segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Dança e Música - Do bandoneon ao Tango



Conhecemos o bandoneon, instrumento musical trazido pelos imigrantes alemães também chamado de concertina em outras regiões do Brasil, aqui na região do Vale do Itajaí.
Já comentamos no Blog que o bandoneon surgiu mais tarde que os acordeons, dentro da história dos instrumentos musicais. Surgiu como evolução da concertina alemã, o mesmo instrumento trazido pelos imigrantes oriundos do norte da Alemanha para a Colônia Blumenau e outras colônias alemãs espalhadas pelo Brasil, principalmente no Estado do Rio Grande do Sul e do Espírito Santo.
Mesmo sendo uma evolução da concertina, ambos os instrumentos seguiam sendo produzidos. A concertina, segue preservada entre os imigrantes e descendentes alemães do Espírito Santo. Entre os pomeranos/prussianos que vieram para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é mais popular o uso do bandoneon. Na Argentina e Uruguai, popularizou-se e foi adotado para outras linguagens musicais - locais, como o tango. O bandoneon é o principal instrumento musical no grupo que toca um tango.


Tocando tango...


Alguns exemplos de canções interpretadas pelo músico do vídeo a seguir - lembra o chorinho brasileiro



Observar os Bandoneons neste filme da década de 1940
O tango é dança e melodia, que tiveram origens na década de 1880, na região da fronteira entre Argentina e Uruguai e em pouco tempo era conhecida em todo o mundo. Atualmente há vários tipos de tango's. O primeiro e original era conhecido tango crioulo.
Sua origem é resultado do contato de vários tipos de danças e melodias europeias com  danças e percussão africanas vindas com o candomblé.

Deduzem que a origem da palavra “tango” tem relação com a palavra latina “tangere” e que também tem relação com a palavra da etimologia africana - “tango” (tambor ou local de dança). Ela foi usada pela primeira vez em 1880.

Como iniciou? Surgiu nos bordéis das cidades de Buenos Aires e Montevidéu.
Bordéis do século XIX
Igualmente, como aconteceu no sul do Brasil, ao longo do século XIX, a Argentina buscou no imigrante europeu a saída para resolver muitos de seus problemas sociais. A partir de incerteza no novo mundo, vinham homens sozinhos, para que quando estivessem estabilizados, pudessem então trazer a família.  Formou-se uma grande população masculina que ocuparam os postos de mão de obra do jovem país e residiam nos subúrbios da capital argentina. Surgiram um grande número de prostíbulos no país. Algumas pesquisas, apontam que no final do século XIX, só em Buenos Aires, existiam mais de 200 prostíbulos. Em cada uma das casas de prostituição, de acordo com sua localização e importância, existiam filas para a comercialização do "produto". Para entreter os clientes que aguardavam sua vez para serem atendidos, em algumas casas de Buenos Aires criaram show’s, números musicais com danças sensuais. Surgiram inúmeros show’s a partir da integração de suas culturas musicais, como: Polca europeia, havaneira de cubana, candombe uruguaio, a milonga espanhola. Este foi o cenário, no qual nasceu o tango na Argentina e no Uruguai.























Originalmente, o tango nasceu a partir de um trio musical, que tocavam músicas aceleradas e os passos da dança apresentava muita sensualidade. Não tinha vocal. O vocal apareceu somente mais tarde, quando as letras das músicas abordavam amor lascivo do ambiente onde nasceu, descrevendo-os. Durante algum tempo estas danças e melodias só eram aceitas, de maneira privada, por aqueles que frequentavam os ambientes dos bordéis. 
Curiosidade - A dança era praticada de corpos colados, e homens de todos os tipos frequentavam os locais onde era dançada, desde marinheiros, malandros e trabalhadores que buscavam pegar as melhores "damas" da noite. Para isto necessitavam saber dançar muito bem esta dança considerada lasciva pelo resto da sociedade. O que faziam? Dançavam homem com homem, para aprimorar sua técnica e trocar passos para impressionar nos salões. Para saberem dançar bem no salão e se destacar, acreditamos que as "Damas" também faziam ensaios entre si. A história somente não registrou.
Tango no exército




Para uma parte da sociedade, a dança e a melodia eram consideradas imorais. No entanto, as pessoas (Homens) que retornaram para a Europa, popularizaram-nas e apresentaram o estilo, principalmente na cidade de Paris. Sentiam saudades dos prostíbulos e do tango e reproduziram-no na Europa. Nesta época, a sociedade europeia passava por mudanças sociais e novas práticas surgiam, através da negação à academia e a velha elite, período que antecede a primeira grande guerra. A plavra de ordem era "chocar" para quebrar paradigmas, coisa que não é novidade nos ciclos da história da humanidade.

O tango ganhou os espaços dos salões nobres da Europa. A Europa, que mudava hábitos e costumes, negando o contemporâneo e adotando o “Novo”. Na escola europeia, o tango recebeu um ritmo mais lento e com passos cadenciados. No início do século XX, as letras começaram a adotar temáticas que transcorriam fora dos prostíbulos. Ficou então sendo considerado uma expressão artística nacional argentina. Atingiu o auge e também a elite argentina, popularizando-se através do sucesso do cantor argentino Carlos Gardel. Este cantor argentino ficou conhecido como “O cantor argentino do tango”. Internacionalizou sua arte com o filme “El dia Que Me Quieras”.

Para ver e ouvir






Com o passar o tempo, surgiu uma variedade de estilos de tango's que se desenvolveram em diferentes regiões (Dentro e fora da Argentina) em períodos diferentes. A dança, coreografia, figurino, surgia de acordo com a influência ou elementos culturais que tinha contato no meio em que esta surgia. Varia, também a expressão do corpo dos dançarinos. Em sua maioria dançam com os braços abertos e há um espaço entre os corpos, ou apertado peito a peito (tango argentino) ou com a parte superior da coxa – área do quadril (Americam e tango internacionais).

Alguns tipos de tango:

Tango Vals

Tango argentino


Tango Canyengue


Tango Oriental do Uruguai tango


Tango liso


 Tango de Salão


Tango orillero


Tango camacupense (Angola)


Tango milonguero (Tango apilado)



Tango Nuevo (New Tango)


Contactar tango


Show de Tango (também conhecido como Fantasia)


Tango finlandês



O "contato" entre duas ou mais culturas sempre faz surgir algo novo e muitas vezes mais vibrante que sua origem - como foi o tango - um coquetel de danças e melodias de várias etnias - que tornou-se a identidade de um país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário