sábado, 6 de fevereiro de 2016

Arquitetura - Nossa primeira morada na Cidade de Blumenau - 1981

Esta semana, no dia 2 de fevereiro de 2016, paramos repentinamente na Rua São Paulo - Blumenau - encostamos o carro no pátio da Churrascaria e Hotel São Paulo, quando nos deparamos com algo que nos fez lembrar momentos vividos no ano de 1981.
Até então, residíamos com nossos pais em São José - SC, quando mediante a necessidade de estagiar na área de nosso curso técnico para recebermos o diploma de Eletrotécnica, buscamos alternativas. Todos os acontecimentos nos conduziam para estagiarmos na empresa familiar dos Nebelung/Schmidt na cidade de Blumenau - Waltec. Cidade que conhecíamos muito bem, pelas imagens transmitidas pela pioneira TV Coligadas. 
Estágio na Waltec.
Tínhamos 18 anos e nunca tínhamos saído de casa sozinhos, somente acompanhados. Nunca imaginávamos residir sozinhos em outra cidade, mas aconteceu. As ações, uma atrás da outra, nos trouxeram para Blumenau, como se tudo estivesse já certo que assim seria. (Nesta época a cidade era muito diferente do que é hoje - e as mudanças continuam - também nos fizeram parar, no último dia 2 de fevereiro, na frente desta casa, nossa primeira residência na cidade de Blumenau). 
Tudo aconteceu em uma sequência lógica - até mesmo, encontrarmos esta casa. Um conhecido de nossos pais, em São José, passou as orientações e contato da Sra. Elisa Schneider Eltermann, a proprietária, uma senhora com  mais de 80 anos, tinha quartos para alugar no anexo  - aos fundos de sua residência - herança de seu pai. Sua família toda residia na quadra, seus irmãos. Viemos na companhia dos pais e nos deparamos com uma senhora alta, de olhos claros e firmes que disse ter quartos somente para rapazes - estudantes da FURB. Quando ela nos viu com nosso pais, por um momento hesitou e depois disse que tinha um quarto dentro da casa - na masarda que poderia ser nosso.
Local da Residência da Família Schneider na Década de 1930.
Elisa Schneider Eltermann era uma senhora que tinha morado na capital do Brasil - Rio de Janeiro. Tinha hábitos e conduta rígidos e apresentou algumas normas, as quais seguíamos disciplinarmente. Marcou nossos primeiros momentos em Blumenau. Durante  estes quase 35 anos, foi inevitável não passar pela Rua São Paulo sem voltarmos os olhos para nossa primeira residência na cidade.
Uma casa aos moldes do art decó com características volumétricas espaciais da casa do imigrante alemão. Uma construção do início do século XX. Possuía banheiro interno, considerada moderna para sua época. Era uma edificação urbana com quintal pequeno. No pavimento inferior tinha a sala grande, que ocupava quase toda a área, uma pequena cozinha, e um quarto. 
Croqui com áreas estimadas.
O sótão era tipo mansarda e foi dividido em dois quartos grandes. Ocupavam toda a área do pavimento térreo. Nós ocupávamos o quarto da frente. O quarto dos fundos era usado pela secretária de Dona Elisa - Joannita. 

Para saber sobre Mansarda - Clicar sobre: Mansarddach - Uma tipologia de telhado trazida pelo imigrante


O quarto da frente tinha um terraço que também era a cobertura da varanda que protegia a porta principal de acesso à sala. Também haviam duas janelas que abriam por sobre o telhado. A edificação histórica foi construída com paredes autoportantes de tijolos maciços - verificamos no último dia 2 de fevereiro. Foi rebocada com um reboco com um textura  rugosa com detalhes e cimalhas com reboco liso.



Último dia 2 de fevereiro - Registro para a História





Dia 6 de fevereiro de 2016 






Leitura Complementar - Para ler - Clicar Sobre:

Waltec S.A. Industria e Comércio - Um estágio - década de 1980


Blumenau SC -  mudando sua paisagem...
De maneira muito célere e sem planejamento.
Já colhemos  "ecos" destas transformações.

Hoje - dia 5 de fevereiro de 2017 - um ano após esse episódio - o terreno continua lá, com os escombros. 
Hoje - dia 6 de abril de 2020 - 4 anos após - o terreno continua lá. 
Facebook - dia 6 de abril de 2020
Marisa Demarchi Casa de minha tia avó, Elisa Schneider Eltermann. Fiquei muito triste quando a derrubaram, nos fundos fica a casa que pertencia a minha avó Erna Schneider Demarchi, ao lado, na Rua São Paulo, a casa pertencia a um tio avô Gustavo Schneider.
Conhecemos o três nomes mencionados por Marisa Demarchi.









Nenhum comentário:

Postar um comentário