terça-feira, 12 de julho de 2016

A tocha olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro - Blumenau


A tocha olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro, semelhante àquela que passou por Blumenau e por todas as mais de  327 cidades do Brasil  foi criada em um Estúdio de Design da Vila Mariana - São Paulo. Soubemos que o documento do processo seletivo para o desenvolvimento  criativo da tocha dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil tinha 25 páginas.
“Queríamos mostrar que nossa maior riqueza são as pessoas. As Olímpiadas podem mostrar o nosso potencial e inspirar quem procura transformar um sonho em realidade.”
Gustavo Chelles - Diretor da Agência
A tocha olímpica saindo da Grécia no dia 21 de Abril de 2016
A equipe de criação buscou materializar uma, que fosse semelhante a uma tocha - sem descaracterização. Para isto, buscou conhecer os fachos dos ancestrais feitos de palha e graveto. A arte final que, multiplicada em mais de 12 mil unidades que está carregando a chama olímpica - que veio direto de Grécia - por todos os recôncavos do continental território brasileiro. 

A cerimônia na Grécia aconteceu na cidade de Olímpia, no dia 21 de Abril de 2016 - uma quinta feira - feriado no Brasil, país sede dos jogos olímpicos 2016. 




 No berço dos jogos da antiguidade, Katerina Lehou assumiu o personagem de uma alta Sacerdotisa do templo de Hera, responsável por acender a pira olímpica, naquele momento. Depois de acender a pira olímpica, a "sacerdotisa" do templo de Hera entregou a primeira chama do fogo olímpico à tocha do primeiro condutor, o ginasta grego Eleftherios Petroinias - atual campeão mundial nas argolas.
Eleftherios Petroinias


A chama olímpica desembarcou no Brasil, no dia 3 de maio e chegou à Brasília - primeira cidade, de um total de mais 327 cidades brasileiras a receber sua passagem. No dia 5 de agosto chegará na última cidade - Rio de Janeiro, onde será acesa a pira olímpica no Maracanã




Retornando a criação da tocha brasileira...
O desenho final da tocha olímpica brasileira priorizou o conforto do atleta que  a carrega, sendo portanto anatômica, com uma leve textura rugosa. Experimentaram diferentes materiais em protótipos, sendo que a arte final usa quase totalmente, alumínio reciclado.

As cores adotadas em seu corpo de 69 cm tem significados relacionados com o Brasil e sua multidiversidades na paisagem natural.



Os criadores da tocha olímpica brasileira, criaram o "beijo" da chama. O sistema de acendimento só funciona após o giro de uma chave na parte inferior da tocha que faz expandir, liberando uma mistura de butano e propano para animar as cores da chama. Quando o fogo carregado por um condutor se aproxima dessa mistura de gases acontece o "beijo".


No estado de Santa Catarina a tocha está passando por Florianópolis, Araranguá, Sombrio, Criciúma, Tubarão, Laguna, Palhoça, São José, Biguaçu, Balneário Camboriú, Itajaí, Ilhota, Gaspar, Blumenau, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Joinville, São Lourenço do Oeste, Chapecó e Concórdia.



“Estamos diante de um momento histórico. Nós teremos a dimensão do que é uma Olimpíada e é muito provável que nossa geração não verá outra em solo brasileiro”. Ministro do Esporte - George Hilton
Significado da tocha Olímpica

Na Grécia clássica, o Fogo era um elemento sagrado - cada residência grega ou romana do período clássico possuía um ambiente do fogo sagrado. Também, cada templo e cada cidade. Nas casas - as esposas possuía a incumbência de tomar conta do fogo sagrado e era muito grave, se uma chama sagrada se apagasse. Igualmente nos templos, esta responsabilidade era delegada às sacerdotisas. O fogo, para os povos primitivos, não somente para os gregos e romanos, mas também, para os germanos, representava a vida. Muitos rituais das antigas religiões adotavam o fogo, com práticas que perduram até os dias atuais, mesmo alguns desconhecendo sua origem. Um exemplo, é a fogueira de São João no Brasil. Sua origem é oriunda nas antigas festas pagãs de adoração ao fogo e ao sol.


Zeus
Nas Olimpíadas, a chama é a alma e o espírito dos jogos olímpicos. Dizem que Prometeu conseguiu roubar  o fogo sagrado da casa do deus Zeus, o maior deus do panteon da Grécia clássica. Há muitos simbolismos nesta figura e nos faltará espaço para dissertar neste momento sobre o assunto. A quem interessar, vale   e recomendamos uma pesquisa mais ampla.

O fogo olímpico 2016 passou na cidade de Blumenau hoje - no dia 12 de julho de 2016 - dentro do intervalo de tempo entre 16:00h e  20:00h.

As imagens comunicam...
Prefeitura Municipal de Blumenau - Um dos locais de trocas de condutor da tocha na cidade - por volta das 16:00h.
A tocha olímpica na Prefeitura de Blumenau...
Rua XV de Novembro às 16:00h - Blumenau




Realeza da ACCTB 2016

Representantes da AFG

Fanfarra da E.M. Machado de Assis

Fanfarra da E.M. Machado de Assis





Banda Municipal 








Maestro João Carlos Cunico









Visitante cearense



Prefeito de Blumenu - Napoleão Bernardes



A tocha permanece "fechada" até receber a chama, quando expande, exibindo todas suas cores.
Atleta aguardando a chama olímpica.
Prefeito de Blumenau Napoelão Bernardes  conversando com o atleta









Vídeos

-------------------------------
Twiter Santa- Vila Germânica
A chama olímpica na cidade de Blumenau saiu da Fonte Luminosa e percorreu pela cidade por aproximadamente  3 horas até chegar na Vila Germânica, onde a pira olímpica foi acesa  pela medalhista olímpica, blumenauense Ana Moser.
Ana Moser foi a última no revezamento em Blumenau
Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS - Vila Germânica
Depois da Fonte luminosa, um novo condutor assumiu a chama olímpica que trocou de mãos novamente na frente do Teatro Carlos Gomes localizado na Rua XV de Novembro, seguiu para a Prefeitura, onde registramos a movimentação. 

Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS - Teatro Carlos Gomes
Saindo da Prefeitura seguiu pela Martin Luther, Via Espressa, 2 de Setembro, Ponte Santa Catarina, Rua Eng. Paul Werner, Rua Antônio da Veiga e finalmente na Vila Germânica, terminando a passagem da chama olímpica em Blumenau, por volta das 20:00h.
Que país é este?
Público dividido diante de um momento histórico e único com este que passa  o país.
A responsabilidade disto? Os mandatários - que desde a República, convivemos com delizes e pretextos para concretizar golpes. E a nação fica maculada ...Golpe da República - Golpe de Vargas - Golpe Militar - Ditadura - Falsa Democracia e os Salvadores da Pátria - Brasil!
Nós somos sobreviventes com uma olímpiada em casa.


Sucesso à organização, boa sorte aos atletas, novas amizades e que prevaleça o espírito olímpico - em todos os sentidos. Aproveitemos, ao menos, a história destes momentos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário