segunda-feira, 29 de agosto de 2016

7° Caminhada Ecológica Cultural da Vila Itoupava - Caminhada da Vila - Momentos Edição 2015



Presença na 1° Edição - 2010
A 1° Caminhada da Vila Itoupava aconteceu no dia 29 de agosto de 2010. Foi, e é, considerado um evento de atividades físicas e ecológicos/culturais, destinadas à comunidade local, regional e nacional. Não tem o objetivo de competição. Em sua primeira edição da qual também participamos, foi uma realização  da comunidade da Vila Itoupava em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Sebrae, Iphan e Epagre, através do Projeto Anda Brasil. 




Para ler sobre a 1° Caminhada da Vila Itoupava - Clicar sobre:
1° Caminhada da Vila Itoupava 

A edição da Caminhada Ecológica Cultural da Vila Itoupava, do ano de 2016, aconteceu no dia 28 de agosto e contou com  3279 inscritos oficiais. Como em todas as edições anteriores, a largada do grupo de ciclistas e caminhantes foi da Associação Recreativa e Desportiva Serrinha (Rua Hermann Hein, 87 – Bairro Vila Itoupava – Blumenau/SC. O início e o término das atividades ao longo do percurso ficou prescrito entre as 8:00h às 13:00h  - Sendo que o horário da largada para ciclistas foi determinado pela organização: 8:15h  e o horário da largada para caminhantes: 8:15h às 10:00h.
Associação Recreativa e Desportiva Serrinha

A Caminhada Ecológica Cultural da Vila Itoupava - Wandertag in Vila 2016 - é uma atividade de contemplação e não tem o objetivo de competição. O percurso é de aproximadamente 10 km para os caminhantes, contando com um percurso alternativo para os ciclistas - de 30 km.
Ao longo do caminho e também, na chegada e saída, estiveram presente folcloristas do Grupo Folclórico Alemão Eintracht - da Vila Itoupava, dançando, conversando e posando para fotografias. O apoio aos caminhantes durante a caminhada foi muito bom. Acontecia a distribuição de água e também, se necessário, havia a presença de uma ambulância no local.
Do Grupo Folclórico Alemão Eintracht 

Observamos e concluímos, ao longo destes 7 anos da existência do evento que a paisagem do caminho vem sofrendo descaracterização nas paisagens natural e construída e também detectamos a ausência de algumas tipologias do Patrimônio Histórico arquitetônico, presentes nas primeiras edições e agora não mais.

















As imagens Comunicam...
7° Caminhada Ecológica Cultural da Vila Itoupava


Realeza do Oktoberfest Blumenau 2016

Nas dependências do Serrinha - tudo da culináriada região, para o café da manhã para aqueles que desejassem fazer o desjejum antes de iniciar a caminhada.



Momento de inscrição dos 3279 inscritos



Realeza do Oktoberfest Blumenau 2016











































































































































































Sr. Ingo Schoroeder


Sr. Ingo Schoroeder toca bandoneon e dança junto, ao rítmo da música.












Profissional da RBS TV
















Fazendo Frischtick - Bugio


























































Precedente ao impacto visual na paisagem local - Novo!















Algumas imagens da Edição 2010
1° Edição



Esta edificação também não existe mais na paisagem da Vila Itoupava.
Foto : Rubens Eberle




Casa Família Bauer

Registro do Sr. Heinz Beyer em ação



A paisagem está mudando...

Vídeos




Identidade na História presente na paisagem...
E nas tradições.

Dia 30 de Agosto de 2016

Recebemos um comentário de um colega arquiteto, o qual nos deixou otimistas e também satisfeitos com a preocupação e cuidado com o espaço da cidade que representa a Vila Itoupava dentro da cidade de Blumenau
Infelizmente, sentimos a ausência de algumas tipologias. Mas aguardaremos suas averiguações. A sensação de equipe é muito boa.
Colocaremos seu texto aqui, com intuito de manter o registro para a história e a preocupação de um profissional do espaço, e sua responsabilidade com a cidade, como nós o somos e a temos. 

Texto do Arquiteto André Christian Fadl Schaldach
"Olá, Angelina. Estava intrigado com as colocações postadas em seu blog, sobre o repentino desaparecimento de algumas edificações no percurso da caminhada da Vila Itoupava. Morador da Vila desde sempre, arquiteto, urbanista e incentivador do folclore e da cultura assim como você, busquei maiores informações através das imagens de satélite que o Google Earth nos proporciona. De verdade, não queria acreditar que tantas casas poderiam ter sido demolidas, ainda mais sendo eu, morador do distrito. Desta forma, preliminarmente detectei que, das casas que fazem parte do roteiro da Caminhada da Vila, nenhuma efetivamente foi demolida. Ao que me parece, a organização do evento promoveu a renomeação de algumas identificações das casas, para o nome dos donos atuais, acredito. Outra questão que parece ter ocorrido é que na diagramação do folheto de divulgação algumas casas foram relocadas aleatoriamente, dificultando e muito a compreensão deste folheto como um mapa. Assim, desenvolvi um mapa, com o auxílio do Google Maps, para a localização das casas, considerando a distância delas no percurso. Desta forma, já podemos dizer que da 1ª Caminhada até a última (2016) não houve efetivamente demolições. Estou pretendendo fazer o percurso com esse olhar mais apurado e trazer as fotografias dos imóveis de cada ponto, para elucidar todas as questões com mapa e foto. Mas, ainda não sei quando terei tempo de fazê-lo. Sei que o alerta que fazes é mais do que importante. A descaracterização cultural da Vila Itoupava é questão crucial, pois sabemos que ela vêm ocorrendo a muito tempo na nossa cidade, e aos poucos, vem tomando conta também dos últimos redutos culturais que possuímos. Parabéns pelo excelente trabalho de sempre. Admiro sua dedicação e sua capacidade em nos fazer refletir. Abraços."
Desde já, aguardamos suas elucidações conclusivas e agradecidos por sua pronta disponibilidade e averiguar.

Grande abraço, André e muito obrigada!



Nenhum comentário:

Postar um comentário