quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Para ouvir e ver cantando - In München steht ein Hofbräuhaus


Herr Gabriel
A música  do momento, é a tradicional In München steht ein HofbräuhausÉ uma canção muito conhecida de 1935 e é considerada uma das canções populares da Alemanha mais tocadas e também alegre. A música foi feita pelo Sr. Wilhem “Wiga” Gabriel (1897-1964) a partir de um texto de seu amigo Sr. Klaus Richter Siegfried da cidade de Hindelang.
O início, a música tem semelhança com o hino da cidade de Munique. Inicialmente a composição foi uma valsa – 1936. Depois foi transformado em um sucesso de carnaval na Alemanha. Entre seus principais interpretes estão o Sr. Maxl Graf e o Sr. Franzl Lang.
A canção fez parte da trilha sonora de uma comédia de 1953 com o mesmo título. Foi filmada em Munique e Berlin - como principal cenário - o Oktoberfest.


 A cervejaria
O Hofbräuhaus é uma das mais antigas cervejarias da cidade de Munique - Baviera, estado tradicional da Alemanha e localizado no sul do país. Foi fundada em 1589 pelo Duque da Baviera Wilhelm V. Foi fundada como cervejaria exclusiva da antiga residência Ducal, na época localizada, na mesma quadra, somente virando a esquina onde hoje está o grande salão da Hofbräuhaus. Dizem que sua popularidade surgiu a partir de dois fatores: a presença do primeiro cervejeiro, Sr. Heimeran Pongratz e a conhecida “Lei da Pureza de cerveja alemã”, instituída em 1516, onde determina que sejam usados somente ingredientes naturais e boa água no processo de fermentação. Ne época o filho e herdeiro de Wilhelm – Maximiliano I não gostava do Braunbier – cerveja escura e pesada. No início do século XVII, determinou que a cervejaria da casa produzisse somente a cerveja de trigo e todas as demais cervejarias estavam proibidas de produzi-la. Em 1612 o sucessor do cervejeiro Sr. Pongratz, Sr. Elias Pichler, foi pressionado a produzir uma cerveja mais forte – surgiu a Maibock. Conta a história que esta cerveja foi muito importante para a cidade de Munique por um fato histórico. Quando o Rei Gustavus Adolphus da Suécia invadiu a Munique durante a Guerra dos 30 anos, em 1632, ameaçou massacre e queimar toda a cidade. Não fez seu atentado quando entre outras coisas os citatinos lhe deram 600 mil barris da cerveja do Hofbräuhaus.
Até 1828, a cervejaria era de uso particular do Duque da Baviera que a fundou para não comprar cerveja da baixa saxônia. Depois desta data foi aberta ao público. Seu edifício foi totalmente destruído em um bombardeio da Segunda Guerra Mundial. Foi totalmente reconstruído em 1958.
Vídeos











Letra
In München Steht Ein Hofbräuhaus
Tom Angelripper
 
Da, wo die grüne Isar fließt,
Wo man mit Grüß Gott dich grüßt,
Liegt meine schöne Münch'ner Stadt,
Die ihresgleichen gar nicht hat.
Wasser ist billig, rein und gut,
Nur verdünnt es unser Blut,
Schöner sind Tropfen gold'nen Wein's,
Aber am schönsten ist eins:

[Refrain:]
In München steht ein Hofbräuhaus:
Eins, zwei, g'suffa
Da läuft so manches Fäßchen aus:
Eins, zwei, g'suffa
Da hat so manche braver Mann:
Eins, zwei, g'suffa
Gezeigt was er so vertragen kann
Schon früh am Morgen fing er an
Und spät am Abend kam er heraus
So schön ist's im Hofbräuhaus.

Da trinkt man Bier nicht aus dem Glas,
Da gibt's nur die große Maß!
Und wenn der erste Maßkrug leer,
Bringt dir die Reserl bald mehr.
Oft kriegt zu Haus die Frau 'nen Schreck,
Bleibt der Mann mal länger weg.
Aber die braven Nachbarsleut',
Die wissen besser Bescheid!

[Refrain:]

Wenn auch so manche schöne Stadt
Sehenswürdigkeiten hat,
Eins gibt es nirgendwo wie hier:
Das ist das Münchener Bier.
Wer dieses kleine Lied erdacht
Hat so manche lange Nacht
Über dem Münchener Bier studiert
Und hat es gründlich probiert.

[Refrain:]

Partitura








































Cantar faz bem e não tem contra indicação!

Para ouvir, ver e cantar junto - outras canções - Clique sobre: Canções alemãs





Nenhum comentário:

Postar um comentário