeck.  O casal teve três filhos: Georg, Detlev e Maren.

Hamburg -  Alemanha - 1932

Berlim-Brandemburgo e.V. em 1931. Arquivo de fotos de Philipp Holzmann. Fonte: Deutsche Digitale Bibliothek
Quando a 2ª Guerra Mundial iniciou em 1° de setembro de 1939, seu pai Werner Otto Kahrbeck foi convocado e ele tinha 8 anos de idade. Georg Kahrbech era o filho mais velho de três irmãos. Seus avós maternos, que residiam no Brasil, insistiram para que a família viesse para junto deles. Werner Otto Kahrbeck tinha uma loja em Hamburgo e foi bombardeada por mais de uma vez. Os Kahrbecks ficaram em Hamburgo até 1943, quando os bombardeios eram muitos e arrasaram a cidade. A família foi para o Sul da Alemanha, onde moraram em Dorfs até a guerra terminar, em 1945.
Dois anos depois, em 1947 ouviram os conselhos dos pais de Margarida e embarcaram para o Brasil no Santarém, em uma viagem que durou 30 dias. Rumaram para a residência dos avós maternos localizada na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. O pai de Georg Kahrbeck ficou na Alemanha como prisioneiro de guerra. Um ano depois, em 1948, se juntou a sua família, no Brasil.
Nessa época os Kahrbecks ouviram falar de Blumenau. Em 1948, o adolescente Georg Kahrbeck, então, com 17 anos, viajou para Blumenau. Souberam que na cidade havia muitas pessoas que falavam o idioma alemão. Seria oportuno que Georg aprendesse um ofício, o idioma português, e também, pudesse trabalhar.
Blumenau, Rua XV de Novembro em 1968. Fonte: IBGE.
Em 1950, sua família, pais e irmãos, seguiram para São Paulo, para trabalhar com um tio materno, irmão de sua mãe, proprietário de uma malharia.
Georg oficializou sua migração para o Brasil em 11 de setembro de 1950, estando com 19 anos, e foi registrado no documento de migração com a profissão de mecânico.



Em
Blumenau, Georg Kahrbeck conseguiu uma vaga de aprendiz de mecânico na empresa Auto Viação Catarinense. Seus avós tinham conhecidos na cidade e Georg Kahrbeck morou em quarto de uma casa na Rua São Paulo. Curiosamente, também alugamos um quarto em uma casa na Rua São Paulo. Casa de Dona Elisa Schneider.
Ônibus da Auto Viação Catarinense, fabricado pela Mercedes-Benz, monobloco O-326, produzido entre 1966 e 1974. Anos no Kahrbeck trabalho como mecânico na firma. Fonte: MATTAR.


Montagem de chassi na oficina da Auto Viação Catarinense.



Ainda que em seu documento de migração de 1950 conste o registro de mecânico, foi nessa empresa que Georg Kahrbeck aprendeu mecânica e manutenção de automóveis. Seu tio, o proprietário da malharia de São Paulo, veio buscá-lo para trabalhar com ele. Kahrbeck ficou lá por algum tempo. Morou na Água Branca e trabalhou em diversas empresas do ramo de maquinários. Em 1954 foi para Belo Horizonte trabalhar em outra malharia. Em 1957 retorna para Blumenau, porque seus pais haviam se separados e Georg desejava ficar perto da mãe, que morava na cidade. Seu pai retornou para a Alemanha.
Fui muito amigo do seu Georg. Na década de 1960 trabalhou na ARTEX. Supervisionava um setor de malharia e atendia ao telefone assim: “Hallo, aqui Kahrbeck…malharia! Contracenou na peça de teatro na qual nossa mãe Hertha. Também, fez parte do “Die Spanische Pfliege” em alemão. Na ilha de Porto Belo, pilotei sua lancha para que pudesse esquiar. Gritava em altos brados: “Agora tuuudoooo” falada na companhia da sua filha. Bons tempos. Tinha resquícios da guerra. Contava que se jogou dentro de uma cratera de bomba e escapou do bombardeio em Berlin. Na FAMOSC, quando surgiram os aviões da esquadrilha da fumaça no ar, correu desesperado e se escondeu dentro das caixas de papelão nos fundos do hangar da Artex. Sempre muito alegre e divertido com sorriso aberto. Somos muito amigos da família Kahrbeck, pois junto de dona Margarida Kahrbeck, seu Agostinho Schramm e nosso pai Max Altenburg, fundaram a Casa Flamingo na década de 1950.  Dieter Altenburg – em 13 de setembro de 2023.
Artex – 1967. Foto: Adalberto Day.
Após esse depoimento espontâneo de Dieter Altenburg, tomamos conhecimento de que Georg Kahrbeck foi filho de uma das fundadoras da tradicional loja de Blumenau, Casa Flamingo e também, que ele foi funcionário de uma das maiores fábricas da região e do Estado de Santa Catarina e, por não dizer, do país, Artex, pertencente à família Zadrozny.
Imigrante alemão da região de Unterfrank –
 Distrito da cidade de Rödelsee – Fundador da
 fábrica de Móveis Rossmack e sócio
atuante do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Detalhando um pouco sobre esta importante informação, a
Casa Flamingo teve seu embrião originário muito antes da década de 1950. Sua origem tem ligação com a tradicional fábrica de Móveis Rossmarck. Em 1920 com o casal pioneiro da família Schramm, que cuidavam de uma chácara, começaram a confeccionar colchões com restos de gramas seca das roçadas. Outro pioneiro, genro do casal Schramm, Emil Rossmack (Doou o terreno para construir a atual sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau), começa a produzir  marcenaria e estofaria para completar o “mercado”, aliado à produção de colchões, surgindo a fábrica de Móveis Rossmark. A fábrica foi inspiração para Augustinho Schramm, que junto da mãe de Georg Kahrbeck, Margarida Kahrbeck e o pai de Dieter Altenburg,  Max Altenburg, fundarem em 1950, a Casa Flamingo, que na década de 1960, tem seu perfil direcionado para o segmento de cama, mesa, banho e decoração, “vestindo” os móveis e os colchões.
Loja fundada pela mãe de Georg Kahrbeck, Margarida Kahrbeck, por Augustinho Schramm e pelo pai de Dieter Altenburg,  Max Altenburg.
Os coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau cantando na igreja católica de Rödelsee – 2013, Heimat dos Schramms e dos Rossmacks. Entre os cantores, está Georg Kahrbeck.

