segunda-feira, 11 de abril de 2016

Arquitetura - Neues Schloss de Herreninsel.

Neues Schloss está localizado na maior das 3 ilhas do lago Chiemsee - Herreninsel - há 97km de Müchen - Bavaria. O lago Chiemsee é o maior lago da Bavaria.



A obra foi iniciada no ano de 1878 e pouco tempo levou para ser conhecido como o Palácio do conto de fadas do Rei Ludwig II. Neste anos, a Colônia Blumenau tinha 28 anos de fundação.

Sua arquitetura foi inspirada no Palácio de Versalhes na França - construído na cidade de Paris. O projeto foi de Georg von Dollmann e a execução foi de responsabilidade de Julius Hofmann. Foi a última grande iniciativa em forma de obra do Rei Ludwig. 
Herrenchiemsee está sob a jurisdição bávara de estatais de palácios, jardins e lagos. Seus jardins e ambientes internos podem ser visitados. Na Ala sul do Schloss, desde 1987, funciona o Museu do Rei Ludwig II.

História

A ilha Herreninsel e Herrenwörth Herrenchiemsee, desde a idade média, fazia parte da propriedade do Bispado de Chiemsee - ao mosteiro Herrenchiensee. Os Edifícios do convento estavam localizados na parte norte da ilha. No ano de 1803 foram adquiridos por Carl Mannheim de Lüneschloss. Os antigos mosteiros foram demolidos no ano seguinte, e parte, foram transformados no conhecido Altes Schloss Herrenchiamsee. De 1840 até 1870 o castelo e a ilha eram propriedade do Conde Hunoltstein. No ano de 1870, o Conde colocou a propriedade a venda e foi adquiridos por um morador de Würtenberg que provocou total desmatamento dos bosques da ilha o que revoltou a população da região que foi até autoridades competentes e a propriedade passou para os cuidados do Rei da Bavaria, então Rei Ludwig II.
O mosteiro Herrenchiemsee por Michael Wening 1701














Altes Schloss Herrenchiamsee
Altes Schloss Herrenchiamsee



Em 1867, o Rei Ludwig viajou para a França, conhecendo a fama, arquitetura e o luxo do Palácio de Versalhes sem conhecê-lo pessoalmente. Teve que retornar da França, antes de conhecer o palácio francês, por conta da morte de seu tio Otto Ludwig II. Em 1868, foi contagiado por primeiros desenhos de Georg von Dollmann para o retiro de um chateau francês e também para o Schloss Linderhof. Este projeto tinha o espírito do rei Francês Louis XIV, que dizia: O "L'Etat, c'est moi" (O estado sou eu).
Rei da Baviera Ludwig II
O Rei Ludwig visitou versalhes no verão de 1874, e disse: 
"...wie an einen wundervollen Traum gedenke ich an meine Reise nach Frankreich, das endlich erschaute, angebetete Versalhes."
Após a visita, o Rei Ludwig II, que tinha tido interesse em construir na ilha, reavivou este.

A pedra monumental foi assentada no dia 31 de maio de 1878, completando mais de 140 anos. O Rei Ludwig II viveu apenas 16 dias no Palácio, ainda incompleto antes de falecer no ano de 1886. As 20 salas do palácio, já decoradas, parte da obra acabada, estão abertas para visitação pública




Neues Schloss foi inspirado no Palácio de Versalhes, mas em alguns quesitos, ultrapassa números do palácio francês. Por exemplo: a grande galeria de espelhos do palácio bávaro é maior, sua sala de jantar tem um lustre de porcelana de Meissen – maior do mundo. A técnica construtiva da época do Neues Schloss é 200 anos mais nova e provida de atualizações e avanços. O Palácio de Versalhes era desprovido de banheiros e o único abastecimento de água se dava através de fontes da área externa. O Neues Schloss possuía casa de banhos e banheira com água aquecida.
 Os apartamentos privados contém uma sala de banhos, uma sala de refeições ornada com um lustre em porcelana de Meissen e provida de uma mesa que que pode ficar escondida no subsolo por meio de um mecanismo hidráulico.
Sala de Refeições
A escadaria dos embaixadores é uma réplica de uma outra escadaria existente no Palácio de Versalhes com o mesmo nome, que foi demolida em 1752.
Os jardins, inspirados nos jardins franceses, estão repletos de fontes e estátuas no estilo clássico e alinhado com o Romantismo, estilo do Rei Ludwig II. Também contam com a presença mitológica de figuras como: dragões, guerreiros alados, lagartos gigantes. Como se tivessem recém saídos das óperas românticas de Richard Wagner, cuja obra o rei, nutria profunda admiração e era fã.

A Planta

Clicar sobre:



Imagens nossas da ilha Herreninsel e do Neues Schloss...









Grupo dos Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau
































Altes Schloss







Tílias

Neues Schloss










Ilha Herreninsel


Próxima parada - Abadia do Ettal
Em maio estaremos postando diretamente do sul da Alemanha
Estaremos in loco - pesquisando Enxaimel


Em construção...




Nenhum comentário:

Postar um comentário