sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Momentos - 33° Festa Pomerana - 2016 - Abertura


33° Festa Pomerana iniciou as 20:30h desta quinta feira - dia 14 de janeiro de 2016, com discursos, apresentações de canto, de dança e a sangria do primeiro barril de chope pelo Prefeito Municipal de Pomerode, Sr. Rolf Nicolodelli. A abertura da Festa Pomerana contou com a presença de pomerodenses, convidados e autoridades locais, regionais e estaduais. 

Um pouco antes do momento oficial - aconteceu  o desfile pela cidade. Além dos espaços dos pavilhões, lonas, Feira da edição 2016 da festa foi "criado" mais um espaço coberto. O pátio entre os quiosques localizado em frente à porta frontal do pavilhão principal foi coberto com lona branca. Esta mudança, além de proteger contra possíveis chuvas, também limitirá um pouco as altas temperaturas - característica do local no período de janeiro, ocasionada, também pela insolação direta. O novo ambiente trará mais conforto às pessoas que transitam na festa.


As competições culturais acontecem em ambiente próprio - localizado ao lado do Pavilhão principal. Neste primeiro dia de festa aconteceram  competições, como:  Cabo de Guerra, chope em metro, lenhador, comedor de salsicha, entre outros. Qualquer uma pessoa pode participar. O vencendor recebe um presente da organização. 
A música alemã esteve presente nos vários ambientes da festa, munidos de espaço para dança.
A decoração da 33° Festa Pomerana foi marcada pelo tom azul da bandeira  de Pomerode e tons da Pomerânia, mesmo que lembre muito os tons da Baviera e seus quadriculados em azul e branco.


Tons da Pomerânia Bandeira de Pomerode - Deferente do tom 
usado na decoração da festa, que lembra mais o azul da bandeira da Baviera
Cores da Pomerânia
A 33° Festa Pomerana prossegue até o dia 24 de janeiro.
As imagens comunicam...
Convidados durante a Abertura da 33° Festa Pomerana









Prefeito de Pomerode - Sr. Rolf  Nicolodelli
Bürgermeister von Pomerode - Herr Rolf Nicolodelli









A cidade de Pomerode é encantadora e muito rica - em vários aspectos, até mesmo no quesito cultural, dotada de cultura e identidade próprias e que não é a cultura do sul da Alemanha - Baviera e, nem dos pampas gaúchos. Sugerimos que a organização faça uma pesquisa dos trajes históricos usados no norte da Alemanha, próximo ao Báltico e escolham um dos inúmeros trajes que realmente comunique sua original cultura. Isto pode acontecer a partir de um verdadeiro intercâmbio cultural - entre cidades co irmã. Greifswald - cidade co irmã de  Pomerode - poderia colaborar e contribuir com esta busca ou, até mesmo, através de um traje presenteado à Realeza da Festa Pomerana. As relações entre cidades co irmã não se restringe somente na senda da economia, mas também e principalmente na senda cultural - identidade. Sugerimos que escolham um traje ricamente bordado e com muitas flores. Alguns afirmam, que em nossa região o "verdadeiro traje alemão" não usa flores em si e nem é usado flores no cabelo. Os trajes do norte da Alemanha tem sim, muitas flores estampadas nos trajes e usadas no cabelo das damas. A realeza da 33° Festa Pomerana é linda. Como "prenda gaúcha", continua linda, mas não representa, com verdadeiro lastro, a cultura pomerana da cidade de Pomerode. 
 Kaschuben Tracht
 Folcloristas de Pomerode
Sugestão de leitura

Para compreender melhor o comentário na legenda da foto da Realeza da 33° Festa Pomerana - sugerimos a leitura das seguintes postagens - clicar sobre o título escolhido.
  1. Alemão de Pomerode
  2. Traje da realeza do Oktoberfest
  3. Traje Típico
  4. Kaschubien 
  5. Greifswald - Cidade co irmã de Pomerode
  6. Um pouco de História - Pomerode
  7. Feito em Pomerode
  8. Greifswald - Cidade co irmã de Pomerode






















 Vídeos



Trabalho do Google - Clicar sobre:
Filme feito pelo Google

Nesta sábado - dia 16 de Janeiro

8º Encontro Nacional de Grupos Folclóricos

Mais um edição do Encontro Nacional de Grupos Folclóricos na 33° Festa Pomerana. A dança e a identidade a  partir de trajes históricos de várias regiões da Alemanha que veio junto com os imigrantes ou mesmo, é resgatado e pesquisado por seus descendentes e seguidores desta cultura - como nós, deste Blog - em comprometimento e valoração da cultura local
É uma oportunidade única de se divertir a partir de história, cultura, música e dança, além de - reencontrar amigos que comumgam o mesmo prazer e lazer.
Acontecerá no dia 16 de janeiro a partir das 13:00h e seu término é previsto, as 17:00h - Pavilhão Cultural.

 Estaremos lá!

 Ein Prosit!


Leitura Complementar -  Programação da festa

5 jan. 2016 ... Inicia no dia 14 de janeiro e se estende até o dia 24 - a 33° Festa Pomerana - Pomerode SC - Brasil, na qual se reúnem muitos dos ...
angelinawittmann.blogspot.com













Nenhum comentário:

Postar um comentário