quarta-feira, 22 de junho de 2016

Conversando sobre Enxaimel - Fachwerk 1


Fachwerk (treliça) - ou em português - o enxaimel - foi, usualmente, feito com madeira, em diferentes  "períodos" da história - pela facilidade de promover os encaixes - através de diversos recortes. Criavam-se composições treliçadas quase artísticas ou mesmo sólidos de madeira -  os quais, muitas vezes dispensavam os pregos de metal. Quando estes se faziam necessários, em outras épocas, utilizavam pregos de madeira (Holzbolzen). Estes tipos de encaixes, também eram utilizados na confecção de máquinas e de móveis. Não eram feitos com o mesmo fim estrutural, como os eram feitos nas edificações. Ou talvez, sim, pois também suportavam esforços, de certa maneira - dentro de outra escala. Seria um outro tipo de estrutura. Mencionamos isto, pelo fato de ser usado a mesma técnica no manuseio com a madeira nos exemplos citados.
Ainda hoje, fazem móveis com esta técnica e também executam casas - dentro de uma linguagem contemporânea, utilizando os encaixes. Atualmente, usam a técnica na confecção de mobiliários como uma opção estética. Tornam-os peças de arte e munidos de um acabamento estético original e exclusivo. 
Também, fazem casas com uma linguagem contemporânea com a estrutura enxaimel - muitas vezes experimentando materiais alternativos contemporâneos integrados ao uso da madeira. Em algumas regiões do Brasil, erroneamente, relacionam a técnica construtiva ao passado e "coisas velhas". Acreditamos, que este comportamento seja movido pelo desconhecimento e ignorância, quanto a esta versátil técnica construtiva, com inúmeras opções estéticas e principalmente - condutor de um elemento que trás consigo a forte identidade das cidades construídas em um período histórico e por imigrantes em vários locais do planeta, até mesmo em nossa região. Na Europa, principalmente na Alemanha, nunca houve uma ruptura quanto ao uso da técnica na Arquitetura ou mesmo, na Arquitetura de interiores  - mobiliário.
Para terminar, na Alemanha há uma dezenas de livros mostrando os milhares tipos de encaixe e denominações para os elementos da treliça em madeira, que não necessariamente precisa ser de madeira, mas não deixa de ser treliça ou Fachwerk ou ainda, em português - enxaimel.

As imagens complementam a comunicação...
Antigo moinho - Residência Weege - Pomerode - SC

Máquina de antigo Moinho - Residência Weege - Pomerode SC
Iphofen - Alemanha 

Bad Windsheim Alemanha

Bad Windsheim Alemanha

Antiga tafona, movida a água - Alemanha

Alemanha - cadeira antiga feita a partir do encaixes de madeira

Alemanha - banco antigo feito a partir do encaixes de madeira

Alemanha - Século XIII

Alemanha - Porta que dispensa a dobradiça metálica, pela presença de mancias de madeira - criando um porta pivotante - Edificação do ano de 1367 .


Alemanha - Detalhe da cobertura de palha











Antiga tipologia com estrutura enxaimel - Observar os vários tipos de materiais usados no fechamento, desde pedra,  barro, madeira, estuque.

