quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Fachwerk - enxaimel - em Schorndorf - Baden - Württemberg - Roteiro Alemanha 2016

Schorndorf - Fonte: wulfman65.deviantart.com
Brasão
Seguindo e compartilhando, de maneira sequencial, o Roteiro Alemanha 2016, este ainda acontecendo dentro do estado de Baden - Württemberg. 
Seguimos para conhecer e estudar o conjunto de edificações do centro histórico da cidade de  Schorndorf - localizado no Estado alemão Baden-Wüttemberg. A técnica construtiva predominante - o Fachwerk - em português, enxaimel.
Antes, vamos conhecer um pouco da história local desta cidade alemã localizada no Distrito de Rems-Murr-Kreis - região administrativa de Sttutgart - Estado de Baden - Württemberg e também apontar alguns pontos focais e sua importância dentro desta história local. A cidade dista aproximadamente 26 quilômetros de Stuttgart e possui uma área de 56,86 Km2 com uma população, estimada no ano de 2010, de 39.236 habitantes.



Schorndorf foi mencionado pela primeira como uma aldeia em documentos oficiais, no ano de 1235. No ano de 1250 o Conde Ulrich I de Württemburg comprou as terras que compreendiam a aldeia e construiu a partir da aldeia existente. Foi a sede oficial de Württemberg. No ano de 1634 incendiaram a cidade sob as ordens das tropas comandadas por Walter Butler, e esta foi quase totalmente dizimada. 


Resultado de imagem para Conde Ulrich I  WürttembergObservando o mapa oficial abaixo, datado da primeira metade do século XVIII, percebemos a cidade murada de Schorndorf. A rua principal "corta" a cidade murada sentido oeste leste, passando pelos respectivos portões leste e oeste. A centralidade está localizada no meio do eixo de via, sentido norte sul e provavelmente é neste local onde está o centro histórico, que percorremos e fizemos imagens postadas na sequência.
Conforme marcamos na imagem histórica, a presença do Schloss Schorndorf está no quadrante suleste da cidade. Fazia parte da extrema e estava junto ao muro que a envolvia. Não percebemos qualquer vestígio deste muro no local atual. Em algumas fontes de pesquisa - no idioma alemão - sequer mencionam que o Schloss fez parte de uma mesma malha urbana em outros tempos. Em uma das fontes, lemos, inclusive, que o "alte Schloss" ficava um pouco afastado da cidade. 
Cidade murada de Schorndorf - Observar a localização do Scholoss, presente no local, ainda nos dias locais, no entanto sem vestígios do muro da cidade.















Átrio do Schloss Schorndorf - Parte interna construída com estrutura em enxaimel
Entre as imagens, identificaremos o Schloss, com estrutura mista. Parte de sua estrutura em enxaimel e parte (externa) com pedras - estrutura autoportante. Sob a coordenação do Duque Ulrich (1495-1550) foi construído a primeira versão do castelo - no ano de 1538. Depois, foi submetido a reformas e sofreu algumas modificações. A imagem do mapa da cidade murada de schorndorf foi feita dois séculos após a construção do Schloss - parte importante dentro da estrutura  da cidade e parte do seu muro, neste tempo. 
A cidade murada de  Schorndorf - Ponto de destaque no skyline - a torre da Stadtkirche Schorndorf - a igreja 
Painel em Homenagem as Esposas de Schorndorf
Outro fato que despertou nossa atenção foi um grande painel na fachada da atual Prefeitura da cidade que apresenta um fato histórico ocorrido em 1688, quando as mulheres da cidade sob a liderança de Anna Barbara Walch - Künkelin, impediram o domínio desta e impediram sua rendição às tropas francesas do General Melac. Anna era esposa do prefeito de Schorndorf - 25 anos mais velho que ela. Em outono de 1688, aconteceu a Guerra dos 9 anos com a França de Luiz XIV. A França invadiu o Palatinado Renano em uma guerra de conquista, e sua meta era dominar Württemberg - para isto, restavam somente Schorndorf, Neuffen e Hohentwiel. Foi enviado um mensageiro francês a Schorndorf, para que esta se entregasse, sem derramamento de sangue, caso contrário seria ruim para seus habitantes, ameaçou o comandante francês de sua linha de frente. Ameaçou novamente de Stuttgrt através de um enviado, que comunicou ao Conselho de Schorndorf, o qual decidiu render-se para evitar danos maiores. Anna ouviu a decisão e não concordou. Chamou as mulheres da cidade, com suas "armas": colheres de cozinha, facas, enxadas, zenso, e outros e marcharam para a prefeitura. Encontraram o Conselho reunido e este foi forçado a mudar sua decisão, quanto ao render-se, pressionado pela ala feminina da cidade. Seu próprio marido, mesmo ameaçado, matou um traidor, quando este votou à favor da rendição.
A iniciativa das mulheres fez surgir também a reação entre os homens a se opor à rendição. Assim Wüttemberg, não foi totalmente ocupada e deve às mulheres - chamadas Esposas de Schorndorf - a liberdade.
Anna Barbara Walch - Künkelin é considerada a líder das Esposas de Schorndorf e uma heroína na cidade, por tê-la salva, junto com outras esposas. Tem seu nome emprestado a uma rua e a uma escola, na cidade. Morreu com a idade de 90 anos e é lembrada até os dias atuais, pelo seu feito e iniciativa.
Residência onde morava Anna Bárbara Walch - Künkelin
A cidade, também é lembrada como terra natal de muitos, mas especialmente por um nome que contribuiu por grandes mudanças na vida cotidiana do Homem. No dia 17 de março de 1834, nasceu na cidade, Gottlieb Daimler, inventor do primeiro automóvel tracionado a motor alimentado por gasolina. 













