terça-feira, 1 de março de 2016

Vicent Van Gogh - Animação a partir de pinturas de óleo sobre tela


O grande pintor Vicente Van Gogh, que durante a vida não foi compreendido, não foi aceito socialmente, não conquistou seu espaço na arte e na sociedade, não teve sua obra valorizada como merecia, enquanto era vivo. Atualmente é reconhecido como um dos grandes nomes da arte internacional. Não bastasse, será o primeiro artista que terá sua obra apresentada em uma animação longa metragem.

Para ter uma ideia da dimensão do trabalho de Van Gogh, vamos conhecer, de maneira sintética, um pouco de sua curta e atribulada existência.

A vida de Vicent Van Gogh de maneira resumida
Vicent Van Gogh
Pintura Moderna

Vicent Van Gogh foi um dos percursores da pintura moderna, de maneira livre, sem fazer parte de grupos de pintores de maneira formal. Ao lado de Paul Gauguin (1848-1903) e Paul Cézane (1839-1906), cada um dentro de estilo e linha de pensamento, lançaram uma nova maneira de fazer arte - virada do século XIX para o século XX, na Europa, a partir de novas técnicas e inovações expressivas.
Van Gogh e seus dois contemporâneos foram profundamente originais a partir de suas personalidades, suas vidas e suas obras, marcando este período das artes, notório somente após seu o tempo e devidamente valorizados. 
Apresentavam pontos comuns de identidade, que a um só tempo, paradoxalmente os aproximou e os distanciou simultaneamente. Van Gogh, como também os outros dois artistas citados, foram autodidatas, não tiveram formação acadêmica, ou mesmo tiveram a orientação de um Mestre da área das artes. Viveram e trabalharam solitários, seguiam a linha "rebelde", não eram compreendidos, permanecendo por seus dons criadores à margem de qualquer filiação ou classificação estilística. Negados e incompreendidos em vida, foram consagrados depois de mortos. Após a sua morte, a sua obra tornou-se um "produto" muito valorizado e "rentável". Receberam influência, mas não fizeram parte, do impressionismo.

Impressionismo
Monet - Impressão: nascer do sol" - 1872 - Obra que representa o Impressionismo
Foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX - O nome deriva do da obra "Impressão: nascer do sol" (1872), de Claude Monet - Começou com um grupo de jovens pintores que negava as regras da pintura vigente no período. Os impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da Academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

Vicent Van Gogh

A sua atribulada existência e o seu atormentado rosto, em numerosos auto-retratos, são hoje mundialmente conhecidos. Nasceu no dia 30 de março de 1853 na cidade de Zundert – Holanda e morreu no dia 29 de julho de 1890, na cidade de Auver-sur-Oise – França – conseqüência de um tiro de revólver, que dois dias antes havia disparado, em um momento de desespero, no coração.
Vicent Van Gogh - Auto retratos
Foi o filho mais velho de um pastor evangélico. Desde a adolescência, revelou ser dotado de um temperamento ardente e apaixonado que o tornará inapto durante sua jornada. Aos 16 anos de idade foi trabalhar na capital da Holanda como vendedor na Galeria de Arte Goupil, cujo proprietário era parente de sua família.
Galeria de Arte Goupil
Van Gogh
Van Gogh
Em 1873 foi transferido para a sucursal da Galeria – localizada em Londres, onde se hospedou na casa de uma viúva, que sua filha ainda moça, mantém um creche para crianças, enquanto as mães trabalham. Com 19 anos – o artista se apaixona pela filha da viúva - Sra. EugeneDizem que era feio para os padrões de beleza da época e dotado de sardas, ainda era atrapalhado, triste – características que não lhe ajudaram com as moças. Sra. Eugene – achou graça do amor declarado pelo jovem ruivo e disse-lhe estar já secretamente comprometida (Há pesquisas a opção sexual de Eugene) – O fato o deixou arrasado.
Local que residia em Londres
Quando retorna das comemorações de natal em sua cidade natal, recebeu o recado que estava demitido da GoupilArranjou um emprego de Professor em Londres – no qual permanece por pouco tempo, quando retornou à casa dos pais na Holanda.
Realismo: Windmils em Dordrecht - Vincent van Gogh Cartão Postal
Em 1877, conseguiu um novo emprego – em uma livraria na cidade de Dordretch, na Holanda. Também não se dá bem e fica por pouco tempo no emprego. Resolve seguir a profissão do pai e tornar-se Pastor.
Faz estudos e exames de suficiência em Amsterdam e Bruxelas, terminados - recebe a primeira missão de pastor entre os trabalhadores do Borinage, região belga de Minas de carvão.
Van Gogh - 1880
Permanece um ano (1879-1880) entre os mineiros miseráveis. Os dirigentes evangélicos, depois de outra experiência, concluem por sua completa falta de sintonia com o trabalho de missionário. Retorna à casa dos pais, agora na cidade de Etten – HolandaEstá com 27 anos e não consegue desenvolver alguma coisa prática a partir de um trabalho. Em seu íntimo começa a acreditar ou talvez até ouça daqueles que estão próximo – que não serve para nada.

Decide ser pintor – De um momento para o outro passa a desenhar e a pintar incansavelmente, dominado por ansiosa necessidade de se exprimir. Sem dinheiro e pintando, apaixona-se por uma prima que ficou viúva e é mãe de um menino que não gosta do artista. Novamente é rejeitado. No último dia que sai da casa da prima que se recusa vê-lo, queima a mão deliberadamente para forçá-la recebê-lo. Permanece com a mão na chama para que ela o receba, impedindo pelo tio que percebe que Van Gogh desmaiará de dor.
No natal de 1881, após uma acalorada discussão com seu pai sobre religião, é convidado a sair da casa paterna. Viaja para Haia, com ajuda de seu irmão Theo que o acompanhará nos momentos mais difíceis de sua vida.
Theo Van Gogh
Drawing, Etten: 1881. The Saint Louis Art Museum St. Louis, Missouri, United States of America, North America F: 874r, JH: None

Theo Van Gogh trabalhava na Goupil de Paris e passa a enviar-lhe pequena mesada para que possa continuar os estudos de pinturaNas ruas da capital holandesa, Van Gogh encontra uma prostituta e alcoólatra, com uma filha pequena e grávida – sem saber sobre o pai do bebê. O artista a leva para casa, com intenção de se casar, e é impedido por seu irmão Theo que acompanha a história. Retorna à casa dos pais que agora, residem na cidade de Nunen. Nos fundos do presbitério, em um galpão, Van Gogh continua desenhando e pintando alucinadamente, como se fosse contado seus dias de artista.
Em janeiro de 1886, viaja para Antuérpia, matriculando-se na Academia de Arte da cidade, onde permaneceu menos de um mês na escola. Em março do mesmo ano, desembarca em Paris, se hospedando na casa do irmão Theo. 
Frequenta, por pouco tempo, o atelier de Fernand CormonO mestre não aprova o perfil da Van Gogh, considera-o incapaz de compreender e expressar a beleza ideal e eterna. Van Gogh parte, novamente.
Quintais das casas velhas, Antuérpia
O clima artístico pariense o excita e o deprime, simultaneamente. 
Descobre a pintura clara dos impressionistas, o divisionismo de Seurat, o colorido de Delacroix, os gravadores japoneses e conhece Toulouse Lautrec, Gauguin, Signac, Cézanne e Pissarro. Conhece os artistas independentes e que "lutam contra" os mestres oficiais e o Salão de Paris.
Wallpapers
Continua trabalhando - pintando, sem parar. Finalmente a vida em Paris o cansa, aumentando sua inquietude interior. No início de 1888, troca Paris pelo interior. Vai residir em Arles, Provence, na esperança de encontrar a paz de espírito, vida pacata e barata e mais luz no céu.
A ponte Langlois em Arles (1888). Óleo sobre tela, 54 x 65 cm. Kröller-Müller Museum, Otterlo, Holanda.
Encanta-se com a região e trabalha interruptamente, pintando paisagens, que envia para o irmão Theo, em Paris, na ilusão de encontrar compradores entre os clientes da Gaupil. Os frequentadores de Gaupil, quase sempre são admiradores da arte acadêmica. Para viver e trabalhar, conta apenas com o dinheiro, as telas e as tintas enviados pelo irmão.
View of Arles, Flowering Orchards, 1889, Neue Pinakothek.

Em outubro de 1888, convida Gauguin insistentemente, como colega de residência e trabalho. No início tudo estava bem, mas não durou muito tempo. 

