segunda-feira, 20 de junho de 2016

Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV - Alemanha - Roteiro Alemanha 2016









No dia 12 de maio fomos recebidos por Dr. Konrad Bedal no Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim. O encontro foi promovido pelo Dr. Wolfgang Betz - Editor da Revista alemã Weltruf de Neuendettelsau.
Dr. Bedal e Dr. Betz
Para ler mais sobre o museu: Clicar sobreFränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Roteiro Alemanha 2016
Território do Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim  - Local do círculo, as edificações históricas apresentadas
Mais de 100 tipologias originais, históricas, de vários períodos dentro de recortes de tempo fazem parte deste acervo a céu aberto na cidade de Bad Windsheim.
Escolhemos duas casas  do acervo para comentar um pouco sobre as características do enxaimel construídos nas regiões rurais desta parte da Alemanha, durante o periodo medieval - na zona rural. Geralmente moravam nelas agricultures ou pastores. Escolhemos a casa de número 95 - Bauernhaus aus Höfstetten do ano de 1367 e a casa de número 96 - Stadel aus Höchstetten do anos de 1527
Também destacamos algumas imagens de uma edificação construída junto a este conjunto - que tinha a função de estábulo e celeiro de uma propriedade rural. Esta edificação apresenta o fechamento da estrutura de enxaimel, com madeira. E está sob o número 97 do cartaz fotografado abaixo.

Casa Número 95 - Ano de 1367 - Lembrando que Blumenau foi fundado no ano de 1850 - 517 anos depois.














Casa Número 96 - Ano de 1527
Bauernhaus aus Höfstetten

A edificação de 1367 - é uma das mais antigas existente e se encontra em bom estado de conservação. Faz uma composição muito importante e interessante, a partir do conjunto dos dois edifícios históricos citados, pois são considerados os mais antigos da Europa Central, preservados e em bom estado de conservação, a partir de sua originalidade, enquanto edificações rurais. São considerados tipologias enxaimel do período medieval tardio. O local original da edificação do ano de 1367 é de Hofstetten  (Ansbach, cidade Heilsbronn) - é da região.
Ansbach - Alemanha

A segunda casa também está em bom estado de conservação, dentro da sua originalidade - e é uma pequena edificação rural de 1554. Sua origem é da área rural de Almoshof (Nürnberg). Locadas no museu, de acordo com o Dr. Bedal, ambas as tipologias estarão preservadas para que futuras gerações consigam observar como moravam as pessoas no campo, naquela região, nos séculos XIV e XVII
Nürnberg - Alemanha



O especialista em Fachwerk contou-nos que a descoberta da casa Bauer Höfstetten de 1367 foi uma sensação: Em seu estudo, encontraram partes de sua estrutura interior de abeto (madeira de árvores coníferas da família das Pináceas, nativas de florestas temperadas da Europa), em número de  seis, onde cada um media 4,7 metros de altura colunas. Foi analisado o "anel" das fibras da madeira e constatado que as árvores que deram origem aos paus foram derrubadas no ano de 1367 - e foram comercializadas para estar na estrutura do interior de uma das mais antigas casas rurais conhecidas na Europa Central. Também faz parte do conjunto, um antigo poço.
O ambiente do museu mostra, principalmente, a parte contruída da construção da edificação; a data da parede oeste é de 1625. A parte que se encontra original da estrutura enxaimel - Fachwerk podem ser reconhecidas por sua superfície "enegrecido".
A presença de alguma reforma - ao longo do tempo de sua história -  é percebido pela cor e textura das madeiras, pois são mais  lisas e aparesenta diferentes nuances de cores - geralmente as mais claras são de interferências mais recentes. Lembramos que o especialista nos contou que usam madeiras verdes, quando necessitam fazer algum reparo. Fazem assim por dois motivos. O conjunto, como um todo, perde água para o meio, contraventando por igual e após um tempo, a madeira fica com a superfície lisa e com uma melhor apresentação de acabmento - após secar.


Os pilares internos necessitam de uma planta simples, em princípio, uma grade. O quarto, está localizado logo atrás da cozinha, onde é aquecido pelo forno e está fora da sala, à esquerda da entrada. No lado direito, há as câmaras. O corredor largo está localizado no centro da casa e direciona para a parte de trás dos estábulos
Planta Baixa

Está faltando a chaminé - pois esta edificação é conhecidade "casas de fumaça" - construída no final da Idade Média. A fumaça saia do  ambiente e da casa, pelo telhado.

As imagens comunicam...
Edificação do ano de 1367 - Fechamento de pedra com aberturas muito reduzidas, tornando seu interior muito escuro. Cobertura de  um tipo de palha - que no Brasil é usada a Santa Fé. Este da edificação histórica tem longa durabilidade.


Estrutura original do Telhado de madeiras beneficiadas no ano de 1367

Estrutura original do Telhado de madeiras beneficiadas no ano de 1367
O acabamento deste Strebe é o Einseitiger Schwalbenschwanz (ober mit Versatz)
Do livro Kleine Kunstgeschichte des deutschen Fachwerkbaus
O nome deste elemento do desenho em almão é Fussband. Observamos que este acabamento para os encaixes é o mesmo feito para o Strebe fotografado por nós, na foto anterior.

De acordo com o especialista - Dr. Bedal - que na foto explicava - Parte do forro formado com elementos estruturais e tábuas de madeira, preenchidas com argamassa de barro.




Fechamento de pedras colocadas com argamassa e pequenas janela
para entrada de luz

Detalhes do Streber - lembrando que o Dr. Bedal comentou  - faziam
estas estruturas com madeira verde

Do livro Kleine Kunstgeschichte des deutschen Fachwerkbaus.
Observando esta imagem de 1465, publicado no livro mencionado, percebemos a dinâmica da produção de casas fachwerk/enxaimel. Como se tirassem os paus a serem beneficiados direto da mata, dando sequênacia preparando-os para a construção das casas.


