sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Carnaval na Alemanha - Karneval in Deutschland


Mais um ano se passou e mais uma das datas de uma festividade muito popular em volta do globo está se aproximando - Carnaval. Muitas vezes uma pessoa, um pouco desinformada, imagina que seja uma típica festividade brasileira e com cara de "Samba" com a presença da "mulata" com samba no pé - produto "vendido" para o resto do mundo. 
Dentro do próprio Brasil, de norte a sul e leste ao oeste, há vários tipos de carnavais. Este carnaval do Brasil, "vendido"  há décadas para o resto do mundo como parte da cultura do continental do país, é somente parte de uma parte da cultura desenvolvida em solo brasileiro. O Carnaval do "Samba"  é o resultado do contato da cultura de dois povos de grande contribuição na miscigenada cultura brasileira em suas duas primeiras capitais - Rio de Janeiro e Salvador. Os portugueses que trouxeram a pratica do carnaval europeu e os africanos que trouxeram suas práticas festivas e folclóricas da África. A partir do contato destas duas culturas surgiu a cultura do carnaval praticado em Salvador e no Rio de Janeiro, que não são iguais nas demais regiões do continental Brasil.
Festas de Carnaval na Blumenau do Século XIX -  Arquivo Histórico José Ferreira
Carnaval em Blumenau -  anos 1920. Carros decorados desfilavam terça-feira à tarde pela Rua XV de Novembro.
Carnaval de Blumenau - anos de 1930 - Fantasias inspiradas naquelas que os imigrantes alemães usavam na Alemanha e o fazem até os dias atuais.

Festa em um grupo de descendente de Africanos - Alagoas -

Carnaval das rua do Rio de Janeiro - Início do século XX - aos moldes do carnaval Europeu

Embrião - após contato das etnias - do Atual Carnaval do Rio de Janeiro e Salvador - Desfiles
E no resto do mundo? Na Alemanhacarnaval? Para muitas pessoas o carnaval só existe no Brasil, seguindo os moldes do "carnaval" que é "vendido" pela mídia, com desfile, samba enredo e mulheres e homens  mais à vontade.
Esquecem-se do "carnaval de rua", do "Bloco dos sujos", do "carnaval de salão". Qual a origem destes carnavais?
Existe o carnaval  nos países de origem dos imigrantes que fundaram as muitas cidades do Vale do Itajaí e de outras tantas, no sul do Brasil? 
Existe Carnaval na Alemanha? Qual seria a ligação deste e o carnaval de rua do Brasil? Entre o Bloco de sujos? E de Salão? 
Carnaval na cidade de Olinda - Brasil
A prática do Carnaval é muito mais antiga que a própria história do Brasil.
Já tínhamos postado sobre o Carnaval na Alemanha e é impossível não retornarmos ao assunto, nesta época. Época na qual, logo mais, inicia-se as festividades do carnaval, não somente no Brasil, mas em várias partes do mundo.  Vamos relembrar um pouco sobre o assunto.

Para ler mais sobre - Clicar sobre: 
Carnaval Alemão
Carnaval na Alemanha - Karneval in Deutschland

Há Carnaval na Alemanha e suas origens são muito mais antigas que o carnaval brasileiro, dos diferentes "carnavais brasileiros". O carnaval alemão tem diferentes características ao longo de seus períodos históricos e,  diferentes em cada região do país. Por exemplo:
Há o conhecido Weiberfastnacht - Quinta feira das mulheres -  também denominado -  "quinta estação do ano".

Há o carnaval do Vale do Reno - conhecido como Karneval, o Fastnacht da Suábia e o Faschina da Baviera - Regiões com identidades bem distintas a partir de sua cultura local. Como já citamos, o mais conhecido, entre os muitos, é o conhecido "a quinta estação".  

Existe uma unanimidade entre todos os carnavais alemães em suas respectivas regiões. Todos eram e são festejados, até os dias atuais, no período que antecede a quaresma - período de jejum. Quase sempre festejado no início da páscoa com um banquete.
O termo "Carnaval" é herança cultural da mitologia dos antigos povos germânicos e está ligado aos ritos de fertilidade das antigas religiões, existentes antes da chegada do cristianismo e denominadas pelos cristãos, de pagã. Também está relacionada aos rituais para espantar os maus espíritos e tem ligações com as festas e rituais romanos, incorporados ao hábitos e costumes da região durante o domínio dos romanos e que depois foi inserida às festividades cristãs trazidas e implantadas pelos próprios romanos.
Os primeiros registros do carnaval alemão foram encontrados no Século XIII.
Os registros do Século XIII mostram festividades com grandes quantidades de carne, queijo, manteigabanha e principalmente, ovos. A intenção era consumir todo o alimento armazenado para passar o inverno – período do jejum. Isto explica os atos de organizar procissões e “guerras de ovos”. Além da distribuição de ovos cozidos decorados, depois durante a páscoa.
Ostara
Antes do Século XIII, era comum festejar o "Carnaval" no interior das casas. Depois, os festejos ocuparam as ruas e eram acompanhados por muita fartura de alimentos e foliões, com música, dança, apresentações teatrais, torneios e corridas. 
Entre os Século XIII e XIV surgiu o combate personificado do Carnaval e da Quaresma a partir dos animais e alimentos. O importante era a diversão.
A partir do Século XIV, a Igreja de Roma condenou o carnaval na Alemanha, alegando que destoava da Doutrina do Santo Agostinho e o carnaval passou a ser visto como prática pagã, como o era. Não somente como as festividades de Baco do reino de Nabucodonosor, mas como as festividades ditas “pagãs”, muito anteriores este período. Os foliões do carnaval da Idade Média, na Alemanha, passaram a ser associados a personificação do mal, de acordo com o cristianismo.
Carnaval da Idade Média

