domingo, 3 de abril de 2016

Conclusão da Tradução do Livro do 25 - Por Alda Niemeyer

Alda Niemeyer.
Em 18 de maio de 2016,  Alda Niemeyer completou 96 anos de idade, sendo uma das sócias mais ativas do C.C. 25 de Julho de Blumenau como colaboradora e atuante, por décadas, entre outras tantas atividades que fez na comunidade de Blumenau.

Para ler mais sobre sua história, de maneira resumida - Clicar sobre: Alda Schlemm Niemeyer

Em 2016, recebemos um recado seu, que um compromisso assumido voluntariamente por ela, foi cumprido e apresentou a tradução do Livro: Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História - 1954 a 2009 de autoria de Wilfried VolkmannRenate Rossmark.

Para ler sobre o livro - Clicar sobreLançamento do Livro do 25 de Julho

Estivemos, juntamente com um dos autores, Herr Volkmann, em 26 de julho de 2012, na residência de Alda Niemeyer, e registramos a entrega dos originais do livro à ativa sócia do centro cultural e dona de um currículo com  grandes feitos no centro cultural e na cidade de Blumenau. 
Foi um momento, no qual fizemos questão de registrar para a História de um espaço cultural na cidade de Blumenau, a partir da voluntariedade dos seus integrantes e sem fins lucrativos, muitas vezes com muita dificuldade, há quase seis décadas.
Herr Volkamann, temeroso que parte desta História se perdesse ao longo dos anos, começou a pesquisar e organizar os registros com a colaboração dos amigos, em especial de Renate Rossmark. Registros a partir das pessoas mais antigas do centro cultural, muitas vezes os primeiros sócios ou, seus filhos e netos, que construíram este centro da cultura germânica durante suas horas de folga.
Alda Niemeyer, naquele momento, na altura de seus 92 anos, com toda a disposição que irradia e com o comprometimento com a cultura e, a comunidade, aceitou prontamente o desfio.

O momento....
Alda Niemeyer recebendo os originais do livro da História do C.C. 25 de  Julho de Blumenau das mãos de Wilfried Volkmann  para efetuar sua tradução para o idioma alemão.




Vídeo 
Em  03 de março de 2016,  Alda Niemeyer enviou-nos a seguinte comunicação:
"(...) Faz 4 semanas que terminei a tradução da "Geschichte dse Kulturzentrums 25 de Julho". Avisei o Dieter, falei com Sr. Volkmann. Sugeri que talvez seria um bom lançar este livro - 119 páginas de textos, sem ilustrações, no CAAL - Blumenau - em outubro."  Alda Niemeyer
Fica, aqui, como registro histórico de feitos de pessoas "apartidárias" que fazem acontecer. Guardaremos uma cópia deste valoroso trabalho, que não será em vão. Também gostaríamos de receber um exemplar desta tradução quando for publicado.
Nosso abraço amigo e respeitoso...
a Alda Niemeyer.
Exemplo vivo aos jovens de todas as idades.


Leituras Complementares - Clicar sobre título escolhido:









2 comentários:

  1. Angelina, mais uma bela postagem
    E a dona Alda, parabéns também pela tradução e pelo seu incansável trabalho.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata Sr. Adalberto. Agora é preciso publicá-lo. Para isto, fazer pontes. um dos motivos desta divulgação. Do contrário este precioso trabalho corre o risco de ir para a gaveta.

      Excluir