Outro fato histórico que lembramos, foi a presença no transporte ferroviário na cidade. Em 1861 foi inaugurada a estação de Schorndorf da ferrovia Remstal - 11 anos após da data que chegaram os primeiros imigrantes no Vale do Itajaí e 40 anos antes de ser inaugurada o primeiro trecho da Estrada de Ferro Santa Catarina em Blumenau - EFSC
Em 1938, houve uma reorganização distrital em Württemberg e a cidade passou a fazer parte do distrito de Waiblingen.
Nos meses finais da 2° Guerra Mundial, a cidade foi violentamente bombardeada, principalmente sua linha férrea e trens sobre ela, resultando em vítimas, entre elas membros das tripulações.
No final da guerra, em 1945, os americanos, por terra, conseguiram a rendição das forças armadas sem precisar meio bélico, poupando o centro histórico da cidade, no qual fizemos registros fotográficos.
Após a 2° Guerra Mundial, a população local aumentou consideravelmente. Houve uma nova reestruturação no dia 1° de janeiro de 1967.
Nos anos de 1972-1975, sete municípios vizinhos também participaram desta nova reforma distrital. Em 1973, Schorndorf tornou-se parte da nova Rems-Murr-Kreis.

Alguns nomes da História que nasceram em Schorndorf

Hans Gerngross (1500-1510; † 1564) -  pintor da corte Württemberg
Georg Friedrich Majer (1695-1765) -  arquiteto Württemberg
Ludovike Simanowiz (1759-1827) -  pintor
Karl Friedrich Reinhard (1761-1837) -  estadista e escritor francês
Gottlieb Daimler (1834-1900) -  engenheiro, engenheiro de design e industrial
Louis Palmer (1856-1931) -  poeta 
Julius Schmid (1865-1955) - inventor e empresário
Immanuel Carl Rösler (1891-1974) - arquiteto e historiador local Württemberg
Paul Strähle (1893-1985) - pioneiro da aviação

Algumas imagens que fizemos no local no centro histórico
Parte do átrio do Schloss Schorndorf - Estrutura enxaimel - Fachwerk - Parte da antiga muralha da cidade

Outra vista do átrio do Schloss Schorndorf

Base com pedra autoportantes mais dois pisos com estrutura enxaimel e mansarda - sótão usado e com a presença de janelas - Schloss Schorndorf


Schloss Schorndorf - Detalhes da estrutura enxaimel





Detalhe construtivo e acabamento da mansarda - Schloss Schorndorf

Porta para o átrio - Não há indícios do fosso, presente em outros períodos históricos




Parte externa do Schloss Schorndorf


No pátio - Monumento moderno

Casario do centro histórico de Schorndorf

Ligação entre duas edificações sobre a rua

Muitas das edificações em centros históricos de cidades alemãs, de acordo com especialista em Fachwerk - Sr. Konrad Bedal e o arquiteto responsável pelas obras da Prefeitura de Dinkelsbühl, são rebocados para proteger a estrutura de madeira das intempéries. Muitas se encontram assim - rebocadas

Edificações construídas com estrutura enxaimel, podem ter alguns pavimentos. Em períodos e locais onde a madeiras estava escassa e para usar paus mais curtos, adotavam a técnica de colocar o andar superior levemente para frente, onde poderia-se - encaixar estruturalmente um novo elemento através de articulações e estas  ainda propiciavam  adornos decorativos e também uma proteção natural aos elementos de  madeira do andar imediatamente inferior - criando um "escalonado".



Banquinhos de pedra engastados na porta de entrada de um edifício
Edificações com diferentes "desenhos" na estrutura de madeira a partir do enxaimel. Geralmente bitolas dos caimbros grandes e com vários tipos de acabamanetos - neste caso, pintura que permite a "respiração" da madeira em tom azul.










