quinta-feira, 21 de julho de 2016

23° Festitália - 2016 - Blumenau


Está acontecendo em Blumenau, a festa que movimenta toda a comunidade de cultura Italiana do Vale do Itajaí - que  enquanto Colônia Blumenau, recebeu muitos imigrantes da Itália, juntamente com a imigração alemã, portanto fez parte da construção de inúmeras cidades que surgiram a partir da colônia fundada por Hermann Blumenau, na metade do século XIX. A partir da imigração surgiu algumas cidades na região, como é o caso de Ascurra, sobre a qual já escrevemos neste espaço, entre outras tantas.

Imigrantes  trentinos em Rio Dos Cedros - Médio Vale do Itajaí - Antiga Colônia Blumenau














































Avó do Sr. Paulo Bertoldi 
Os pais - do Sr. Paulo Bertoldi
A Família Bertoldi - Pai e filhos



A Família Bertoldi - Três gerações
As duas irmãs Sra. Lisete Anelise Laura Poffo  e Sra. Odete Campestrini
Residência Família Poffo - Família da esposa do Cônsul da Itália - em Blumenau - Sra. Odete Campestrini
Cidade de Ascurra
A Festitália está na sua 23° edição, a qual teve  início no último dia 15 - na Vila Germânica - Blumenau e se estende até o dia 24 deste mês de Julho, em plena comemoração da Semana  da Imigração alemã no Brasil
Durante os 10 dias, a Festitália oferece espaço para encontrar os amigos, passear com a família com a presença da gastronomia italiana e apresentações culturais italianas.
Sentimos a ausência em sua programação de  representantes de outras cidades fundadas por italianos no e do Vale do Itajaí, antiga Colônia Blumenau, bem como, o intercâmbio com o país de origem - Itália. O ponto positivo da festa, percebido nesta edição, foi o aluguel de copos apropriados para o vinho, oferecendo outra opção, além da taça de plástico ofertada, noutras edições mediante um pequeno custo.
A festa poderia, através de sua originalidade, apresentar mais opções através de apresentações de grupos culturais de outras cidades - fundadas por italianos e que pertenciam a ex Colônia Blumenau, como por exemplo o casal Grava, que vimos cantar em Ascurra e até brincamos junto. 

Os gravas cantando canções italians em sua casa - prática comum em Ascurra

Como eles, há muitos desta cultura no interior do Vale do Itajaí. Os grupos culturais do Circolo Italiano de Blumenau estão de parabéns, por manter acesa esta chama da identidade, mas o intercâmbio é fundamental, e as principais cidades italianas foram fundadas no interior da Colônia Blumenau e lá permaneceu a essência desta cultura. Citamos o exemplo do que vem fazendo os grupos de danças folclóricas em nossa região - que tem até mesmo uma associação. O intercâmbio e trocas são permanentes, entre os grupos das cidades da região - a AFG
A Festitália prossegue até  este próximo final de semana. Inicia às 19:00h e no final de semana termina a 1:00h. O ingresso custa $R12,00.

Como no Oktoberfest, a Festitália possui uma realeza. A Reginella da 23° Festitália é a Driele de Souza e suas Principessa são Franciele Luebke Dalsenter e Gabriela da Cruz Rosa.

Prestigiamos a 23° Festitália em um dia desta semana e testemunhamos a Reginelle e as Principessa se divertindo com o Deco Dalponte, família, Banda e as crianças, fazendo coreografias  ao som da música italiana. Deco Dalponte e sua família estiveram na cidade de Rödelsee, e por intermédio de Ulli Hess, publicamos registros deste intercâmbio cultural no Blog. 

Clicar sobre: Deco Dalponte e Família - Em Rödelsee

Deco não deixou por menos e neste momento da Festitália, igualmente enviou um "Hallo!" a Ulli Hess, o qual registramos no último vídeo, no final da postagem.
Falando em crianças, nesta noite da Festitália que prestigiamos, as crianças deram um show à parte, com direito a cantar no palco, junto com a banda e a companhias dos pequenos que estavam na festa com seus país. As filhas do casal Dalponte coordenaram tudo como "gente grande" - também nos vídeos no final da postagem.

Gostaríamos de, em edições futuras da Festitália, registrar mais sobre a cultura de base que ainda existe nas casas das nonas, que ainda são muitas em nossa região. Também a diversidade de dança e música que cantam em suas grandes cozinhas, uma das características desta cultura - a alegria através do canto e da dança. Cada um, dos 10 dias de festa, poderia ser abrilhantado pelas atrações culturais de uma das "colônias italianas" da grande Colônia Blumenau, ou mesmo convidados de outras regiões do Brasil. O Intercâmbio enriquece e aquece, uma cultura.



Agora um pouco das imagens de uma noite de Festitália...
 Elas comunicam...



Deco Dalponte


No teto - as cores da bandeira italiana






















 



Afesta tem seu próprio dinheiro














"Hallo Ulli!"









Vídeos




Neste vídeo - Deco Dalponte envia um "Hallo!" a Ulli de Rödelsee...


 Molto buono ... 
Arrivederci!






Nenhum comentário:

Postar um comentário