Margarida Kahrbeck se afastou da Casa Flamingo e Georg Kahrbeck foi trabalhar na Malharia Itoupava, no bairro de Itoupava Norte. Em 1959, Georg recebeu uma proposta para trabalhar na Artex, onde trabalhou por 30 anos e se aposentou nessa firma. Trabalhou na produção, no desenvolvimento de produtos e na exportação.
Em 1960 se casou com a organista da igreja luterana que frequentava, sua primeira esposa.
Georg  Kahrbeck.
Resultado de imagem para timpani
Timpani
Com relação às práticas culturais, em 25 de setembro de 2016 conversamos com Georg Kahrbeck, informalmente, e conhecemos um pouco mais sobre ele, tendo descoberto que sempre apreciara arte e cultura – principalmente as artes cênicas e o canto. Interpretou, cantou e foi percussionista, tocando timpani. Participou de peças teatrais na década de 1960 - na Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. Sua vocação foi notada a oportunizada pela teatróloga alemã Bertha Slemer que residiu alguns anos na cidade de Blumenau. A peça que mais lhe marcou e que fez grande sucesso na região foi Jedermann
Fez parte do grupo do grande Maestro alemão Heinz Geyer.
Orquestra de Câmara e Coro do Teatro Carlos Gomes - Regência do Maestro Geyer.
As apresentações teatrais eram feitas no idioma alemão. Quando acontecia um espetáculo ou uma apresentação de uma peça no teatro, movimentava-se toda a região. As pessoas chegavam de todo o Vale do Itajaí - antiga Colônia Blumenau - pelo trem da EFSC. Quando havia a apresentação de uma peça de teatro no Carlos Gomes, era o evento e toda a região se mobilizava.
Georg Kahrbeck atuou no teatro blumenauense de língua alemã até, por volta, da década de 1970, quando, por problemas de saúde em sua família, se afastou das artes cênicas. Ficou forçosamente em torno de 15 anos afastado do canto, da música e do teatro. Sua primeira esposa faleceu no final desse tempo e passou por momentos pesados.  Em 1996, com 65 anos de idade, procurou novamente o teatro. Procurou as atividades do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Permaneceu no teatro alemão do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Theatergruppen até este encerrar suas atividades no ano 2000.

Sr. Karhbeck foi o artista principal do Teatro “Der Hörhorn " do qual eu fazia parte. Nós todos desta peça, ajudamos a montar, no pequeno Auditório do Teatro Carlos Gomes, a peça dele e Alda, " Ms. Sofi ". Eido Odebrecht – 11 de setembro de 2023

Ana Lúcia Barth e Georg Kahrbeck. 
Em 1998, Georg Kahrbeck, com 67  anos conhece a viúva Ana Lúcia Barth durante uma excursão. Casam-se em 30 de outubro de 1998 e foi sua companheira para sempre. Em outubro de 2023, comemorariam as bodas de prata.