No Natal, novamente, Gauguin resolve mudar para Paris. Van Gohg não aceita bem a decisão do amigo e se desespera.
Van Gogh Museum, Amsterdam
No dia 24 de dezembro - véspera de natal novamente, após Gauguin preparar suas malas, vão a um Café. Ocorre uma discussão entre os dois, sobre arte. Em um determinado momento, Van Gogh atira o copo no rosto de Gauguin, que se desvia e leva para casa o amigo exaltado, que logo cai em um sono de profundo. Na noite de Natal, Gauguin resolve andar pela cidade de Arles, noite, quando ouve passos familiares atrás de si, voltando se depara com Van Gogh pronto para agredi-lo novamente. Quando surpreendido, ele sai correndo de volta. Por medida de segurança, Gauguin passa a noite em um hotel.
From the film Lust for Life, 1956, starring Kirk Douglas (Vincent Van Gogh)
 and Anthony Quinn (Paul Gauguin)
Aparentemente, para se punir por seu ato de agressão contra Gauguin e castigar-se, o pintor corta sua própria orelha com uma navalha. 
Quando vai buscar suas malas - Gauguin encontra a casa cheia, com a presença da polícia. 
Van Gogh, enfaixou a cabeça para estancar a hemorragia, limpou a orelha destacada e a coloca em um envelope, para oferecer a sua amiga Raquel (residente da pensão de mulheres), como presente de natal com as seguintes palavras: “Uma lembrança minha!”
Quando Raquel abre o envelope e se depara com o conteúdo – desmaia. A Dona da pensão chama a polícia – ao amanhecer o acontecido era o assunto na cidade
Quando Gauguin entra no quarto do artista, com a polícia Van Gogh, com a cabeça enfaixada, dormia profundamente. Depois de despertado e medicado, sobrevém-lhe uma crise de fúria – É colocado no quarto de isolamento no hospital – onde esbraveja, berra, chora e canta uma semana inteira. Gritou tanto que ficou completamente rouco.
Girassóis eram um dos temas prediletos de Van Gogh (como se vê tela de 1889), talvez porque ele pudesse usar em abundância sua cor predileta.

Por alguns dias, retorna ao
Hospital para refazer o curativo e trabalha – pintando incansavelmente. A população da cidade não compreendia seu comportamento extravagante, e solicita, através de um abaixo assinado ao prefeito, o definitivo internamento do artista, como louco. É internado no hospital e as crises prosseguem.
Seus conterrâneos comentavam que perdia alternadamente
a razão e em seu momentos de lucidez, pintava.
A Noite Estrelada é um dos quadros mais famosos no mundo da pintura. Tida por muitos como uma visão extravagante e submersa no misticismo, uma representação pós-impressionista em comunhão com as forças celestes, no entanto, surgem outras interpretações sobre esta – e outras – obras de Van Gogh que o postulam como um artista com engajamentos científicos além dos filosóficos e sociais – e não obstante consciente dos padrões de representação de sua época.
Permanece internado, por algum tempo, no asilo de doentes mentais de Saint-Paul-le-Mausole, perto de Saint-RemyTinha permissão de sair para pintar, tempo marcado, guarda ao lado.
Saint Rémy é considerado um importante período na obra de Van Gogh
Saint Rémy é considerado um importante período na obra de Van Gogh.
Saint Rémy é considerado um importante período na obra de Van Gogh.
Fascinado com a qualidade da luz e da beleza das paisagens que ele descobriu em Saint-Rémy, muito inspirado, feliz e aliviado ao encontrar um ambiente sereno e entendimento entre as freiras e enfermeiras que o receberam. Realizou 143 pinturas a óleo e mais de 100 desenhos no espaço de aproximadamente 1 anos.

Saint Rémy é considerado um importante período na obra de Van Gogh
Vincent Van Gogh – Quarto do pintor no Saint Rémy  
Quando está melhor, o irmão Theo o convence a ir morar em Auver-sur-Oise, próximo a Paris, e onde reside Dr. Paul Gachet – médico, gravador e colecionador, que poderá cuidar de sua saúde.

"Retrato do Dr. Gachet", de Vincent van Gogh, vendido em 1990 para 82,5 milhões. Ajustados pela inflação dos preços dos 136,1 milhões dólares.
"Igreja de Auvers-sur-Oise", óleo sobre tela, 68 x 57 cm, de junho de 1890. Musée d'Orsay, Paris, França.
Igreja de Auvers-sur-Oise
No início de 1890, Van Gogh se encontra sereno e pinta muito. Desloca-se até Paris para visitar o irmão Theo e sua família, que neste momento tem esposa e filho. Retorna deprimido, após 4 dias. 
Contam que a sua cunhada o censurou por viver às custas do irmão em conversa reservada e o chamou de parasita. 
Poucos dias depois, caminhando, gesticulando e falando sozinho pelo campo, dispara um tiro contra o próprio peito. 
Fumando muito, em silêncio, tendo ao lado seu irmão Theo e o Dr. Gachet, morre dois dias depois, no pequeno quarto de pensão que vivia, com 37 anos de idade
Vincent van Gogh em seu leito de morte – Desenho do Dr. Gachet
30 de março de 1853
29 de julho de 1890
Vincent van Gogh pintou mais de 800 quadros em dez anos de carreira.

Foto de Vilmar Vidor - Theo morreu logo no ano seguinte


Van Gogh escreveu ao irmão Theo, e também a outros parentes e amigos, constantes e longas cartas, nas quais se mostra um pouco o seu perfil. Muitas destas cartas estão reunidas em livros, onde pode-se perceber suas idéias estéticas, possibilitando melhor compreensão de sua obra. Toda sua obra (mais de 800 quadros) é a produção de 10 anos de arte – desde 1880, quando abandonou a carreira de pastor, até 1890, quando tirou a vida.




Os estudiosos dividem sua arte em duas fases: 
  • Fase Holandesa (1880 – 1886) 
  • Fase Francesa (1886-1890)
A Cabana (1885)
Nesta cabana residiam duas famílias, uma das quais os De Groots, 

representados na obra Os Comedores de Batatas.
Esta pintura foi realizada em setembro de 1888 quando van Gogh vivia na cidade francesa de Arles.

Em ambas as fases, um traço comum – a nervosa e febril, mas segura e concisa, espontaneidade de execução, no desenho e na pincelada, sinal anunciador do rápido e magistral domínio da técnica para criar estilo de inconfundível originalidade.
Pescadores e barcos da Pont de Clichy - 1887
A fase holandesa é visivelmente sugestionada, no realismo e no claro-escuro, pelos velhos mestres nacionais dos séculos XVII e XVIII.
Caracteriza-se pelos tons sombrios e terrosos, marrons-escuros, intensos e frementes, pinceladas instantâneas e pastosas.
Os temas preferidos são paisagens, tipos e flagrantes da vida e das suas atividades das populações trabalhadoras rurais e urbanas, sobre as quais pesava, implacável, a dureza da revolução industrial.
Fixa-as numa visão dolorida da natureza e do homem, animada de sentimento humanitários e de crítica social
Cesta com Amores Perfeitos 

Numa Pequena Mesa, 1886.
Avenida dos álamos, próximo a Nuenen. 1885, óleo sobre tela, 78 x 97,5 cm.
Museu Boijmans Van Beuningen, Roterdã.
Interessa-se pelo estudo da cor. Intuitivamente faz e aplica observações sobre as cores complementares e os contrastes das cores, que coincidem com as realidades na mesma época pelos impressionistas, as quais só conhecerá mais tarde, em Paris. 
A obra mais representativa da fase holandesa é a obra Comedores de Batatas, pintada em 1885. A atmosfera desta obra é rembrandtesca e tudo ressuma cru e tocante verismo, de modo especial nas deformações.
Os comedores de Batata - 1885. Primeira fase e é influenciado pelo realista francês Jean-François Millet.
De 1886 até sua morte 1890, sua obra é luminosa mas também intensamente dramática. Caracteriza-se e distingue-se pela influência do impressionismo
Chegou em Paris no mesmo ano da última exposição coletiva dos impressionistas.
*





















Animação longa metragem a partir de seu trabalho
Com estreia planejada para o segundo semestre de 2016, “Loving Vincent” será o primeiro longa-metragem de animação feito completamente de pinturas. Algumas pinturas entre as 800 que pintou Van Gogh. Cada frame foi pintado com a técnica de olho em tela, assim como o  Van Gogh fazia.
O trabalho foi dirigido pela pintora e cineasta polonesa Dorota Kobiela e por Hugh Welchman. O filme tem uma equipe de mais de cem pintores trabalhando incansavelmente, já que são necessárias cerca de doze pinturas para a montagem de um segundo do longa.
Loving Vincent (Foto: Divulgação)

Até agosto de 2016, a produção está com as portas abertas para “pintores de grande habilidade, interessados em usar suas aptidões para animar um filme”. Os interessados podem enviar seus portfólios (Clicar sobre)  por meio do site da produtora. 


Trailer da produção de “Loving Vincent”

Ele vive...
Na sua obra e naqueles que amam sua arte!





Nenhum comentário:

Postar um comentário