sexta-feira, 1 de abril de 2016

Urbanismo - Parque da Malwee - A iniciativa de um cidadão

Percorrendo a região norte nordestes do estado de Santa Catarina, observando  a paisagem e os espaços das cidades encontramos o Parque da Malwee, mais uma visita entre algumas outras neste lugar destinado e aberto ao público, localizado na cidade de Jaraguá do Sul - Estado de Santa Catarina - Brasil.


Mapa do Brasil













O espaço ocupa uma grande território de aproximadamente 1.500.000 m2, com áreas de vegetação natural preservadas, lagos e equipamentos urbanos para o conforto dos visitantes. 
É um espaço para onde se dirigem pessoas de todas as idades e locais, para a prática de inúmeras atividades em contato com um meio natural caprichosamente elaborado e cuidado. Todas as cidades poderiam oferecer opções como esta às pessoas, a partir do poder público, lembrando  as clássicas cidades greco romanas, que ao desenhar seus espaços,  seguiam um padrão pre estabelecido e caraterístico. Destinavam grande parte de seu território para  seus espaços públicos, livres e abertos para os cidadãos, como o ágora, ginásio, teatro,...
Resolvemos escrever um pouco sobre o Parque da Malwee, pelo exemplo de um cidadão. Não é trabalho do poder público local. O parque foi idealizado por uma cidadão que o materializou e entregou à comunidade, não somente de Jaraguá do Sul, mas dos inúmeros visitantes de outras cidades da região e de outras regiões.
Também seu fundador é um mecenas - membro da Família Weege,  sobre qual estamos escrevendo sua história - núcleo  residente em Pomerode. Lá, também, um de seus filhos ilustres está efetuando um trabalho - resgatando a história desta família e mantendo um museu. 
Árvore da Família Weege - localizada em uma das paredes do Museu do imigrante - Cidade de Pomerode
Detalhe de uma dos ramos da família, onde está os mecenas -  idealizadores do Parque da Melwee
O trabalho tem continuidade nas iniciativas do Filho do fundador do parque - Sr. Wander Weege

No ano de 1978, Sr. Wolfgang Weege inaugurou o parque com o nome da empresa que ajudou a fundar - Malwee (Mal- Malha e Wee - Weeg). 
Em 1982 a área do Parque foi doada à Associação Recreativa -ARMALWEE.
Sr. Wander Weege - Inauguração do Museu Hábitos e Costumes
em setembrp de 2010 - Blumenau
Atualmente, o filho do Sr. Wolfgang Weege, vem dando sequência às suas obras culturais e do resgate de parte da memória na região, onde sua família tem participação e vivenciou histórias locais. 
Sr. Wander Weege, tem participado de trabalhos de resgate da memória, nas cidades de Timbó, Pomerode, Blumenau, Jaraguá do Sul, entre outras.

As imagens Comunicam

















Labirinto




Labirinto

Provamos desta água - a mais fresca de todos











Esculturas
















































































Lixo

Deixamos uma sugestão aos responsáveis pela manutenção e administração do Parque. Falamos a partir de nossa formação em Arquitetura, História e Urbanismo das Cidades. Seria muito bom que fosse criado um Pátio de Estacionamento de carros e motos -  na entrada do Parque. Em seu interior não fosse permitido a entrada de automóveis. Poderia até mesmo, ter veículos elétricos para transportar algum visitante impossibilitado de caminhar. A presença dos veículos, competindo com os transeuntes a pé, destoa uma pouco e tira um pouco da harmonia do local.
 Em breve - mais sobre o patriarca da Família Weege.

Parte da História da Região da Colônia Blumenau...


Em Construção...







2 comentários:

  1. Como visitante, concordo totalmente com o aspecto dos carros x pedestres. Tentamos caminhar com meu filho de 2 anos por uma estrada logo à esquerda da entrada, ladeada por grandes ávores e canteiros formando um "ziguezague", mas foram inúmeras as vezes que tivemos que parar às margens para dar passagens a automóveis e motocicletas.
    No mais, parabéns pelo artigo, aprendi um pouco mais sobre essa história da nossa região, e com certeza, achamos louvável a atitude da família Weege em tornar público um parque tão lindo e agradável com o Parque Malwee.

    ResponderExcluir