Contracenando com Alda Niemeyer na  Peça Dinner For One – Miss Sofie, 2000.

Teatro alemão do C.C. 25 de Julho de Blumenau, ano de 1998.


Com a trupe do Teatro amador do C.C. 25 de Julho de Blumenau, ano de 1999.

Teatro alemão do C.C. 25 de Julho de Blumenau, ano de 1998.



Contracenando com Alda Niemeyer - Peça Dinner For One – Miss Sofie, 2000.



Sem mais existir o teatro alemão e o espaço para artes cênicas, no mesmo ano de 2000, Georg Kahrbeck ingressou  no Coro Misto do C.C. 25 de Julho de Blumenau, atualmente conhecido como Coro Misto Stimmen des Herzens, onde sua atual esposa Ana Lúcia Barth, também canta.  

Apresentação natalina como Coro Misto Stimmen des Herzens, 2016.
Com parte dos cantores do Coro Misto Stimmen des Herzens, 2022.
Em 2014, ingressou no Coro Masculino Liederkranz. Neste se destacou por sua vitalidade e performance no palco, durante o Show dos Velhos Camaradas. Na década de 2010 e 2020, poucos conheciam seu passado nas artes cênicas, na cidade de Blumenau. Para o show utiliza sua experiência com o teatro e “ocupa” e "preenche" o palco. 

"A partir de minha idade - 85 anos - há muitas limitações. E no palco do Show dos Velhos Camaradas é uma realização, pois deixei de fazer muitas coisas, por limitações. Neste grupo posso praticar a arte cênica sem ter necessidade de decorar textos e posso me permitir me soltar e divertir me divertindo." Georg Kahrbeck. Setembro de 2016.

Em setembro de 2016, conversamos com Georg Kahrbeck 

Vídeos - Georg Kahrbeck - cantando




Fotografias - Uma amostra somente
Na Alemanha com o dois coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau - 2013.

Oktoberfest Blumenau 2015 - ano de sua estreia no Show dos Velhos Camaradas.
Alemanha 2013.

Alemanha 2013.




















d

Presidente da Fundação cultural de Blumenau Rodrigo Ramos, Secretário de Turismo Marcelo Greuel, Coralista Georg Kahrbeck, Prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt. Homenagem na data do imigrante.



























































Com o Maestro José Carlos Oechsler e o Padre da Bavária, Josef Apfelbeck.




Um tempo atrás, quando conversamos com dona Alda Niemeyer, ela reafirmou que Georg Kahrbeck foi um dos melhores atores em cena na época do teatro alemão no C.C. 25 de Julho de Blumenau

Último dia do Oktoberfest Blumenau 2015 - Este jovem nos pediu para fazer esta foto - dizendo-se admirador da arte e vitalidade de Georg Kahrbeck. Testemunhamos muitos fãs seus fazendo depoimentos semelhantes.
Última viagem com amigos do coro misto em 9 de setembro de 2023.
Fotografia de Maria Salete Reichert.
Georg Niels Rudolf Kahrbeck faleceu em Blumenau, em 11 de setembro de 2023, com a idade de 92 anos. Ensaiou com os coros Masculino Liederkranz e Misto Stimmen des Herzens, viajou, enquanto esteve presente.
Georg Kahrbeck foi sepultado com o traje de gala do Coro Masculino Liederkranz, do dia 12 de setembro de 2023, às 16h30, no Cemitério São José, Blumenau.
Georg Kahrbeck com o traje de gala do Coro Masculino Liederkranz no dia que foi homenageado na Fundação Cultural de Blumenau, em 27 de julho de 2019.
Viver com cultura e arte - Parte da formação da identidade de uma cidade, além de ser salutar.

Um registro para a História.

Referências

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:
  1. Artes cênicas e canto - Biografia Georg Kahrbeck
  2. Teatro - A História do Teatro do C.C. 25 de Julho - Por Alda Niemeyer I
  3. Teatro - Últimos espetáculos do teatro no 25...e "Dinner for One"
  4. Artes cênicas e canto - Biografia Georg Kahrbeck
  5. Teatro - A História do Teatro do C.C. 25 de Julho - Por Alda Niemeyer I
  6. Estréia do Theatergruppe 25 de Julho - Grupo de Teatro 25 de Julho - Teatro em alemão
  7. Teatro - O retorno do Teathergruppe no 25 de Julho
  8. 110 Anos Coro Masculino Liederkranz - Abertura da Semana do Imigração Alemã - Momentos
  9. Márcio Luiz Keunecke - Coralista dos Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau




















Nenhum comentário:

Postar um comentário