sábado, 9 de janeiro de 2016

Para ouvir e Ver Cantando - Edelweiss


A canção escolhida hoje para Ouvir e Ver Cantando é Edelweisstradicional canção que tem o nome de uma pequena flor branca. Esta é encontrada na região do Alpes da Suíça França, Áustria, Alemanha, Iuguslávia e Itália. Edelweiss significa "Branco Nobre" e tem o conhecido, formato estrelar. Geralmente, em seu habitat natural é encontrada em locais de difícil acesso. Leontopodium albinum nasce entre os rochedos dos Alpes Europeu a mais de 1700 metros de altitude.
Tem grande significado na região e para quem conhece, em torno do Mundo. Quem presentear alguém com uma flor de Edelweiss - a flor eterna - está também enviando uma mensagem de amor ou amizade eternos. Sua duração, depois de desidratada, é de mais de 100 anos.
Na Alemanha, sul da Baviera, e na Áustria, existem muitas lendas, sobre o surgimento da flor e é conhecida como flor do amor. Contam que muitos rapazes escalavam os Alpes, arriscando suas vidas, para colhe-lha e presentear suas esposas ou namoradas ilustrando a jura do "amor eterno".

A flor esteve perto de extinção. Na Áustria tornou-se Patrimônio Tombado, não somente neste país, mas também na França, Alemanha, Itália, Suíça, Iugoslávia.
Inspirou poetas e a clássica canção - Edelweiss.
Atualmente é cultivada em estufas e mantém o mesmo significado poético que a tornou famosa. 
Também é conhecido, que o Edelweiss foi a flor favorita do Imperador austríaco Franz Josef. Também, o imperador Alemão, Wilhelm apreciava Edelweiss e o Rei Ludwig II da Baviera. É a flor nacional da Áustria e da Suíça.
A pequena flor ficou ainda mais conhecida depois do sucesso que fez em forma de canção composta em 1959, por Richard Charles Rodgers, com a letra de Oscar Hammersteins II, para o filme The Sound of Music - Noviça Rebelde. O filme narra a história da Família Trapp que emigrou de Saltzburg - Áustria no ano de 1938.
Richard Charles Rodgers
Oscar Hammerstein II
Richard Charles Rodgers nasceu em Nova York no dia 28 de junho de 1902 e faleceu no dia 30 de dezembro de 1979. Oscar Hammersteins II nasceu, também em Nova York, no dia 12 de julho de 1895. Era filho de um empresário de Teatro de Variedades e sobrinho de um importante Diretor do Broadway -  Oscar Hammerstein. Faleceu no dia 23 de agosto de 1960. Hammerstein tinha suas origens, igualmente na Áustria e na mesma cidade da Família Trapp - Saltzburg. Era da família Hammerstein - neto de Oscar Hammerstein I, nascido na Pomerânia - em 1884.
A música criada pelos dois - Edelweiss - era desconhecida na Áustria até o sucesso do musical The Sound Of Music - em Português - Noviça Rebelde, que fez Saltzburg, também terra natal de Mozart, ficou conhecida opção de preferência dos turistas.
Alguns autores justificam, a ideia errada de que se criou - achando trata-se de uma canção de origem alemã ou austríaca é devido a existência de uma peça clássica de autoria de Gustave Lange (1830-1889) compositor alemão, que assinou uma obra chamada Edelweiss opus 31, com arranjos para piano solo; piano a 4 mãos; cítara e violino e piano.

 Gustave Lange
Vídeos








Letras 
Edelweiss

Alemão

Edelweiß, Edelweiß,
Du grüßt mich jeden Morgen,
Sehe ich dich,
Freue ich mich,
Und vergess' meine Sorgen.
Schmücke das Heimatland,
Schön und weiß,
Blühest wie die Sterne.
Edelweiß, Edelweiß,
Ach, ich hab dich so gerne.


Inglês

"The Sound of Music"

Edelweiss, Edelweiss
Every morning you greet me
Small and white,
clean and bright
You look happy to meet me.
Blossom of snow
may you bloom and grow,
Bloom and grow forever.
Edelweiss, Edelweiss
Bless my homeland forever.


Partitura

Leitura Complentar
18 out. 2013 ... Trata-se de uma história verídica de uma família austríaca - a Família Von Trapp da Áustria


Cantar faz bem e 
não tem contra indicação!


Para ouvir, ver e cantar junto - outras canções - Clicar sobreCanções alemãs












3 comentários:

  1. Respostas
    1. Este não e o original ¨EDELWEISS é o falso para o filme Trapp a verdadeira musica lindo mas tragico.
      Das schönste Bümerl auf der Welt das ist das EDELWEISS es blüht verseckt in steiler Höh ja zwischen Schnee und Eis........

      Excluir