O carnaval de rua existente em algumas cidades mais antigas do Brasil, tem a mesma origem histórica do carnaval alemão e foi trazido pelos primeiros imigrantes europeusos português - para o Brasil. Estes, na época, tinham contato com as festividades cristãs da Europa (inexistia fonteiras para o cristianismo). No Brasil, em contato com as festividades do povo  africano, fez surgir um carnaval com outra identidade, conhecido carnaval do Brasil. 

Em Estados alemães mais tradicionais, até hoje, seus príncipes, arautos e parlamentos tem 11 foliões – o número.
Este número foi traduzido no número do folião, que também é um número místico da mitologia dos germânicos. Em muitas regiões do território alemão, o carnaval inicia no dia  11 de 11, às 11:11h
A interferência da Igreja cristã teve início após o Século XV, e perdura até hoje. 
Geralmente são usadas máscaras e fantasias que lembram o “diabo”. Acreditavam que o diabo anda pelas ruas, acompanhado das bruxas, demônios entre outros seres da religião pagã antiga. Dentro da Igreja de Roma a censura era maior do que na religião Protestante. Nos Séculos XV e XVI, período no qual aconteceu o apogeu do carnaval nas artes cênicas, com estas caraterística e suas máscaras, satirizando os elementos da religião pretérita e as festividades, de maneira diferente.
O folião dos primeiros tempos, entre os Séculos XV e XVII, representava a figura carnavalesca central da sátira e lembrava muito o Arlequim na Itália. Com a vinda da Reforma Protestante, que também, negava práticas do catolicismo de Roma (Os mesmos que subjugaram e converteram os antigos Prussianos a partir de Ordem Teutônica) houve uma diminuição da prática deste tipo de carnaval  - (baseado na Sátira). Após conhecer a vida dos Irmãos Grimm e outros eruditos do Século XIX, podemos afirmar que no período do Romantismo alemão, houve uma valorização e interesse pelos costumes dos antepassados - tribos germânicas e pelas suas inúmeras festividades, até então consideradas pagãs.



Carnaval 2015 - Cidade alemã de Köln









Para ler mais sobre - Clicar sobre: Irmãos Grimm

Na Alemanha, também há as festas em salões de clubes, onde grupos de amigos participam, semelhante às festas de carnaval em clubes, no Brasil. Geralmente se divertem vestidos com as mais variadas fantasias  dos mais variados personagens da  História e  mitologia locais ou clássicos internacionais. No Brasil, esta festa em clubes e salões tem origem nas práticas de carnavais trazidas pelos primeiros europeus que vieram para o país, portugueses entre outros, cuja origem é a mesma do carnaval alemão.






O que repetimos no presente, enquanto cultura e parte, no modo de nos divertir, muitas vezes são reflexos de outros tempos, outras práticas e necessidades dentro de outra sociedade composta de maneira diferente. As práticas são repassadas como herança - de pai para filho e misturam a outras tantas. Muitas vezes desconhecemos o que repetimos e porque repetimos.

2 comentários:

  1. PARABÉNS PELA EXCELENTE MATE´RIA SOBRE O CARNAVAL. TUDO MUITO CERTO. NA ALEMANHA, REGIÃO DO HUNSRÜCK, O CARANAVAL É BEM ANIMADO. NA PEQUENA VILA DE LÖTZBEUREN,ONDE NASCERAM MEUS AVÓS, ELES FAZEM UM BELO CARNAVAL, ASSIM COMO NA CIDADE VIZINHA E TRARBACH. OS COLONOS QUE FUNDARAM A COLÕNIA DE SANTA ISABEL,HOJE DOMINGOSMARTINS, NO ES, ERAM DESSAS REGIÕES. ACHO QUE ESTA A RAZÃO DE TANTO GOSTAREM DE CARNAVAL POR AQUI QUE JÁ EXISTE HÁ MUITO MAIS DE 100 ANOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos, muitíssimo seu depoimento que enriquece esta rica história. Abraço grande!!

      Excluir