quarta-feira, 20 de abril de 2016

Weltruf - na cidade de Neuendettelsau - conhecem a história da Moellmann - Blumenau

No dia 5 de fevereiro de 2016 apresentamos aqui no Blog - o nosso artigo traduzido pelo Pastor Hugo Westphal, o qual foi publicada na edição N° 3 da revista alemã Weltruf.


Nas primeiras páginas da edição da Weltruf N°3 , o editor - Sr. Wolfgang Betz - fez um comentário. Na época não nos ativemos ao seu conteúdo, que mais uma vez foi gentilmente traduzido pelo Pastor Hugo Westphal. Ao ler o texto, ficamos positivamente surpresos com o grau de conhecimento de Betz, sobre assuntos e histórias da cidade de Blumenau.

Abaixo a imagem  da página da revista.





A tradução do texto publicado na edição N°3 da Weltruf - explicando a fotografia feita por nós e enviada para ilustrar a capa da revista na qual foi publicado o artigo:
"Nossa foto de capa mostra a Casa Moellmann em Blumenau, Santa Catarina, Brasil. É uma suntuosa construção em enxaimel. Ou será que não é?
Angelina Wittmann, arquiteta e urbanista em Blumenau, estudou, descreveu abundantemente e documentou em muitos lugares a técnica construtiva levada pelos imigrantes alemães ao sul do Brasil: "Enxaimel é uma técnica e não um estilo", diz ela.
Se, hoje, o enxaimel é imitado por razões típicas ou turísticas, então tal se deu com total sucesso nesta Casa Moellmann. Esta construção dos anos 1970, cuja compleição lembra a Prefeitura de Michelstadt no Odenwald (Hessen) e que foi provida de uma fachada característica do enxaimel, é uma das construçõesmais fotografadas de Blumenau. Angelina Wittmann trata sobre o autêntico enxaimel neste fascículo." Wolfgang Betz
Prefeitura de Michelstadt no Odenwald
Inspiração do fachadismo da edificação da artual loja Havan,
antigo Moellmann - citado pelo Dr. Betz
Também, recebermos exemplares da revista pelo correio, enviadas pelo Dr. Betz e  as distribuímos em locais e pessoas, onde pesquisadores e pessoas possam folheá-las.

Algumas revistas sendo entregues à órgãos de leitura, pesquisa e com acesso de pessoas que poderão usufruir e pesquisar, na cidade de Blumenau e também em outras cidades onde possamos efetuar a entrega, como foi feito em Florianópolis, na biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
















Pastor Hugo Westphal



Cônsul Honorário da Alemanha - Blumenau
Sr. Hans Dieter Didjurgeit

Professora Sueli Petry - Arquivo Histórico de Blumenau
Biblioteca da FURB - Universidade Regional de Blumenau



Biblioteca da UFSC - Sra. Ingrid Karin Weiss Dutra
Jornalista Rodrigo Ramos - Presidente da Fundação Cultural de Blumenau

Sra. Alda Niemeyer - Radioamadora

Sr. Adalberto Day - Cientista Social e Pesquisador de História

Sr. Adalberto Day - Cientista Social e Pesquisador de História




































































Restam alguns exemplares, destes enviados pelo Sr. Betz, os quais serão entregues em breve e devidamente registrados aqui neste espaço. Lembramos que Weltruf é uma publicação que dá espaço aos feitos de alemães e descendentes de alemães que vivem londe da Alemanha. O foco é a cultura, história, arte, ... Muito a ver com as páginas deste Blog. 

Estaremos encontrando o editor da Weltruf - Dr. Betz,  no próximo mês de maio. Estaremos visitando alguns pontos principais de pesquisa e até museus cicerionados pelos Dr. Betz entre os dias 11 até o s]dia 14 de maio, na cidade de Neuendettelsau e toda a região. Estaremos compartilhando os estudos ou parte deles - do local - diretamente no Blog.
Neuendettelsau - na próxima postagem





3 comentários:

  1. Belo trabalho Angelina.
    Se possível me mande uma revista Rua Júlio Heiden, 228 - Progresso 89026260. Se já não tiver, sem problemas pois estando no Arquivo e outros citados já é suficiente.
    Outra pessoa que deveria ter um exemplar desses é o Wieland Lickfeld.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir