sábado, 23 de abril de 2016

Momentos da 25° Stammtisch de Blumenau - Abril de 2016


Dando sequência há uma tradição resgatada, de  maneira diferente, pois nunca foi totalmente acabada entre os grupos de amigos - descendentes de imigrantes alemães - por completo na cidade, aconteceu o 25° Stammtisch da cidade de Blumenau.
A tradição ainda ocorre entre os grupos de amigos, uma ou duas vezes por semana. Para ilustrar lembramos de nossa visita surpresa com autoridades da cidades de Oxapampa do
Salão Primavera - Stammtisch de Domingo
Prefeito de Oxapampa - Peru
Peru
no Stammtisch do Salão Primavera, domingo de manhã. Hábito semanal e periódico entre àqueles amigos da Vila Itoupava. 
Para ler sobre este encontro da Comitiva peruana e o Stammtisch do Salão Primavera - Clicar sobre: Momentos do Prefeito de Oxapampa (cidade fundada por imigrantes alemães)

Postado  no Blog, como informação, temos conhecimento que o Stammtisch acontece periodicamente, na cidade de Blumenau e nas cidades vizinhas, o evento que movimenta muitos grupos de amigos. Uma prática social e cultural que tem origem na Alemanha, país do fundador da cidade de Blumenau e de muitos imigrantes que vieram para a região a partir da segunda metade do século XIX.
Em frente do 1°  Schützenverein da Colônia Blumenau
Na mesa do Stammtisch da imagem, dentre muitos estão
 presentes: Sr. Hermann Hering, Sr. Bruno Hering,
Sr. Heinrich Brandes, Sr. Wilhelm Scheefer, Sr. Emil Odebrecht,
 Sr. Bernhard Scheidemantel, Sr. Franz Lungerhausen,
Sr. Friderich Blohm, Sr. Paulo Schwartzer Lehrer,
Sr. G. Arthur Koehler, Sr. Gustav Salinger e dois convidados
Comumente, os primeiros residentes do primeiro núcleo urbano da Colônia Blumenau, reuniam-se no primeiro Clube de Caça e Tiro da colônia - o  Schützenverein Blumenau (Atual Tabajara Tênis Clube - que recebeu este nome durante a 2° Grande Guerra - condição para continuar em funcionamento) - Clube onde se reuniam os primeiros alemães que se fixaram no Statdplatz.
Estes, trouxeram consigo o hábito de, em alguns dias da semana, se encontrarem no clube, no final do dia de trabalho, beber Bier conversar sobre assuntos  relacionados à comunidade e outros. Geralmente, como acontece na Alemanha ainda hoje, a mesa era colocada na rua. Apreciaram e, ainda hoje, apreciam a prática de atividades de lazer ao ar livre e sob o sol. Quando andamos por lá, nas terras além mar - terra dos primeiros imigrantes, é comum depararmo-nos com uma mesa grande e bancos à beira da estrada, ao longo dos caminhos, ou mesmo à frente de locais públicos para que as pessoas possam, por momentos livres, conversarem e mesmo lancharem, ao ar livre. 
Em  Rödelsee, em frente a Casa Velha - Local do Stammtisch de
um grupo de amigos que recuperaram a referida casa.















Para ler mais sobre a Origem do Stammtisch - Clicar sobre: 

Stammtisch - Origem e Tradição

Vídeos:





As imagens comunicam...


Estivemos prestigiando e registrando alguns momentos do 25° Stammtisch de Blumenau e encontrando amigos neste dia 23 de abril - manhã e tarde de sol e altas temperaturas, contrariando a meteorologia que prometia momentos de chuva.
 O encontro aconteceu na Rua XV e algumas transversais no horário entre 9:00h e 16:00h.

As imagens comunicam...

As fotos estão dispostas na ordem do horário no decorrer do dia. Chegamos no local pelas 11:00h e saímos as 16:00h.




Bitoneira com caipirinha








































































































































"Zo"...Acabou!...Fertige!!









O evento de Blumenau – Stammtisch faz parte do calendário da Santur e da Secretaria de Turismo de Blumenau desde o ano de 2000. 
Seus organizadores, tem como um dos principais objetivos, aquecer a indústria do turismo a partir da herança cultural dos imigrantes alemães que fixaram residência na região. Seus descendentes oportunizam o espaço criado pela organização e o evento, para realmente praticar  suas tradições.





Ein Prosit!!


Em Breve vídeos...







Nenhum comentário:

Postar um comentário