terça-feira, 10 de novembro de 2015

Uma Reflexão sobre o acidente de Minas Gerais

Ouro Preto - Minas Gerais.













Quase sempre, quando ocorre uma catástrofe, há um hífen para reflexões. Não seria diferente com esta que aconteceu na tarde do dia 5 de novembro de 2015, no município de Mariana, estado de Minas Gerais - Brasil e que inundou os telejornais, jornais e programas de rádio. Não iremos descrevê-la mais uma vez.

Para quem desconhece e quiser ler - Clicar sobre: Lama destrói distrito de Mariana

Faremos a nossa reflexão a partir de observações feitas por nós em visitas distintas à região, com um intervalo de tempo de aproximadamente 20 anos. Estivemos em Minas Gerais na década de 1990 e há pouco tempo - no ano de 2011. Além da capital mineira, Belo Horizonte, visitamos a primeira capital de Minas Gerais - Mariana e algumas outras cidades históricas, nas duas datas. Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Já no século XVII, foi uma das maiores cidades produtora de ouro para a coroa Portuguesa. O extrativismo continua, atualmente. Para quem?
Após 20 anos de nossa primeira estada em Minas Gerais chamou-nos atenção as mudanças na paisagem das cidades históricas - a partir da ocupação do espaço. Tomaremos como exemplo Ouro Preto que em 1996, de acordo com o IBGE, tinha 61.633 habitantes. A estimativa do órgão para o ano de 2015, é de que Ouro Preto tenha 74.036 habitantes - um aumento de sua população de 20%. 
O que levou a população da cidade aumentar?
Observamos que em 2011, muitas encostas, antes sem construções, no momento presente se encontram ocupadas com construções irregulares e também muitas pessoas nas ruas praticando o comércio informal. 





















Seria possível um quadro social estável, no qual, aparentemente a população das cidades perdem a qualidade de vida
O PIB (Produto interno bruto) do estado de Minas Gerais atualmente ocupa o terceiro lugar no Brasil
Analisamos os dados do quadro acima em uma aula ministrada por nós, de Planejamento Regional Urbano há pouco tempo, a partir de uma comparação dos números do Estado de Minas Gerais com os números do Brasil. Observamos que o PIB de Minas é maior que o PIB Nacional. Em contrapartida, o índice de Energia e Saneamento é muito inferior que a média nacional e este tem ralação com a qualidade de vida das pessoas dentro das cidades.

Seis primeiros PIB´s brasileiros¹:
Posição
Estados
PIB (em bilhões de reais)
São Paulo
1.349 (trilhões)
Rio de Janeiro
462
Minas Gerais
386
  Rio Grande do Sul   
263
Paraná
239
Santa Catarina
169
1 Fonte: IBGE. Contas Regionais do Brasil 2011. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/
Está ocorrendo uma agressão ao meio ambiente, que não engloba somente a paisagem natural, mas também, a paisagem construída das cidades, dentro de um recorte de tempo  passado e presente - as cidades históricas. O aumento constatado da população das cidades históricas mineiras tem ligação com a indústria extrativista minério de ferro é seu principal produto. A extração não traz retorno à população local e benfeitorias ao meio. Há uma expressiva degradação ambiental, no que tange às áreas naturais nas adjacências das cidades,  e dentro das próprias cidades, que recebem a mão de obra migrante sem a devida adequação.
Ouro Preto - Ocupações irregulares nas encostas, circundando a cidade histórica - Crescimento sem planejamento e qualidade de vida e comprometimento do patrimônio histórico a partir da paisagem final.
Quando passamos pela região mineira citada em 2011, observamos grandes áreas degradas em torno de Mariana e no caminho para Ouro Preto. Neste momento efetuamos registros em um pequeno vídeo e fotografias.
Por engano, no vídeo - mencionamos que Mariana fora a capital de Belo Horizonte. A intensão foi de mencionar que Mariana fora a primeira capital do estado de Minas Gerais.
O impacto negativo no meio ambiente, que não se resume somente ao meio natural, mas também à paisagem das cidades e sua ocupação do solo, se dá pela ânsia de grupos explorarem os recursos naturais, dentro de uma proposta não alinhada a tendência atual da legítima sustentabilidade. Ao contrário, alinhado com objetivos somente econômicos sem a devida reflexão sustentável e com o envolvimentos positivo e acordado com toda a comunidade envolvida. 
O acidente que está em todos os meios de comunicação e notícias do Brasil e do mundo aconteceu em uma extração mineral localizada acima do subdistrito de Mariana - Bento Rodrigues. Região topograficamente com maior altitude. São conhecidas como Barragem do Fundão e Santarém. Bento Rodrigues está localizado a 35 km de Mariana e a 124Km de Belo Horizonte. 
Localização das Barragens e o subdistrito Bento Rodrigues - imagens do Google Earth

Não vem ao caso dizer o nome dos proprietários da barragem neste momento. O acidente, tem estes nomes como envolvidos de maneira acidental previsível, mas há tantos outros de maneira similar que nada aconteceu e permanece como está. 
Como alguém ou uma empresa recebe autorização formal, sem retorno para a população local, para explorar e degrar o meio a este nível?
Depois do acidente, o governo de Minas Gerais embargou o licenciamento de funcionamento da empresa, que não pode mais extrair até o cumprimento de exigências de segurança. Há muito tempo operam nestas mesmas condições.

As imagens Comunicam...
Estação ferroviária de Mariana - onde embarcamos no trem rumo a Ouro Preto no ano de 2011.

Estação ferroviária de Mariana - onde embarcamos no trem rumo a Ouro Preto no ano de 2011.

Plataforma de embarque.

Mariana - Minas Gerais.












Antiga mina de ouro - Mina de Ouro da Passagem.
O extrativismo mineral é muito antigo, mas não era tão agressivo.


Estação de Ouro Preto.
Ouro Preto - Ocupações irregulares nas encostas, circundando a cidade histórica - Crescimento sem planejamento e qualidade de vida e comprometimento do patrimônio histórico a partir da paisagem final.






Local da extração do minério nas proximidades do subdistrito de Bento Rodrigues - antes do acidente pelo Google Earth .

Local da extração do minério nas proximidades do subdistrito de Bento Rodrigues - antes do acidente pelo Google Earth .

Local da extração do minério nas proximidades do subdistrito de Bento Rodrigues - antes do acidente pelo Google Earth .



Paisagem da Serra do Cipó - Meio ambiente integro dentro de uma Reserva, nas imediações dos locais mencionados acima.

É preciso que nos alinhemos à proposta internacional, de fato, em atos e ações, protegendo e resgatando o meio ambiente a partir da preservação e manutenção dos meios naturais e o planejamento urbano a partir da ocupação do solo das cidades, com critério e sustentabilidade.
O espaço das cidades históricas de Minas, que sofrem com a degradação, não ilustram o confortável 3° PIB do Brasil, que ocupa o Estado de Minas Gerais.
Ouro Preto - Minas Gerais.



Ouro Preto - Minas Gerais.

Ouro Preto - Minas Gerais.

Feldheim - 1° Cidade alemã 100% sustentável















Nenhum comentário:

Postar um comentário