Observar a grande bitola dos caimbros da estrutura, quase efetuando
 o total fechamento da parede em alguns pontos.

Prefeitura de Schorndorf




"Kanaggen" colocados sobre o fechamento do primeiro andar feito provavelmente de pedra, com acabamentos decorativos feitos também de pedra, esta esculpida, onde aparece a face figurativa de um leão com feições humanas.

"Kanaggen" colocados sobre o fechamento do primeiro andar feito provavelmente de pedra, com acabamentos decorativos feitos também de pedra, esta esculpida, onde aparece a face figurativa de um leão com feições humanas.

Dois tipos de estrutura Fachwerk anexas. A edificação da direita - que apresenta uma fachada simétrica, com aproveitamento do sótão em uma grande fachada a partir da mansarda, tem seus "Kanaggen" colocados sobre o fechamento do primeiro andar feito provavelmente de pedra, com acabamentos decorativos também de pedra esculpida, onde aparece a face figurativa de um leão com feições humanas. A edificação da esquerda, mais antiga,  foi a residência de Anna Barbara - Heroína da cidade.


Kirchplatz - Statdplatz de Schorndorf


Stadtkirche Schorndorf - tem sua torre localizada nos fundos da igreja, diferentemente da maioria das igrejas do período de sua construção e também de outros períodos. Sua construção teve início na páscoa de 1477. Em 1534, após a Reforma, a igreja passou a ser Luterana. Sofreu avarias no grande incêndio que sofreu a cidade, no ano de 1634. A sua reforma durou até o ano de 1660. Em função de outras muitas roformas,  ao longo de sua história, sofreu a descaracterização de sua originalidade - gótico tardio.



Stadtkirche Schorndorf
Sótão com três pisos - criando a mansarda, com linguagens diferentes em cada uma das fachadas - Estrutura enxaimel - Fachwerk

Portal da Prefeitura de Schorndorf




Porta da Prefeitura de schorndorf

As exceções - Faziam-nos lembrar de nossa abrasiva realidade. Impacto visual com o entorno histórico.





Vista parcial esquerda -  Painel na fachada prefeitura da cidade em homenagem à Esposas de Schorndorf 
Vista parcial direita -  Painel na fachada prefeitura da cidade em homenagem à Esposas de Schorndorf 
Detalhe do mosaico do Painel - Esposas de Schorndorf - Feito com pedaços e tipos de pedras








Vista total do Painel na fachada prefeitura da cidade em homenagem à Esposas de Schorndorf
Prefeitura da cidade com o painel anteriormente detalhado


Adequações da estrutura enxaimel e volumetria da construção ao caminho medieval - balanço 


















Contrastes - Cervejaria onde encontramos com a família
Contrastes - Cervejaria onde encontramos com a família


Encontro com a Família em Schorndorf - Cervejaria













Para ler mais sobre - Roteiro Alemanha 2016
Escolher um título e clicar sobre:
Leituras Complementares
  1. Momentos do Musikwoche Kiefersfelden - Rosenheim
  2. O Som do órgão da Igreja St. Jacob de Miltenberg
  3. Momentos em Miltenberg e um pouco sobre esta cidade
  4. Erlenbach - Conhecendo Spiel Boule - Roteiro Alemanha
  5. Momentos em Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  6. Momentos da Frühlingsfest - Großkarolinenfeld
  7. Momentos em Neuendettelsau 1 - Kirche St. Nikolai 
  8. Momentos em München - Roteiro Alemanha 2016
  9. Momentos em Neuendettelsau 2 - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Roteiro Alemanha 2016
  10. Momentos em Neuendettelsau 3 - Mission Eine Welt - Roteiro Alemanha 2016
  11. Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
  12. Dinkelsbühl - Site
  13. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
  14. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera - Roteiro Alemanha 2016
  15. Siegsdorf e Inzell - Pelos caminhos da Alemanha - Roteiro Alemanha 2016
  16. Igreja Sankt Peter - Müchen - Roteiro Alemanha - 2016
  17. Neues Rathaus München - Roteiro Alemanha 2016
  18. Hofbräuhaus - München - Roteiro Alemanha 2016
  19. Estátua Bavária - Roteiro Alemanha 2016
  20. Montanha Watzmann - Lenda da Família real - Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  21. Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV - Alemanha - Roteiro Alemanha 2016
  22. Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  23. Schlossplatz Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  24. Königstrasse - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  25. Höhenpark Killesberg - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  26. Schloss Hohenzollern - Baden Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  27. Limes - Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  28. Kloster Lorch - Roteiro Alemanha 2016

Em Construção...










Nenhum comentário:

Postar um comentário