domingo, 10 de abril de 2016

Tornearia - Drechslerschule - Escola de Tornearia da região





Estivemos visitando Pomerode e encontramos trabalhos dos alunos e ex alunos da Escola de Tornearia em madeira - Drechslerschule da professora Sandra Prochnow Greuel.
Professora Sandra em seu atelier - Pomerode


Ofício muito comum  - ao longo dos anos - entre os povos que viviam no território onde hoje, são ocupados pelos alemães - cujo estado surgiu no ano de 1871, somente. Estado da Alemanha.
Antes de apresentarmos um pouco sobre este trabalho em  Pomerode, vamos conhecer um pouco sobre a história do ofício.






A tornearia faz parte da cultura dos imigrantes que chegaram à região. Quem nunca leu a história do Pinóquio? Aquele bonequinho de madeira criado pelo torneiro Gepetto, que tinha sentimentos e sua personalidade tinha momentos instáveis mediante situações, que punha sua conduta sob testes. E o quebra Nozes?
Na Alemanha - O profissional que trabalha a madeira em um torno é conhecido como Drechsler. O Drechsler pode confeccionar brinquedos, muitos brinquedos; detalhes de elementos arquitetônicos de uma residência, como:  corrimão de escadas; portas; peças de móveis, como: mesas, cadeiras, cabides; ou qualquer outra peça decorativa e até mesmo peças de artes, como significativo muito pessoal e com a identidade do Dreschler em sua peça pronta. 

Na Alemanha, além do trabalho com a madeira no torno, o artesão também pode trabalhar outros materiais como: marfim, madrepérola, chifre – Bernsteindrechsler, Horndrechsler, Elfenbeindrechsler, Reifendreher, etc. Mas geralmente o material mais usado é a madeira. 

Lembramos também de mencionar a confecção do instrumento musical Alphorn, quase totalmente feito no torno - usando madeira. 

Entrevistamos um Drechsler do Alphohr e escrevemos sobre: Para ler - Clicar sobre: Alphorn - Um instrumento feito artesanalmente - Por Hubert Hense
Alphonr
Há Associações organizacionais dos profissionais do torno - Drechsler, como faziam nas guildas medievais. São organizados, a partir do número de profissionais em uma cidade. Por exemplo existe a organização dos fabricantes de Brinquedos artesanais - Verband des Deutschen Drechsler- und Holzspielzeugmacherhandwerks e




Pode existir o trabalho feito por um artesão somente, que faz todos o processo, do início até o trabalho acabado e também, pode existir o processo industrial dentro de uma linha de produção, automatizado e com o trabalho de várias pessoas – produção industrial.
Os primeiros tornos faziam parte das primeiras máquinas feitas pelo homem na história da humanidade. Eram equipamentos muito simples e rudimentares – somente o eixo de rotação movia a partir da linha vertical, em relação ao plano – movida por força humana – broca arco. Há indícios de trabalhos com data de 3500 anos atrás. 
Rocas de fiar - máquinas feitas no torno
O povo etrusco que vivia na atual Itália e que já usava técnicas avançadas para sua época, já praticava a tornearia no século VII AC. Este povo deixou peças, demonstrando grande habilidades na confecção de tigelas, pés de móveis, e decoração em forma de placas, feitos também que outros materiais, que não a madeira.
Na região onde atualmente é a Alemanha, entre os povos germânicos (celtas) - III séculos AC - embarcações comerciais exportavam para o norte, artefatos de tornearia. Na região da Alemanha produziam vasos delicados de madeira, latas, pernas de móveis, colunas, alça de espelhos, garrafas, pratos, etc. Faziam trabalhos no torno usando a madeira, mas também outros materiais, como: marfim, osso, âmbar, bronze, arenito, ardósia, mármore, alabastro, entre outros.



Ano 1587 -  Ilustração retirada do livro  Zwölfbrüderstiftung, Volume 2
Nürnberg
Foi somente no Século XIII que surgiu um novo tipo de torno – Técnica Wippdrenbank. Mesmo que a mudança de direção ainda existisse, como o tipo do torno anterior, mas agora, ambas as mãos estavam livres para usar a ferramenta e manusear o torno.  



No período do Renascimento, o torneiro – Drechsler passou a trabalhar junto com escultores e carpinteiros. E foi somente dentro do barroco francês que teve seu trabalho valorizado como uma obra de arte. O centro deste ofício, na Alemanha está localizado na cidade de Nürnberg de onde saíram peças torneadas para príncipes, czares, papas, reis e imperadores.
Ano 1587 -  Ilustração retirada do livro  Zwölfbrüderstiftung, Volume 2
Nürnberg
No Século XVIII houve uma decadência do ofício do Drechsler – presença da industrialização em alguns países da Europa. Mas foi por pouco tempo. Ressurgiu no tempo dos “art-Drechsler”, ofício colocado na educação pública, de artes e ofícios nos anos de 1970, quando propiciou seu renascimento e retorno de sua valorização do ofício, que tinha quase se extinguido até a reunificação das Alemanha’s.






Também em Pomerode há um escola de formação de  Drechsler. Encontramos algumas peças expostas na 8°  Osterfest e também conversamos com uma artesã que completou o curso na primeira turma do Drechslershule - Lilian Rose Lemfers.
Segundo a Lilian, os trabalhos expostos na festa da páscoa são de autoria dos alunos da Escola de Tornearia em Madeira, única no Brasil  e da Professora Sandra Prochnow Greuel.
A inspiração da escola de tornearia em madeira de Pomerode e o intercâmbio são feitos com artesões da cidade alemã de Erzgebirge.
Erzgebirge















Muitas pessoas usam a tornearia como hobbie, para diversão e ocupação de tempo. De acordo com Sandra, a maioria dos seus alunos utiliza a técnica para se entreter. É um trabalho muito usado para ocupar o tempo vago, além de ser uma ótima opção para quem gosta de trabalhar com as mãos e com a criatividade. É muito gostoso poder trabalhar desta forma, explana.A professora diz que as aulas são divertidas e que o artesanato ajuda as pessoas a se expressarem. Atualmente, eu conto com 29 alunos, que se divertem durante a aula e se expressam através das artes que criam. Cada um tem a liberdade para usar a criatividade à sua maneira.E na Osterfest, quem tem o interesse de ver como funciona a tornearia, e se encantar com esta arte, pode se dirigir até a exposição do grupo, onde um torno menor está disponível para demonstração. Optamos não só por expor o nosso trabalho, como também mostrar como ele é feito. Valorizar também o trabalho do artesão e a mão de obra que é necessária, além da técnica dispensada, conta Sandra. Jornal de Pomerode - 11 de Abril de 2016
As aulas na Drechslerschule - Pomerode - são ministradas uma vez por semana, de segunda a quinta feira, sempre nos três períodos: manhã, tarde e a noite.

São diversas as peças torneadas que podem ser adquiridas através do torno. Nesta época do ano, o tema foi Páscoa, mas o grupo faz diversos outros bonecos, como para o Natal, santos, de profissões, entre outros. Tudo depende do que o aluno deseja expressar.

Algumas peças produzidas pelos alunos e professoras da Drechslerschule - Pomerode






















Entrevista com a ex aluna Lilian Rose Lemfers





Práticas repassadas através das gerações...
 e dos períodos históricos.








Um comentário:

  1. OLÁ GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE AS DATAS E HORÁRIOS PARA PARTICIPAR DO CURSO INTRODUTÓRIO A TORNEARIA. SOU DO RIO DE JANEIRO E TRABALHO COM MARCENARIA. MEU CONTATO É: ronaldoa42@gmail.com e tel (21) 988736916.
    agradeço a atenção!
    Ronaldo Amaral

    ResponderExcluir