Piso do interior - Chão batido

Piso do interior - Chão batido

Porta interna - quarto - Tudo fmaterial é madeira

Porta externa, sem a presença de metal - porta pivotante com mancal de madeira
Cobertura de palha, entrada de luz ventilação

Poço - entorno da edificação - propriedade rural

Até os dias atuais - armazena-se a lenha sob os beirais
Horta

No interior da casa há um pequeno acervo de cerâmica, encontradas no entorno e sob o solo do local onde estava construída. Extão expostas com devidos esclarecimentos - mostrando um pouco da vida cotidiana das pessoas - durante os períodos históricos - na edificação.




Stadel aus Hüchstetten

Não entramos no interior da tipologia do Século XVI. Sua estrutura é simples e tem pouca treliça, ou pouca madeira na treliça, ou Fachwerk. Seu fechamento é de taipa de barro e telhado de capim santá fé, ou palha. Também, como a primeira edificação apresentada, tem janelas muito pequenas, que possibilitavam a entrada da luz do sol. a altura do corpo da edificação, em relação a altura do telhado, é menor. O que também acontece na edificação do ano de 1367, isto devido a tipologia da estrutura do telhado coberto pela palha.

Temos que pesquisar e estudar muito ainda, sobre a técnica construtiva enxaimel - Fachwerk, que surgiu há muito tempo atrás, no período no qual o homem se fixou no solo e deixou de ser nômade. Neste tempo, aproveitava o material natural retirado do terreno e do entorno para construir seus abrigos contra as intempéries e perigos do meio - período neolítico.

Estrutura Enxaimel com Fechamento em Madeira
Também resolvemos deixar o registro nesta postagem, de mais uma edificação próxima  a estas duas citadas, construída com estrutura enxaimel, no entanto com o fechamento de madeira, também sem o uso do prego de metal. Seu uso - celeiro e estrebaria - local dos animais. Sua cobertura também é de palha. As imagens comunicam...
Estrutura enxaimel - Fechamento em madeira e cobertura de palha - Tipo de estábulo

Fechamento de madeira
Do livro Kleine Kunstgeschichte des deutschen Fachwerkbaus.

Do livro Kleine Kunstgeschichte des deutschen Fachwerkbaus.


Detalhe de encaixe da estrutura de enxaimel
Vista da estrutura do telhado - Fechamento feito de madeira sem uso de prego de metal



Estrutura enxaimel - Fachwerk - Cobertura de palha e fechamento de madeira rebocada com argamassa de barro e palha

Estrutura enxaimel - Fachwerk - Cobertura de palha e fechamento de madeira rebocada com argamassa de barro e palha



Chave e tranca de madeira em porta pivotante
Porta pivotante com mancal de madeira






Detalhe do acabamento cobertura de palha


Estrutura enxaimel - Fachwerk - Fechamento de madeira e cobertura de palha
Origem - Edificações neolíticas

Ilustração do gravador, pintor, ilustrador, matemático alemão - Albrecht Dürer
Figura do Geburt Christi - Kupferstich no ano de 1504.
Observar os detalhes do Fachwerk/enxaimel ricamente desenhado.
Do livro Kleine Kunstgeschichte des deutschen Fachwerkbaus.


Escreveremos a Biografia deste teórico nascido em  Nürnberg - Albrecht Dürer que se preocupou em deixar as imagens desta qualidade (Feitas com a técnica bico de pena) para as futuras gerações



Nossa curiosidade nos move e compartilhar é um prazer!
Para ler mais sobre - Roteiro Alemanha 2016
Escolher um título e clicar sobre:
Leituras Complementares

  1. Momentos do Musikwoche Kiefersfelden - Rosenheim
  2. O Som do órgão da Igreja St. Jacob de Miltenberg
  3. Momentos em Miltenberg e um pouco sobre esta cidade
  4. Erlenbach - Conhecendo Spiel Boule - Roteiro Alemanha
  5. Momentos em Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  6. Momentos da Frühlingsfest - Großkarolinenfeld
  7. Momentos em Neuendettelsau 1 - Kirche St. Nikolai 
  8. Momentos em München - Roteiro Alemanha 2016
  9. Momentos em Neuendettelsau 2 - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Roteiro Alemanha 2016
  10. Momentos em Neuendettelsau 3 - Mission Eine Welt - Roteiro Alemanha 2016
  11. Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
  12. Dinkelsbühl - Site
  13. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
  14. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera - Roteiro Alemanha 2016
  15. Siegsdorf e Inzell - Pelos caminhos da Alemanha - Roteiro Alemanha 2016
  16. Igreja Sankt Peter - Müchen - Roteiro Alemanha - 2016
  17. Neues Rathaus München - Roteiro Alemanha 2016
  18. Hofbräuhaus - München - Roteiro Alemanha 2016
  19. Estátua Bavária - Roteiro Alemanha 2016
  20. Montanha Watzmann - Lenda da Família real - Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  21. Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV - Alemanha - Roteiro Alemanha 2016
  22. Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  23. Schlossplatz Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  24. Königstrasse - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  25. Höhenpark Killesberg - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  26. Schloss Hohenzollern - Baden Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  27. Limes - Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  28. Kloster Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  29. Fachwerk - enxaimel - em Schorndorf - Baden - Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  30. Winterbach im Remstal - A terra dos antepassados - Roteiro Alemanha 2016
  31. Kirchheim unter Teck - A terra dos antepassados - Roteiro Alemanha 2016














Nenhum comentário:

Postar um comentário