quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Um simbolo - A ligação entre dois extremos no Estado de Santa Catarina - a Figueira


As primeiras cidades no Estado de Santa Catarina surgiram no litoral - sendo as primeiras cidades: São Francisco do Sul, Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis - sua capital) e Laguna. Mais tarde durante a segunda metade do século XIX, a partir do fluxo migratório da Europa incentivado e motivado pelo governo brasileiro, com exceção de Lages, fez surgir novos caminhos e povoações no interior do Estado - até o extremo oeste, na divisa com a Argentina. Uma das cidades fundadas por imigrantes e filhos de alemães oriundos do Rio Grande do Sul, foi a cidade de Porto Novo - Itapiranga - situada no extremo oeste/sul do Estado de Santa Catarina. 
Um fato curioso envolve uma das cidades mais antigas do Estado de Santa Catarina, localizada em uma ilha do Atlântico (Ilha de Santa Catarina) e é sua capital - Florianópolis e uma das inúmeras cidades fundadas por imigrantes alemães, no outro extremo do estado de Santa Catarina - Itapiranga. O fato está relacionado com uma tradicional árvore - a figueira.
Figueira de Florianópolis

Um dos pontos tradicionais da cidade de Florianópolis, novo nome dada à  cidade de Nossa Senhora do Desterro é a Praça XV. Na praça há a grande e velha figueira cantada em versos e prosas.


















Sempre que podemos fotografamos este ponto focal e lugar da capital do Estado de Santa Catarina. Colocamos uma destas fotografias nas redes sociais, e a pesquisadora de Itapiranga - Simone Eidt nos contou, a partir de uma comunicação eletrônica - algo muito curioso e interessante relacionada a esta simbólica árvore.
Florianópolis - ao lado da Praça XV - Palácio Rosado
"Em Itapiranga temos duas figueiras que são filhas desta. Trouxeram de Floripa e plantaram em Itapiranga para representar a ligação entre os extremos de nosso estado." Simone Eidt
Placa da Figueira de Itapiranga - Foto de Simone Eidt
A história conta que o Prefeito de Itapiranga -  Ludgero Wiggers trouxe duas mudas da figueira de Florianópolis  e plantou-as em um sítio nas proximidades da cidade de Itapiranga, em 1967 (naquele tempo, dois dias e uma noite de viagem com correntes nas rodas para vencer os quase 900 km de estrada de barro). Em 1976, plantou uma das duas mudas na praça do centro de Itapiranga, para que esta representasse, juntamente com a figueira de Florianópolis, a ligação entre os dois extremos do estado de Santa Catarina. Está localizada junto ao terminal Rodoviário Intermunicipal de Itapiranga.
Fizemos esta fotografia posterior a publicação desta postagem - dia 7 de setembro de 2018
A história da figueira de Florianópolis é contada de uma geração para outra. Conta-se que ela nasceu no ano de 1871  na frente da capela de Nossa Senhora de Desterro, em um jardim circular. No ano de 1891, dois anos após a Proclamação de República foi transplantada para a Praça XV de Novembro (Data da Proclamaçã), onde está até os dias atuais.


Para ler sobre a Proclamação da República - Clicar sobre: República

Capela Nossa Senhora do Desterro - 1905 - Atual Catedral Metropolitana

Início do Século XX -  Capela Nossa Senhora do Desterro


















Foto: Ano 2015
Figueira - Florianópolis - ano 2015














Figueira - Florianópolis






Figueira - Florianópolis
Figueira - Florianópolis

Figueira - Florianópolis



























Fotos - Pesquisadora Simone Eidt da árvore de Itapiranga


"Filha" da Figueira de Florianópolis
Foto de Simone Eidt

Foto de Simone Eidt

Foto de Simone Eidt

Foto de Simone Eidt


Foto de Simone Eidt

Foto de Simone Eidt

Foto de Simone Eidt
































































Simone Eidt, comentou que nas proximidades da figueira de Itapiranga, filha da figueira de Florianópolis, está o Rio Uruguai e na última enchente - 2015, a figueira ficou sob as águas do grande rio.

A velha figueira e sua  filha demarcam simbolicamente os dois extremos do estado de Santa Catarina - bela iniciativa.

Abraços aos amigos de Itapiranga.
Estivemos em Itapiranga, no dia 7 de setembro de 2018 e, visitamos sua figueira, junto ao Terminal Rodoviário. 
As imagens comunicam.
Itapiranga - área central - dia 7 de setembro de 2018 - às margens do Rio  Uruguai - Divisa com o estado do Rio Grande do Sul.







Aufwiedersehen!















































Nenhum comentário:

Postar um comentário