Reforma-restauro de enxaimel - Alemanha
Para este tipo de trabalho, as equipe especializadas, técnicas usam ferramentas com tecnologia de ponta e com todo o cuidado para a tipologia histórica - efetuando a troca da madeira comprometida e muitas vezes, munindo a edificação de condições técnicas para viabilizar seu uso na atualidade. Também estes profissionais não se travestem de aprendizes ou Wandergesellen  - ou seja - usando o  "Kluft" - (Melhor explicado na última postagem da lista - no final desta).
Esclarecendo...
Wandergesellen - Aprendiz
Wandersgesellen em Pomerode  - Sr. Wenzel e Sr. Valentin
 "Na Europa Medieval, uma pessoa que aprendia um ofício, como carpinteiro, marceneiro, pedreiro ou tantos outros, após os anos de estudo passava de "aprendiz" "companheiro" - Wandergesellen - , e era obrigado a cumprir uma viagem de pelo menos 3 anos por diferentes locais, a fim de praticar o ofício, ganhar experiência e vivência, para depois poder se tornar "mestre". Neste período de viagem, estes praticantes não podiam retornar a menos de 50km de sua casa e eram obrigados a trajar somente a roupa de sua profissão, um traje facilmente identificável e específico para cada ofício, denominado "Kluft", que permitia reconhecerem-se mutuamente e evitava que fossem confundidos com vagabundos. Hoje em dia, apenas uma minoria dos formandos mantém este hábito - estima-se que haja no mundo menos de 500 Wandergesellen cumprindo a jornada de aprendizado prático." Ivan Blumenschein
Para ser um Wandergesellen é preciso respeitar determinadas regras. Antes de mais nada, o aspirante deve ser submetido a um exame - seleção - e passar, observando algumas regras. Entre elas, o aspirante deve ser solteiro, não ter filhos, ter menos que 30 anos de idade e não ter dívidas. O aspirante não deve pretender ser um Wandergesellen, para se desvincilhar de responsabilidades. Muitas vezes, dependendo a Guilda ou local, é exigido um certificado de boa conduta. Só pode se deslocar de uma local para outro a  ou de carona, jamais com carro próprio. Não é permitido usar transporte público, porém é permitido viajar para outros continentes de avião. Em outros lugares, muitas vezes depende do auxílio da população local, como busca de trabalho e lugar para dormir, como por exemplo em Pomerode, estão sendo auxiliados pela Fundação Cultural. Nos locais  que chegam, devem ter bom comportamento para manter a boa reputação e a certeza que o próximo Wandergesellen que chegar no local será bem vindo. Deve manter a aparência limpa para facilitar no momento de conseguir carona.
Todos seus pertences pessoais, desde ferramentas, roupas intimas, saco de dormir devem ser arrumadas e carregados no Charlottenburg - Chalie, - trocha.
Diferente é sua "bengala" e a roupa especialmente feita para o Wandergesellen, nas imagens anteriores - que representa um homem livre. O traje é composto por um chapeu preto de aba larga circular, ou chapeu de três pontas, ou tipo coco. Calças de veludo átero, colete, casaco, camisa branca sem colarinho com gravata preta (Que significa respeitabilidade). As cores variam na tradição de cada uma das atividades do artesão
No final da Postagens - último link - apresenta mais sobre os Wandergesellen que visitaram Pomerode SC.

Prosseguindo...








Construções atuais com a Estrutura enxaimel 
e mobiliários com encaixe de madeira



Alemanha


Alemanha

Alemanha

Alemanha


O mobiliário apresentado nas imagens, não representam a estrutura enxaimel, mas mostra um pouco da versatilidade dos encaixes que se pode conseguir ao trabalhar com a madeira. Prática feita no passado, como também no presente, como  alternativa estática e de identidade.







A definição do Fachwerk - Enxaimel - não é restrito àquele construído em nossa região e não tem relação com o uso ou não do prego de madeira. Este, usado não somente nas edificações, mas também em mobiliário e máquinas feitas de madeira dentro de um período histórico. A definição tem relação à região e ao recorte de tempo. Está relacionado à treliça que dá estabilidade à estrutura, geralmente feita de madeira Angelina Wittmann

Fachwerk é uma Técnica Construtiva e não um estilo.

Para ler mais sobre - Roteiro Alemanha 2016
Escolher um título e clicar sobre:
Leituras Complementares
  1. Momentos do Musikwoche Kiefersfelden - Rosenheim
  2. O Som do órgão da Igreja St. Jacob de Miltenberg
  3. Momentos em Miltenberg e um pouco sobre esta cidade
  4. Erlenbach - Conhecendo Spiel Boule - Roteiro Alemanha
  5. Momentos em Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  6. Momentos da Frühlingsfest - Großkarolinenfeld
  7. Momentos em Neuendettelsau 1 - Kirche St. Nikolai 
  8. Momentos em München - Roteiro Alemanha 2016
  9. Momentos em Neuendettelsau 2 - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Roteiro Alemanha 2016
  10. Momentos em Neuendettelsau 3 - Mission Eine Welt - Roteiro Alemanha 2016
  11. Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
  12. Dinkelsbühl - Site
  13. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
  14. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera - Roteiro Alemanha 2016
  15. Siegsdorf e Inzell - Pelos caminhos da Alemanha - Roteiro Alemanha 2016
  16. Igreja Sankt Peter - Müchen - Roteiro Alemanha - 2016
  17. Neues Rathaus München - Roteiro Alemanha 2016
  18. Hofbräuhaus - München - Roteiro Alemanha 2016
  19. Estátua Bavária - Roteiro Alemanha 2016
  20. Montanha Watzmann - Lenda da Família real - Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  21. Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV - Alemanha - Roteiro Alemanha 2016
  22. Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  23. Schlossplatz Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  24. Königstrasse - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  25. Höhenpark Killesberg - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  26. Schloss Hohenzollern - Baden Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  27. Limes - Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  28. Kloster Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  29. Fachwerk - enxaimel - em Schorndorf - Baden - Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  30. Winterbach im Remstal - A terra dos antepassados - Roteiro Alemanha 2016
  31. Kirchheim unter Teck - A terra dos antepassados - Roteiro Alemanha 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário