sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Momentos - Alte Heimat no 32° Oktoberfest Blumenau


No dia 24 de outubro de 2015 registramos a apresentação no 32° Oktoberfest Blumenau de um dos grupos folclóricos de danças alemãs/austríacas mais longevos e tradicionais do Brasil - o Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat.
Temos amigos de "longo tempo" - palavras ouvidas no momento anterior de sua apresentação  no 32° Oktoberfest Blumenau - De fato - confere. Conhecemos o grupo de Curitiba pela primeira vez, e muitos de seus integrantes - durante as comemorações do 50° aniversário do grupo Concordias Germanische VolkstanzgruppeEncontro e Festival Folclórico Tanzboden 51° Bierfest, no dia 29 de outubro de 2011. Também lembramos o aniversário de jubileu de ouro do Alte Heimat que foi comemorado no dia 24 de maio de 2014, mas fundado em 10 de abril.
Pode-se dizer que é um dos grupos responsáveis pela manutenção da cultura dos imigrantes alemães e seus descendentes a partir da música e dança no Estado do Paraná e no Brasil.
História de imigração que teve início  em 1824, quando chegou o primeiro grupo de imigrantes alemães organizados no sul do Brasil - Estado do Rio Grande do Sul. Em 1928, chegou o primeiro grupo de imigrantes alemães no Paraná, onde fundaram a Colônia de Rio Negro e no ano seguinte chegaram na cidade de São Pedro de Alcântara - Santa Catarina. 
Colônia de Rio Negro

No Paraná, após a chegada do primeiro grupo de imigrantes alemães nos arredores do Rio Negro, outras famílias chegaram  e se estabeleceram na cidade de CuritibaPonta Grossa e Lapa. 
Os imigrantes alemães, de maneira organizada, chegaram à cidade de Curitiba a partir do ano de 1833. Mais de 10 anos antes da fundação da Colônia Blumenau, no Vale do Itajaí.
Para efetuar a manutenção das práticas culturais, os imigrantes, trouxeram para o território brasileiro, como é prática na Alemanha, os clubes. Fundaram os Clubes, como: o Concórdia, Rio Branco, Duque de Caxias, Thalia e o Graciosa.
Clube Concórdia
Nestes clubes, também existiu e existe o grupo de danças folclóricas, para a prática da dança folclórica, ou típica, como  a denominam também no Brasil. 
No dia 10 de abril de 1964 foi fundado o Grupo Folclórico Germânico pelo Sr. Helmut AbeckSra. Isa Marchmann e pela Sra. Ingborg Ulrich. Nos primeiros tempos os grupo folclórico ensaiava aonde está, atualmente o Instituto Goethe
O Grupo Folclórico Germania filiou-se ao Clube Rio Branco, em 1966. Por algum tempo contou com o apoio do Círculo Cultural de Cantores Brasileiros Germânicos Harmonia.
Colégio Martinus
Em 1991, o grupo infantil, sediado no Colégio Martinus, passou a ensaiar e todo o grupo foi rebatizado com o nome de Grupo Folclórico Germânico "Alte Heimat" - "Velha Pátria". O ensaio com o grupo adulto iniciou em 1992. Quase todos os folcloristas eram os pais e avós do grupo adulto e infantil. Em 2010, o grupo filiou-se com o Clube Três Marias, onde os grupos: adulto e master efetuam seus ensaios a partir de então.
Os folcloristas, através da dança folclórica alemã, mantem a tradição de uma prática muito séria nas atividades culturais do povo alemão.  O grupo aniversariante esteve e está presente em muitos eventos festivos, na cidade de Curitiba, no Brasil e nos países vizinhos. Participou da inauguração do Teatro Guaíra e desde então, do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná.

Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat possui trajes de várias regiões da Alemanha, Áustria e Suíça. 

Trajes do grupo Alte Heimat

Traje Miesbach

Traje Appenzeller (Suíço)
Traje Ötztal (Austriaco)


Traje Holstein am Probstei
 



































Traje Pyritz (Pomerania)
Sra. Juliana R Kloss
Agradecemos a Sra. Juliana R. Kloss - Presidente do Alte Heimat, pela contribuição e pelo envio das imagens dos trajes usados pelo grupo, garantindo a disponibilidade de informações verídicas de tradicional grupo de danças folclóricas alemãs do Brasil.
De acordo com o texto apresentado pelo grupo - antes de sua apresentação no 32° Oktoberfest Blumenau"o grupo busca perpetuar da cultura germânica e a consciência étnica, mantendo os costumes, música, trajes e danças da Alemanha, Áustria e Suíça."
Apresentaram-se os folcloristas das categorias: Adulto - com o traje de Missbach, Master - com o Dindl.  




As imagens Comunicam...































Fotografia feita pelo Sr. Luciano Porath - folclorista do Grupo Pomerano de  Pomerode, que gentilmente participou desta equipe voluntária que contribui com a cultura. Nossa gratidão por ter atendido ao nosso pedido, feito de cima do palco, quando registrávamos as imagens em vídeos e fotografias.  Um registro de grande importância histórica - Abraço grande.








Vídeo da Apresentação do Alte Heimat - Oktoberfest 2015

Abraço aos amigos do Paraná.
Ein Prosit!





























Nenhum comentário:

Postar um comentário